segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

BEIRA DE ESTRADA (102)



FLORESTAS INTELIGENTES

Ontem publiquei essa foto no facebook e com um pedido: “País vivendo seu momento de ápice de desinteligência e descubro, como indica placa na entrada pros lados lá do Gasparini, a existência de “Florestas Inteligentes” na cidade. Alguém pode me explicar o que significa e onde ficaria isso?”.

A resposta recebida veio desta forma e jeito, provando que diálogo pelas redes sociais ainda é algo possível:

Marcos Assis https://www.investe.sp.gov.br/.../florestas-inteligentes.../Florestas Inteligentes cresce e lucra com economia verde – InvesteSP. Sempre que passo por lá me pergunto isso, mas sempre tive preguiça de seguir as placas.
A nota é antiga, de 2012, não sei se continua assim.
://Www.canalciencia.ibict.br/.../250-Floresta-Inteligente... Se continuar atual, farei uma visita
Regina Celia Furlanetto Que projeto bacana . O local deve ser um viveiro de mudas
Henrique Perazzi de Aquino Regina Celia Furlanetto, sim, mas até agora o daqui ninguém conseguiu ao menos chegar perto. Se existir de fato, alguém o dirá por aqui, pois até agora, foram só textos, mas nenhuma mera foto do local, depoimento de alguém, que lá já tenha pisado.
Helena Aquino Gostei, li e me inteirei sobre o assunto. Plantas me atraem, a natureza me atrai. O verde nos dá paz, que tanto necessitamos, nesses tempos sombrios.
Henrique Perazzi de Aquino Mas onde ficaria o destino final da tal placa? Outro dia segui a mesma, atravessei o viaduto na entrada do Gaspa, cai na rodovia margeando a antiga CESP, Distrito Industrial e nada de outra placa indicativa. Não achei o rumo, enfim nem sabia tínhamos floresta em Bauru...
Reginaldo Furtado Henrique já fiz o mesmo percurso à procura e parei no cemitério
Henrique Perazzi de Aquino É tão inteligente a tal floresta que ninguém acha seu paradeiro.
Gilberto Truijo tem o Gasparini abandonado pelo gazetta
Henrique Perazzi de Aquino Mas aí já é caso de desinteligência.
Oscar Fernandes da Cunha A Floresta Inteligente está no IPA.
Henrique Perazzi de Aquino Você já foi lá Oscar Fernandes da Cunha? Conta como é... E se alguém já o fez aguardo aqui os relatos...
Oscar Fernandes da Cunha Nunca fui, sempre que passo por vejo placa e fico intrigado. Agora não mais, depois de ler a reportagem.
Tuta Caetano Boa, gostaria de saber....
Thiago Augusto Se vc seguir pra Marília depois do distrito saindo pelo Gasparini, a sua direita ainda tem um aglomerado de eucaliptos. É essa tal floresta "inteligente", comeremos eucaliptos no futuro haha. Foi o que me foi dito quando perguntei onde era as tais florestas.
Paulo Barros Ferreira Filho Já procurei tbm certa vez mas nada ache
Eduardo Coienca Já esta pesquisado e temos fortes indícios que as arvores falam entre si, trocam alimentos e agua, a arvore mãe cuida e alimenta seus filhos, ela sentem dor, calor e frio, em seus conjuntos uma protege a outra, elas concorrem com suas rivais de outra espécie, as pequenas aguardam por 500 anos a morte da mais velha para se desenvolverem, praticam simbiose com fungos subterrâneos e trocam agua e açúcar para sobreviverem, se tem uma arvore doente e fraca na floresta a mais forte envia através das raízes das outras que são todas interligadas nutrientes necessários para sua recuperação portanto toda floresta é inteligente, não são só as de Bauru. As florestas são uma comunidade que se ajudam para a perpetuação de suas espécies.
Rodrigo Agostinho Henrique.... era um grande viveiro de mudas que funcionava dentro do IPA e que fechou. Eles usavam mão de obra prisional. No começo era de árvores nativas e depois passou a se especializar em mudas de seringueira. Eles fecharam mas a placa continua por lá.
Paulo Barros Ferreira Filho obrigado pelo esclarecimento nobre deputado
Helena Aquino Que pena, Rodrigo Agostinho. Achei a idéia bem interessante.
Rodrigo Agostinho Helena, a ideia era boa.... mas eles não conseguiam vender as mudas. Ninguém está interessado em plantar árvores. O projeto afundou por conta disso. As mudas começaram a ficar velhas e ninguém comprava. Eles tinham viveiros aqui e no presídio de Tremembé.
Helena Aquino Triste isso, pois o mundo precisa de árvores. É o nosso respiro.
Flaviah Motta Rodrigo: Vamos chegar a um ponto algum dia em que viveiros serão mais importantes do que qualquer outra coisa.
Edinalba Dos Santos Santos Muito obrigado pela informação nosso deputado sempre ligado na população é isto ai parabéns
Luiz Celso Ferreira Só tem plantas inteligentes se for burra não entra lá entendeu? Nem eu!
Murilo Soares São florestas que sabem extrair a raiz quadrada.

MOMENTO HPA
Mafuento HPA emplacando seu 10º texto na melhor revista semanal do nosso mundo, a Carta Capital, edição nas bancas e escrevendo sobre o que de melhor produz, sua visão sobre o Lado B deste mundo, os que estão à margem, mas na verdade são os grandes artífices dessa barafunda toda. Essas publicações ainda vão se transformar num livro...

Nenhum comentário: