quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

COMENDO PELAS BEIRADAS (66)


O PT CONTINUA SENDO O CULPADO DE TUDO – ATÉ QUANDO ESSE DISCURSO?
Hoje mais um round desse repetitivo jogo. O PT está fora do Governo há mais de dois anos e deve-se levar em consideração que no último mandato de Dilma Rousseff, pelo menos no tempo em que esteve à frente do Governo, o fez sob intensa pressão, ou seja, praticamente esteve impedida de governar. Uma mídia, Judiciário e oposição unidos para barbarizar com alguma possibilidade dela governar, bem diferente de hoje, quando esses ou estão bem comportados ou aliados. E mesmo assim, o PT continua com a pecha de ter proporcionado tudo de ruim, quando se constata exatamente o contrário. Tudo o que tínhamos de conquistas sociais estão sendo jogadas na lata do lixo hoje, sendo todas mais que valorizadas no período petista.

Dito isso reproduzo algo postado no facebook do professor e cartunista bauruense, o amigo Gilberto Maringoni, hoje no PSOL, após tomar conhecimento do STF ter livrado a cara do motorista Queiróz e do filho do Bolsonaro: “O PT realmente escolheu a dedo todos os 13 ministros que colocou no STF!”.

A resposta que gostaria de dar ficou por conta de Antônio Augusto: “Pare com isso, Maringoni, houve erros, sim, a babaquice do pseudo-republicanismo, mas não é possível que você não saiba que essa casta de toga é, em geral, com as exceções de praxe, oportunista conforme a direção do vento. Fachin foi advogado do MST; Carmen Lúcia redigiu manifesto contra a privatização da Vale do Rio Doce, Dias Toffolli foi advogado da bancada federal do PT, etc, etc. De mais a mais não pega bem essa ranhetice: O PT está por baixo, é objeto de perseguição; sob o signo do "antipetismo" se persegue a todos nós, democratas, e ao conjunto da esquerda. Uma característica do "ethos" (gostou do antropologuês?) de esquerda é ser solidário. Abraços”.

Maringoni respondeu: “Antônio, o PT foi o partido que mais indicou ministros no STF na história republicana, depois de Vargas (que fez isso em uma ditadura). Apenas a total falta de projeto e a crença de que a luta de classes tinha acabado pode ter levado o partido a cometer coisas assim. Se explicassem porque fizeram isso, vá lá, mas nem isso...”.

A resposta do Antônio é um primor: “Mas meu caro, esses juizecos, com todas suas data-vênias, são confiáveis? Sem ilusão de classe. Lênin, que se formou em Direito, e logo constatou o lixo que era a prática da profissão na Rússia czarista, disse, com a sabedoria de sempre: "Advogados não confiar nem nos do partido". O Direito é uma das áreas mais conservadoras e reacionárias da ideologia burguesa”.
Ainda teve a Catarina Guarnieri Silverio complementando: “Só superada pela dos médicos...”. E depois a Syvia Moretzshn com isso: “Por seu raciocínio, Antônio, não adiantaria nomear ninguém, porque uma vez lá o sujeito mudaria de lado. Então talvez a saída fosse chamar o cabo e o soldado. Ora, havia muito mais gente qualificada do que esses que o PT nomeou ao longo de todo esse tempo. Um ou outro poderia mudar de lado, uma ou outra concessão se poderia fazer. Mas 13? Não dá. Pagamos todos caríssimo por essas escolhas”.

O diálogo franco e aberto continua, pulo algumas partes e encerro com algo do Antonio: “Caro Maringoni, não foram os governos petistas que "afundaram o país no atacado", como você diz. Essa a cantilena do golpismo - o sectarismo leva a fazer coro com essa escória política. Quem afundou o país, mais uma vez, foi a sempiterna direita golpista, que, inclusive, se alia numa boa a fascistas, sendo comporta em grande parte por eles”.

COMO ENCERRO ESSA E OUTRAS DISCUSSÕES ACUSATÓRIAS AO PT: Concordo com o Antonio, não dá para livrar a cara do PT, mas levo sempre em conta que, “nunca dantes da história deste país” tivemos os avanços obtidos durante os Governos do PT para a classe trabalhadora brasileira e hoje sabemos que somente foram conquistados devido à conciliação de Lula. Se nem isso hoje é mais aceito pela elite e pelos que tomaram o Governo com o golpe de 2016, imagina quando o conseguirão pelas vias ditas democráticas e seguindo as leis vigentes. Respondo: Nunca. Se pelo método Lula algo foi conquistado, louvo a ele e hoje diante do que vejo, creio que ele imaginava como poderia ser com os que a ele se opunham. É diante disso, dessas condições obtidas por ele, únicas e só possíveis com ele, creio ser imprudente e desnecessário o campo democrático ficar buscando culpados, ainda mais diante de tudo o que aconteceu após sacarem Dilma e a chegada de Temer e depois, pior que ele, Bolsonaro. Desunidos, não veremos em vida e nem teremos condições de reagir. Não podemos endossar a bestialidade vinda do outro lado e entrar no jogo a favorecê-los.

Nenhum comentário: