sábado, 19 de janeiro de 2019

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (124)


UMA FOTO DE ANTIGA IGREJINHA NA BEIRADA DOS TRILHOS E A REPERCUSSÃO
Mantenho no facebook em minha página uma seção diária, a "Cena Bauruense", onde posto a cada dia, logo ao acordar, uma foto com uma pequena legenda. Na publicada hoje, como os comentários extrapolaram e foram mais que significativos, quero deixar eles aqui registrados para se ver das possibilidades a partir da publicação de uma simples foto.

Eis o texto em referência: "A igreja que se transformou numa residência e salão de cabeleireira, junto aos trilhos no Jardim da Grama". E a foto é essa ilustrando o texto.

Lucas Mendes Sabe o nome dessa igrejinha, ou por que foi abandonada, Henrique Perazzi de Aquino?
Henrique Perazzi de Aquino Sei que foi construída outra poucos metros abaixo e essa foi esquecida, abandonada, alugada tempos atrás para templo evangélico, quando pintaram por cima de afresco em suas paredes. Hoje se transformou em residência de uma cabeleireira, que mora e atende no local. A outra paróquia funciona logo abaixo.
Ricardo Fahl Henrique Perazzi de Aquino interessante retrato de uma Bauru desconhecida. Agora fiquei intrigado. Seria inicialmente um templo católico?
Henrique Perazzi de AquinoRicardo Fahl, estou tentando me lembrar o nome da paróquia (ou seria capela?). Foi transferida de lugar e essa ficou fechada por mais de décadas. Marca o local, ali na passagem da linha, divisa entre a vila Falcão e a Nova Esperança, porta de entrada do Jardim da Grama, do outro lado da rua.
Maria Freitas Acho linda essa igreja deveriam restaura-la e ser patrimônio histórico do município
Izildinha Aparecida Gonçalves Vitoreli Henrique, não sei a história direito, mas tem a ver com herdeiros.
Sonia Mauricio Capela de São Sebastiao, eu frequento a que construiram do lado!!
José Xaides Alves Maria FreitasConcordo meu Caro..Mas numa cidade como Bauru onde O patrimônio que se preza é apenas o imobiliário... e que sequer fazem funcionar a duas gestões o CONDEPAC , a melhor forma de defender o patrimônio histórico é dar uso e preservar a forma... Até que alguém mais sensível e interessado a conhecer os instrumentos de parcerias e indução do Estatuto da Cidade esteja na gestão... DEUS CONOSCO.
Geraldo Pires Henrique Perazzi de Aquino São Sebastião!!! Me lembro que em cima tinha uma Imagem de São Sebastião bem colorida!!
José Xaides Alves Na fachada certo?
Geraldo Pires José Xaides Alvescerto!!
Geraldo Pires José Xaides Alves na parte mais clara do centro!
José Xaides Alves Geraldo Piressim,
Sebastião Geraldo Era a igreja São Sebastião só não sei porque mudou
Ricardo Blanco Caleda Mudou o local....
Camarinha Júnior Albino Enfim!!!...
Izildinha Aparecida Gonçalves VitoreliIgreja São Sebastião
José Xaides Alves Além de tudo Está edificação é um Marco na Paisagem Urbana, cruzamento do sistema ferroviário com as ruas.. imagino que nas chegadas e saídas de viagens de trem era um ponto referencial,, tipo assim: "Tamos chegando" olha lá Igrejinha, ou " VSI FICAR SAUDADE!  UMA CIDADE que se permite Destruir Memórias coletivas ao sabor do interesse apenas imobiliário,, Jamais será uma Roma ou Atenas mas quiçá uma Las Vegas... Tudo no máximo Kich, Pos_modern. Mas jamais CULTURAL e verdadeira.
Joel Freitas Freitas Minha irmã fez primeira comunhão ali nessa igrejinha....boas lembranças...
Gabriel Duarte Sempre me intriga quando passo ao lado dela
Nelson Fio Henrique parabens realmente voçe conhece como ninguem essa nossa bauru
Roque Ferreira Lucas, há pelo menos 20 anos foi construída uma capela na mesma rua.
Luiz Fernando Alves Souza Esta Igreja foi construida pelo sr Sebastiao (falecido) proprietario da Area um grande investidor a epoca e devoto
José Xaides Alves Luiz Fernando Alves Souza saberia informar o ano ou década meu Caro. Obrigado.
Luiz Fernando Alves Souza José Xaides Alves decada 50/60...me lembro que com minha familia pegavamos uma jardineira ali para irmos sentido Duartina isso era em 60/65
José Xaides Alves Luiz Fernando Alves Souza Uma jardineira? Para cima tinha o Costume, IBC, Ceagesp que empregava centenas de pessoas certo?
Roque Ferreira Bem isso Fernando. Também era proprietário da serraria que havia no local.
Luiz Fernando Alves Souza José Xaides Alves Sim todo este complexo da regiao
José Xaides Alves Luiz Fernando Alves Souza toda uma região industrial, de entrepostos importantes e que merecia ser "Revitizada" (preservar + Potencializar com novos usos) economicamente e culturalmente. Num projeto assim, de Uma Operação Urbana ppfia-se repensaros Papéis do Maior prédio de Bauru ali subutilizado - O do antigo IBC ,, um deles com cerca de 6 quadras de dimensões-- ALGO COMO O "ANHEMBI" para Bauru. SEM falar de inúmeras outras edificações na mesma situação e inúmeros outros vazios urbanos...Áreas verdes etc. Quem sabe uma Descentralização do desenvolvimento da Cidade? Orientando para lá seus benefícios? Só invés dos projetos já apresentados em jornal.pela atual administração... de Um Parque no Eroclube zona Sul com o discurso velho de revitalizar o centro que fere a princípio o próprio Estatuto da Cidade? Está Região toda Oeste Carece de Um Plano para ser Protagonista e não coadjuvante...
Luiz Fernando Alves Souza Roque Ferreira Vc sabia que o predio onde está instalado o Hotel Cidade Bauru foi de proriedade do Sr. Sebastiao (nao sei se foi ele que construiu)...hoje tenho informaçao que o herdeiro vendeu....abç
Roque Ferreira José Xaides AlvesNo antigo IBC está instalada a CONAB. Todo processo de ocupação da cidade de Bauru historicamente foi marcado por um vigoroso processo de segregação espacial que se acentuou com os anos. "Todos os caminhos levam a zona sul". O rentismo via uso e posse da terra se impõe, haja vista quantidade de loteamentos fechados na cidade, onde uma pequena parcela se apropria da coisa pública. Os bairros operários e populares são largados ao Deus dará.
José Xaides Alves Roque Ferreiraisto mesmo Roque, as ferramentas construídas a duras penas pela sociedade para combater ou amenizar isso como o Estatuto da Cidade se quer foram regulamentadas pelo poder público. É as que foram tem como do IPTU Progressivos deixaram de …
André Duarte Essa igrejinha eh linda
Sebastião Geraldo Olha Vale.a pena correr a traz e tentar fazer uma. Reportagem para saber suas origens do que levou o abandono alguém de conhecer as causas
Ricardo Blanco Caleda Fui batizado nesta Igreja.

Nenhum comentário: