sábado, 5 de janeiro de 2019

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (136)


MUDANÇAS EM CURSO


1.) PEDIDO INUSITADO AO BLOGUEIRO: “POR FAVOR, RETIRE O QUE POSTOU SEIS ANOS ATRÁS SOBRE MIM, POIS ISSO PODE ME CAUSAR PROBLEMAS PARA ARRUMAR OU MANTER MEU EMPREGO NOS DIAS DE HOJE”

O blog Mafuá do HPA existe desde 2007. Lá se vão 13 (upa! Esse número hoje está sob suspeita!) anos de publicações quase diárias. Falhei em pouquíssimas vezes. Quase ininterrupta escrevinhação, abordando os mais diferentes temas. Muitas vezes fui entendido, compreendido, correspondido, outras não e também as nem tanto, ou nenhuma. Todos que padecem dessa inquietação de querer escrever continuamente, de escrevinhar todo dia padecem desse mal. Tem dias que se acerta em cheio na escrita e tem aqueles onde o erro ocorre. Já fui agraciado com alguns processos ao longo desse período e isso não me engrandece, nem desmerece o que faço. Faz parte de quem entra na chuva e da contenda de quem está predisposto a contar, ao seu modo e jeito, algo do que ocorre nas entranhas dessa insólita Bauru, dita por alguns como “Cidade Sem Limites”. Tento resolver tudo da melhor forma possível, mas nem sempre isso é possível. Impossível agradar gregos e troianos e ainda ao mesmo tempo. Errar é humano e erro muito, inclusive na gramática, mas tento ir corrigindo nas releituras e republicações. Orgulhosamente já fui muito citado pela aí e até me transformei em tema para trabalho de TCC, ou seja, pelo bem ou pelo mal, continuo nas paradas de sucesso.

Já escrevi e publiquei de tudo. Orgulhosamente me transformei em fonte de consulta sobre a cidade de Bauru. Ocorre regularmente alguém buscando algo sobre Bauru ou seus personagens, clicar no google o que procura e cair no Mafuá. De uns tempos para cá, como a consulta diária ao modal Blog caiu o número de visitantes, passei também a reproduzir tudo o que lá fica postado em definitivo também via facebook. Ou seja, o que sai no Blog sai também no Facebook. Algumas vezes até copio os comentários do face e os colo nos do Blog. A repercussão de leitura hoje é muito mais imediata via Facebook, mas essa some com o tempo e não se transforma em fonte de consulta. No blog não, pois tudo fica devidamente registrado, fonte de consulta, pelo menos, enquanto for mantida as publicações no Sistema Blogspot. Um dia, quem sabe, retiram tudo do ar num pluft e essa fonte de consulta se vai pelos ares, assim como tantas outras. Ninguém pode afirmar categoricamente por quanto tempo perdurará esse sistema de tudo ficar mantido para consulta online.

O que me traz aqui hoje é algo inusitado. Recebo a ligação de pessoa amiga me solicitando algo já bem enquadrado dentro dos anos Bolsonaro. Teve seu nome citado em várias publicações, uma até me ajudou a escrever e hoje, querendo prestar um Concurso Público, toda vez que vai em busca de saber o que está registrado no Google em seu nome, dá de cara com essas publicações. Temendo ser perseguida e não conseguir o emprego, liga para esse mafuento HPA. Pede delicadamente, o que sei, deverá ocorrer muito daqui por diante: “Não se chateie comigo, gosto muito de você e do que faz, mas sabe, os tempos mudaram, continuo a mesma pessoa, mesma linha de pensamento, mas se o post continuar com meu nome lá, a possibilidade de não ser contratada é imensa”. O que faço? Saco não o post, mas a citação de seu nome. Sem problemas. Eu entendo muito bem o que está em curso e como deverá ser daqui por diante isso de perseguições gratuitas, infortuitas e para tudo o que resvale em ser de esquerda neste país. Cada um sabe melhor que ninguém onde o cala lhe aperta.

Escrevo esse texto só para demonstrar de forma bem nítida o que vem pela aí. Estejamos todos mais que preparados, pois se antes era mais do que possível você se posicionar livremente sobre tudo e todos (Ah, como Lula e o PT nos perseguiam!!!), hoje não mais. Os sinais estão sendo dados, faz tempo e hoje estão começando a se instituir como norma, regra de conduta. O blog Mafuá do HPA tentará prosseguir até quando puder e der. Sempre o produzi aos trancos e barrancos, nas horas vagas, nas sobras de tempo de minhas atividades profissionais e assim espero continuar. Poucas vezes escrevi falando bem sobre os poderosos desta cidade e se o fiz, devia ter meus motivos ou talvez, para criticá-los, pegar literalmente no pé desses todos. Prefiro dedicar minha escrita para a parcela excluída, pouco falada e enxergada, com pouco ou quase nenhum espaço para terem algo de si divulgados, motivo de minha empolgação e criatividade escrevinhativa. Aos 58 anos, já um tanto alquebrado pela ação do tempo, não gostaria que nem isso me fosse mais permitido. Mas como não se sabe, não se assustem se de uma hora para outra eu sair do ar e não for mais encontrado nos lugares onde costumo frequentar. Não quero e não sou trágico, só realista. Segue o jogo.

2.) MUDAR OU NÃO A FACHADA DE ABERTURA DA PÁGINA
meus caros e caras, amigos novos e antigos...
Tempos atrás, antes de Dilma ser defenestrada da forma mais infame deste mundo do posto onde havia sido legalmente colocada pelo voto popular, criamos essa página, a "BAÚ DAS MALDADES DO (des)GOVERNO TEMER". Ela foi (e é) muito útil, agregando hoje mais de 8500 participantes, alguns muito ativos. Ela já cumpriu sua missão? Particularmente, respondo por mim: Não, pois existe muito ainda a ser feito, principalmente agora, com a chegada dos anos Bolsonaro.

Daí, a pergunta que não quer calar: Mudamos ou não a cara e a logo da página? Os anos Temer já se foram, porém seu legado é hoje a continuidade do golpe, ainda em curso e se implantando da forma mais cruel e insana possível. O que fazemos? Mantemos a logo com a carinha do Temer e tocamos o barco assim mesmo ou damos uma cara nova, revitalizamos a fachada e o barco segue seu curso diante dos novos tempos, já adequado às transformações e mudanças ocorridas?

Consulto a tudo, todas e todos envolvidos, participantes diários do que ali se produz, pois os posts são abertos, coletivos. Sugestões para a tomada de posição, eis o que está em jogo.

Um comentário:

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK POST 1:
Daniel Pestana Mota Temos que respeitar o que cada um consegue suportar. Mas daí pra dizer que uma citação dessas pode atrapalhar uma nomeação decorrente de aprovação em concurso público é dar combustível à prática (e não mais teoria) conspiratória. Claro, a não ser se for cargo comissionado...

Ivan Scromov Ninguém Solta a Mão de Ninguém !!!

Karen Romano Que bom vc escreveu isso eu estava procurando como iniciar essa discussão.pois eu estou correndo de Uber e peguei uma senhora que se formou direito , já com mais idade , negra e baixa renda .
Era nítido o medo da repressão ela só se soltou e me falou tudo que ela acha pq eu disse que era da oposição , mas ele teve medo no início de assumir no final ela disse olha na verdade eu sou pt roxo sim graças ao lula me formei e tudo que ele fez pelo povo
Aí eu disse olha a senhora não precisa ter medo de se expressar contráriamente ao q a população ignorante vem dizendo , A Sra e livre !
Mas quem disse que não ia ser ditadura aí está a prova
Pessoas com medo de represálias ao se indentificar oposiçao , ou dizer que teve êxito no governo do PT


Paulo José Oliveira Silva Solidariedade

Roque Ferreira O medo é uma forma de se exercer o controle. Por isso em todos os governos ditatoriais o medo é propagado através de várias instituições. A forma de saltar o obstáculo do medo é a ação coletiva dos trabalhadores organizados e com uma férrea disciplina.

Tuta Caetano Triste ver o governo atual perseguir a esquerda.

Marcia Nuriah Tuta Caetano mais do que previsivel.

Rafael Venchiarutti Continue encontrando ar puro para respirar em meio a esse cenário sufocante. Em meio ao mau cheiro, tape o nariz e continue escrevendo para oxigenar a vida de seus leitores...sucesso!

Aparecido Ribeiro Estava numa chácara em Lins e conheci um senhor de Barueri, em conversas percebi q ele queria falar sobre Lula, mas estava receoso, disse a ele que era petista, aí a conversa fluiu normalmente. Não tenho medo, mas muitas pessoas estão acuadas.

Mauricio Passos #MAFUÁ do H P A LIVRE

Roberto Claro Henrique meu eterno guru e sempre guerreiro quem comete crime e que persegue e cersia o direito e não quem relata ou escreve.
Tamo junto amigo continue a escrever pois a sua trajetória e inovada e honrosa .
Abraços fraternos e esperamos o próximo post.