quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (121)


QUATRO COISINHAS (PARA NÓS, COISONAS) DO CARNAVAL TOMATISTA, CONSEQUENTEMENTE, ESTE ANO, MAIS DO QUE NUNCA, DENTRO DO CONTEXTO DO PAÍS

O bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco só vai para as ruas este ano por causa de algo mais que o move, o "a gente faz festa mas tá puto da vida", pois não existe motivos para festarmos num país completamente do avesso como o atual, com suas instituições todas sendo destroçadas e esse povo aparentemente indiferente e amorfo, calado, contido e medrado. O Carnaval para nós tomatistas só tem sentido quando em posição de alerta, declarado protesto. É o que fazemos há exatos sete anos e esse ano, em estado ainda mais preocupante.

Dito isso, Temos um MUSO este ano que muito nos enaltece. ALEMÃO DA KANANGA é para nós uma monstro sagrado, por tudo o que representou para a música dentro da aldeia bauruense. Criou ao seu modo e jeito a Kananga Do Alemão, lá pelos lados da vila Nova Esperança e ali realizada encontros musicais de grande monta. Um dia quem ali baixou durante o meio de semana foi o gaitista e produtor musical Rildo Hora e se maravilhou com o que viu. Se ainda tivéssemos um vereador de responsa seu nome viraria rua principal, praça pública, monumento a céu aberto. Pela primeira vez escolhemos um muso IN MEMORIUM, pois Alemão nos deixou ano passado e nos seis anos que descemos o Calçadão da Batista ele esteve à frente da corporação musical abrilhantando o espetáculo. Somos mais que gratos a ele e a única homenagem que poderíamos fazer neste momento é reconhecer tudo o que fez por nós. Será paparicado por todos nós, AD ETERNUM. Viva Alemão, nosso guia nas estradas musicais da vida.

Depois tem a escolha, sempre com uma pitada de polêmica do PRÊMIO DESATENÇÃO, dado aqueles que se dizem ajudadores, mas na verdades são desajudadores desta aldeia. Nomes escolhidos a dedo, escolha feita sempre democraticamente num dos eventos no final do ano. Esse ano a escolha recaiu inicialmente para a emissora de rádio Jovem Pan, já acertadamente denominada como Velha Klan. Erramos em escolher um nome jurídico e ao reanalisarmos a questão, sem grandes alterações, a escolha vai para o atual diretor da emissora, o decretou a pá de cal nos escombros da Auri-Verde, Alexandre Pittoli. Dizem que ele fala do Tomate com desprezo e desconsideração, mas se assim age, deve ser por ter dor de consciência. Não se faz necessário alencar o baú de maldades produzida por essa emissora nos costados do que hoje se sucede ao país, quiçá Bauru. Querer rebater uma jocosa escolha retaliando em respostas cutucando algo pessoal dos integrantes do Tomate é pra quem não tem senso de humor, se acha dono da verdade e decididamente, não está devidamente preparado para o exercício da função a ele outurgada pela Velha direção do Klan. Ou seria o contrário, ele representa e bem esses interesses? Ou seja, o Tomate foi na veia (não na véia) e mesmo diante de tantos nomes alvissareiros, a escolha por esse foi quase unanime. Não existe nem como recorrer de tão acertada escolkha.

Encerro essas mal traçadas dizendo sobre a escolha este ano da ilustração da camiseta do bloco. A intenção é ainda não repetir o traço que vai no peito da maioria dos seus integrantes (aqui não existe abadá, existe sim um vai como quiser). Privilegiamos este ano uma jovem estudante de Artes Plásticas da Unesp Bauru, Mariane Santinello Longhi, que faz trabalhos artesanais com ilustrações nos bancos escolares, ela e sua mãe são tomatistas e agora empresta sua arte graciosamente para nós. Depois de seis desenhistas masculinos, este ano teremos a presença de uma mulher, muito jovem, querendo acertar, propondo algo com uma nova roupagem, diferente de tudo o que já fizemos, mas sem perder a jocosidade e irreverência tomatista. Ela é jovem, tomatista, alegre, vibrante, ainda está aberta para propostas de alterações na arte final do seu trabalho, tudo para tentar entender e transpor como resultado final o melhor possível.

Juntando isso tudo vamos pra rua com a marchinha do Maurinho Santos, um renomado sambista bauruense, de reconhecida competência, levando para o Calçadão o "BELAS MENTIRAS", sempre evidenciando um temas pertinentes à aldeia bauruense, mas resvalando nas questões estaduais e nacionais, pois ficar isolado no casulo bauruense nessa altura do campeonato é praticamente impossível. E como a quantidade de mentiras ocorrendo sucessivamente aqui na terrinha "sem limites" (isso já diz muito desta cidade), o Maurinho nadou de braçada e nos apresenta uma marchinha empolgante, vibrante, emocionante, radiante e certeira nos alvos propostos. Aqui as malas de dinheiro rolaram soltas pros lados dos figurões envolvidos com Furnas, teve até uma central de fake news (ainda não muito bem explicada) colaborando para eleição do capiroto, além dos buracos de sempre, dos aumentos mirabolantes da Zona Azul, a eterna vontade de privatizarem o que nos resta de entidades públicas e essa doença da politicagem contra os interesses da maioria. Tem isso e muito mais.

Esse texto sempre estará sujeito a chuvas e trovoadas, correções, adaptações, inclusões, retaliações, adulterações, intercorrências e admoestações. Vamos fazer uso dos COMENTÁRIOS desse post para essa finalidade, enfim, o TOMATE lava roupa suja em público, sem esse ódio bestial que se vê pululando nas ruas do país. Tudo sem truques e sem rasteiras. Assim vamos construindo nossa descida para esse Carnaval 2019, o mais triste dentre todos os que já estivemos presentes deste o nascimento desse tresloucado bloco. Que venham os touros...


Situação de Lula comove o mundo, não a da parte insana do Brasil.
Edição de ontem do jornal francês l'Humanité coloca Lula na primeira página e reafirma ser ele o mais importante preso político do planeta.

8 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza a indicação de lula para nobel da paz faz sentido. Ele vai se juntar a outros iguais a ele e que já ganharam esse prêmio também: Hitler e Stalin.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk genocidas tem que ter o mesmo tratamento

Mafuá do HPA disse...

CARO ANÔNIMO:
O país se afundando nas mãos do que de pior temos e você perdendo o sono por causa de Lula. Tente dormir tranquilamente, não sem antes, usando algo em falta hoje no mercado, o bom senso, constate como tínhamos um país decente e pujante com o sapo barbudo no poder e hoje, estamos estraçalhados. Não ajude a levar o país ainda mais para o buraco. Junte-se aos que clamam por um outro mundo ainda possível.
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Tu vais receber teu merecido prêmio no dia do desfile: o prêmio GIGOLÔ do ano.
Tua máscara vai cair. Sabemos qual é a sua. Comunistinha sugador de mulher.

Bauru Radiofônico

Mafuá do HPA disse...

Não sou coisa nem outra, nem gigolô, nem comunistinha, daí erraram feio. Não se volte contra mim, se volte contra o Tomate num todo. Por que essa ira contra uma só pessoa quando a decisão pela escolha foi coletiva? Escrevo sobre isso em breve e lhe cutuco mais um pouco. Que tal?
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Tu mexeu e atacou levianamente as pessoas erradas. Já sabemos do teu oportunismo, quanta hipocrisia para uma só pessoa, surpreendeu todos nós.
Que a cidade saiba que o paladino da justiça não passa de um reles comunista usurpador como todo comunista, diga-se.

Bauru Radiofônico

Mafuá do HPA disse...

Medo nenhum
Pessoas erradas?
Como, se o cara eleito esse ano não é amigo de quase todos do mundo radiofônico, ajudou a enterrar o que restava de rádio Am na cidade. Se formos levar só isso em consideração, pego depoimentos de dezenas sobre mim e sobre a postura profissional do eleito quase pela unanimidade dos votos.
Esse tal de Bauru Radiofônico não representa nada, pois tudo o que conheço de gente do rádio apoiou a escolha entre risadas dizendo do acerto.
Vamos pro pau...
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Seu cinismo impressiona.
Demonstra não possuir nem um pingo de constrangimento ou vergonha na cara. Típica psicologia de psicopatas.
A rádio é um local de trabalho e todos o fazem muito bem e todos são pessoas honradas, e tu?
Cama e mesa só na minha casa. Deixemos então seus tomateiros te julgarem após conhecimento do seu dossiê que revelará seu golpismo do baú e sua vida promiscua.
Já que gostas de criticar os outros e bater no peito como o íntegro da cidade, vamos falar um pouco sobre ti também e contar a todos como leva a vida. Seus pares receberão bem a verdade que esconde? "Belas Mentiras" deveria ser o seu auto-retrato.

Bauru Radiofônico

Mafuá do HPA disse...

Combinado, chumbo trocado não dói.
Então tu é também perito em dossiês.
Vai ser divertido.
Henrique - direto do mafuá