segunda-feira, 29 de abril de 2019

BEIRA DE ESTRADA (107)


MANHÃ TRISTE NA FEIRA AO REENCONTRAR O ARTISTA GREIFO – O QUE FAZER?
Ontem foi uma das manhãs mais tristes que já passei na Feira do Rolo, um dos locais onde bato cartão todo domingo. Ao passar pela Banca do Carioca, só alegrias, pois ele havia me separado uns dez livros (muitos do Aldir Blanc) e outro tanto de CDs e quando me vê chegando diz: “São a sua cara, são teus”. A maioria de presente na forma que encontra de me dar força na reconstrução do Mafuá e outros pagos a perder de vista. Com pesada sacola ia saindo todo pimpão e eis que, dou de cara com o amigo GREIFO, ele com sua banca montada em pleno sol, torrencial na manhã de ontem, implacável sob nossas cabeças, constituída somente de seu banquinho, um para o provável cliente sentar e na frente seus artefatos, com mostruário de caricaturas já feitas e papéis de todos os tamanhos, além dos pincéis e lápis. Sua fisionomia não era das melhores e ao meu ver, sou puxado pelo braço e iniciamos um diálogo desses para te vergar daí por diante. Impossível não se interessar pela situação dos amigos e dela tentar transportar para sua, vendo o que ainda pode ser feito para coletivamente a gente ir se safando das agruras desses tempos mais que nebulosos.

GREIFO padece nas ruas. Vive hoje somente dessa sua arte, o que sabe fazer (e o faz com sapiência), me diz e assim prossegue sua sina e saga, tentando ao seu modo e jeito ir buscando formas de sobreviver. O motivo que me fez ouvi-lo foi para dizer necessitar urgentemente de trabalho, pois está no seu limite nas ruas. A gente percebe isso na sua fisionomia. Ontem ele criou coragem e desabafou com mais intensidade. Ele não queria alimento, ajuda financeira momentânea, afagos e palavras de conforto, nada disso e sim, alguém ainda acreditando nele e apostando algumas fichas num profissional competente. Ele possui problemas (quem não os possui?), agravados pela sua situação, muitos já o ajudaram e outros tantos o ajudam até hoje. Indiferença é o que não precisa. Não me canso de tentar dar o meu quinhão ainda possível com gente com ele, pois sei de todas suas qualidades e também defeitos, mas o vejo como um puro, alguém cheio de boa vontade, com muito conhecimento no que faz e ali num canto de feira, esquecido, sofrendo o pão que o diabo amassou. Foi algo mais do que doído, foi um soco no estomago, saindo dali nocauteado e sem saber o que fazer. Escrevendo dele, o exponho mais e se nada fizer, na omissão, também sofreria. Resolvi escrever. Se acerto ou erro, o tempo dirá. O GREIFO tenta de uma forma avassaladora, desbragada, se jogando de corpo e alma nas saídas diárias, mas sempre retorna para o ponto de partida. Seu sentimento é de estar dentro de um moto contínuo, sem solução e isso é por demais ruim, desesperançoso demais. Ele, porém, é um forte, muito mais que eu, mas resistência tem limites, todos sabemos disto.

Nós não podemos abandonar o GREIFO nas ruas como ele se encontra nesse momento, talvez o mais aflitivo, dentre todos os que já presenciei. Não tenho como lhe oferecer emprego, nada além de tentar lhe arrumar algo momentâneo, que no caso, é paliativo. Olho para ele e vejo milhares na mesma situação, algo agravado e tomando rumos mais do que alarmantes, diria, inaceitáveis. Mas o que fazer? GREIFO e ninguém merece ver as portas todas se fechando diante de si como ocorre hoje. Se o cerco e o cinto aperta para mim, com algo estável, ainda com os pés ficados no chão, imagino para quem se encontra numa posição de vulnerabilidade escancarada como a dele e da imensa maioria do povo brasileiro. Quero muito ajuda-lo, tentar lhe arrumar algo e sozinho sei que nada poderei fazer. Ele é desenhista de mão cheia, arte-finalista como poucos, conhece tudo do traço gráfico e de artes pelo computador, mas hoje está sem acesso a tudo isso, vivendo sem eira e nem beira, com a ajuda de familiares e amigos próximos. Ele deixou seu telefone e pede para que o divulgue, pois pelo demonstrado ontem, perdeu a esperança de conseguir algo sozinho e busca algo coletivo, uma luz no fim do túnel. Seu fone é (14) 99723.2385. Entendam isso como quiserem, mas não vi outra forma de sensibilizar mais e mais pessoas, para juntos fazermos algo por ele, mas sempre pensando em todos os outros na mesma situação, pois o quadro hoje vislumbrado com sua situação é o que mais cresce pelas ruas deste país.

A PESQUISA SOBRE A ENTREVISTA DO LULA NO INFORMASOM DA FM94 BAURU
Eu não me seguro nas calças e tenho que escrever sobre o que acabo de ouvir no InformaSom, programa matinal da rádio 94 FM Bauru, nas vozes de todos os seus locutores. Como o fazem nos cinco dias úteis da semana, iniciam o dia, 6h com uma nova pesquisa, onde os ouvintes são chamados a opinar sobre alguma questão levantada pela direção do programa e a pesquisa se encerra la pelas 8h30 no encerramento do programa jornalístico. No questionamento de hoje: "Como você recebeu a entrevista do Lula: com decepção, com frustração ou com indiferença".

Somente essas três opções, ou seja, um direcionamento para que o ouvinte, que já é despejado diariamente, diuturnamente, ininterruptamente para ser caolho e privilegiar somente a um dos lados da questão, acabe tendo sua resposta direcionada intencionalmente para o pensamento da linha editorial da emissora. Ouvi a emissora das 6h até por volta das 8h, quando não aguentei mais e desliguei, desolado com o que ouvi. A cada repetição da pergunta, principalmente pelo Netão e depois por Paulo Sergio Simonetti, ambos diretores proprietários da rádio, seguidos pelos funcionários e articulistas de plantão, algo fazendo questão da ironia como forma de interpretar o que ia sendo reproduzido aos ouvintes.

Quando um ouvinte liga e questiona, "Que entrevista?", o evidente sinal de que esse continua buscando informação somente por algumas vias, nem sempre as onde encontra ela de forma confiável ou merecedora da verdade factual dos fatos. Se nem ao menos sabe do que se trata, de que vale tanta informação pelas vias atuais? Interessante ir percebendo como se processa isso de conduzir o ouvinte, direcioná-lo para o ponto de vista predominante, o dos donos da emissora, a linha de pensamento único. Isso merece um arrazoado, um ampliado estudo dos desvios e desvãos da mídia massiva nos tempos atuais. Eis um bom mote para escrevinhações e pesquisas para o futuro.

O resultado só podia ser o que esperavam ouvir e assim foi feito, a entrevista teve como resposta uma grande reunião dos três itens indicados pelos "isentos" idealizadores, porém, sem que em nenhum momento pudesse adentrar em campo um ousado propondo apregoar em alto em bom som: "Pera aí, ninguém aí notou que a fala do ex-presidente é um alento para que o país saia deste cruel e insano momento bolsotariano e voltemos a ter esperança de algo coletivo, onde as massas possam voltar a sonhar em dias melhores? A fala dele não incitou em ninguém nada disso?". Como nada ouvi nesse sentido, desliguei e fui vomitar no banheiro mais próximo. Argh!!!

ESPERANDO
Ontem no ponto de ônibus da avenida Castelo Branco, ele ali sentado, algo parecido com um celular à mão, choveu, parou, fez sol, mais de duas horas e como num quadro, tudo ali diante dos olhos de quem, do outro lado da rua desfrutava de uma feijoada (foi-lhe oferecido um prato da iguaria).

2 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK ENTREVISTA LULA E 94FM:
Cassio Guarani Kaiowá Cardozo de Mello Safadezas são sempre safadezas

Cleide Portes O que esperar dessa gente???

Maria Almeida Pacheco Também fiquei enojada... Mas o que esperar desses....

Tatiana Calmon Karnaval Não ouço essa rádio de manhã, prefiro manter.minhs sanidade

Marco Antônio Souza Ridículo o comportamento dessa emissora que não sabe o que é isenção na notícia.

Ricardo Santana Depois perde audiência e uma grande rede tipo JP compra, só p tirar do ar. Será que a gente chora ou agradece já q a perspectiva é de visão míope

Jéssica Monteiro de Godoy Típico. Daria um bom tema de artigo científico pra falar sobre o poder e opinião dominante da mídia comercial, pior, de uma concessão pública, em nível local.

Henrique Perazzi de Aquino Sabe que pensei nisto???

Jéssica Monteiro de Godoy Vamos fazer!

Roque Ferreira Os meios de comunicação são empresas de negócio. Como empresa de negócios veiculam uma produção de conteúdo que vá de encontro aos interesses dos detentores da concessão e dos prioritários. Isso é uma questão de interesse de classe. Liberdade de imprensa é um mito. O que existe é a liberdade de empresa.

Pedro Romualdo Aposto que nenhum desses apresentadores viu a lapidar entrevista.

Ademar Aleixo Camilo Camilo O que você poderia esperar de uma emissora dessas, onde uns patetas conservadores que não conseguem fazer uma avaliação imparcial.
É um bando bolsonotarios...

Pedro Romualdo que tal ir na pg deles?

Ademar Aleixo Camilo Camilo É verdade... vamos ser a nossa opinião diretamente na toca deles... vou indo já

Montinegro Monti Tem alguns desses "papagaios" que estão a frente dos microfones nessas lojinhas da comunicação que deviam estar fazendo propaganda em lojas no calçadão, se você pedir a carteira de jornalista ele vai lhe apresentar autorização para carro de divulgação! "Nem perco meu tempo da nojo" boicoto quem anuncia nessas porcarias assim sentem no bolso.

Isabel Barboza Ainda bem que não são formadores da minha opinião. Insólitos.

Gilberto Maringoni Sao uns merdas

Andre Luis Gilberto Maringoni Após entrevistas exclusivas Lula lidera as pesquisas e
97% da população quer que ele continue preso!.

Antonio Pedroso Junior Andre Luis onde vc viu esta pesquisa de 97%? En frente de seu espelho?

Roberto Claro André Luis já que você sabe tudo diz aí pra nós cadê o Queiroz, o Marum, o mandante do assassinato da Mariele , os empregos que o mito ia criar, a corrupção que ia acabar eim três meses de governo facista nefasto Homofóbico preconceituoso e racista do…Ver mais

Roberto Claro Ué não era só tirar o PT a Dilma Rousseff e o Lula que o Brasil seria diferente pois é ficou mesmo diferente agora somos o país do não tem né !!!
Não tem emprego, não tem moradia , não tem segurança , não tem educação , não tem mais médicos , não tem m…Ver mais

Sant'Anna Zanin M Cristina Roberto Claro tem razão e lembrando que : Agostinho fez alguma coisa porque Tuga deixou dinheiro em caixa e dois porque PT enviou dinheiro para construção e projetos para Bauru - acabou tudo agora

Andre Luis DEUS abençoe NOSSO excelentíssimo senhor presidente da República do Brasil Jair messias Bolsonaro. Livrai o dos maus.

Ana Maria De Carvalho Guedes Lamentável.
1
Maria Aparecida Lopes Assalariados no microfone, empregadinhos, o patrão mando...... ué

Amanda Helena Maria Helena assim funciona a mídia manipuladora!

Duilio Duka Ainda que houvesse alguma divergência, que falta faz Maria Dalva, não é Henrique?

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK ENTREVISTA LULA E FM94 (02)
Ione Alves Ferreira Oliveira Foi assim nas campanhas também, não são imparciais como locutores, estão sempre direcionando os pensamentos nas enquetes.

Claudio Silas Ferreira Cristo Está emissora é um lixo

Montinegro Monti Claudio Silas Ferreira Cristo
lixo 2 porque a JOVEM PAN é o lixo número (1)

Claudio Silas Ferreira Cristo Exatamente.

Valdemir Junior Eu recebi com muita otimismo a entrevista do preso político Lula. Não tem a opção otimismo 🤔🤔🤔🤔

Vanda Silvia Novelli Eu amei a entrevista e foda-se essa emissora!

Valdemir Junior Vanda Silvia Novelli concordo

Vanessa Isabella Ramos Até que enfim leio alguém que tbm acha tendenciosas as "pesquisas" um desserviço e de péssimo gosto... fazem a opinião deles ser disseminada pela cidade e sendo proliferada naquele baixo nível crítico... eu sinceramente queria ter tempo pra falar minha…Ver mais

Lazaro Carneiro Carneiro são pessoas que vivem penduradas no estado máximo pregando o estado minimo

Renato Munhoz da Costa péssimo né por isso que eu aboli televisão e rádio da minha vida só ouço música e assisto filmes que eu gosto no restante qualquer um consegue ver e saber o que acontece de verdade

Sant'Anna Zanin M Cristina Veículo de comunicação que manipula a informação a serviço dos interesses do capital , refletindo o baita complexo de vira lata que possuem

Eduardo Coienca A entrevista do Presidente Lula nos deu esperanças em dias melhores, mas para isto tem que ter luta

Roque Teodoro Entrevista de Lula, foi nota 1000!!! Foi tudo o que podia esperar de um grande Presidente que foi para o Brasil, não tem para ninguém! Lula foi brilhante em sua entrevista, mas o brilho dói na visão dos maldosos, cegam eles da verdade dos fatos, por isso distorce tudo, só olham no ângulo que lhe convém!

Flávia Zumiani Rádio escrota demais! A JP também está sempre lambendo as bolas dos maiores canalhas da política e do judiciário.