quinta-feira, 6 de junho de 2019

ALFINETADA (179)


OS DOIS LADOS DA MESMA MOEDA

LADO 1 – O CAIXA DO SUPERMERCADO NA ZONA SUL

Estava juntamente com meu amigo, o advogado Gilberto Truijo passando uma comprinha no caixa do Supermercado Confiança Max, boca de entrada da avenida Getúlio Vargas, coração do que alguns apregoam ser o intestino da Zona Sul bauruense. Pois bem, ao passar nossas comprinhas, o moço a nos atender, nem sei lá bem dos motivos, mas desembocamos em falar das dificuldades do momento, quebradeira geral e é claro, das mazelas e desventuras deste insano desGoverno bolsonarista. Foi quando o rapaz veio com essa:

- Mas vocês tem que dar tempo ao tempo, ele está só com cinco meses. Os outros roubaram tanto e esse nem bem começou, já recebe saraivada de críticas.

- Meu caro, não se trata de saraivada nenhuma – iniciamos nossa resposta, feita em conjunto, dois contra um. Nesses cinco meses ele já demonstrou todo seu despreparo. Você ainda não percebeu? Pra você está tudo bem? Viu a última declaração dele, a de não gostar de pobre e quem gosta de pobre é o PT, a esquerda. Isso quer dizer que gente como nós, eu e você estaremos danados no seu Governo, tudo contra nós. Como defender um cara que declaradamente afirma não gostar de nós? Isso não te faz pensar?

- Político é tudo igual, fomos lesados demais e agora, estão tentando acertar a coisa – nos diz.

- Se entende assim, não reconhece que década atrás tínhamos um país muito melhor que hoje, pois dentro do proposto por eles, nem se aposentar vai mais, seu contrato trabalhista está se deteriorando e ganhando muito menos que antes, com menos direitos. É esse o arranjo proposto por eles, danar com a sua vida.

Ele se calou em copas, até porque deve ter recomendação de não discutir com clientes. Para nós, claro e evidente, das duas uma. Ou não está entendendo nada ou joga o jogo do pessoal que sai pela Getúlio a defender seus privilégios, que com toda certeza, não são os seus. A conclusão minha e do dr Truijo: Enquanto o trabalhador continuar a defender o interesse do outro lado, aquele que lhe apunhala, estaremos decididamente num mato sem cachorro.

LADO 2 – O DONO DO MERCADO NA PERIFERIA

Esse diálogo foi mantido entre mim e o dono de um mercado num bairro bauruense, um desses enfrentando os grandões que o cercam e lhe levam clientes, mas esse além de resistir possui bem claro a diferença existente entre os dois lados da questão, o país que tínhamos e o país que temos, o que se ganhava antes e o que se ganha agora. Tudo começou quando fui passar minha comprinha e ele, o proprietário estava naquele momento no caixa e pelo mesmo motivo do anterior, o assunto veio a baila assim do nada, floresceu e deu nisso:

- Lembro de ver seu mercado bem mais cheio no passado, muito mais funcionários e hoje, resistindo, você mesmo aqui no caixa. As coisas pioraram né? – lhe instigo.

- Nem queira me lembrar, tenho pesadelos. Até a cabeça das pessoas era diferente. Eu não me atrevo mais a dialogar com clientes que votaram nesse cara que hoje nos governa, pois sei irei perder clientes, mas quando olho para trás, só eu sei as condições que tínhamos no governo do Lula e a que temos hoje. Além do desamparo, tudo se reflete nisso que está vendo. O pequeno comerciante como eu, estamos todos pela hora da morte e sem poder reclamar muito, pois tememos ser mal vistos.

- Que bom te ver reconhecendo que antes tínhamos um país e hoje o perdemos, estamos na beira do abismo. Vejo comerciantes como ti, penando muito hoje, mas não dando o braço a torcer, ainda criminalizando os tempos onde tinham muito mais tranquilidade para tocar seus negócios.

- Essa cegueira está nos matando. Eu não estou sozinho em reconhecer que antes éramos melhores, mas a pressão pra cima de nós é imensa. Me calo para não criar problema maior pro meu lado, principalmente com fornecedores e até clientes. Eu não entendo, sinceramente fico perplexo em ver gente do povo, padecendo demais hoje, quando possuíam melhores condições de vida antes e ainda tendo o disparate de dizer que agora vamos melhorar. Eu já vi que não vai e temo pelo meu futuro. Os grandões do meu ramo nos encurralam, eles abrem lojas luxuosas e nós aqui na periferia, sentimos cada vez mais os efeitos de uma política contra o povo. Eu não entendo, eu como o empregador, o dono do meu negócio, mais de trinta anos atrás de um balcão enxergando que o hoje não vai dar certo e muitos dos lesados, os que padecem mais que eu, cegos e aceitando tudo calados. Estão todos de cabeça baixa, quase resignados, sem saber o que fazer e quando os vejo defendendo as reformas de hoje, quero explodir, mas me contenho.

Saio de lá em estado de ebulição e ao juntar os dois diálogos, a cabeça fervilha: o que deveria estar ali está aqui e o que, supostamente deveria estar aqui está ali. O Brasil está mesmo de pernas para o ar.


OUTRA COISA
O DIA "D" - MAS A GUERRA JÁ NÃO ESTAVA COM SEU FIM DECRETADO? AOS SOVIÉTICOS O QUE É DOS SOVIÉTICOS...

https://fotografia.folha.uol.com.br/…/1635500378684823-come…
Estou acompanhando meio ressabiado essa comemoração com muita pompa dos 75 anos do tal Dia D, o desembarque dos norte-americanos na Segunda Guerra Mundial. Na qualidade de professor de História, queria só lembrar algo: depois de todos os outros participantes se esfalfarem até não mais poder, inclusive com os soviéticos/russos já tendo praticamente abatido os nazistas, os norte-americanos só aderiram quando o pega já estava bem mais ameno e não necessitava mais daquele rala-rala, ou seja, guerrear de fato. Os caras, no caso os norte-americanos chegaram com a devida pompa, mas creio eu, pelo bem da verdade histórica, o fim da guerra já estava selada e os nazistas já tinham tomado na tarraqueta. Não me venham querer dizer, passado tanto tempo da contenda que, foram os norte-americanos os decisivos para o fim da guerra, pois nenhum historiador sério consegue engolir isso. Para mim, quer queiram ou não os que louvam o feito do Dia D, tenho comigo que os soviéticos foram muito mais importantes para vencer os nazistas do que a participação dos norte-americanos. Quem discordar que venha com argumentos muito convincentes, pois reescrever a história menosprezando o papel dos soviéticos é algo que não engulo de jeito nenhum.

2 comentários:

Anônimo disse...

Aonde você viu que o Presidente não gosta de pobres? Pura calúnia e difamação.

Em relação ao soviéticos como sempre vocês distorcem as coisas e principalmente a história.
Os soviéticos foram importante em deter os nazista sim.
O que falta dizer é que foi Stalin o causador da 2º guerra mundial quando ele fez um pacto com Hitler. Dividiram a Polônia sem problemas.
Quando o maluco (assim como Stalin) Hitler resolveu trair Stalin e invadir a União Soviética o tiro saiu pela culatra e o assassino Stalin teve que se defender.
Durante a guerra e principalmente após, os EUA enviaram milhões de dólares para Stlain reconstruir a União Soviética e mesmo assim Stalin nunca agradeceu e pior, sempre difamou e tentou destruir os EUA.

Pare de contar a história dessa maneira manipulada.

Vamos todos estudar para saber a verdade.

Mafuá do HPA disse...

RESPONDENDO AO ANÔNIMO, MEDROSO SEM CORAGEM DE SE IDENTIFICAR E JOGAR ÀS CLARAS:
Quem disso textualmente não gostar de pobre foi o Bolsotário, quando declarou recentemente: "Quem gosta de pobre é o PT". Precisa ser mais claro? E ainda por cima, deixou claro que o PT atua na defesa dos pobres. Ponto final.

Sobre Stalin, a 2º Grande Guerra e derrota dos nazistas: o que escrevi reafirmo e estão aí os livros de História para comprovar. Os EUA só vieram chamuscar seus soldados no teatro de operações, os campos de batalha após o Dia D, quando tudo já estava se consumando e os maiores enfrentamentos já haviam ocorrido. Não fosse a atuação da URSS, o destino poderia ser bem outro.
Henrique - direto do mafuá