sexta-feira, 21 de junho de 2019

CENA BAURUENSE (186)


DEZ REGISTROS DESTE HPA NAS ANDANÇAS PELAS RUAS DA ALDEIA BAURUENSE

01. Em horários como esse, 6h50, cortam a cidade embarcações múltiplas e variadas levando frutas e verduras para estabelecimentos de todas matizes, todos saídos do CEASA, só no abastecimento.
02. Num dos portões de estacionamento do Recinto da Expo a esperança da torcida na época da Copa do Mundo, renovada sempre em cada novo torneio, mas com as últimas apresentações do escrete, desalento e mais espera, sentados.
03. Casa Sampaio, na Rodrigues com Monsenhor, fechada, lacrada e ganhando dia após dia aquele aspecto de abandono da região central próxima da estação férrea.
04. Fogaréu subindo aos céus na subida do mastro na Festa do dia de Santo Antonio, comemorado todo ano pela família Baté/Cosmo junto da comunidade do distrito de Tibiriçá.
05. Diante do desalento grassando no país, busco sinais nas ruas de algo maior, uma reação a tudo isso e encontro algo em pequenos recados deixados nas paredes, como no imóvel em busca de ser novamente alugado na Duque de Caxias, perto do Bekassin: "+ Orgasmo - Golpe!".
06. Crianças desabrigadas, em transição do já desapropriado Assentamento Cannã, para terreno ao lado do Cemitério Cristo Rei e em suas faces, ainda uma imponente alegria, a de simplesmente viver (foto do Núcleo DNA Petista Bauru).

07. Quem nunca libidinou atrás de igrejas levante a mão? Aqui a parte traseira do Santuário Nossa Senhora Aparecida, próximo terminal rodoviário, lugar de encontros e reencontros. Seria pecado aquilo tudo que lá já foi feito?

08. Está frio para você? O que diria dos que dormem debaixo da ponte do ainda fétido rio Bauru, cruzamento da Nuno de Assis com Araújo Leite?
09. Primeira estação férrea de Bauru, a da Sorocabana, junto à avenida Pedro de Toledo e sua situação atual, tombada pelo patrimônio histórico e completamente abandonada. Tempos atrás foi perdida, por puro preciosismo, oportunidade única de recuperação da área, onde ela seria preservada, restaurada, devolvida para utilidade e ali no entorno construído prédios residenciais. Foto de Pedro Romualdo, em ensaio fotográfico publicado ontem em sua página no facebook.
10. Pequenas barracas proliferam pelas beiradas de calçadas em Bauru, como essa defronte a USP, sinal evidente da tentativa das pessoas em ir se safando ao seu modo e jeito, em tempos onde a saída é, na falta dele, buscar criar seu próprio emprego e alguma fonte de renda.
E ALGO PELO BAURU NÃO PODE NUNCA SE ESQUECER

Nenhum comentário: