domingo, 23 de junho de 2019

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (126)


CARLITO MAIA NOS 59 ANOS DO HPA
O homenageado na festa dos meus 59 anos foi o publicitário CARLITO MAIA, alguém dispensando apresentações. Libertário em tudo o que fez em vida, foi um frasista de mão cheia e do seu livro "Vale o Escrito" (editora Globo/1992) fui salpicando aqui e ali algumas das frases grifadas por mim. Ontem à noite sentei e fui transcrevendo para folhas, hoje fixadas num cordão, varal pendurado no salão, seguras por prendedores e ali algo dele saltando aos olhos dos convidados. Lindo foi algumas pessoas vindo até mim e perguntando se podiam levar algumas das frases e assim elas foram espalhadas com o vento e uma hora dessas estão perdidas (não seriam achadas?) pela aí, como pensei desde o princípio. Para Carlito, mais que dinheiro, sucesso, posição, o que vale na vida são os amigos. Pois hoje, reuni muitos dos meus e feliz da vida, conclui que, sem eles minha vida seria uma tortura. Ao espalhar "carlitadas" entre eles, divido também um pouco do que gosto de ler com todos eles. Fizemos hoje mais um maravilhosa troca, a de saberes. Lindo fazer isso num tempo tão emburrecedor, com um presidente e gente a apoiá-lo não lendo nem mais bula de remédio. Nós, os ilhados em pequenos arquipélagos, resistimos e insistimos, lendo, raciocinando e tentando fazer com todas nossas forças devolver esse país para rumos palatáveis.


Algumas das frases escolhidas:
- "...saberá que para chegar a qualquer lugar o segredo é não desistir no meio do caminho".
- "Se eu soubesse que ia durar tanto, teria me cuidado um pouco mais na juventude. Mas ainda há tempo. E geriatras".
- "Brasil? Fraude explica: assina qualquer coisa e não respeita nada. Terra do 1º de Abril".
- "Ricos, mas ricos só de dinheiro, uns pobres diabos. Que vivem sentados em cima de uma bomba de tempo feita de fome e miséria. Suicíndia, mistura de Suíça com Índia".
- "A honestidade é o melhor negócio do mundo, porque não tem concorrência".
- "A liberdade é uma gaiola com mil portas. Se me fecham as saídas, escapo pelas entradas".
- "Só assim se vence (no teatro e na vida) - quando a gente não se verga. Resistam sempre, mesmo quando as coisas estiverem aparentemente perdidas".
- "Faço até o que não gosto, mas o que eu não quero eu não faço".
- "Homem está em falta. Machão tem a dar com pau".
- "Enfiar ideias religiosas em cabecinhas indefesas é condená-las para sempre ao medo pelo desconhecido. Não se procura o que não existe".
- "O Brasil tem dois códigos - o civil, para os poderosos e o penal, para os miseráveis".
- "Chato não é morrer, chato é morrer á toa".
- "A justiça será feita quando o justiçado puder dizer como deve ser feita a justiça".
- "Discordâncias serão bem vindas".
- "Você pode ganhar no jogo, porém jamais ganhará do jogo".
- "Saber sobre viver é a grande arte".
- "Exponho-me, mas assino embaixo".
- "O povo precisa saber quem são seus verdadeiros inimigos. Antes que seja tarde demais, irmãos!".
- "Fundei a Sociedade Inimigos do Progresso (SIP): é elevado demais o preço a ser pago".
- "O poder endireita a esquerda".
- "Sou pela revolução, sim, mas de consciências".
- "O gringo nem é tão forte: nós é que somos fracos demais".
- "e quer tudo pra si, erguendo altos muros, jamais estendendo pontes para o entendimento".
- "O ter sorte na vida não desobriga ninguém da solidariedade humana".
- "A morte é a única certeza da vida. E é tão democrática! Leva pobres e ricos, sem apelação".

Carlito Maia é desses fazendo bruta falta nos dias tenebrosos pelos quais este país atravessa.

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

comentários via facebook:
Maria Cecilia Campos Estava tudo tão bom, mas tão bom, tantas pessoas incríveis pra conversar, pra se ver, pra se sentir junto, que mais me encantou sua caligrafia nos recados pendurados. Nem deu tempo de ler todos. Não peguei o fio da meada e isso não importava. Bom era estarmos ali. Obrigada, Henrique, obrigada, Ana por esse encontro delicioso. Gostei de ver agora, no conjunto das peças, mais uma expressão para nos receber tão bem.

Iracema Dias Aparecida Dias linda

Tatiana Calmon Karnaval Muito bom mesmo

Laercio Donizete Gasparini Agradeço ao Henrique e Ana pelo dia maravilhoso, aconchegante e compartindo com pessoas incríveis no mesmo ideal. Mais uma vez, parabéns Henrique Perazzi de Aquino, muita saúde, muita sabedoria e que possamos estar juntos nesses tempos tenebrosos. Abraço.

Ze Canella Muito gostoso !!