sábado, 1 de junho de 2019

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (147)


DISSECANDO DUAS FALAS MUITO EXPLÍCITAS DE BOLSONARO - NÃO GOSTAR DE POBRE E MINISTRO EVANGÉLICO, ILUSTRADO POR JAGUAR

FALA 1 - "Eles gostam de pobre", diz Bolsonaro sobre veto à emenda do PT. Eis o link da matéria de Carta Capital: https://www.cartacapital.com.br/…/eles-gostam-de-pobre-diz…/. Simples, reto direto e reto, sem tirar nem por, está tudo dito nesta simples frase com quatro palavrinhas. Bolsonaro se revela em suas falas, ele aliás, não posso negar isso, é muito transparente, não esconde nada, joga limpo e a cada nova abertura de boca, algo mais revelado, sem subterfúgios. Se querem ler a matéria inteira ela versa sobre outro assunto, o da proibição da cobrança de bagagem aérea, mas isso não vem ao caso no que escrevo. O fato é um só, Bolsonaro deixa bem claro não gostar nem um pouco de pobre, portanto, aqueles que o elegeram foram todos traídos, apunhalados e agora, se ainda não sabiam, sabem que ele nada fará pelos desfavorecidos, desvalidos e desassistidos. Disse textualmente e isso não tem concerto que, quem gosta de pobre é o PT. Não só o PT, completo, mas todos os que tem a consciência das desigualdades existentes neste cruel mundo regido pelo capitalismo predatório. A questão não é gostar de pobre, mas de olhar para o conjunto da sociedade e não privilegiar, muito menos rejeitar e ignorar ninguém. Se a ficha para os eleitores dele não caiu, acho melhor refletir logo sobre onde se meteram, pois a coisa deve piorar muito na continuidade de uma pessoa assim no comando do país.

FALA 2 - “Será que não está na hora de termos um ministro no Supremo Tribunal Federal evangélico?”, essa a fala do presidente, num outro arroubo onde expõe nitidamente o que pensa, como pensa, age e governa. Eis o link da matéria de Carta Capital: https://www.cartacapital.com.br/…/bolsonaro-diz-que-stf-le…/. Nada contra um evangélico, protestante, católico, muçulmano, anglicano, budista ou ateu ser ministro do STF, desde que não misture alhos com bugalhos, mas o que o Bozo quer é exatamente um que misture, daí é merda na feita. Se querem ler a matéria inteira ela versa sobre declaração dada em evento religioso promovido pela Assembleia de Deus em Goiânia (GO), nesta sexta-feira 31. Lá tem muito mais coisas, porém me atenho a essa frase e tento destrinchar, como o faria magistralmente um açougueiro. Na parte entre aspas e citada por mim, novamente algo revelador da linha de pensamento e ação do presidente, que nunca escondeu agir na exata forma como o faz, aliás, sempre o fez. Se parcela significativa do eleitorado votou nele, a maioria não foi enganada e age igualzinho a ele. Os que foram, esses ainda com alguma esperança de recuperação. Bolsonaro quer alguém no STF, não pensando com a mente voltada para o estado laico, como ainda o somos hoje, mas com a mente evangélica neopentecostal, a de pastores que hoje o apoiam abertamente, todos os interesses muito bem definidos. Ter uma pessoa assim no STF é também ir transformando tudo para que os interesses desses se sobreponha ao dos demais, como aliás, faz hoje o prefeito carioca Crivela, ligado umbilicalmente com a Universal. Se é isso que querem, parabéns, continuem o apoiando e louvando seus atos como as de um enviado dos céus.

OBS FINAL E INCLUSÃO DE JAGUAR: Resolvo ilustrar meu escrito com charges do imortal Jaguar, do alto dos seus 87 anos. Jaguar é o pseudônimo desse cartunista brasileiro que teve um destaque muito importante nos últimos cinqüenta anos de nossa história. Foi um dos fundadores do famoso jornal "O Pasquim" em 1969 e criador do ratinho Sigmund ou Sig para os íntimos, o seu alter-ego, que ora tem um temperamento irônico, noutro valentão, sonhador, bem-comportado e que muda de fisionomia como muda de humor. Recebo pelas mãos do amigoFausto Bergocce, a 3ª edição do jornal de humor, o +Humor (https://www.facebook.com/pg/Jornal-Mais-Humor-249716472607078/posts/?ref=page_internal) e neste número só charges com o tema Aposentadoria e na capa e página central, Jaguar. Ele brinca seriamente sobre exatamente temas como o que tento dissecar e daí, junto as duas coisas e as exponho para reflexão ampla, geral e irrestrita.


OUTRA COISA - O MERCADO DE TRABALHO E SUAS TRANSFORMAÇÕES, PARA PIOR
01.) OS UBERISTAS CONSEGUEM CONTRIBUIR PARA A PREVIDÊNCIA?
Essa e tantas outras perguntas que gostaria de fazer para a imensa maioria das pessoas hoje, praticamente foram obrigadas a atuar com a bandeira do Uber, a revista CartaCapital disseca numa reveladora matéria, compartilhada por mim. A crueldade do novíssimo sistema, onde o empregado praticamente fica de mãos atadas com seu empregador, que nem assim se denomina, revela toda a crueldade do que se apresenta como "modernidade". Entenda algo mais do que virá pela frente, quando a classe trabalhadora num todo for submetida a algo parecido. Que futuro os espera? E ainda querem emplacar essa monstruosidade de reforma da Previdência, nos moldes sugeridos, quando a aposentadoria será algo como sonho inatingível... Eis o link para matéria leitura da matéria: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/jornalista-que-virou-uber-e-dificil-fugir-da-sensacao-de-fracasso/

2.) AS NOVÍSSIMAS FORMAS DE EXPLORAÇÃO DO TRABALHO HUMANO - CADA VEZ MAIS DESUMANIZADO, PRECARIZADO E ONDE O TRABALHADOR DEIXA DE POSSUIR DIREITOS, SÓ OBRIGAÇÕES, EIS A MODERNIDADE E SEUS TENTÁCULOS.
No texto compartilhado por mim está dissecado de forma límpida o que vem a ser mais essa maldade contra o ser humano, numa época onde deveria ter seus direitos mais que garantidos, mas os perde com uma facilidade nunca vista. Como ao menos espernear diante de tanta crueldade na mente de quem decide sobre o futuro da legislação e normas trabalhistas do futuro? Eis o link para leitura da matéria original: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2115788725211325&set=a.603181016472111&type=3&theater

Nenhum comentário: