quarta-feira, 12 de junho de 2019

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (127)


LAMENTÁVEL - OCORREU A DESAPROPRIAÇÃO DO ASSENTAMENTO CANNÃ

Um duro golpe no intenso trabalho dos movimentos sociais aqui localizados para conseguir um pedaço de chão onde uma camada muito grande de trabalhadores pudesse ter em definitivo um terreno para construir suas residências. Acordos e desacordos, uma parcela foi transferida para outra área, próximo do cemitério Cristo Rei e a maior parte ficou ao deus dará, sem teto, abrigo e na rua da amargura. Intenso trabalho de vários agrupamentos políticos e sociais para angariar fundos, visando dar uma sustentação inicial para aqueles que, estão nesse momento na transição de um lugar para outro e também, principalmente, para aqueles sem nenhuma moradia. Hoje a tarde militantes do DNA Petista, capitaneados por Claudio Lago, do qual faço parte, arrecadamos um valor em dinheiro entre nós e algo foi levado em caráter imediato para uma central de apoio no local. Outras iniciativas, como a relatada abaixo também em curso. Fiquemos atentos, alertas e prontos para ajudar no que for preciso. A luta continua e se faz necessário, ainda mais quando se trata de conseguir um terreno para famílias em busca de levantar seus lares.

"[08:52, 11/6/2019] Tatiana Calmon Karnaval: Por falta de cumprimento de acordo por parte do Prefeito, saiu a reintegração de posse que determinou o despejo das mais de 500 famílias que estão no assentamento Canaã.
O prefeito irá alojar 200 dessas famílias num terreno sem qualquer estrutura, perto do cemitério Cristo rei. Nessa área, uma população carente crescente se acotovela nas favelas, nos pedrinhos. Esgoto a céu aberto, sem postos de saúde, sem escolas. Sem nada. E mais 200 famílias sendo simplesmente depositadas ali, feito lixo..
Estive ali ontem a noite, e a sensação de abandono é terrível. Um frio de cortar a pele. as pessoas tentando erguer as presas um barraco para se proteger ao menos das intempéries. Levamos algumas cobertas, mas que nao cobre a todos....
No assentamento, ainda estão mais de 300 família, que não tem pra onde ir, esperando os tratores passarem por cima do pouco que tem.
Não, não são bandidos, como muitos dizem.
São famílias inteiras, que lutam com dignidade por um mundo melhor.
O grau de necessidade so faz aumentar com o despejo, e por isso pedimos ajuda,doem cobertas, roupas de frio, material de construção e alimentos.
Quem puder, leve diretamente ao local onde eles irão ficar. Quem não puder, pode deixar no sindicato dos ferroviários, na Cussy 3-40. Mantas, cobertores, meias. arroz...
Ajudem...".

OUTRA COISA
A VERDADE VEIO A TONA E QUEM PROPICIOU FOI UM JORNALISTA NORTE-AMERICANO ATUANDO DENTRO DA VERDADE FACTUAL DOS FATOS
Glenn Edward Greenwald (Nova Iorque, 6 de março de 1967) é um escritor, advogado e jornalista norte-americano, especialista em Direito Constitucional. Em junho de 2013, através do jornal britânico The Guardian, Glenn Greenwald foi um dos jornalistas que em parceria com Edward Snowden levou a público a existência dos programas secretos de vigilância global dos Estados Unidos, efetuados pela sua Agência de Segurança Nacional.
Sua reportagem ganhou o Prêmio Pulitzer de jornalismo em 2014 e, no Brasil foi agraciado com o Prêmio Esso de Reportagem, por artigos publicados em O Globo acerca do sistema de vigilância virtual dos Estados Unidos em território nacional. O trabalho de Greenwald sobre a história de Snowden foi apresentado no documentário Citizenfour, que ganhou o Oscar de Melhor Documentário em 2014. Greenwald apareceu no palco com a diretora Laura Poitras e a namorada de Snowden, Lindsay Mills, quando o Oscar foi dado. No filme de 2016 de Oliver Stone, Snowden (filme), Greenwald foi interpretado pelo ator Zachary Quinto. A revista Foreign Policy nomeou-o um dos 100 principais pensadores globais de 2013. Antes das revelações dos arquivos de Snowden, Greenwald era considerado um dos mais influentes colunistas de opinião nos Estados Unidos. Depois de trabalhar como advogado constitucional por dez anos, ele começou a blogar sobre questões de segurança nacional antes de se tornar um colaborador do Salon.comem 2007 e depois para o The Guardian em 2012. Casado com um brasileiro, vive hoje na cidade do Rio de Janeiro e de lá lançou o Intercept, um canal jornalístico na acepção da palavra, atuando dentro da verdade factual dos fatos, doa a quem doer. 


OBS.: Não gosto do termo HERÓI, utilizado na imagem para ilustrar este texto, porém, Green o extrapola, vai além e na demonstração de como se faz/pratica o verdadeiro jornalismo, deixa evidente caminhos pelos quais nunca se deve afastar quando  diante de escrever/investigar um tema. Está sendo dado a tudo e todos um banho jornalístico, até na forma de ir divulgando os fatos aos drops, de cara algo já pra lá de preocupante e na sequência, o xeque-mate. Tudo ao seu tempo. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Para você então o verdadeiro jornalismo é fazer espionagem internacional?

A conversa entre Moro e Deltan foi uma conversa criminal!

A conversa entre dilma e lula foi uma conversa criminosa.

Quem é contra a lava jato é a favor de bandidos.

De qual lado você está? Parece fácil descobrir.

Mafuá do HPA disse...

Por favor, caro anônimo, leia que escrevo a seguir no dia de hoje, 13/06 e entenda a ilustração usada: "Quem com ferro fere, será por ele ferido". Essas revelações estão fazendo um bem enorme ao país, pois revelando as entranhas da enganação a permear a vida política dos golpistas que defenestraram Dilma para em conluio com os EUA, destruir o país. É isso que gente como tu, os bestiais anônimos querem?
Henrique - direto do mafuá