quarta-feira, 29 de abril de 2020

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (143)


A POUCA VERGONHA INSTITUCIONALIZADA - AUXÍLIO EMERGENCIAL ENTREGUE EM CONTA GOTAS
“Milene Prado, minha esposa, conseguiu ser aprovada na análise e criaram uma conta virtual da Caixa. Orientaram baixar o app Caixa Tem para finalizar os procedimentos. Fizemos conforme orientado, mas quanta burocracia, quanta enrolação, quanta filha da putice. Resultado tá aí abaixo. Era mais fácil e honesto deixar uma mensagem "Se Vira Povo Burro"! Vocês acham que o povo mais humilde vai conseguir fazer todas essas etapas complicadas e demoradas pelo celular? E se conseguir, ainda ficar na espera enquando a geladeira está vazia? Atual governo é muito canalha.. O governo PT deixou tudo pronto, até Temer usou esses dados para pagar FGTS, bastaria um cruzamento de informações com dados da Fazenda, Bolsa Família e INSS e o dinheiro já estaria na mão. Genocidas!”, texto de Wagner Pastore, ele também desempregado e hoje vendendo pães junto da esposa, algo encontrado para ir se virando até quando tudo estiver normalizado (se um dia isso ainda for possível), ver o que será de suas vidas. Talvez, até por sorte, a coisa dos pães se materialize como uma boa alternativa (toc toc toc). Mas essa é outra história e o que aqui relato é o sufoco de milhões de brasileiros, todos muito necessitados, à espera dos tais R$ 600 reais e muita dificuldade para conseguir materializar o tal do dinheiro em mãos.

As histórias como a do Wagner se repetem e até mais trágicas. Quanto mais grotão deste país, mais penúria, menos informação, mais aproveitadores rodeando os incautos cidadãos, mais filas, tanto para ainda tentar se cadastrar, para depois entrarem em outra, a dos aprovados e em condições de conseguir uma senha, receber em dinheiro, sacar e poder quitar suas contas/dívidas (pobre paga conta, odeia dever). Munidos dela, quem não tem acesso para manusear a movimentação via cartão, a única alternativa é enfrentar as filas e contar com a ajuda dos funcionários da Caixa. Imagine o sufoco para receber e depois sair com a grana no bolso, enfrentando outra legião de gente pronta para surrupiar essa grana dos que não conseguirem guarda-lo bem até conseguir pagar suas contas e comprar comida. A TV mostra as filas e em cada expressão, o sofrimento ali estampado, uma história diferente, mas no frigir dos ovos, todas muito iguais. Um sofrimento indescritível, dor imensa em todos os com a sensibilidade a flor da pele, pulsando e pronta para explodir. Ficar só observando isso tudo do lado de cá, sem quase nada poder fazer é de uam dor insuportável, incontrolável e indescritível. A perversidade tem nome e sobrenome, Senhor Inominável, nosso atual mandante encastelado no Palácio do Planalto, o que ontem teve a desfaçatez de dizer ser Messias, mas não poder fazer nada. E quando o faz, faz mal feito, pela metade, sem vontade, forçado, praticamente sob pressão.

O sofrimento se multiplica. Acompanhei uma discussão num post, gente que não quero identificar, todos muito simples, conversa entre amigas (os), tudo postado do jeito que escreviam: “Alguem conseguio pegar esse codigo pk pra mim nao mando nd”, esse o post. A amiga também tentando conseguir a tal senha posta: “não consigo entra não nessa bosta, tô cansada, não tenho nada na geladeira, o que faço?”. Alguém sugere: “reinicia o celular”. Outra vem com uma dica: “Melhor horário pra entra e é de madrugada ou 7 da manhã”. Um amigo: “Eu não dormi essa noite, fiquei tentando a noite inteira, vou ter que ir lá na agência, não tem outro jeito, já tentei de tudo”. Por fim, a que postou suas dificuldades volta a desabafar: “Essa caixa ta cm palhaçada pk nao chega codigo nem um e nao mostra.porra nenhuma. Pra sacar. E mentira dizim ke iria ta na pagina de sacar não tem nd disso”. Outra amiga entra na conversa: “Tô tentando os do meu sogro e tbm não entra nem no aplicativo e nem chega código, tá um inferno”. Outro posta: “Tô desde as quatro da manhã tentando e nada”. Outra diz: “pode ser o seu celular. Será que não é ?”. Outra desabafa: “Meninas o mais foda e que a se a gente não entra na caixa tem, a gente não consegue ter acesso a esse carai de código pra saca”. Surge uma amiga com algo visto na TV: “tava vendo no jornal que eles tão querendo muda isso neh tomara”. Ela responde: “Tomara msm. Oq adianta o dinheiro tá lá, e agnte não conseguir pegar”. Tem quem sugere outra coisa: “Paciéncia vai la na assistência social”. Resposta: “Vou nada, quero o que é meu. É porque tem muita jente au mesmo tempo entrano aí fica assim”. Outro: “Gente e quem n consegui como vai saca”. Por fim: “isso tá uma porra”.

Isso tudo é coisa mais que séria, mas tem quem ironize, até para amenizar: “Caiu o Mandetta; Caiu o Moro; Caiu a Ludmilla; Só não caiu os 600,00 que ainda está em análise” e “Até o cadastro dos meninos da boca foi aprovado e o meu continua em análise”. O fato é um só, escrachado, escanacado e bem latente: o desGoverno com suas atitudes pouco convenientes amplia a proliferação do vírus e quando tem que atender aos mais necessitados, o faz com pouco caso. Não merecem um só elogio, são cruéis até a medula. Está mais do claro que, nos países de baixa renda e não tomando as medidas mínimas de boa conduta, isso significa que as pessoas vão morrer de fome. O presenciado é exatamente isso, as pessoas tentando não morrer de fome. De uma entrevista recente com Jim Yong Kim, ex- presidente do Banco Mundial: "Você está preocupado com o que acontecerá em países de baixa e média renda?". E ele: "Estou extremamente preocupado com o que vai acontecer na maior parte do mundo. Todo o mundo financeiro está de cabeça para baixo. Isso é claramente pior que a crise financeira global de 2007/2008. Está chegando perto da depressão global da década de 1930. E é possível que isso piore ainda mais". A íntegra, na Revista Nature, está, aqui: https://docs.google.com/…/1Yn8oM-qiol-z6WU0WyHQ4sx305X…/edit.

Expresso neste texto mais um pouco do meu absoluto desânimo com o descaso dos atuais governantes para com seu povo. Incontido, desde onde me encontro, a forma que tenho de continuar ativo é denunciando, expondo as chagas, cutrucando, provocando, mostrando, propondo algo diferente (vejam como a Argentina consegue algo completamente diferente, ótimos resultados) e de indignação em indignação, sei que sairei daqui mais revoltado, desgostoso e pronto para tudo. A luta se intensificará com os que hoje destroem nossos sonhos, o da possibilidade de um outro mundo.

O SENHOR INOMINÁVEL E DOIS TROPEÇOS NO DIA DE HOJE
Depois da fala de ontem, quando, na qualidade de presidente da República foi-lhe perguntado sobre o aumento do número de mortes, sua resposta, a esperada para sujeito tão desqualificado: "E daí? Lamento, sou Messias, mas não posso tudo". Boçal até não mais poder, dois fatos foram o devido troco para sujeito tão desajustado:

1.) Donald Trump quando junto do governador da Flórida, o questiona a todo instante da situação da continuidade dos voos aéreos para o Brasil. O motivo alegado por Trump, tão boçal quanto o nosso, mas nesse quesito sensato: "O presidente do Brasil é meu amigo, mas o país está agindo em contrário de outros países e lá ocorre um descontrole". Ou seja, perderemos nos próximos dias os últimos voos aéreos para os EUA. Até Trump percebe nitidamente o descompasso de nosso mandatário para com as devidas ações diante da pandemia.

2) Foi imposto o nome escolhido pelo mandatário para a Direção Geral da Polícia Federal, alguém muito próximo aos seus filhos, amigos íntimos e na sequência, com toda certeza, a paralisação das investigações para os crimes cometidos pela família. O nomeado já estava começando as INatividades. Hoje pela manhã, ministro do STF, numa atitude inolvidável, barra a nomeação e diz que a proximidade entre as partes poderá possibilitar ações nada recomendáveis para a boa condução de investigações em curso.

Na somatória dessas e outras notícias, creio, não existir mais dúvidas, algo em curso nas entranhas do sistema já definiram como não mais possível a sequência na iniquidade no Brasil. Se isso vai facilitar ou não o surgimento e endeusamento de um outro nome como provável Salvador da Pátria, isso já muito bem encaminhado, é o que veremos, mas no momento, vale muito os golpes no que precisamos descartar com rapidez: esse presidente se superando na irracionalidade.

ÀS PESSOAS QUE EU AMO QUE OPTARAM PELO CAPITÃO
EXISTEM DEFEITOS QUE SÃO IMPERDOÁVEIS

A história/poema de Baudelaire chamada “Os Olhos dos Pobres” expressa muito bem esse sentimento: tome aqui conhecimento dela. Eis o link: https://midianinja.org/news/as-pessoas-que-eu-amo-que-optaram-pelo-capitao/?fbclid=IwAR0DAH9Om7N3TcVdoNmYiypVMTQCG6EwCwiBcBkg6R8zh7a2ezzCE6O_Hqg

ESSES NÃO ME ENGANAM
A situação do jornalismo é triste. Mas a diferença entre imprensa tradicional e jornalismo alternativo, ao menos no quesito 'leitura de cenário', ainda é grande... "Foram encurralados: não há mais como 'fantasiar' diante de um Bolsonaro. Ocorre que o atrofiamento do aparato leitor foi tão grande, que sequer eles conseguem ser originais: precisam plagiar as análises já feitas pelos jornalistas desgarrados que optaram por não vender suas almas ao esquecimento." Eis o link: https://gustavoconde.blogspot.com/2020/04/eu-sei-o-que-voces-escreveram-no-verao.html?spref=fb&fbclid=IwAR27y1ashzOCDjwbR0NaybBz8ty2Yvg1iWho7yLt__iwaKi-Ec5Ry96BGGY

Nenhum comentário: