quinta-feira, 30 de abril de 2020

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (132)


FAÇA O QUE EU DIGO, NÃO O QUE EU FAÇO - DIANTE DE FALA DO SEGALLA, PRESIDENTE CÂMARA VEREADORES DE BAURU
Circula pelas redes sociais uma eloquente fala do atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Bauru, José Roberto Segalla, onde ele prega a desobediência civil à avessas, algo sui generis no ramo das artimanhas políticas. Eis o vídeo: https://www.facebook.com/JoseRobertoSegalla/posts/2676948079206452?. Ele num local protegido, fechado, com todas as garantias de segurança contra o coronavírus, máscara ocupando todo seu rosto, alerta o prefeito para a conveniência de deixar as recomendações da OMS - Organização Mundial de Saúde de lado, abra o comércio, dê uma banana não só para o governador Dória, mas para medidas de segurança e assim atenda os clamores do que prega as leis de mercado, com tudo escancarado. Guardião, o intrépido super-herói de Bauru se aproveita da imagem e diz uma palavrinha, não só para ele, mas para os que, exatamente no dia quando o país chega perto dos 500 mortos por dia, pregam pelo relaxamento das medidas restritivas:

"Meu caro nobre vereador, seu vídeo é no mínimo irônico, motivo de chacota pública, pois está envergando uma paramentada máscara, num local refrigerado, fechado, com todas as medidas de segurança e pregando que o outro faça algo diferente. Ou seja, sabe da gravidade da situação, está se cuidando, como se vê, mas quer que o outro corra todos os riscos. Maravilha de linha de pensamento e ação. Não poderia expressar melhor o que vai pela cabeça de muitos dos nossos governantes, os seguidores do ditado, faça o que eu digo, não o que eu faça. Seria divertido, se não fosse trágico, pois adversário político do governador, pelo que se vê, vendo-o crescer diante de atitudes minimamente corretas, pelo menos no momento, não lhe dá nem uma trégua pandemica e lhe tasca a pua até quando acerta. Muito fácil pregar a abertura, quando para tudo na vida pessoal ocorre ao contrário, pois até em audiência pública recém ocorrida na Câmara, tudo por vídeo conferência, cada um em sua residência, já para o povão, no caso, os comerciários, esses que enfrentem o rojão", diz Guardião.

Continua sua fala: "Isso serve também para o pessoal do SinComércio de Bauru, alguns articulistas como o senhor Reinaldo Cafeo, pelas ondas da 94FM, todos mais interessados na situação do comerciante, o lado empresarial, mas com poucos olhos para a situação do comerciário, o que atua na linha de frente junto ao público e para a pandemia em curso. Em muitos países, o que se vê são Governos agindo não só com Auxílios Emergenciais para o trabalhador e os menos favorecidos, mas também para comerciantes e empresários. Aqui não, nada se cobra do Governo Federal para que se tenham ações nesse sentido, mas insistem, justamente quando o país atravessa o pico do aumento dos casos de infecção, em ações onde a proliferação poderá ser devastadora. Pegar no pé do prefeito, algo normal, mas não no momento onde ele atua, em primeiro lugar para salvar vidas e não em atos de gabinete, com falas despropositadas. O ditado citado por mim até poderia ser outro, o Pimenta no dos outros é refresco, bem adequado para a situação. Se isso reflete somente a opinião do presidente, ainda não se sabe, mas ele na qualidade de mandatário na Casa de Leis bauruense, deveria assim como Bolsonaro quando faz suas patacoadas pelas ruas, pensar duas vezes, pois incentiva e insufla algo não só perigoso, como pode, lá na frente provocar o aumento da proliferação do vírus. Fala que não prega a abertura escancarada, mas propõe abertura para Dia das Mães, mesmo sabendo que com isso se perderia o controle. Lindo na fala de gabinete, execução descontrolada na prática. Já do restante da edilidade, seria de bom alvitre ouvi-los para ver se pensam a mesma coisa, enfim como disse Segalla, estamos mal servidos de governador, daí minha pergunta, e de vereadores?", conclui.
OBS.: Guardião é obra da arte do traço do artista Gonçalez Leandro, com escrevinhações do mafuento HPA.

Nenhum comentário: