sábado, 4 de abril de 2020

DROPS - HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (178)


HISTÓRIAS DESSES TEMPOS DE COVID-19*
* Reúno algumas delas e as publico ao logo do dia, leituras diferenciadas e ocorrências só possíveis a partir da necessidade do confinamento.

1.) Coronavírus deixa circo “preso” em Santa Cruz do Rio Pardo - Um pequeno circo está em Santa Cruz do Rio Pardo desde fevereiro, proibido de realizar espetáculos e sem condições de deixar a cidade, por Sérgio Fluery Moraes, diretor - reprotagem local.
https://www.debatenews.com.br/…/coronavirus-deixa-circo-p…/…
"Há quatro anos na estrada, o circo “Los Tatsch” chegou a Santa Cruz cheio de esperança. Outras trupes avisaram que a cidade tinha um bom público e, embora pequeno, o “Los Tatsch” sonhava com espetáculos de casa cheia. Logo, seus integrantes perceberam que desembarcaram numa data errada. Para piorar, pegaram a quarentena contra o coronavírus e estão estacionados no recinto da Expopardo, praticamente “presos” e sem condições de seguir viagem.
“Graças a Deus estamos com saúde. O que nos resta é esperar”, diz Antônio Carlos Marçal Oliveira, 45, que é professor circense e indiano de nascimento. No “Los Tatsch”, ele é o palhaço Piteco e também atua nos números de laço e chicote, pirofagia e até no trapézio", lia a matéria completa clicando no link junto ao texto.

2.) Coronavirus: una familia amenazada y hostigada por un barrio a causa de un rumor - El hombre fue llevado a un hospital por una úlcera. Cuando regresó, en el chat del barrio algunos audios aseguraron que tenía coronavirus y debía cumplir cuarentena, compartieron información privada de él y toda su familia, y alentaron la persecución. La Justicia investiga las amenazas, escrito por Soledad Vallejos, publicada edição de hoje do diário argentino Página 12.
https://www.pagina12.com.ar/257287-coronavirus-una-familia-…
Algo muito perigoso está em curso e por causa da desinformação, qualquer um apresentando ou não sintoma, mas podendo ser um provável transmissor se torna alvo, inimigo a ser combatido. A matéria expõe de forma bem nítida o avanço desse outro vírus, podendo também ser resumida numa frase: "Cronica de uma paranóia coletiva". Vale a pena o clicar no link junto a esse texto e sua leitura.

3.) "PANDEMÔNIO EM TRIZIDELA - Do interior do Maranhão a celebridade nas redes: prefeito xinga na tevê quem fura quarentena contra covid-19, ameaça jogar spray de pimenta e relata disputa por respirador alugado", na seção Anais da Pandemia, a jornalista Elvira Lobato, relata a história de uma pequena cidade no interior brasileiro, efeitos imediatos das pandemia na cabeça das pessoas, publicada no site da revista Piauí.
https://piaui.folha.uol.com.br/pandemonio-em-trizidela/
"De tempos em tempos, a cidade maranhense de Trizidela do Vale, com 21,5 mil habitantes, é engolida pelas águas do Rio Mearim. Neste ano, o drama se repetiu, e a cheia já é considerada pelos moradores a maior desde 2009. Escolas, igrejas, o estádio de futebol e até quartos de motel foram transformados em abrigos para 1.276 pessoas. Segundo a prefeitura, há outros 3.982 desalojados, em casas de parentes. Ao drama da enchente do Mearim, soma-se o espectro do coronavírus. O prefeito Fred Maia (MDB) está convencido de que a chegada da covid-19 é questão de dias. Na semana passada, ele chegou a anunciar na televisão que havia dois contaminados, mas os resultados dos exames foram negativos. Até o momento, não há comprovação de infectados", assim começa a história contada pela jornalista e merecendo ser lida num simples clicar no link acima.

4.) "As impressionantes histórias de duas profissionais de saúde em Wuhan - A médica Xia Sisi e a enfermeira Deng Danjing foram infectadas pelo coronavírus. Aos 29 anos, elas tiveram desfechos bem diferentes após o contágio", esse o título de matéria da revista Cláudia, edição virtual, publicada em 13/03, escrita por Julia Warken e após o jornal norte-americano The New York Times ter publicado matéria desvendando o desenrolar enigmático dessas duas histórias paralelas e com desfechos bem diferentes.
https://claudia.abril.com.br/…/as-impressionantes-historia…/
"A médica Xia Sisi e a enfermeira Deng Danjing eram semelhantes em diversos aspectos. Como qualquer profissional de saúde de Wuhan, as duas estiveram na linha de frente dos atendimentos aos contaminados pelo coronavírus. Ambas com 29 anos e mães de crianças pequenas. Em meio ao caos do contágio desenfreado, testaram positivo para o vírus. Infelizmente, apenas Danjing sobreviveu e Sisi não resistiu, mesmo estando bem abaixo da faixa etária de risco de morte", eis o começo da citada matéria, podendo a mesma ser lida completa no clicar do link acima citado. Enfim, "o triste desfecho da história de Xia Sisi é um quebra-cabeça para os profissionais que estudam o coronavírus e reforçam a complexidade da pandemia".

5.) "Prefeito de cidade de Minas Gerais decreta jejum para conter pandemia - Católico, Hermes de Souza Silva agradece a Deus pela ausência de casos no município de 15 mil habitantes", a notícia é do Correio Braziliense - Brasília DF, edição de ontem, 03/04 e nela algo bem peculiar dessa insólita junção de religiosidade, crendice popular e a pandemía espalhando, além do vírus, medo.
https://www.correiobraziliense.com.br/…/prefeito-de-cidade-…
"Se depender do prefeito de Alterosa, no Sul de Minas, Hermes de Souza Silva (PSB), o sábado (4) será de jejum e orações no município de 15 mil habitantes, para conter a pandemia de provocada pelo coronavírus. Em decreto assinado na noite de quinta-feira (2), ele recomenda à população "que dedique, nesse dia, a jejuar e orar a Deus, pedindo que tenha misericórdia do nosso município". Declarando-se católico "casado com uma evangélica", Hermes tomou a decisão espelhado na bíblia. "No livro sagrado, há muitas histórias de pragas que assolaram o povo, e, para acabar com o mal, foi necessário o jejum. Estou certo que só Deus poderá nos socorrer", diz o prefeito. "A pandemia está adoecendo e matando centenas de pessoas no nosso país", registrou o chefe do Executivo municipal em seu decreto", assim começa a matéria que pode ser lida inteira num click no link acima citado.

MAFUENTO CONVOCADO PARA INDICAÇÕES, EIS COMO PROCEDO:
UM PEDIDO E O ATENDIMENTO COLETIVIZADO - LEITURAS PELO VIÉS DA ESQUERDA
Primeiro o pedido feito a mim pelo whatts: "Boa tarde Henrique. É o X., TD bem? Sei que vc é um estudioso da esquerda e um fanático por política, gostaria de possível, que vc me indicasse literatura sobre a esquerda, seus movimentos, ideologia, política, enfim TD que puder, se tiver arquivos em PDF agradeço pois estamos isolados. Gostaria de aproveitar este isolamento pra ler e estudar mais sobre o assunto. Obrigado".

Gosto muito disso, dessa aproximação proveniente do isolamento a que estamos submetidos, enfim, todos temos agora muito tempo disponível. Ótimo ver alguns se interessando por áreas de estudo até então não navegadas. Escolher a mim para as indicações me envaidece, mas também me cria problemas. Não quero gerar indicações desprovidas de conteúdo, muito fraternas a mim, mas podendo não o ser no contexto geral. Seria de bom alvitre também tomar conhecimento antecipado do que essa pessoa já adquiriu de leitura sobre o assunto, para não sugerir algo muito leve ou mesmo pesado. Sem querer ofender, posso sugerir algo superficial e isso ofender suscetibilidades ou pelo contrário, algo mais consistente e afugentar o leitor antes mesmo de começar. Relacionei alguns, mas relutei em enviar antes de ouvir algo mais de considerados.

Enfim, a pergunta está lançada: o que indicar como leitura nesse momento de reclusão para iniciante em temática de "esquerda"? Deixo a pergunta no ar e peço, levem em consideração o fato de que, nesse momento as bibliotecas estão todas fechadas e as leituras deverá ser feitas em obras encontradas disponibiliadas para serem baixadas virtualmente. Conto com a ajuda de amigos(as) para poder fazer uma relação a contento e num curto espaço de tempo, pois não ocorrendo somente seguindo a minha visão de mundo, creio poderia ser mais ampla, abrangente e diversificada, depois não sou tão estudioso assim, muito menos fanatizado por política, como apregoa meu interlocutor, mas essa provável lista pode servir para infinidade de outras pessoas e isso me tocou.

Nenhum comentário: