sexta-feira, 10 de abril de 2020

AMIGAS DO PEITO (172)


SEXTA-FEIRA SANTA E O DISTANCIAMENTO
Quem melhor traduz o que vem a ser o que estamos passando nesse feriado dentro de nossas casas é Miguel Rep, com sua tira publicada hoje no melhor jornal impresso do nosso mundo, o diário argentino Página 12.


ESSAS MULHERES MARAVILHOSAS... E SUAS FANTÁSTICAS ESCREVINHAÇÕES
Escolhi quatro, mas poderia fazê-lo com outras tantas, tais os escritos produzidos por algumas delas nos últimos tempos. Escolhi daquelas que, como eu, não se seguram nas calças e pregam o reio, ou seja, tascam a quasca, descem a lenha, sentam a pua, escrevem como ninguém, fazem das palavras a extensão dos seus atos. Gostei demais desses quatro escritos, daí os reproduzo com a foto delas na sequência das publicações. Lindas por fora e por dentro:


1.) “Eu só fiquei curiosa pra saber qual foi o diagnóstico do Bozo que dr.Uip respeitou e não revelou!!!!! Estou me lixando com ideologias no que diz respeito a usar ou não essa droga!!!Se David Uip usou, a responsabilidade foi dele, mas como médico ele não pode administrar drogas que ainda estão em estudo, sem eficácia comprovada em pacientes com covid19, correndo riscos pelos efeitos colaterais, simples assim!!!! Espere médicos e cientistas darem o sinal verde!!!!E qto ao Bozo, se realmente omitiu seu exame positivo, cometeu crime, transitou livremente no meio de muita gente e transmitiu o vírus!!! QUERO SIM que isso se esclareça!!!! Não que ficaria surpresa, pois irresponsável eu já sei que ele é, mas queria que o mundo soubesse também dessa nova faceta dele!!! (...)Em tempo, torço demais pra que médicos e cientistas decidam que ela é realmente eficaz contra esse vírus !!!! Eu prefiro ainda ficar o mais reclusa possível e esperar que a ciência decida o melhor a ser feito para todos”, Shalimar Nogueira Angerami em comentários no seu facebook, em 08/04.

2.) “O Mandettão da Massa, ficou quietinho vendo Biroliro falar várias asneiras sobre a pandemia e só tomou medidas q vão de encontro ao que diz a OMS, qdo governadores tomaram a frente e a mídia começou destrinchar sobre o que tava acontecendo no mundo. Antes disso, ele já tinha ferrado com a pesquisa no Brasil, cancelou junto com Biroliro o contrato com os médicos cubanos, ficou quietinho sobre o fim do DPVAT q enviava recursos pra saúde e tenta desmontar o SUS em favorecimento aos planos privados desde qdo temer era presidente, votando pra congelar recursos pra saúde. É um safado que hoje finge ser defensor do SUS desde criancinha, pq todo mundo sabe que a memória dos brasileiros não tem boa fama! (...) Estamos fudidos. Cada dia mais eu sei que tenho mais medo desse governo do que da doença propriamemte dita... Sinto medo sim, mas não da morte, sinto medo da fome que muitos irão passar, medo da tristeza dos que irao ficar e não poderão nem velar os seus entes queridos. E o governo está literalmente fazendo de tudo para isso acontecer. Um grande projeto de morte coletiva, genocídio. Deveriam denunciar esse nazista para ONU , ou algum outro órgão. Ele deveria ser julgado por crime contra a humanidade!”, Bia Bassan em seu facebook de 10/04.

3.) "Não me interessa qual o nome do remédio, importa é que cure e que todos tenham acesso. Inclusive ao hospital, ao medico, a receita, ao exame e ao remédio em si..
Morreu uma senhora hoje em Bauru não foi covid, foi por falta de vagas....
Estamos fazendo 35 exames para cada milhão de habitantes, vocês tem noção em quem se faz esses exames? Quem está internado e tem recursos, todos eles...
Quando o vírus chegar nos locais mais pobres da nossa cidade e do Brasil, irá faltar até como carregar os corpos. Sabe por que? Por que não terão medicos, não terão exames, e não terão acesso ao remédio...
Isolamento social, ead, mascaras, álcool gel, tudo saidinha para quem tem acesso. O resto é discurso.
Simples assim", Tatiana Calmon Karnaval em seu facebook 09/04.


04.) “Situação em Bauru/SP:
* Casos confirmados: 06
* Suspeitos: 201
* Descartados: 30
* Recuperados: 0

* Óbitos: 1
* Caloteiros: 160.814
* Fofoqueiros: 140.962
* Fazendo caminhada na Getúlio Vargas: 2.347
* Esquecendo de dar a seta: 192.876
* Brigando por política no face: 81.287
* À toa no Facebook lendo besteira: 95.321
* Estão fazendo quarentena na rua: 101.300
* Pescando: 15.790
* Mães doidas c/ as crianças em casa: 107.245
* Pessoas se programando para entrar em supermercados lotados: 10.345
* Pessoas assistindo a Live do Jorge e Mateus: 195.344
* Professoras que viraram Youtubers: 56.822
* Marido brigando com mulher ou vice versa 157.432.
* Novos especialistas em Corona Vírus: 91.890
Em breve atualizaremos os números:
Tchau, obrigado”, Rosângela Barrenha, publicado em seu facebook 09/04.

ALGO DO QUE LEIO

COMO FOI E SE DEU O DESMONTE DA CIÊNCIA NO PAÍS - RADIOGRAFIA DO NEUROCIENTISTA SIDARTA RIBEIRO
https://piaui.folha.uol.com.br/materia/ciencia-em-krakatoa/


Cito novamente um artigo da última edição da revista Piauí, pois essa de abril 2020 está realmente sensacional, leitura obrigatória para todos os confinados com algum gosto pela leitura. Cito esse, o "Ciência em Krakatoa", do neurocientista Sidarta Ribeiro, pois comecei a ler o textão ocupando sete páginas da revista e ao não terminá-lo até o momento de me deitar, perdi o sono, acordei por volta das 2h da manhã, cabeça revolta. Retomei a leitura, terminei, chorei sózinho na cama e demorei um outro bocado para conseguir pegar novamente no sono, tal a angústia a que fui acometido. O cientista traça um sério perfil de como se deu toda a introdução científica no país, desde os primordios, os primeiros passos, comentando cada avanço, chegando aos tempos de Lula, quando afirma terem sido os de maior avanço e progresso científico, para depois, já com Dilma começar a derriçada e tudo ir pro beleléu com Temer e Bolsonaro. Muito doloroso ir viajando junto do autor, relembrando as pessoas que tanto fizeram pela ciência no país e depois, cairmos na situação atual. "O Brasil vive um transe que mistura Monty Python e Sexta-Feira 13. O que será de nós quando isso acabar, o que faremos com relação a novas epidemias?", a pergunta no subtítulo, mas muito mais no seu interior.

Quando comenta o período 2203 a 2010 o faz assim num trecho grifado por mim: "A ciência finalmente começava a expressar com nitidez seu gigantismo potencial de transformar o Brasil num país desenvolvido, equânime no acesso a uma vida digna, ambientalmente responsável, exportador de produtos e processos de alto valor agregado, apto a investir e reinvestir seus melhores recursos na educação do povo para assim livrar-se do cachimbo que há quinhetos anos lhe entorta a boca: o arraigado colonialismo das trocas profundamente desiguais, tanto dentro da nação quanto no plano mundial". Logo depois, quando analisa o perído de 2019 a 2020 é abatido por algo sentido por todos nós: "Infelizmente, nada é tão ruim que não possa piorar. No governo de Jair Bolsonaro, a ciência - como tantas outras esferas da sociedade - sofreu ataques cáusticos em todos os níveis. Os recursos para a área de ciência, tecnologia e inovação regrediram aos níveis de vinte anos atrás, com perda total dos ganhos obtidos na primeira década". O entristecer se dá pelos detalhes que vai dando de cada área da ciência, a ponto de concluir que "o risco que corremos ao abandonar a ciência é não haver futuro próximo, quem efetivamente seja apto a solucionar tais problemas. Corremos o risco de perder contato com a ciência mundial, até o ponto de já não conseguirmos nem ao menos compreender os avanços mais recentes".

Chorei muito e ainda choro, pois a leitura se tornará de cabeceira e a espalho como vírus entre os conhecidos acadêmicos, professores, alunos, interessados pelo futuro deste país, pois não havia ainda lido uma radiografia tão minuciosa do que de fato se passa nas entranhas da perda de tudo o que foi tão duramente conquistado. O Brasil caminha com esse desGoverno no poder a passos cada vez mais largos rumo ao fundo do poço, disso não tenho a menor dúvida. Conhecer isso a fundo, em detalhes provoca uma dor sem fim, dessas dilacerando não só mente e coração, mas tudo. Estou desde já, aumentando e muito meu estado de profunda depressão. Me avisem como faço para sair disso tudo, se é que existe saída possível?

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK MULHERES:
Shalimar Nogueira Angerami - Oi,Henrique, se vc achou bom,já valeu pra mim 😊Naquela noite a minha tolerância já tinha zerado!!!Está difícil demais,estamos só nós dois isolados aqui, sem os filhos e netos,fazendo tudo certo pra que esse pico da doença não exploda,sabemos que tem que ser assim e suportamos bem.Mas agora já não consigo mais ler e me calar,não suporto mais!!!!Boa noite amigo,se cuide,fique bem,precisamos de você !!!
Um grande abraço 😘


Bia Bassan - Henrique Perazzi de Aquino meu querido amigo.... Obrigada por compartilhar das minhas loucuras escrivinhadas nesse face... Eu tenho estado tão triste com toda a situação que estamos vivendo nesse pandemônio que se chama Brasil, que a única coisa que me deixa mais calma são os meus pensamentos literários... Espero que a gente consiga passar por tudo isso e ainda poder sorrir lá na frente. Um grande abraço companheiro !

Marcia Pestana Mota - Parabéns, Henrique 👏🏽👏🏽👏🏽
Escolhestes quatro mulheres que são nosso orgulho por sentirmo-nos representadas com suas biografias.
Gratidão a vida que nos presenteou com suas existências 🙏🏼! Que sejam longas(suas existências), com saúde, alegrias e partilhando seus saberes por muitas e muitas gerações 🙌🏼😘😘😘😘🌻🌻🌻🌻

Sonia Mauricio - Essas mulheres são fantásticas👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Tatiana Calmon Karnaval - Obrigada amigo enclausurado