quarta-feira, 1 de abril de 2020

FRASES (195)


O PENSAMENTO DE TIÃO CAMARGO - BOLSOMÍNIONS O ESTÃO MALTRATANDO PELAS REDES SOCIAIS*
* Ressalto quem posta algo coerente e de forma corajosa no facebook.


Escolho um desses e aqui junto suas frases, postadas ao longo desses dias de reclusão, sem ordem cronológica. Tião Camargo é hoje instrutor no SEST-SENAT, muito conhecido como dono de auto-escola, sendo também dos pioneiros na tentativa da implantação das rádios comunitárias em Bauru, exímio tocador de viola e hoje, de sua casa, comanda uma rádioweb (www.saudadesertaneja.com.br), só com música sertaneja raiz. Militou por algum tempo no PT, hoje não mais, porém, mesmo sem partido no momento, continua coerente e dentro de linha de ação progressista. Nesses dias, todos os que podem em suas casas, cumprindo a quarentena e dele, algo a ressaltar, a publicação de frases curtas, diretas e retas em sua página pessoal no facebook, onde tenta criar um diálogo dentro de algo recomendável. Na maioria das vezes, o resultado é satisfatório, mas por outro, se depara também com muitos bolsomínions querendo conturbar o ambiente e misturando alhos com bugalhos. Escolho algumas dessas frases para demonstrar a boa atitude do radialista Tião Camargo:

- "Eu acredito na Ciência".
- "Eu estou aposentado há 24 anos, mas nunca deixei de trabalhar. Atualmente trabalho, em regime terceirizado, na área de trânsito, em dois lugares. Todo meu trabalho está suspenso, claro que o pagamento também. Estou começando a gostar de ficar em casa e a perceber que é possível viver com menos e trabalhar pouco. Se eu escapar dessa, acho que não vou trabalhar mais".
- "Nesse momento, não sei o que pior para o Brasil: se coronavirus, se Bolsonaro".
-"No Brasil não existe nenhuma proibição para que as pessoas não saiam na rua; existem recomendações. Se você não precisa sair de casa, não saia; deixe o espaço para quem não tem esse privilégio".
- "Novamente: eles não falam a mesma língua (Bolsonaro e o Ministro da Saúde)".

- "Aqueles que concordam com Presidente da República, sigam-no, mas fiquem longe de mim e dos meus".
- "Gente, eu para ficar longe de mim aqueles que querem continuar seguindo vida normal. Ficar longe de mim fisicamente. Eu estou há mais de uma semana longe dos filhos e das netas, pessoas que amo. Inclusive, orientado por eles que só querem meu bem. Não pedindo para meus amigos e seguidores do facebook ficarem longe de mim".
- "Acabei de ver, na TV Record, a entrevista do Ministro da Saúde. Para que não digam que vi na Globo, que estou seguindo a Globo, deixo aqui minha opinião sobre a fala do Ministro Mandeta: não falou nada com nada".
- "Por acaso os governadores do RS, SC, SP, RJ, MG, GO, são petistas?".
- "Respeitemos as opiniões contrárias".
- "Se Cuba descobrisse o remédio ou a vacina contra o coronavirus os bolsonaristas tomariam?".
- "Discordar, protestar, discutir, são direitos de todos, mas ofender àqueles que pensam diferente de você é ignorância".

- "Bom dia! Eu lavo minhas mãos!".

Resumindo. Dias atrás, um amigo me liga só pra dizer que deveríamos todos ver o que o Tião estava escrevendo, pois bolsomínions estavam invadindo sua página e o agredindo. A ideia era responder a altura. Fiz em algumas participações e com esse post reverencio quem continua sendo o velho e bom Tião de sempre, claro, límpido e ciente de estar fazendo a coisa certa.


A PANDEMIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS:

ESSA É PRA ACABAR...
Desço agora pela manhã no elevador do prédio onde moro e junto de mim um vetusto senhor:


- O senhor não foi aquele que ficou ontem gritando "Fora Bolsonaro" da sua sacada? Que papelão, não é o momento para isso.

- Como não - respondo. Pra mim sempre foi, está mais do que evidente a ineficiência, despreparo deste ser, totalmente desacreditado e ridicularizando o país, além de suas ações totalmente contrárias a tudo que é recomendável se fazer no momento.

- Ele não é ruim, precisamos ter calma e pensar em nossos negócios, - tenta argumentar.

- Os negócios para gente como o senhor, morando tão bem, devem ser a da aceitação de algum prejuízo, temporário, nada que lhes afetará o que já possui. O pensamento agora é nas pessoas, na vida delas, fazendo com que o Governo federal assuma sua parte, a de garantir a vida de quem não pode. Eu e o senhor devemos é permanecer aqui no bem bom, reclusos e em quarentena. A Renda Mínima chega para suprir isso, obrigação do Estado, algo pelo qual Bolsonaro terá que assumir na qualidade de ainda nosso presidente.


- Mas isso é comunismo?

- Sei lá que nome é isso, mas fui criado não pensando em mim, mas na coletividade e assim prossigo. Se o senhor pensa diferente, está apoiando a pessoa certa, esse que hoje destrói com o país. Se quer saber, logo mais, hoje, amanhã e enquanto esse demente continuar na contramão do planeta, estarei na minha janela, batendo panelas. Eu faço a minha parte e a sua, como sei, é permanecer quietinho, de preferência de bico fechado, como deve ser, para sobreviver a isso tudo. O presidente que apóia não cumpre, mas vejo na sua ação, também não o levar muito a sério, pois não sai mais na rua pra nada.

Emburrado, me virou as costas e saiu batendo os pés.
Em tempo: O panelaço na minha varanda continuará.

ALGO MUITO PESSOAL

APRENDENDO A COZINHAR

Eu tento, erro muito, sigo em frente, bom aprendiz, aluno curioso, seguindo orientações aqui de quem conhece. Ontem foi o dia de assar pães. Segui rigorosamente a receita, ficou bom, mas não como deveria. Também queria o que, acertar logo na primeira. 

Deu pro gasto, comemos e já pensamos em ouvir mais alguns especialistas, como o amigo Oscar Fernandes da Cunha e ir seguindo as regras, conspirando aqui de dentro do bunker, escrevinhando e labutando na cozinha. Quando tudo terminar, se terminar bem, espero algo mais consiga ter conquistado e isso deverá acontecer aqui dentro do quadrilatero de minha cozinha. 

Ana Bia Andrade faz o que pode, mas esse velho ateu já não tem a mesma atenção de antes, seus chips já não gravam tudo com a facilidade de antão, algo já enferrujou, diria, engripou. 

Sigo tentando e também batendo panelas.

2 comentários:

Anônimo disse...

O melhor é virar as costas e sair, estou fazendo isso! Se der pra argumentar, tudo bem, se vier com pedra, tchau! Hoje no pág do MST veio um comentar bobagem, massacraram o cara, mostrei pra ele alguns feitos do MST, de fontes inquestionáveis, e ainda falei pra ele pesquisar mais e q desejava bons estudos, ele me agradeceu e disse q ia ver os posts q coloquei pra ele! Voilá! Me senti super bem!!Viva seu Tião!
Marisa Fernandes

Anônimo disse...

Bom dia!
Todos, sejam lulistas bolsonaristas, esquerda direita, etc., que reagem às publicações e comentários com ofensas pessoais e/ou palavrões serão excluídos do meu facebook. Quem parte para ofensas pessoais, principalmente com palavrões, são pessoas que, sem argumentos, apelam pera ignorância. Estou mesmo precisando abrir espaço para novas solicitações de amizade, assim devo e aproveito para dispensar os inúteis.
Como já disse, a discussão e importante desde que feita com respeito. Para alguns, o Lula pode ter sido o pior de todos os presentes, para outros, o contrário; da mesma forma o Bolsonaro. Respeitemos, pois!
Tião Camargo