quinta-feira, 2 de abril de 2020

ALFINETADA (189)


CINCO TEXTOS, TEMAS MUITO PRÓXIMOS UM DO OUTRO, TUDO JUNTO E MISTURADO
1.) SEGUE O JOGO, MAS A GENTE PODE PERDER E DE VIRADA
No sábado a noite acordo no meio da noite com uma barulho vindo lá da rua. Abro a janela e vejo um bando de jovens reunidos na praça aqui defronte, todos festando, quase bailando, com comidinhas variadas (a maioria do Habib's e corotes). Isso tudo é mais que normal em dias normais, mas não nesses. Sei não serem os únicos. São os tais que ainda não assimilaram a grandiosidade da coisa em curso. Na manhã de segunda, anetceipamos aqui em casa a compra do mês e vamos ao supermercado bem cedo, tão logo abra, 8h. Procuramos fazer tudo dentro do recomendado, mas por lá muitos velhos (da minha idade pra cima) e a maioria acompanhados de seus filhos, jovens de trinta anos, essa a média. Não conseguem permanecer em suas casas e desta forma, continuam se arriscando pela aí.

Ontem meu amigo Tauan Mateus posta algo sobre o tema e aqui compartilho: "Tive que sair pra comprar comida... de curioso passei na Getúlio. Enquanto a gente está estoicamente fazendo a nossa parte, em prisão domiciliar, a classe média do Jardim América não abriu mão do footing. Todo mundo aglomerado, andando de um lado pro outro, como em qualquer outro dia normal (quantos ali fizeram um rolê nas oropa recentemente?... a puliça não vai lá tratar ninguém com truculência, mandar pra casa)...". Os que ali circulam, imensa maioria, o fazem para se mostrar, serem vistos, comentados entre eles e pelo visto, nada parou. Tem muita gente persistindo e insistindo em achar mais importante ali estar, do que se trancar e não ser mais visto.

Junto tudo isso, excluo das conclusões os tantos que são obrigados a sair de casa diariamente para continuarem trabalhando ou mesmo, tentar ganhar algum, de alguma forma e jeito e concluo que, "Bauru é uma versão ruim da Macondo", do Gabo. Li isso e compartilho, essa cidade "sem limites" é mesmo surreal, mas no presente momento, pelo que vejo isso não é prioridade nem exclusividade só nossa. A nau dos insensatos segue apostando que com "eles" não vai acontecer nada. E muitos, incentivados por esse mais do que incompetente presidente, continuam uns sem entender nada e outros se achando. Veremos onde isso tudo irá desembocar...

2.) DE TUDO O QUE LI ATÉ AGORA, DESTACO ESSE TEXTO DO MARCOS NOBRE, "CONTAGEM REGRESSIVA"
Ainda não tínhamos o coronavírus nos nossos calcanhares, mas a preocupação já existia com outros infindáveis males e Marcos Nobre, professor de Filosofia na Unicamp, escreveu um belíssimo texto na revista Piauí, edição de dezembro de 2019, o "Contagem Regressiva - A responsabilidade do campo democrático para evitar a catástrofe" (eis o link: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/contagem-regressiva/), o qual comento, compartilho, transcrevo, busco ampliar a discussão do que pode rser feito realmente de fato e de direitos pelos tais considerados como "campo democrático" neste país, para na junção de forças, deixando de lado muito da amargura, facadas ao longo do percurso, pois sem estarmos unidos, talvez o grande mal, Bolsonaro e tudo o mais instalado no poder junto dele não saia de lá e, na sequência, um país cada vez mais autoritário, prepotente, excludente e criminoso. O link já está citado e merece a leitura nos seus mínimos detalhes. Fui juntando aqui algumas frases, grifadas com caneta marca texto (tudo que leio pinto dessa cor) e as publico, como forma de ampliar ainda mais a discussão sobre como ainda podemos (logo mais, talvez não mais) nos unir pelo objetivo em comum. Sim, essa união é também um Frankenstein, masse nem ela for possível, o que virá não poderá ser imensamente pior?, são perguntas lançadas pelo autor e aqui colocadas para discussão. Eis meu destaque:

- JB desde que se elegeu, tem apenas duas preocupações: evitar o impeachmente e se reeleger. A tática para atingir seus objetivos é a mesma: manter o sólido apoio de uma parcela do eleitorado que não é minoria, mas que é grande o suficiente para resistir a um impeachment como para chegar ao segundo turno em 2022".
- "O objetivo real de Bolsonaro é destruir a democracia. (...) Bolsonaro pode tentar um golpe antes de 2022. (...) Acredito que, pelo menos por enquanto, as condições para um golpe nã oestão dadas e que está mantido o roteiro de destruição da democracia pela via eleitoral".
- "O que Bolsonaro prometeu em 2018 foi exatamente isso - destruir as instituições democráticas. (...) O liberalismo que ele abraçou é meramente econômico - Bolsonaro tem ojeriza ao liberalismo político. (...) É um governo liberal na economia e antilebral em política".
- "Para ele, as instituições democráticas e a convivencia democrática na vida cotidiana são "ideológicas" e "de esquerda". (...) É um liberalismo autoritário, um Frankenstein político. (...) Uma democracia reduzida ao voto não precisa de imprensa livre, Judiciário independente, escola que fomente a tolerância, Legislativo que fiscalize, movimentos sociais de contestação, autocontrole democrático da burocracia estatal".
- "...pretende eliminar a diversidade no fomento à cultura e os controle institucionais penosamente conquistados ao longo da redemocratização. (...) ...aparelhando o Estado com o máximo de adeptos do autoritarismo que conseguir. (...) É visível a tentativa de construir um dispositivo cultural de extrema direita para chamar de seu. (...) Bolsonaro tem de convencer seu elitorado mais fiel de que a revolução conservadora apenas começou".
- "O Brasil é um país governado por um presidente de extrema direita que sinalzia o tempo todo sua intenção de instaurar um governo autoritário na primeira oportunidade. (...) Mesmo quem considera que a situação é gravíssima age como se estivéssemos diante de um governo normal. (...) O resultado é uma paralisia da ação que pode colocar tudo a perder".
- "Continuamos a subestimar o atual presidente e as chances que tem de realizar seu projeto autoritário. (...) Bolsonaro age sempre como se estivesse acuado, encurralado. E acreditamos. (...) mesmo porque - assim continuam os mantras da preguiça mental que tomou conta de nós nos últimos tempos. (...) ...todas as forças políticas continuam a fazer cálculos meramente eleitorais, sem levar em conta que é a própria democracia que está em risco. (...) Como se estivéssemos diante de uma simples alternância no poder".
- "O discurso nacionalista, o religioso e o tecnocrata se uniram para abolir de uma tacada o lento trabalho constitucional realizado nos últimos 31 anos pela sociedade e pelos três poderes. (...) Bolsonaro apresentou um projeto de reformulação de cima para baixo do país e não foi ouvido pelo 'sistema'".
- "O que é necessário para um acordo mínimo entre as forças que não apóiam Bolsonaro possa acontecer? (...) ...o que é necessário para dar o primeiro passo para evitar a catástrofe, para que forças políticas adversárias, mas dispostas a manter a democracia, aceitem simplesmente sentar para conversar? (...) ... se a convergência em torno de um acordo mínimo em defesa da democracia não começar a ser construída desde já, a democracia já perdeu".
- "O atual presidente conta com a divisão no interior do campo democrático, aposta que continuarão dinamitadas todas as pontes entre as forças deste campo. (...) Só tem chance de realizar seu projeto autoritário se as forças democráticas não forem capazes de chegar a um acordo para isolá-lo".

3.)
DESCULPA EM CIMA DE DESCULPA E O AUXÍLIO AO POBRE NÃO É ASSINADO
O que esperar de alguém como Bolsonaro? Nada além do que tem feito. Aliás, ele veio para isso mesmo. Quem o colocou lá foram também muitos dos que hoje ele vira as costas. Esses, os menos favorecidos, votaram nele pelo impulso, sem ao menos ter tido condições de conhecê-lo de fato. Hoje, quando o país todo aguarda uma decisão sensata de seu presidente, após deputados e senadores já terem aprovado a toque de caixa o auxílio aos desvalidos deste país, ele renega, posterga, inventa desculpas e vai empurrando com a barriga. A última é que poderia ter problemas no futuro, quando seu desGoverno poderia ser inquerido por desvios de conduta. Todos os juristas, o próprio STF desdisse o salafra, mas ele insiste, pois sempre agiu assim, atua no limite da pressão. Só assinará quando estiver no limite, quando não houver mais jeito, encurralado e sem outra saída, daí ainda buscará uma honrosa desculpa e poucos o questionarão. A demência deste cidadão alcançou níveis não só insuportáveis, intoleráveis, como desgastantes e totalmente fora de qualquer padrão e sentido para um homem público com algum resquício de decência. Segurando de assinar o auxílio a quem mais precisa e já tendo assinado outro decreto, esse para favorecer empresários, ele mais um vez mostra a que veio e a quem serve. Esse não é ruim, e sim, perverso, maldoso, doente, cruel e insano. Destrói todas as instituições brasileiras e em seu lugar, com a terra arrasada, espera alcançar o seu objetivo maior, que é o de sem mais nada que o impeça, ser o imperador do Brasil e daí, impor ao seu bel prazer o tudo o que está guardadinho dentro dessa mente doente. O Brasil precisa o quanto antes se livrar desse perigossíssimo personagem. Eis o link da matéria de Carta Capital: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,auxilio-emergencial-a-informais-aguarda-ha-48-horas-na-mesa-de-bolsonaro-para-sancao

4.) QUILOMBOLAS DE ALCÂNTARA - MA, EM VIAS DE EXPULSÃO
A cada dia uma notícia estarrecedora na continuidade desse desGoverno do capiroto Bozo. Ontem, 1º de Abril, Dia da Mentira, aqui pelo facebook, uma nota me chama a atenção: "Poderia ser mentira de primeiro de abril, todos nas ruas, bares, restaurantes, parques, shoppings e futebol, aí que saudades do futebol. Mas não é. Estamos vivendo exatamente este pesadelo, pessoas morrendo pelo mundo inteiro e hoje exatamente hoje, no meio da pandemia,o governo Bolsonaro admite que removerá quilombolas. E tem negro que votou nele e tem várias pessoas que acham que ele não é racista! Mas este vírus veio para fazer o ser humano melhor, tem gente postando isso e outros mesmo sem postar acreditam nisso! Outros ficam jurando amor ao mito e xingando a Globo. Mas quilombolas sendo removidos não é notícia de primeiro de Abril é verdade!!!", Luiz Augusto Alves, o publicitário e homem de comunicação Guto Calazans.

Achei que o momento era dos mais inoportunos e fui conferir. É a mais absoluta verdade. O capiroto entregou a base de Alcântara MA aos norte-americanos e como parte do maldito acordo feito entre as partes deve estar a de fazê-lo com porteira fechada e sem ninguém por lá, ou seja, os quilombolos, habitantes do lugar desde muito tempo, autênticos proprietários por qualquer usocapião possível, serão obrigados a deixar o lugar. Vai ser um ato de violência sem precedentes na história da humanidade. Vejam esse link, com recente matéria sobre o assunto, publicado na página da RBA - Rede Brasil Atual: https://www.redebrasilatual.com.br/…/quilombolas-alcantara…/.

Das duas uma, ou a gente coloca esse insano para correr o quanto antes ou não vai sobrar nada deste país. Não existe outra opção. Fui ler e me inteirei da justificada ira do negro Gutão, em mais essa investida contra o que ainda resta de focos de resistência no país.

5.) RIR PRA NÃO CHORAR - CUECA DE MÁSCARA, IDEIA DO CELSÃO
Celsão Hippie dando o seu jeito e propondo a cueca bem lavada como máscara para se proteger do coronavírus - Ele mostra na prática como se dá todo o processo de colocação da máscara na fuça, mas recomenda que antes a lavem adequadamente. Eis o link com a sugestiva ideia: https://www.facebook.com/celsao.hippie.1/videos/124055739210835/

Nenhum comentário: