domingo, 26 de abril de 2020

CENA BAURUENSE (201)


MOSAICO BAURUENSE ATRAVÉS DE POSTAGENS DIÁRIAS DESTE HPA*
* Com ajuda de colaboradores, pois mafuento se encontra de quarentena, confinado em lugar incerto e não sabido.
01. Dia 13.04.2020: Domingo, feira dominical da rua Gustavo Maciel, em sua quadra 5, a famosa banca de ovos do Moisés Luceli Bastos e esposa Lu, promovendo todas as adaptações recomendadas para continuar atendendo e lá na frente, quando tudo isso passar, poder continuar fazendo uso do lema que o move, o da "feiraterapia".

02. Dia 14.04.2020: Paulo Ribeiro Jr., morador ao lado do Cemitério do Jardim Redentor envia fotos e comentários sobre a movimentação desses dias: "Eu moro próximo ao velório do jardim Redentor, raramente estão velando os corpos, o cemitério fica em funcionamento, porém com os portões fechados e uma viatura sem identificação fica lá dentro até umas 21h e umas pessoas com uniformes marrom, um macacão igual de piloto de avião, só abrem para receber os enterros. O portão central está sempre fechado, mas o entra e sai é grande e fica até tarde, moro aqui há 40 anos nunca vi isso. Hoje homens trabalhando embaixo de chuva, portões fechados, estão medindo uma área que era destinada a enterros de indigentes". São os tais preparativos para a enxurrada de mortos previstos para os próximos dias na cidade.

03. Dia 15.04.2020: "Acabou a pandemia e ninguém me contou", fotografa e escreve Luiz Augusto Alves em seu facebook, olhando pela janela e questionando pelo fato de voltar a ver as ruas do centro com intensa movimentação, cheias de carros e pessoas.

04. Dia 16.04.2020: Fila na rampa entrada da agência central dos Correios, na rua Gerson França, demonstra a necessidade de algo ali ser feito mesmo em tempo de pandemia.

05. Dia 17.04.2020: "Já ouviu falar do respirador mecânico? Então, somos nós Fisioterapeutas que monitoramos e ajustamos diariamente os parâmetros deste aparelho e que estamos na linha de frente dentro das UTIs, 24 horas, junto com os demais profissionais intensivistas (médicos e enfermeiros). Parabéns a todos os colegas intensivistas, em especial aos fisioterapeutas", frase de Celio Daibem, hoje aqui homenageado, um dia após a troca do ministro da Saúde e ressaltando sempre a importância de todos os profissionais na ponta, na linha de frente, correndo todos os riscos, como ele e tantos outros, a maioria anônimos, os tais imprescindíveis destes tempos.

06. Dia 18.04.2020: Algo mais adicionado ao cenário do Cemitério Municipal do Jardim Redentor, o abrigando os populares, um enorme freezer em formato de containner, local para acondicionar os que falecerão em decorrência do descaso com as medidas de isolamento social na cidade.

07. Dia 19.04.2020: Doriléia Cristina Ramos posta uma foto do domingo passado, Feira do Rolo, quando o local estava praticamente às moscas, só os feirantes envolvidos com questões alimentares no local e o que deve estar se repetindo neste dia. Respeito ao determinado pelos Todos em Casa. E como esteve no dia de hoje?

08. Dia 20.04.2020: Vigilantes da empresa de segurança Protege, em sua maioria oriundos do meio militar, em foto postada ontem no facebook, defronte o local de trabalho e deixando bem claro as intenções destes no atual cenário brasileiro.

09. Dia 21.04.2020: Numa esquina qualquer da Zona Sul bauruense, solitário sorveteiro percorre ruas vazias, acionando sua conhecida buzina, vã tentativa de continuar amealhando algum para sua sobrevivência.

10. Dia 22.04.2020: Em foto de Malavolta Jr, do Jornal da Cidade, ato evangélico junto da bandeira nacional, no alto na avenida Nações Norte, pastora se ajoelha e ora, diante de outros à sua volta, todos percorrendo pontos da cidade, acreditando na força da reza e, assim quebrando a quarentena orientada como melhor foma de reduzir o contagio do Covid-19.

11. Dia 23.04.2020: "Amigos tudo que tínhamos montamos e levamos ontem, ainda falta muita gente para atendermos, se cada um doar um grão ninguém passará fome... Faça sua doação, rua Vereador Antonio Ferreira de Menezes, 1-87 Vila Falcão ou me ligue 996755495", esse o recado de Maria Ines Faneco, com a foto de sua calçada abarrotada de cestas básicas, prontas para serem distribuidas na periferia da cidade de Bauru.

12. Dia 14.04.2020: Cecília, dona do supermercado Tobaro, Jardim Brasil, praticamente funcionando com parentes e dois funcionários, outros afastados pelo risco, segue na quarentena atendendo com horários reduzidos, não abrindo mais aos domingos, fechando para o almoço e tomando o maior cuidado com as medidas de segurança diante do que sabe, ser coisa mais que séria.

13. Dia 25.04.2020: Pelo sim, pelo não, prós e contras, temos um bom Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Antonio, atuante, disposto e querendo acertar, como ontem, visto aqui numa imagem reproduzida da TV, quando da inauguração do PAC - Posto Avançado Covid-19, junto ao PS Central, de onde nenhum paciente sairá do local sem saber se tem ou não o vírus.

14. Dia 26.04.2020: Mais de 4 mil mortos pelo coronavírus no país pelo COVID-19 e carreata patrocinada pelo SinComércio sobe e desce a avenida Nações Unidas nesta manhã de domingo, puxada por caminhão de som, apregoando serem "10 mil empresários e 38 mil colaboradores", propondo a abertura do comércio, desleixando medidas de segurança para o período.


Nenhum comentário: