segunda-feira, 13 de abril de 2020

O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (85)


CANSADOS DOS MÚSICOS EM CIMA DO MURO - SENTIDO DESABAFO E QUERENDO DIALOGAR
ILUSTRAÇÃO DO POST DO MARCO BELINASE.


“Músicos que ficam "em cima do muro", não se manifestam de que lado estão, ficam só curtindo os posts, mas não quer dar a cara a tapa.
Ficam só dentro da trincheira, escondidos, enquanto os outros saem na batalha pelos direitos.
A hora é agora....a classe artística precisa de vocês PÔ!
Vão ficar com esse comportamento oportunista até quando??
Depois que acabar a pandemia, voltar tudo ao normal, vão querer se aproveitar do esforço dos outros.
A minha cara já pus aqui faz tempo e não sou favorável a esse governo insano que brinca com a vida humana.
A OMS tem que agir logo, mostrar a esse presidente quem realmente manda na saúde e dar um basta nisso tudo.
Seja de que lado for, MANIFESTE-SE!”
, este o post de Marco Belinase, músico hoje residente em Portugal, juntamente com a esposa Regina Mancebo, também musicista. Eles conseguiram um grande feito em suas vidas, ela até bem pouco tempo era funcionária pública estadual, professora numa escola em Duartina, sempre cantando na noite e ele, atuava nas hostes da TV Record local, cantando nas noites bauruenses desde os 12 anos de idade. Hoje, depois de acompanhar calado uma sequência de posicionamentos bemconservadores de alguns músicos locais, se posiciona e vai logo na veia, provocando amplo debate na sequência. Reproduzo alguns dos comentários.


“Bom dia Marcos neste mundo não existem apenas 2 lados, enquanto continuarmos querendo ter 2 lados, só teremos disputas, agora quando nos unirmos para o bem comum aí teremos paz. Vocês trazem a música que unem todos os lados, vamos só cantar para um lado?”, começa Toninho Alliberty de Castro. Eu já vou mais fundo quando por lá comento: “Marco Belinasi e Regina Mancebo, admiro muito vocês dois, primeiro por algo aqui comigo guardado e agora lhes conto. Os achavam conservadores demais, lia algumas das publicações que a Regina (tu também, creio que tempos da Record) fazia tempos atrás e não me conformava. "Como podem?", me perguntava. De uma hora para outra, senti uma brusca diferença e para melhor. Hoje os vejo de olhos bem abertos, antenados e opinando com uma precisão que a maioria da classe artística infelizmente não possui. Parabéns, mas parabéns mesmo, pois se em algum momento cheguei a vê-los como perdidos, hoje se posicionam altaneiros, conscientes e liderando a desobediência civil. Estava aguardando o momento para poder dizer ao casal o quanto gosto de vocês, da música que produzem e também, muito mesmo, dessa reviravolta. Enquanto muitos se calam, se conformam, se contentam, se escondem, fingem não ser com eles, outros declaradamente apostam fichas ao lado dos que nos oprimem, vocês dois se mostram progressistas e altaneiros. Não sei se isso se deve ao fato de terem saído do país, daí enxergando mais nitidamente daí de fora a embrulhada onde o Brasil está enfurnado, mas o fato é que chegam a um patamar merecedor de toda minha reverência e aplauso”.


Outro que vai na veia é o Dexxter Paes Leme: “Tem bastante músico fascistnha! Concordo contigo! Chega de aturar esses bolsominions apoiando as loucuras desse governo!”. Carlos Frigerio segue na mesma linha: “Marquinhos meu amigo tá difícil, depois que este cara entrou no Poder só discussões, nunca vi na minha vida uma polarização tomar proporções devastadoras como esta. Uma Idolatria, uma verdadeira Lavagem Cerebral programando a mente de muitos. Tempos atrás não havia nada disto e sobrevivi. Estou cansado, só fico observando Idiotas defendendo seu Ídolo com Unhas e Dentes. Tive que bloquear vários. Agem da mesma forma que o Seu Ídolo, Programados para REPETIR tudo que ele Fala. Parei, SÓ O TEMPO. Enquanto está no Rabo dos outros é Refresco. Qdo bater no próprio Rabo, aí é culpa do Outro Partido, Da "Globolixo", do "DORIANA", do Congresso, do STF, e vai aumentando. PAREI COM IMBECIS E IDIOTAS, EXCLUÍ DA MINHA VIDA. Abços”.

Tiveram outros, até os fazendo a defesa dos que nunca saíram de cima dos muros. Em todos, educadamente Marquinho respondeu a todos. Para um foi diplomático: "T., a
 classe artística, principalmente dos músicos, nunca foi unida, sempre oportunista. Músicos que não fazem outra coisa a não ser tocar, sempre ficam se aproveitando do esforço alheio. É exatamente isso que eu quero, tentar acordar essas pessoas para o bem comum. É só uma observação de minha parte que tenho visto isso há anos".  Ao final, Regina Mancebo se manifesta e encerra a questiúncula com chave de ouro: “A história da arte da música que combina com sensibilidade, já foi por água a baixo, infelizmente. Talvez seja por isso a decadência da classe. Bons tempos onde o músico e a música com conteúdo falava alto e arrastava multidões. A omissão é permanecer na inércia do conforto”. Com essa postagem, explicito algo das entranhas de algo em curso, não só no meio musical, em quase tudo. Ninguém hoje escapa da imensidão medíocre, ocupando cada vez mais espaço e agindo contra o próprio patrimônio a nos cercar. Marco, Regina, eu e muitos outros não nos calaremos...

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

Esse comentário foi postado lá, faz parte dos que assumem estarem em cima do muro, Márcio Silva:

Bora se manisfestar .... Estou conhecendo e me decepcionando com músicos que se penduravam e a teta secou e tiveram queijos mexidos ( Leiam mexeram no meu queijo ), Com músicos tentando se escorar em algo , alguém ou alguma esmola , expondo a classe , demonstrando falta de ética (não tem novidade)... Ególatras elitistas que ainda acreditam na estória (com E) sobre música contada e compreendida conforme conveniente... Vemos a decadência merecida de tais ególatras e seus ídolos que pouco tinha a nos oferecer , vivo de música há 30 anos sem me queixar , sem expor profissão ao ridículo , sem contar com governante , tudo que comprei cada item de consumo ou serviço ...não vendi Hinode kkkk não entrei em pirâmide nenhuma , não tentei ser melhor que meu proximo , se governar o verde o azul ou o vermelho vou continuar fazendo o meu melhor ... Enfim .... Que coisa boa viver em cima de um muro onde ajudo tanto que está de um lado quanto do outro .... Hora aconselhando , hora com oração pela classe ... Um grande abraço TODOS os lados do muro .