domingo, 5 de abril de 2020

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (152)


CRIAR REDES SOLIDÁRIAS, AMPLIAR LEQUE DE POSSIBILIDADES ENTRE OS SENSATOS

Primeiro o link de um belo texto publicado hoje na edição do diário argentino Página 12, explicitando como um grupo de editoras de publicações independentes daquele país, se propõe a criar uma espécie de cooperativa, algo onde possam juntos buscar uma opção para a saída do momento de inércia com a pandemia em curso. Eis o link: https://www.pagina12.com.ar/257375-como-salvar-a-las-librer….

Depois outras. Ainda ontem Ana Bia Andrade, minha companheira de todas as horas (24h juntos durante a pandemia) levou a sério quando lhe disse que hoje iria descer para a Feira do Rolo, da qual sinto imensa saudade (hoje a segunda semana sem lá colocar os pés). Chegou a esconder as chaves do carro, depois rimos e veio me mostrar algo conversado com seus alunos. "A sugestão é você, que gosta tanto de lá, propor a criação de uma Feira do Rolo virtual, o encontro da maioria dos participantes, de comerciantes a frequentadores, onde, guardadas as devidas proporções, virtualmente estariam fazendo o que fazem presencialmente. Ali seriam expostos os produtos, o bate papo, a venda, o escambo e os que nada ganham poderiam ter um canal aberto pra eternizar algo além da feira", me disse. Dormi pensando no assunto e hoje, abro o site do Página 12 e encontro esse texto.
Mujica é nosso inspirador...

Muita coisa bate, acabo juntando os pauzinhos para outras ideias. Isso da Feira do Rolo virtual, da junção das pequenas editoras argentinas, pode ser estendido para tudo o mais. Eu não sou nada expert na criação desses dispositivos virtuais, tipo o que a Amazon fez lá atrás e hoje domina o mundo, mas tudo começa assim, com alguém propondo algo. Claro que a Amazon é proposta individual e penso aqui em algo coletivo. Imaginem algo mais. Dias atrás o jornalista Luís Victorelli sugeriu dentre outras coisas a criação de um grupo de jornalistas para discutir temas, reunião semanal e tudo registrado, com página virtual, posicionamento de centro-esquerda ali proposto, ocupando existentes espaços vazios. Essa mais uma ideia, outras pipocam. Redes dos pequenos desta cidade. Imaginem uma para abarcar os catadores de reciclados para algo além do locais onde vendem e são sacaneados? Outra dos pequenos comerciantes de vários segmentos, cada um juntando forças e oferecendo coletivamente algo para os à sua volta, sem que o consumidor saia de casa. 


A cabeça pira, tempo não nos falta nesse insólito momento. Falta é alguém começar e que não sejam os espertalhões de sempre, aproveitadores de boas ideias. Já me imagino amanhã sentadinho aqui no meu computador e fazendo uma live, gravação simultânea com pessoas da mesma concepção e discutindo ao vivo, de forma aberta e depois podendo ser revista a qualquer momento. Piro do que podíamos discutir, eu, Geraldo Bergamo, Dino Magnoni, Wellington Leite, Sant'Anna Zanin M Cristina, Maria Cecilia Campos, Claudio Lago, Roque Ferreira, Arthur Monteiro Junior, Aurélio Fernandes Alonso, Antonio Pedroso Junior, Dalva Aleixo, Jorge Antonio Soriano Moura, Ricardo De Callis Pesce, Ricardo Santana, Greice Luiz, Tauan Mateus, Luís Paulo Césari Domingues, Joao Correia Filho, Luiz Manaia, Tatiana Calmon Karnaval, Juarez Xavier, José Laranjeira, Lazaro Carneiro Carneiro, Wander Florencio, Ze Canella, Dulce Lagreca, Beto Castilho, Sivaldo Camargo, Manu Saggioro Jeferson (Garoeiro) RN e tantos outros (as). Rodadas específicas e temas também específicos. Seria uma delícia e a cada dia com gente dentro daquela linha. Dariam belas discussões. Enfim, tudo são ideias, surgidas assim com a inicial da Feira do Rolo e agora com a matéria do Página 12. Algo para fermentar esse domingo trancafiado entre quatro paredes.

NO MEIO DA PANDEMIA, SURGE O ALGO NADA NOVO: A PROPOSTA DE EXTINGUIR O PT

Meu dileto amigo Dino Magnoni disseca no texto abaixo e o link da revista Fórum vai na mesma linha, algo não só escabroso, mas bem a demonstrar que o golpe continua em curso, seguindo o curso do rio, cujo desembocar será num país totalmente atrelado aos interesses fascistas, retrogrados e mais que conservadores, diria, ditatoriais na sua excência (e excrecência). Levantar esse tema justamente nesse momento (ou em qualquer outro) é fazer o jogo dos que apostam na inércia dos que mais nada fazem para resistir. Hoje é o PT o algo do tiro, amanhã quem sabe outro mais, depois nada mais existirá. Quando a Procuradoria eleitoral aceita a proposta e a leva adiante, os ainda sensatos não podem se mostrar resignados, inertes e aquiertados, calados. A ameaça não é contra o PT, mas contra as liberdades num país que se diz democrático e cujas leis são ainda dignas do nome. Os próximos passos serão mais que importantes para delimitar o sucesso do avanço do lado mais pernicioso desta nação ou a estancada de mais esse ato arbitrário, golpe nos costados do estado de direito. Defendo o PT, como defenderia outro qualquer nas mesmas circunstâncias, pois todos ao aceitarmos as tais regras do jogo, participar desse dito jogo político como proposto (e imposto) pelo sistema vigente, estaremos sujeitos a essas tentativas de limpar a área, deixando lá só os que dizem amém, atuam cegos dentro das regras neoliberais. O PT errou, assim como a maioria dos partidos e isso se vê em cada novo lance político. Agora mesmo, no nascedouro do partido proposto por Bolsonaro, o conluio para obter a quantidade necessária de assinaturas legalizado o registro, incluindo até os cartórios no balaio. Isso pode, pois fazem parte do poder de mando vigente, para isso existe o fingir não existir, mas para as decisões de uma Lava Jato cada vez mais colocada em suspeita, essa é usada sempre contra as forças populares. Minha opinião.

Eis o texto do professor Dino Magnoni: "
A DITADURA JURÍDICO-MILITAR LAVAJATISTA E BOLSONARIANA QUER CASSAR OS PARTIDOS DE ESQUERDA
Procuradoria eleitoral aceita processo para extinguir o PT
Vice-procurador-geral eleitoral Renato Brill de Goés deu parecer favorável a um processo que pede o cancelamento do registro do PT com base em depoimentos da Lava Jato.
De acordo com a coluna de Fausto Macedo, do Estadão, a ação tem como base depoimentos colhidos pela operação Lava Jato contra o partido que dariam conta de que a legenda recebeu recursos ilícitos de origem estrangeira, o que violaria o inciso I do art. 28 da Lei dos Partidos Políticos".

E o link da Revista Fórum: https://revistaforum.com.br/politica/urgente-procuradoria-eleitoral-aceita-processo-para-extinguir-o-pt/?fbclid=IwAR1rjnBBgJFtk4zSZpAvrp8BsidzQNOQJcIE5npjhE5jYeE2vvr1EvF7ICg

POR AQUI NINGUÉM SEGUE ISSO DE JEJUAR EM PLENO DOMINGO TRANCADO EM CASA
Bolsonaro, ao seu estilo, pede aos seus que hoje todos permaneçam em jejum, orando pelo bem da continuidade do seu desGoverno. A manada, creio eu, segue com um olho no gato e outro em encher a pança, enfim, triste país, onde pedem para jejuar, exatamente num dos piores momentos, quando a população mais carente está sem o que comer. 


E ainda tem os bobalhões, vivaldinos e sacripamcas inventando um algo a mais para puxar o saco. Decreto como esse publicado na ilustração deste post não servem nem pra uso no vaso sanitário. Hoje é dia de ir pra cozinha e tentar fazer algo palatável dentro de minhas atuais condições e como sempre, tendo como lema um cada vez mais edificante "Fora Bolsonaro".

A Macondo do Gabo deve ter tido inspiração no que se desenrola pelo interior brasileiro.

Nenhum comentário: