segunda-feira, 13 de abril de 2020

RELATOS PORTENHOS - LATINOS (78)


AO COMEÇAR MAIS UMA SEMANA, JUNTO TUDO O QUE FUI COLETANDO DE LEITURAS E UM POUCO DE GARIMPAGEM

1.) CINCO ANOS SEM UM DOS MAIORES ESCRITORES DA AMÉRICA LATINA, O URUGUAIO EDUARDO GALEANO

Algo que faço com jubilo e contentamento é reler a cada dia algo da obra escrita de EDUARDO GALEANO, considerado por mim no panteão dos escritores a me moverem sempre para frente. O diário argentino Página 12, edição de hoje presta uma homenagem em vários textos, podendo ser lidos clicando a seguir. Passo boa parte do dia revendo seus escritos e com um vídeo onde descreve algo dessa América Latina, tempos mais livres, outros bem nebulosos. Esse merece ser reverenciado.
- A 5 años de la muerte de Eduardo Galeano: https://www.pagina12.com.ar/259236-a-5-anos-de-la-muerte-de…
- Cinco años de soledad, por Eric Nepomucemo: https://www.pagina12.com.ar/259238-cinco-anos-de-soledad
- El hombre que podaba adjetivos: https://www.pagina12.com.ar/259294-el-hombre-que-podaba-adj…

Só entenderemos de fato o que se passa nas entranhas dessa América Latina, onde nascemos e vivemos, quando conhecermos os detalhes históricos que a conduziram ao longo do tempo. Galeano mostra isso sua obra, faz uma apresentação explícita do que ve ma ser de fato essa inquietante, pulsante e az vezes, amorfa América Latina. Eis o motivo principal de querer ler cada vez Galeano. Sinto muito sua falta e na única vez em que tive o prazer de conhecer Montevideu, sua cidade, fiz questão de estar num dos bares onde frequentava, sentava para beber algo e escrever em suas mesas. Devo ter sentado numa onde ele, certamente, já havia sentado e ali me senti revigorado para continuar na lida.


2.) "QUANTAS PESSOAS TE LIGARAM PRA SABER SE VC ESTÁ BEM, E SE PRECISA DE ALGO?????"
Recebo essa pergunta da amiga, militante social e moradora num casebre junto a assentamento urbano dos Sem Teto, dançarina de forró como poucas, batalhadora de uma vida inteira, APARECIDA INÁCIO. Trocamos carinhos a partir do contato. Eis minha resposta: "Querida amiga te respondo. Por sorte, algumas. Recebo constantes ligações, muitas me solicitando algo nesses duros tempos. Atendo dentro de minhas parcas possibilidades, outras só tento reconfortar, conversamos, algo também em falta nesses tempos de reclusão. Muitos buscam alguém para desabafar, conversar e isso tenho feito. Amigos e amigas me ligam e eu também ligo sempre que posso, pois essa troca de gestos singelos, sinceros e necessários é algo a nos mover. Essa troca de gentilezas é vital nesses tempos, até para sairmos do estado de solidão. Essa uma das formas de todos sairmos saudáveis desse período, um ligando para o outro, querendo saber, querendo ajudar, se prontificando a fazer algo, simplesmente ouvir, continuar estabelecendo e mantendo relações humanas francas e sinceras. Baita abracito de alguém cheio de saudade de sua alegria nas vezes em que estivemos juntos. HPA".


Ela responde: "Bom dia amigo.Saudades". Eu vou mais fundo: "Da última vez, se bem me lembro, te vi lá no assentamento junto ao cemitério Cristo Rei e tomamos juntos umas cervejas em lata num barzinho ali na avenida. Não me sai da lembrança e da memória te ver enrolada numa bandeira vermelha dos movimentos sociais em várias manifestações pela cidade. Combativa cidadã. Se cuide, para estarmos todos prontos para recomeçar a luta nas ruas tão logo isso tudo acabe. Um abraço do tamanho do mundo para ti, todos os seus e para todos dos movimentos sociais, esses resistindo bravamente nesses duros tempos". Ela responde: "Henrique, foi bem isso mesmo. Cerveja gelada e muita alegria". Respondo já comovido: "Quando isso tudo acabar, me lembre, voltaremos no mesmo lugar ou qualquer outro para continuar o que havíamos começado e nunca terminaremos, pois cervejar não é coisa que se acabe, mas deve continuar todas as vezes em que estivermos juntos. Mesmo quando na luta, numa paradinha a gente bebe uma para espairecer. Te adoro, um beijão do tamanho do mundo do HPA.

3.) SOU SEGUIDOR DO GAROEIRO E AQUI REPRODUZO SEU ÚLTIMO VÍDEO
Vídeo nº 192 - Coronavírus pode ter sido feito em laboratório - O professor Jeferson Barbosa da Silva, poeta Garoeiro, hoje exilado em Natal, descreve uma situação bem próxima da realidade, algo merecedor de toda atenção. Estamos ilhados de boas e confiáveis informações, porém tudo necessitando (diria, devendo) ser devidamente filtrado. Sigo os conselhos do mestre Garoeiro e assim toco a vida.

4.) EU TENTEI ATÉ AGORA, MAS DESISTI, SIGO O DARIN: CONTRA A PANDEMIA DE IMBECIS NÃO EXISTE O QUE FAZER, AFASTE-SE DELES...
Eis o link: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/ricardo-darin-e-muito-dificil-lutar-contra-a-pandemia-de-imbecis/?fbclid=
HPA - ganhando a semana (e o que me sobra ou resta de vida) com novas atitudes.

5.) PROCEDIMENTO DAQUI POR DIANTE PARA NÃO PERDERMOS MUITO TEMPO EM CONVERSAS PUERIS:
" Não há divergência política quando alguém defende Bolsonaro. Lamento, é Block", músico carioca Fábio Campos.

Se vocé (ainda) é bolsomínion, não se deixe descobrir, pois sabendo, perdi a paciência, estou bloqueando todos, pois perder tempo com insanidade já deu o que tinha que dar. Segue o jogo, distância desses.
HPA - decisão de grande importância para uso imediato e também para quando sairmos da enrascada onde estamos enfurnados.

6.) A DESOBEDIÊNCIA CIVIL É A SOLUÇÃO
Até o escritor Ignácio Loyola Brandão a prega como antídoto para sairmos do marasmo neoliberal. Vamos a ela... Eis o link: https://A DESOBEDIÊNCIA CIVIL É A SOLUÇÃO Até o escritor Ignácio Loyola Brandão a prega como antídoto para sairmos do marasmo neoliberal. Vamos a ela... - https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/04/a-reacao-ja-comecou-com-a-desobediencia-civil-diz-ignacio-de-loyola-brandao-autor-de-distopia-politica.shtml?fbclid=IwAR2FBh1vkqdMuSXlZISfwHnWaWk-FPN6YOEgNw-WTlNAFyEyQ07hbu4YT1g

2 comentários:

Anônimo disse...

PARA O GAROEIRO:
Não há nenhum registro científico que indique essa semelhança e muito menos que o vírus foi criado em laboratório. Um estudo publicado na renomada revista Lancet fez uma descrição de 10 sequências genéticas do novo coronavírus que demonstrou uma similaridade com o vírus SARs (COV), tendo o morcego como hospedeiro original e como hospedeiro intermediário animais do mercado de Wuhan. Ou, o vírus foi criado no imenso laboratório da seleção natural.
professor Almir Ribeiro

Garoeiro disse...

Caríssimo Ribeiro,
A gripe "espanhola" de 1918/19 teve seu primeiríssimo início em soldados das forças armadas norte-americanas, como ficou comprovado, historicamente, muito tempo depois. Ela foi batizada de "gripe espanhola" pela grande mídia, manipulada pelos interesses estratégicos norte-americanos. O batismo apenas se aproveitou do fato de haver sido a Espanha o primeiro país a comunicar e enfrentar a epidemia, que matou 100 milhões de infelizes.
O vírus HIV é um mutante muitíssimo parecido com o vírus de Visna, algo inofensivo ao ser humano. Quando saíram as primeiras especulações científicas sobre o HIV poder ter sido obtido em laboratório norte-americano, a partir de mutação artificial do vírus de Visna (as primeiras vítimas eram homens homossexuais novaiorquinos), a poderosa máquina da mídia internacional caiu de pau matando, e o genocídio ficou por isso mesmo.
Há uma grande especialista no assunto, atualmente no México, Silvia Ribeiro, que esclarece detalhadamente a falácia do morcego como fonte do novo coronavírus:
"Não ponham a culpa no morcego"

https://www.pagina12.com.ar/256569-no-le-echen-la-culpa-al-murcielago

Garoeiro