terça-feira, 28 de abril de 2020

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (140)


O QUE MAIS ME COMOVE E PRENDE A ATENÇÃO SÃO AS HISTÓRIAS PESSOAIS - UMA MAIS DOLORIDA QUE A OUTRA

Viajo pelo facebook e elas me prendem, me cativam, as leio com o peito em chagas, pois retratam o que de fato ocorre pela aí. Alguns exemplos:

1.)
“Uma amiga minha que mora em São Paulo acabou de me contar que pegou Covid. Ela não saía de casa pra nada. Tomou todos os cuidados, usou máscara. Disse que o trajeto ela não teve contato com ninguém e colocou a máscara qd foi entrar nos estabelecimentos. Foi uma vez ao supermercado e duas vezes na farmácia.... Eu acredito que só tenho uma explicação. Essa merda está no ar, igual uma gripe... E vc se cuida e pega. Pois é gente isso é um vírus se ele andou da China até aqui, por que não iria fazer estrago?”, Bia Bassan.

2.) “Jovem de 27 anos é o primeiro caso de SRAG (provável COVID) a usar a câmara fria do cemitério do Redentor. Vinte e sete anos! Dois a mais do que eu! Vamos abrir o comércio? Vamos isolar apenas idosos? Que fique claro que não deixo de me solidarizar com a aflição de quem precisa manter seu pequeno negócio, honrar seus compromissos e pagar seus funcionários, mas o auxílio financeiro para o pequeno empreendedor tem que vir do governo federal nesse momento de economia crítica. É essa a única verticalização possível, não dá quarentena, como pedem alguns “pseudo-empresários”. Quarentena vertical como? Os patrões em cima e a gente embaixo? Só se for.”, Adham Marin.

3.) “Hoje parei na porta de uma padaria, iria entrar para comprar meu pãozinho quente, mas notei que os atendimentos não usavam máscara; simplesmente não entrei”, Tião Camargo.

4.) “Copiei e trago esse depoimento cheia de dor. Ontem preparei mais um dos corpos de Covid-19. Morte rápida e sofrida. Saturação caindo, pressão arterial diminuindo, mesmo com doses altíssimas de drogas vasoativas. Várias sedações para melhor adaptação ao respirador mecânico, conforto e diminuição de dores. Febre, muita febre. Os que estão lúcidos relatam cansaço, dor nas costas ao respirar, deprimem-se pelo isolamento, tosse desesperadora, não aceitam bem a dieta oferecida por causa da dispnéia e da falta de paladar e olfato (relato de ontem dos nossos pacientes lúcidos). Medicamentos diversos e antibióticos e, no fim, o vírus venceu. De nada adiantou tantos investimentos e cuidados intensivos. No final do preparo olhei para os olhos do paciente e vi lágrimas saindo de seus olhos, já em óbito. Existem explicações científicas para tal fato, me doeu ver aquilo. Passei a mão no seu rosto em forma de carinho, fiz uma breve oração, passei algodão em seus olhos para secar aquele líquido que me parecia serem lágrimas. Higienizei, segui todo o protocolo (que é diferente de um óbito comum), o perfumei como faço com todos os pacientes, como uma forma de amor, respeito e dignidade, mesmo sabendo que seus familiares não se aproximariam, não haveria velório e tempo para chorar. Fechei aquele saco preto. Ali acabou meu trabalho. Mas, e sua família? Será que alguém está preparado pra perder um dos seus e passar por tudo isso? Se cuide! Cuide dos seus. Não é só politicagem, não é uma conspiração mundial. É um vírus que mata e leva quem você ama. Aproveite cada minuto desta vida. Ame mais, sorria mais, beije e abrace mais, dê valor a sua família e amigos, reveja suas prioridades, brigue pelo certo, não seja isento diante do mal. Sei que estou ali por escolha minha e porque preciso aprender mais. Preciso ser um ser humano melhor. É preciso se conscientizar e ficar em casa. É preciso cuidar! Acreditem, essa doença mata e mata muito rápido. (Camila Baltazar - UPA PIRITUBA) #linhadefrente #enfermeira”, transcrito por Maria Cecília Maria Cecilia Campos.

5.) “À pouco tempo atrás no meu serviço, eu estava trabalhando enquanto meu chefe e um amigo conversavam. O teor do assunto se baseava no argumento de que o Brasil vive essas crises por suas próprias escolhas e pelas "regalias" que aqui temos, como o sus por exemplo, foi citado. Eu me senti no direito de entrar no assunto deles e dizer que o SUS é o maior bem da nação brasileira. Riram de mim, debocharam e disseram que nos Estados Unidos por exemplo não existe sus e olha a elite que eles são. O meu argumento foi o seguinte: eu perdi meu pai no leito de um hospital, porém antes disso ele se curou de um câncer 10 anos antes, basicamente bancado pelo SUS. Eu ainda lembro quando chegou na casa dele um folheto do governo em forma de questionário para meu pai responder como ocorreu todo o processo da cirurgia e como ele se sentiu enquanto estava internado na Unicamp, ele preencheria e após isso enviava de volta. Disse à eles que eles criticam o Sus dessa forma pois eles tem dinheiro para bancar uma cirurgia por exemplo caso os pais deles venham adoecer, mas no meu caso, se não fosse o Sus talvez eu tivesse perdido meu pai a muito mais tempo. É muito fácil a pessoa ter condição e achar que todos devem se virar da mesma forma. O pensamento elitista é que é o câncer do nosso país. É por isso que julgam tanto bolsa família e outros programas de apoio social. Pois eles não querem que o pobre deixe de ser pobre. Porque o pobre sendo mizeravel se sujeita à qualquer emprego por qualquer salário porque tem que sobreviver à qualquer custo. Porem o pobre tendo uma vida melhor custa caro para a classe média alta, eles vão ter que lavar as próprias privadas se não quiser bancar todos os direitos de uma diarista”, Mateus Exel Leoni.

Viajando por elas, aqui trancado, protegido, sofro junto, mesmo à distância. Ainda farei muita coisa, se conseguir escapar...

SE A GENTE NÃO CONSEGUE REVERTER A SITUAÇÃO, SERÁ PELO HUMOR, ELES CAIRÃO DE PODRES - Nada como um dia após o outro. Exatamento pelo que vejo, a necessidade do humor, da resistência pelas mãos dos que mostram a verdadeira face deste país através da ironia, picardia bem definida, na veia, na exata medida, feita para desconstruir o inolvidável sendo mostrado como moderno, novo, opção... Ele, o humor, faz o que deveríamos estar fazendo, botando pra jambrar, sem dó e piedade, desancando os que se disfarçam de bons mocinhos. Eis o link do Adnet resumindo a questão: https://www.facebook.com/scromov/videos/10214055553582806/

AH, SE NÃO TIVESSEMOS O SUS...
Adicionar legenda

Tão vilimpediado, ofendido, maltratado e nos últimos tempos, nos pós-golpe de 2016, também renegado, postergado, humilhado e deixado à mingua, mas quando desponta no horizonte uma pandemia, quem irá salvar a nação? Ele, o SUS - Sistema Único de Saúde. Quem aguenta a pinimba, o rojão e não só põe a cara para bater, mas está na lida, fazendo o que é seu ofício de direito, mangas arregaçadas, mostrando a que veio nesse momento de extrema necessidade? O velho e bom SUS, nosso surrado sistema de saúde, preterido pelos tais planos de saúde, por tudo o que a iniciativa privada tem para oferecer, mas na hora do pega pra capar, é ele quem dá um jeito. Até dias atrás, o ex-ministro da Saúde, Mandetta, um que não escondia sua pretensões contra o SUS, mas na hora do aperto vestiu a jaqueta com o emblema e não mais tirou até ser defenestrado. Pelo menos tenho esse gostinho, o cara foi um dos seus algozes, mas quando a coisa apertou, foi obrigado a se escorar no que ainda restava de SUS e mesmo diante de todos os golpes abaixo da linha da cintura, ele ainda resistiu e se mostra o que temos de mais eficiente para enfrentar os males deste mundo. O atual ministro, representando o lado mais nefasto do que ainda resta de governo Bozo, nunca vestuirá não só a jaqueta, como tecerá palavras elogiosas ao SUS, mas dele fará uso, pois não existe outra alternativa. Daí, a pergunta que não quer calar: Ah, se não tivessemos o SUS? Imagina como estariamos? Quem estaria nos tratando nesse momento? Como estariam os sem dinheiro para tratamento digno? Que a gente saia vivo disso tudo e saibamos todos valorizar cada vez mais o SUS, tudo o que ele representa e saber enfrentar tudo e todos os que ainda tentarão colocá-lo na berlinda. Ele é um sinal mais do que evidente que a política de por fim ao serviço público existente no país faz parte de um plano maquiavélico, dantesco de destruição e impedimento para que o menos favorecido continue desfrutando de serviços essenciais. São tantos outros, mas hoje, nesse exato momento, uma amostra do que devemos defender com unhas e dentes daqui por diante.

EU SEMPRE GOSTEI MUITO DE PERAMBULAR PELA GALERIA DO ROCK

Vejam o link: https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2020/04/ponto-turistico-de-sp-galeria-do-rock-entra-em-crise-e-400-ja-perderam-emprego.shtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=compfb&fbclid=IwAR15jIAFRM2MCdevQXZ0I9N5a4qmsfD7YLct257OChwh3wfm0RtSvc8r0iE
Aqui uma junção de várias coisas e desembocando tudo em quase 60 dias de quarentena, com paradeira generalizada e o desGoverno Federal, além de não pagar adequadamente o auxílio para os em situação de extrema necessidade, não volta seus olhos para os pequenos comerciantes, também necessitando manter suas portas abertas, resistir e prosseguir a caminhada. Muita coisa por lá já estava deteriorada, em petição de quase miséria, sobrevivendo mal e porcamente e agora, com o agravamento, fechamento e continuidade por tempo indeterminado desse período de resguardo obrigatório, na junção disso tudo, portas fechadas. Temo pelo destino da Galeria do Rock. Como estará o pessoal da Baratos & Afins e tantos outros por lá?

Nenhum comentário: