quinta-feira, 8 de agosto de 2019

BEIRA DE ESTRADA (112)

A BAGACEIRA CONTINUA

1.) CULTURAL FREIRE BAR EM BUENOS AIRES REVERENCIA PAULO FREIRE E POR AQUI AÇÕES CRIMINOSAS CONTRA LUGARES ALTERNATIVOS E LIBERTÁRIOS

Acabo de voltar de uma viagem para Buenos Aires e um dos lugares mais auspiciosos por mim visitados desta feita foi o CULTURAL FREIRE BAR, algo que, logo na entrada, dá um arrepio na alma (isso é possível?). Os caras, os hermanos argentinos abrem um bar e colocam nele o nome do maior educador desta América Latina, o brasileiro Paulo Freire e justamente neste momento, quando aqui no Brasil, uma onda conservadora e emburrecedora quer varrer o país e insistindo em denegrir a imagem da incomensurável contribuição do educador para a humanidade. Se por aqui, ações como a ocorrida ontem quando criminosos jogaram tinta na parede de um Centro Cultural com conotação política, demonstrando o grau de insanidade a que estamos envolucrados, por lá, ou seja, fora das quatro linhas do gramado brasileiro, luzes de esperança se acendem mais e mais, numa demonstração de que a irracionalidade é coisa nossa, de gente que ao invés de olhar e caminhar para a frente, faz questão de encaminhar o país para o caos total, devolvendo-o para a Idade das Trevas.

O bar é ótimo, flui gente arejada por todos os poros e lugares. A experiência deles está sendo implantada por aqui no Centro Cultural Acesso Popular, capitaneado por Renato Magu e outros, pelo Bar do Genaro, do Fabrício Genaro e também pelo Mafuá do HPA, sede do bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco Bauru Sem Tomate é MiXTo, que em breve terá sua sede transformada num centro de variedades políticas e culturais. Todos esses e outros tantos resistem e insistem na libertária proposta de colocar o bloco na rua e gerir algo diferenciado, com espírito livre, leve e solto. Unidos a gente vence essa imbecilidade botando as asinhas de fora. Eis o facebook do bar em questão para as viagens de praxe e de direito: https://www.facebook.com/culturalfreirebar/. De Natal RN recebo uma sugestão para o futuro do Mafuá: "Caríssimo Agapeá, adoro ficar lendo os seus apontamentos argentinos, ao som de grandes tangos imbatíveis cachaças potiguares. Minha sugestão para o nome daquele botequim que deverá funcionar na sede do Mafuá, em Bauru: La tana di Perazzi. Abraço, Garoeiro Jeferson Barbosa da Silva". Paulo Freire é inspirador de todos nós.

2.) MARADONA SEMPRE DO LADO CORRETO - CONTRA MACRI, BOLSONARO E O NEOLIBERALISMO
Eis dos motivos de ter trazido boneco dele para o Mafuá
Próximo domingo ocorrerá na Argentina a "Primeira volta", a eleição presidencial em seu primeiro turno, onde serão definidos os dois partidos/nomes a disputar a segunda volta em outubro. Maurício Macri o atual mandatário, neoliberal predatório, em quatro anos destruiu o país e mesmo com todo o baú de maldades despejado nos costados do povo quer se reeleger. Do outro lado, Alberto Fernandez e Cristina Fernandez de Kirchner mostrando o país que tinham e o existente hoje, uma comparação de terra arrasada nos dias atuais. Diego Maradona, eterno ídolo do futebol mundial posta em suas redes sociais um vídeo mostrando ponto por ponto tudo o que Macri fez contra os interesses populares e no final pergunta: O país aguentaria mais quatro anos? Ao assistir o vídeo lembro imediatamente de outro grande como ele, Sócrates, o nosso craque do futebol, que se vivo fosse estaria produzindo algo parecido na defesa do ex-presidente Lula e contra os desmandos todos dessa Lava Jato já comprovadamente danosa, pérfida e criminosa. Vale a pena assistir o vídeo vendo o mesmo sendo feito aqui no Brasil em pouco mais de seis meses, ou seja, o poder de destruição do neoliberalismo é imenso e joga contra todos os interesses do povo, pois atende só e tão somente os interesses de uma minoria, a que explora esse povo. Macri e Bolsonaro são pérfidos e quase no mesmo estilo. Estar engajado em combater o que que fazem é para os ainda sadios e sensatos, como Maradona. Eis o link com o post de Maradona: https://www.pagina12.com.ar/210821-maradona-llamo-a-votar-contra-macri?utm_medium=Echobox&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR3WgY4wckrNtTQ2YKKq2rny0xbpl2FZd8LVaafaALYFbe-0EJ-KZYY-jMk&jwsource=fb

3.) ENTINTARAM A ESQUINA DOS ESTUDANTES - DIA 2
Bar da Rosa e Centro Cultural Acesso Popular foram motivos de ação criminosa na noite de anteontem, quando tiveram as grafitadas fachadas de suas novíssimas instalações borrifadas de tintas, mas ambos já estão com a mão na massa para encobrir o mal feito e darem continuidade ao trabalho de abrir caminhos.
Como está a esquina no dia de hoje já com as restaurações em curso.
Como ficou a esquina após a carga de tinta jogada nas paredes na calada da noite. 

6 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK ENTINTAMENTO ESQUINA 1:
Tatiana Karnaval Calmon Ataque claramente de ódio. Coisa de fascista e racista, cujo soco foi o Acesso Popular, o bar da Rosa foi disfarce. Anote aí... Foi um ataque do ódio contra a organização popular.

Henrique Perazzi de Aquino Para mim, mais que nítido, explícito isso.

Cristina Bianconcini Mais amor,menos ódio 😥

Zarcillo Barbosa O processo civilizatório é difícil e leva tempo. Passarei a frequentar o Bar da Rosa, em solidariedade, com minha família.

Henrique Perazzi de Aquino Atravesse a rua e vá também conhecer a proposta do Centro Cultural Acesso Cultural Hip Hop, que está inaugurando, sempre com exposições, shows e eventos. São os lugares que valem a pena nesta aldeia bauruense ainda muito arcaica.

Zarcillo Barbosa Henrique Perazzi de Aquino Obrigado pela indicação

Pedro Romualdo Leva, digamos, milhares de ano, né, ZB?

Zarcillo Barbosa Pedro Romualdo pichar pode ser uma forma de protesto. Mas, do que reclamam? Contra quem? Em Bauru acontecem autuações, mas as multas não são aplicadas.

Renato Munhoz da Costa Oque????

Fausto Bergocce Triste!

Amanda Helena Tatiana Karnaval Calmon faltou uma leitura da rua pra vcs,achei muito triste acabar com tão bela arte, mas vcs não pararam pra pensar que as ruas tem suas leis próprias e suas tribos.Te garanto que não foi ataque de fascistas dessa feita.Aquele local Henrique Perazzi era o estandarte da pixação bauruense e existe uma lei cumprida a risca entre grafiteiros e puxadores de "não passar por cima do rolê dos outros", ou seja ninguém escreve em cima de pixo alheio, quem grafitou sabia disso.Pixos são horríveis mas pra eles tem tanto valor quanto um belo desenho , principalmente pq antes do bar da Rosa ir mais pro lado gourmetizado era o point dos pixadores.Naquela parede tinha pixos de pessoas que moram em outra cidade e de pessoas que já morreram,para eles tem o valor de um Pasquim do Mafuá.A falta de leitura da rua e diálogo com a galera do pixo pode gerar outros episódios desse.Eu discordo disso mas na visão deles por mais lindo que ficaram os desenhos ,vcs fizeram como o Dória que tacou cinza em grafites lindos.A rua tem suas regras que a faculdade não ensina.Tentem conversar com os próprios grafiteiros ou com Magú que trabalha com arte de periferia pra ver se não foi isso.

Henrique Perazzi de Aquino Amanda Helena ouço já descobertos autores. Levo em consideração tua avaliação.

Bel Marques Amanda Helena parabéns pela sua opinião a levar as pessoas à reflexão e não ao ódio como faz falta pro mundo pessoas assim ...

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK ENTINTAMENTO ESQUINA 2:
Amanda Helena Henrique Perazzi de Aquino acusar os pixadores que fazem parte da cultura hip hop de vândalos é ser meio Dória...meio fascistão,principalmente pq os pixadores são companheiros de esquerda...

Tatiana Karnaval Calmon Amanda Helena obrigada pela reflexão.

Tatiana Karnaval Calmon Henrique Perazzi de Aquino e quem foi?

Henrique Perazzi de Aquino Tatiana Karnaval Calmon, não sei, mas ouço já saberem.

Izildinha Aparecida Gonçalves Vitoreli Alguém pode me passar o endereço? Quero conhecer o Bar da Rosa e também o Centro Cultural

Izildinha Aparecida Gonçalves Vitoreli E se permitirem, também o Mafuá...

Helena Aquino Bar da Rosa, rua Aviador Gomes Ribeiro com São Gonçalo.

Maria Cristina Romão - Amanda Helena e pichação tem que ficar pra sempre, não é coisa transitória? Se é uma parede de um estabelecimento o dono não pode reformar? Impedir que se faça uma reforma numa fachada por causa dos pichos já sai do meu entendimento.

Tatiana Karnaval Calmon - Amanda Helena na verdade eu não vi o que foi feito como um pixo e sim como um ataque mesmo. Falta de uma precisão no olhar, talvez. Eu respeito o hip-hop e suas formas de expressão,todas elas, mas meu olhar não viu ali um grafite...

Maria Cristina Romão Tatiana Karnaval Calmon pra mim é autoritarismo mesmo

Maria Cecilia Campos Acho que até deixar as marcas do protesto valeria à pena, por respeito a essa manifestação. Também faz parte da conversa naquele espaço de informações.

Tatiana Karnaval Calmon Uma especie de fogo amigo? lavando com tinta as diferenças?

Paulo Lima Assis - Amanda Helena não quero fazer juízos sobre o assunto, mas houve um ato violento e ele poderia ser comparado a substituição dos pixos? Triste o que aconteceu, precisávamos de muitos mais espaços para desenvolver a arte. Lutar por arte à combatendo me parece estupidez.
Temo ainda mais que tenha partido de setores reacionários e não nos unamos para enfrentá-los.

Maria Cristina Romão Se queriam preservar pichações porque não se movimentaram nesse sentido? Comparar a reforma dos prédios com os atos do Doria é nivelar por baixo a questão. Doria praticou um ato ideológico, afrontou os artistas com o poder que tinha como prefeito, eram espacos públicos e não privados, penso que tem muita diferença.

Tatiana Karnaval Calmon E quanto mais reflito, mais penso como uma demonstração de autoritarismo e ódio mesmo... enfim. Que digam as imagens do "ataque" e estas ajudem a desvendar o ocorrido. Uma parede pixada jamais poderá ser apagada... Um artista de fora não pode fazer ar…Ver mais

Amanda Helena - Maria Cristina Romão essa jamais é minha opinião ,achei muito triste, tentei apenas expor sobre outros pensares...toda quarta os pixadores se reunem na esquina da Rosa desde sempre,tentem conversar com eles...

Amanda Helena - Tatiana Karnaval Calmon eu não justifiquei, eu expliquei, mas enfim não sou pixadora, só tentei expor um outro ângulo do problema, que façam então uma cruzada aos pixadores...eu iria tentar conhecer melhor o assunto.

Amanda Helena Tatiana Karnaval Calmon escreveram "respeita o pixo" e jogaram tinta em cima dos desenhos.Se escreveram " respeita o pixo" é porque se sentiram desrespeitados, não seria?

Amanda Helena Maria Cristina Romão pixador não trabalha com questões burocráticas como "público e privado" , trabalham com visibilidade, risco, forma de fazer, pensamento a passar etc, é cultura marginal mesmo, foge do pensamento acadêmico ....

Amanda Helena https://www.brasildefato.com.br/.../pichacao-carioca.../
Pichação carioca: arte ou vandalismo? | Brasil de Fato
BRASILDEFATO.COM.BR
Pichação carioca: arte ou vandalismo? | Brasil de Fato

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK ENTINTAMENTO ESQUINA 3:
Amanda Helena Tatiana Karnaval Calmon e Maria Cristina Romão leiam a matéria acima, fala bastante coisa sobre tal assunto.Assim como o Henrique Perazzi de Aquino eu sou uma "fucenta" kkk do lado escuro da vida...

Amanda Helena Paulo Lima Assis não foram os reaças dessa vez, escreveram "respeita o pixo", reaças não escreveriam isso.

Amanda Helena Maria Cecilia Campos brilhante sua ideia. Se deixasse as marcas do protesto daria assunto pra ser discutido e tratado como toda democracia exige.Impecável opinião!!!!

Maria Cristina Romão Amanda Helena eu não disse que pixador trabalha com a questão do público ou privado, não distorce o que eu falei, que foi sobre comparar a ação de pintar a parede com o que o Doria fez, e claro que não trabalham com questões burocráticas, mas então porque de querer preservar como peça de museu, como instituição algo que nasceu rebelde e marginal? Sinceramente, não vejo congruência nisso.

Tatiana Karnaval Calmon - Amanda Helena eu entendi tudo que você escreveu Amanda.. inclusive agradeci por ter me oferecido esse outro lado para reflexão. Só não consigo não pensar em autoritarismo no que foi feito só isso. Bj

Amanda Helena Maria Cristina Romão justamente pelo valor afetivo, quanto mais tempo tem uma pixação mais ela vale, se é de alguém de fora ou que morreu vale mais ainda.A afronta pra um pixador é alguém do mesmo meio passar por cima, grafiteiros são irmãos dos pixadores, obedecem mesma lei...tanto que se um pixador zuar um muro de parquinho ele é tirado no meio, pq pixadores sabem que não pode zuar desenho em muro de parquinho.Fiz comparativo do Dória pra ilustrar ofensa, agora quem sabe mensurar a ofensa são os ofendidos, somente eles.Porque escreveram respeita o pixo???

Amanda Helena Maria Cristina Romão pra eles o risco pra fazer a pixação, a pessoa que pixou, o recado que deu a outra grife, etc vale tanto quanto um desenho maravilhoso aos nossos olhos, se os grafites tivessem primeiro lá e um pixador fizesse algo por cima ele seria hostilizado entre os próprios pixadores, pois não respeitou o grafiteiro, isso daria lado pra outos pixadores zuarem a marca dele onde vissem

Tatiana Karnaval Calmon Amanda Helena isso quer dizer que vão pixar de novo e de novo e de novo,,?

Amanda Helena Tatiana Karnaval Calmon não posso dizer por vários motivos, a demonização do ocorrido, não sei se houve algum diálogo entre pessoal do acesso e pixadores depois desta feita...acho q um bom diálogo ajudaria...vamos ver, tb não sei, caso atípico, nunca vi pessoal do grafite passar por cima de pixador dessa forma, ainda mais na parede mais famosa e querida do povo do pixo desta cidade...

Amanda Helena Tatiana Karnaval Calmon invlusive caso repercurtiu até na Capital ... Esse povo leva isso muito a sério.

Maria Cristina Romão Amanda Helena se a coisa é assim tão emotiva é melhor pixadores e grafiteiros dar uma trégua e conversar, nossos palpites não irão resolver nada, só espero que sejam menos intransigentes e menos autoritários, afinal, criam regras próprias, de algo não instituído e no patrimônio alheio, muito esquisito isso.

Maria Cristina Romão Amanda Helena obrigada pelas informações

Amanda Helena Melhor caminho diálogo, sempre...isso aí Maria Cristina Romão!!!

Kleber Felipe Pra mim, isso foi inveja e maldade, devido ao sucesso que está tendo o chefe Moacir com o bar da Rosa

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK ENTINTAMENTO ESQUINA 4:
João Winck Amanda Helena tua leitura abre um via de reflexão essencial para superarmos a dicotomia entre "nós" e "eles". Como lembrou Caetano, "... e quem há de negar que esta lhe é superior?..."

André Duarte Inacreditável que fizeram isso, pixadores são pragas da sociedade

Daniel Pestana Mota No surrealismo da história que sempre se repete, a pergunta - assentada em Bertold Brecht - que não quer calar: quando virão me "visitar"?

Baracat Neto - O Mafuento e fissurado por bar.....eita bêbado convulsivo2.....
Pessoal....apagar a pichação e ato de autoritarismo?
E a livre manifestação de opinião como fica?
Se eu não concordo, tenho direito de discordar?
????????....
O que é Belo e agradável aos olhos, o grafite ou a pichação?
Grafite ê arte?
pichação é anti-arte?
??????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Larissa Zulian Que filhos do capeta, digo isso pois respeito demais as putas!

Dextter Paes Leme "Chega uma hora que o fascismo deve ser combatido com uma violência maior que ele pratica "- By Dextter Paes Leme...
Para os medíocres, os fascistas e os ignorantes , a inteligência e a resistência são violências sem precedentes... Força sempre!

Leandro Vilela o fascismo é fascinante deixa gente ignorante fascinada

Henrique Perazzi de Aquino EU JÁ ENTENDI TUDO, MUITO BEM EXPLICADO NO QUE AQUI RELATOU Amanda Helena. PARA MIM, CONCORDANDO OU NÃO, CREIO A COISA TER SIDO DESVENDADA. A GENTE TEM QUE COMPREENDER MUITA COISA DISSO ADVINDA DAS RUAS, SEUS SINAIS, REGRAS E MODOS DE ATUAÇÃO, INTERVENÇÃO. DESCONHECIA MUITA COISA DO QUE AQUI LI E COM O CONHECIMENTO ADQUIRIDO PASSO A OLHAR COM OUTROS OLHOS PARA AS INSCRIÇÕES QUE VEJO PELA AÍ.

João Winck Henrique Perazzi de Aquino existem múltiplas camadas "civilizatórias", sabemos. Basquiats das quebradas querem ser neo-expressionista? Sei não... Mas que almejam algum reconhecimento, isso todos queremos 🙃

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIO FACEBOOK FREIRE BAR:
Cassio Guarani Kaiowá Cardozo de Mello - POSITIVO

Orlando Alves Ações criminosas como aconteceu com a acesso Hip Hop?

Fatima Brasilia Faria Qual endereço desse local?

Henrique Perazzi de Aquino Fatima Brasilia Faria , Zabala 3116

Maria Cristina Romão Vamos resistir cultivando arte, cultura e alegria.

Renata Nassralla Kassis - Maria Cristina Romão cris, eu estou mais
Querendo
Partir pra luta armada, mesmo. Tolerar quase zero ja😢😡

Maria Cristina Romão - Renata Nassralla Kassis não sou a favor de nenhuma guerra, resistência pacífica e democrática.

Aparecido Ribeiro - Renata Nassralla Kassis 👏👏👏👏

Ronaldo Gifalli Que show de lugar🤩🤩🤩

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK ENTINTAMENTO ESQUINA 5:
Augusto Cesar Pichação é arte popular, tiração apagar o rolê de miliano que estava la tinha role de décadas.

Edilene Sousa Então se eu tivesse comprado esse prédio pra fazer uma residência, por exemplo eu não poderia pintar os pixos? Teria que conviver pra sempre com eles?

Tatiana Karnaval Calmon Pelo que entendi nessa longa aula, uma pessoa que "não viva com esses códigos", nao sofreria esse tipo de sanção.. Achei bastante elucidativo o que a Amanda escreveu.

Amanda Helena Edilene Sousa a lei da pixação é pra quem é da pixação, vc poderia mudar tranquilamente seu imóvel que poderia até ser pixado mas não por revide, ou poderia continuar intacto.Vc não conhece as regras, já os grafiteiros conhecem muito bem, pq fazem parte disso.Será que é tão dificil pra vcs entenderem que a revolta foi porque foram "atropelados" por outra arte de rua? É tipo levar chifre de amigo, entende???

Edilene Sousa Amanda Helena obrigada

Amanda Helena Edilene Sousa vc sabe que ali é point de pixadores desde a época que a Rosa era dona do bar??? Vc sabe que todo mundo sabia que quarta feira ali é o reduto deles e que vinha gente do Estado inteiro conhecer aquela esquina???

Edilene Sousa Não sabia, mas obrigada pelo esclarecimento

Renato Magú Aproveitando a deixa, todxs estão convidadxs!!!

Flavio Da Silva Caso queiram pegar pixadores, a polícia pega, é só querer

Amanda Helena Melhor caminho diálogo, sempre...isso aí Maria Cristina Romão!!!

Augusto Cesar Amanda Helena nem perde tempo , lei da rua só quem é da rua vai entender.

Tatiana Karnaval Calmon Obrigada Amanda Helena... ♥️

Renato Magú Amanda Helena foi exatamente isso que rolou..
As ruas falam e estão além das regras institucionais...
Toda expressão é válida..…Eu só acho que teve um lapso de tempo aí, já que o prédio está sendo reformado a pelo menos 3 meses e as artes que tinham ali, já tinham sido apagadas faz um tempo..
Mas tem outra questão específica desse local tbm. Tinham varios graffitis ANTES DAS PIXACÕES, aí o proprietário pintou, os puxadores foram lá e manifestaram, mesma coisa que aconteceu agora, porém reações distintas.
O que serviu pra Chico, não serviu pra Francisco.

Amanda Helena Renato Magú ficaria muito legal deixar aquela parede meio pixo e meio grafite e já abrir a casa com o debate sobre arte de periferia e uma roda de conversa sobre pixação, aproveite o momento, a arte é constante...está acontecendo.

Amanda Helena Renato Magú uma das revoltas foi terem apagado um pixo do VHG que morreu, poderíamos reservar um canto da casa cultural então pra homenagear o cara, sei lá...um espaço Vhg kkkk

Amanda Helena Renato Magú quero fazer uma ponte pra ajudar pacificar essa situação...vc pode me passar seu zap?

Renato Magú Amanda Helena já conversei (antes do ocorrido) Airon e terá um espaço bacana pra uma “agenda” na entrada do centro cultural..

Renato Magú Amanda Helena situação já está pacificada, e eu particularmente não entrei no meio, pq o que rolou no Acesso Popular foi um rabo da treta.
Então não foi um “ataque” a nós, foi uma treta de pixador com grafiteiro.
Como não sou um nem outro, não me entrometi.
Mas pelo que sei já foi conversado, pacificado, e morreu o assunto entre eles mesmo..

Amanda Helena Ufaaa....eu tb não sou nem um nem outro, mas conheço ambos e foi triste ver tudo isso e o epicentro da revolta foi "roletar o rolê e principal do Vhg", então alguns pixadores comentaram comigo que ficariam felizes se o espaço fizesse uma homenagem pro Vhg... Mas enfim,PAZ!!!! PAZ!!!! PAZ!!!! Precisamos....

Amanda Helena Feliz por tudo acabar bem Renato Magú, devemos guardar nossos rancores para os opressores e fascistas, esses sim merecem nossa revolta.. PAZ!

Silvia Carla Lopes - Amanda Helena obrigada pelas suas considerações, aprendi muito contigo.

Amanda Helena - Silvia Carla Lopes imagina..tamos ai !!