sexta-feira, 23 de agosto de 2019

DICAS (187)


A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:
O QUE VOCÊ JÁ FEZ HOJE PARA DAR FIM A ESSE TRISTE MOMENTO DA VIDA BRASILEIRA?

Se todos fizermos algo ele não dura nem mais um tiquinho. Basta querer. Se convocado, vou pras ruas e não saio mais delas num estalar de dedos. Está cada vez mais difícil de se concentrar e escrever sobre outras coisas, pois hoje uma sucessão de problemas causados pela continuidade desse desGoverno, encurralando o país, beco sem saída e na continuidade disto, algo podendo até desembocar em algo pior, sem volta, com a mentalidade desses hoje ocupando o poder permanecendo mais tempo do que deveria. Ninguém consegue nada sozinho, de forma isolada. Já está mais do que claro, evidente não existir mais condições mínimas de uma governabilidade sadia para essa gente totalmente desqualificada, despreparada e muito mal intencionada que veio junto do Bolsonaro e se instalou no comando do país. O retrocesso é mais do que evidente e os prejuízos para o país num todo se vê em cada novo ato, um pior que o outro. Vamos logo pras cabeças tirar esse pessoal daí e devolver o país, pelo menos em algo mais tranquilo, confiável. Não creio mais em eleição, pois no conluio criado para possibilitar a chegada desses, a perdição tomou conta do país, as instituições todas se venderem e fazem parte deste cruel golpe. O que mais precisa acontecer pra gente se sensibilizar e ter a certeza de que só com mobilização a gente consegue acabar com o descalabro.

QUERO LHES APRESENTAR UMA ALTERNATIVA: POLICIAIS ANTIFASCISMO
Conheci o grupo POLICIAIS ANTIFASCISMO através da leitura de entrevista com o músico BNegão, quando os descreve positivamente. Um receita de combate a tudo o que está sendo imposto nos nossos costados ele diz ter encontrado no movimento dos Policiais Antifascismo, do delegado Orlando Zaccone, adepto do hare krishna e defensor da legalização da maconha. "Nunca na vida imaginei que pudesse um dia dizer que tenho um policial amigo meu, mas esse cara é um policial e considero um grande amigo. É um movimento que está crescendo, tem no Brasil todo", diz. O tempo urge, todos sabem disso, pois diante do que se passa hoje país afora e adentro, é preciso, cada vez mais, coragem para enfrentar o que está sendo posto. É preciso um mínimo de senso de humanidade e entendimento do quão grave é a situação, esse limite do absurdo a que estamos submetidos a cada instante, entre os mínimos marcos civilizatórios e a barbárie completa e absoluta. BNegão sabe muito bem disto, pois vem de uma escola de embate, ele preparado para essas missões de enfrentamento, muitas já ocorrendo em seus shows, com o medo estampado na face de muitos ainda resistindo, mas cada vez mais receosos. Ele reitera a importância de não se calar diante do cerco que se fecha. Num momento em que a grande imprensa está dando todas as permissões para o grande crápula continuar fazendo livremente o que faz, essa bestialização e normalização dos absurdos, encontrar os na luta contra essa absurda invasão é auspicioso. Convido a tudo, todas e todos, ao menos conhecer mais essa experiência, a dos Policiais Antifascismo, clicando no link a seguir: https://www.facebook.com/policiaisantifascismo/

MARIA FUMAÇA SAIU DA TOCA
É lindo ouvir novamente o apito da composição da Maria Fumaça, hoje estrebuchando na linha defronte a estação, quase debaixo do viaduto JK - Juscelino Kubitschek. Tinha até um enorme guindaste dando suporte para algo sendo realizado ali nos trilhos, uma movimentação sui generis para quem esteve parada, adormecida por bom tempo dentro da gare da Estação da NOB. Ver a composição fumegante e com o apito acionado e nos trilhos é algo para pensar numa provável volta, quando a Prefeitura estará obrigando o permissionário dos trilhos na cidade a construir o trecho que falta para os trem poder circular e a partir daí, a alegria de tantos loucos para vê-la em pleno funcionamento. Hoje, ao ouvir o som do apito, parei o caro, fui até o centro do viaduto e de lá de cima fiquei apreciando por longos minutos a belezura que é essa volta ao passado. Volta logo Maria Fumaça!

DIVIDINDO EMOÇÕES - VAMOS JUNTOS VER DE PERTO A ELEIÇÃO ARGENTINA?
Fui agraciado com um inolvidável convite para acompanhar o primeiro turno das eleições argentinas, escrevendo relatos jornalísticos do pleito ocorrendo dia 27/10. Estarei embarcando na sexta de madrugada, 25/10 e voltando na terça seguinte, 29/10, cinco dias em Buenos Aires vendo de perto uma eleição das mais importantes para o destino de toda a América Latina. Em quatro anos, Mauricio Macri mostrou o que vem a ser isso do neoliberalismo tomando conta de um país e dos destinos de um povo. O resultado será mostrado nas urnas, talvez de forma tão contundente nem precisando de uma outra "vuelta", o segundo turno. Será algo inesquecível para mim, estar no palco dos acontecimentos e para tanto, tendo parte dos valores pagos, outra bancada por minha conta e risco. Pessoalmente estar nesses lugares é algo para se guardar dentro de um lugar mais que especial dentro de cada um. Para mim um significado mais que especial. Honrado com o convite, busco outras formas de bancar o projeto, verificando interesse de outras publicações em ter alguém relatando as ocorrências diretamente do local dos acontecimentos. O que me traz aqui é dividir emoções e também propor algo para amigos(as): não queria ir só, uma vez que Ana Bia Andrade, no meio de um semestre letivo estará impedida de me acompanhar. Havendo interessados em dividir comigo essa experiência, seriam relatos coletivos e algo pelo qual, concluo, teremos boas histórias para contar pro resto de nossas vidas e num custo ainda absorvível. Será algo do mesmo quilate de quando estive em Cuba, 30 dias em 2007, junto do amigo Marcos Paulo Resende, com boas lembranças e histórias sendo contadas para todo o sempre. Quem estiver com disposição, financeira e disposto a botar o bloco na rua, façam contato. Eis uma proposta de parceria andativa, estradeira, ideológica e muito além de movimentação muscular. É pegar ou largar, pois prevejo estarmos diante de auspicioso momento na reconstrução da dita Pátria Grande...

JUSTA PREMIAÇÃO PARA BATALHADORA DE MUITAS CAUSAS
Dentro da Semana da Diversidade, destaco o Troféu Eu Faço a Diferença entregue anualmente para pessoas que, de uma forma ou outra se destacaram na intransigente defesa de uma causa, não só a do Movimento LGBT, mas de um todo, lutadores incansáveis nesses brutos e abomináveis tempos. Sou eternamente grato por anos atrás ter sido lembrado e agraciado com esse troféu, guardado com todo carinho, pois fui enxergado, destacado e reverenciado. Hoje meus olhos se voltam para uma aguerrida cidadã, digna representante destes tempos de muita luta e resistência, Greice Luiz, jovem esgrimista e sabendo tão bem empunhar suas armas num campo hoje mais que minado. Seu trabalho é diferenciado, sua atuação idem, sua persistência é ressaltada pela coragem com quem desfralda suas bandeiras. Merecedora da premiação, deixo aqui meu fraterno abraço a todos (as) os demais e em nome dela, felicito os que criaram tal prêmio e o entregam com tanta dignidade ano após ano. Ações como essa precisam mesmo ser muito bem divulgadas, pois ao ressaltar os que estão na defesa de ideias hoje meio difusos, se perdendo diante deste mar de mediocridade que querem nos impingir, esses são valorosos em dobro. Greice um desses, justa premiação. Algo engrandecedor dentro da Semana em curso.

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

DUAS RESPOSTAS VIA FACEBOOK PARA A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:

Valério Marques Viana - Marco a carinha de triste por olhar pra mim mesmo: o que eu tenho feito pra contribuir para frear essa insanidade toda fazendo e acontecendo? Pouco ou quase nada. Eu preciso fazer (muito) mais!

Loriza Lacerda de Almeida - Pergunta genial Henrique Perazzi de Aquino!! Hoje olhei para as redes sociais, queria saber da temperatura e sabe, fiquei com vergonha de uns conhecidos que são bons de problemática, mas de solucionática são uns bocós! Não propõem, não fazem e tiram onda de quem faz. É vida que segue!!