segunda-feira, 26 de agosto de 2019

FRASES (187)


A MELHOR HISTÓRIA DA PARADA DA DIVERSIDADE 2019
Essa eu ouvi de um comerciante das imediações. Não declino seu nome, ou seja, não revelo o santo, mas a história passo adiante. O conheço de longa data, sei ser um tanto homofóbico, principalmente em relação do movimento LGBT. Sempre o vi se posicionando de forma preconceituosa e pelo que sei, assim como tudo o mais neste país, vive uma situação de penúria no seu segmento comercial. Já tiveram tempos muito melhores, hoje penam para manter as portas abertas. Sofrem um bocado, mas demoram um tempo além da conta para capitular. A ficha, pelo visto caiu ontem. Me dizia: "Seu Henrique, as coisas não andam boas, já pensei mais de uma vez em fechar as portas, mas resisto e insisto. Tento de tudo quanto é maneira, dívidas se acumulam sob minha mesa. Juntei várias delas dias atrás e não sabia o que fazer para quitá-las e com a Parada bem aqui na minha porta, tenho a certeza de que tudo será quitado com o movimento de hoje, o dos que tanto falava mal. Eles lotaram meu estabelecimento e com o lucro, pagarei todo o atrasado e isso num só dia. Tenho que me penitenciar. Não sei se isso é uma mensagem vinda dos céus para abrir meus olhos e deixar de ser tão cego em relação a certas coisas. Vou embora hoje olhando para todos eles com outros olhos, ou pelo menos tentando. Tudo o que dizem deles, a permissividade toda, mas no fundo, o ocorrido acabou provocando um estalo na minha cabeça". Nada mais necessitando ser dito, encerro por aqui esse breve relato das ruas e postado aqui para reflexões diversas e múltiplas.
OBS.: A foto é meramente ilustrativa, tirada por mim do movimento de ontem no Parque Vitória Régia.

NÃO DÁ PARA TAPAR O SOL COM A PENEIRA - ATÉ TU, MILITARES!!!
Após a devastação de parte significativa da Amazônia pelo fogo, algo abertamente incentivado por Bolsonaro, não só agora, mas desde sempre, não só ele, como o vice-presidente, o general Mourão investem contra o fogo e atacam quem menos tem culpa no ocorrido, no caso a esquerda. Enfim, para esses, tudo de mal se deve a esquerda e com esse pífio discurso convencem os ceguetas de que fazem e acontecem, sendo a oposição a culpada de tudo. São boçais, banais, irresponsáveis e, principalmente, danosos em tudo que fazem, sem tirar nem por. Quando vejo fotos do Mourão com roupa militar de combate, como pronto para a guerra, lembro de frase dita pelo jornalista Nirlando Beirão, num dos recentes textos de Carta Capital, quando elogiava o Marechal Rondon e numa comparação com os atuais generais: "Se você reunir todos os generais que gravitam hoje em dia à sombra do Executivo em Brasília, todos eles juntos valem a cutícula da unha do dedo mindinho do pé esquerdo do Marechal Rondon". Não altero nada na frase, só incluo o Mourão no balaio com todos os demais do momento, uns que tempos atrás, golpistas em 1964 poderiam ser cruéis, mas eram ao menos nacionalistas e defendiam os interesses e riquezas nacionais, hoje não mais, estando todos fazendo parte do conluio golpista, entregando tudo, apoiando o desvario deste desGoverno fora do pino e ajudando a afundar ainda mais o país num atoleiro de difícil retorno. Mourão e tudo o mais, sabem, o país inteiro sabe de onde veio a ideia desse fogaréu na Amazônia e ficam tapando o sol com a peneira, dando aval para que as maluquices continuem. Cada vez que leio novas manchetes jornalísticas me certifico: o conluio foi feito mesmo com tudo, com "Supremo e tudo", inclusive com a cúpula militar. Desalento para o futuro deste país.

E POR FALAR EM MENTE AREJADA, EIS UM BOM EXEMPLO DE LEVAR A VIDA
GRA BARACAT É A MUSA E INSTITUIÇÃO DA FEIRA
Meus personagens Lado B estão espalhados pela aí, primeiro numa exposição com 30 deles no Bar do Genaro e neste momento, 50 no salão principal do Poupatempo Bauru, até dia 30/08 (ainda dá tempo de ir ver de perto). A intenção com a retomada é chegar logo aos 1000 e depois tudo se transformar num algo mais além de exposição, talvez num livro. As fotos deverão continuar num circuito pela aí e o Bar do Barba junto da Feira do Rolo quer que, saindo do Poupatempo, tudo vá para lá, com o acréscimo de gente da feira, seus personagens, como essa que aqui hoje escrevo, alguém cativando corações e emoções no espaço mais democrático desta insólita Bauru nas manhãs dominicais. Confiram.

GRA BARACAT é uma estonteante loira, que ao sair de casa todos os dias sabe muito que irá causar e o faz com a devida maestria, algo permitido só para uns poucos escolhidos. Mulher para 400 quilates, sorriso largo, esbanjando simpatia e conversando com tudo e todos ali na entrada baixa na feira dominical da Gustavo. Uma espécie de cartão de visitas do local. Para um marinheiro de primeira viagem, ao vê-la ali um espanto e impressionados se aproximam com conversa fiada. Ela sabe muito bem como ir tocando a vida e esses querendo algo mais além de uma boa conversa. Tira tudo de letra e aí reside o seu grande diferencial. A Gra é uma instituição da feira, algo que chegou assim como não quer nada e conquistou a todos, hoje sendo também defendida por esses todos. Mexer com ela é criar problemas com uma legião de abnegados admiradores da liberdade existente no local e ela bem sabe disso. Faz parte do imaginário de seus frequentadores, sendo um dos dos tantos bons motivos para não deixar de comparecer todo domingo na feira, mais precisamente junto do Bar do Barba, esquina da Julio Prestes com Gustavo Maciel. Ela mora ali perto, junto da mãe e filha, todas também, frequentadoras do domingo no local, comprovando ser o espaço mais do que família, uma grande família, a das pessoas que saem de casa em busca de felicidade, alegria e congraçamento umas com as outras. Pessoas como ela, esbanjando espontaneidade por todos os poros faz uma falta danada no mundo atual e a temos ali tão pertinho, amizade sincera e gratificante, sem decepções. Preservar a alegria da Gra no local é um benfazejo para a manutenção dos fluidos positivos ali distribuídos gratuitamente.
OBS.: Essa foto estará na expo lá no Bar do Barba quando encerrar a no Poupatempo.

Nenhum comentário: