sexta-feira, 9 de agosto de 2019

O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (75)


COMO ESPERAR QUE A REVOLTA DESPONTE DESSES JOVENS QUE AMANHÃ LOTARÃO O RECINTO DA EXPO PARA VER UMA CANTANTE DE NOME MARÍLIA?
Recebo ligação de um amigo de Pirajuí com uma solicitação:


- Meu caro, preciso de um favor seu, você pode ir comprar pra minha filha e uma amiga dela um ingresso para entrar na Expo aí amanhã em Bauru? Eu te passo o dinheiro através de transferência bancária, você vai lá na loja da Roth do centro, a da Batista, só lá vende, compra e depois vejo como elas pegam contigo amanhã. É que hoje o preço está R$ 30 reais, mas vai subir, assim elas me disseram. Eu amanhã irei levá-las e vou esperar o show acabar pra trazê-las de volta.

É tão chato dizer um NÃO para um dileto amigo, desses que você não vê faz um tempão. Topei, saquei a grana repassada e fui para a tal loja. A tal loja fica na esquina da Batista, o Calçadão com a Agenor Meira e ao entrar pergunto para uma funcionária vindo em minha direção acreditando ter adentrado ali para comprar alguma roupa. Quando ela me aponta para a fila existente dentro da loja levo o primeiro susto. Ela deve ter umas trinta pessoas, no mínimo e todos fazem uma algazarra de doer os ouvidos.

Pergunto para um rapazola na minha frente e ele me assusta:

- O preço ontem era R$ 30, hoje nem sei se já está R$ 40, mas quem deixar pra comprar amanhã já deve ser R$ 50.


Não foi bem isso o combinado com meu amigo, que me envia o valor exato para a compra, mas sem me dizer que os mesmos já estavam majorados. Só então pergunto quem é que canta amanhã, enfim, deve ser alguém muito importante, grande nome, pois o alvoroço está convulsionando a loja e a fila não anda, empacada.

- Como o sr não sabe, é com a Marília Mendonça. Todo mundo aqui adora ela.

Não quis demonstrar minha burrice, pois não só nunca havia ouvido falar nela, como evidentemente não conhecia nenhum dos seus sucessos. Educadamente ele se põe a cantarolar um deles ("Saudade do meu Ex", se eu canto um negócio desses apanho em casa) e todos se voltam para nós, muitos cantando junto. Eu não sei onde enfiar a cara, pois achei a música fraca, sem sentido e num ritmo de doer os ossos.

Foi quando me deu o estalo, não vou comprar isso de jeito nenhum, afinal a fila não anda e ainda terei que botar mais grana. Resolvo bater em retirada, no momento em que umas cinquenta pessoas cantarolam a tal música junto do rapaz na minha frente e se esquecem de que o show é só amanhã. Pelo visto ninguém por ali entendeu meu gesto de abandonar a fila e ir dali sem o ingresso nas mãos.

Saio batendo o pé e ligo para o amigo, explicando a situação, insuportável para mim, um distinto senhor do alto dos seus 59 anos, amante de MPB, letras refinadas e acordes ajustados ali fazendo algo contra todos os seus ditames orientativos de uma vida inteira. Digo da fila, do preço reajustado, do tempo que perderia, da fila que não andava e de tudo o mais que tinha que fazer ainda no restante do dia. Ele não entendeu e me disse:


- Mas você já estava na fila, por que não me ligou de lá, eu te mandaria mais dinheiro. Minha filha vai ficar desconsolada. Você ficou um velho muito ranzinza e não está aberto para as novidades musicais. Eu até não gosto muito, mas não posso desapontar minha filhoca, sabe como é, né! Agora fico enroscado, provavelmente terei que ir aí buscar.

Me desculpo e lhe adianto:

- Vais penar para conseguir esse ingresso. Te desejo boa sorte, a que não tive, mas creio ficaria mais de hora ali na fila e já estava a ponto de ter um treco.

Sai dali indo depositar a grana de volta na conta do amigo e enquanto o fazia fiquei a matutar sobre isso desse conflitante momento vivido pelo país, esse golpe nos nossos costados, essa malversação toda, esses bolsomínions aprontando uma atrás da outra nos nossos costados e ali na fila ninguém preocupado com nada disso. Tenho a mais absoluta certeza que, se os ingressos acabassem ali naquele momento, com a loja cheia, haveria um quebra quebra generalizado, mas se eu num ímpeto de revolta, quisesse buscar apoio daquela massa humana para iniciar um tumulto contra o Bolsonaro, seria linchado, pois nenhum ali estava minimamente preocupado com os destinos do país ou coisa que o valha, mas sim em conseguir a todo custo o suado ingresso com desconto (amanhã vai subir de preço) para irem gritar de montão pra essa tal de Marília Mendonça, que só de raiva continuarei sem saber nada a respeito. Continuo pensando até agora sem ter chegado numa plausível solução, como que falando sozinho:

- Que teremos que fazer para ter esses jovens, como os fãs da tal Marília conosco na luta contra os desmandos? Creio que a luta se dará sem esses, os que lotarão amanhã o Recinto Mello Moraes. E ainda por cima fiquei com a relação estremecida com o até então amigo. Foi desolador para mim, crendo que muito do que precisa ser feito pudesse ser feito pelos jovens. Enfim, será que a tal Marília ao menos é contra tudo o que Bolsonaro nos faz?


CONVITE - MEUS CAIXOTES GANHANDO VIDA
Você vem? É amanhã, sábado, 10h abertura da exposição "Personagens sem Carimbo - O Lado B de Bauru", deste HPA na unidade Poupatempo de Bauru. Conto com sua presença. Ela ainda não está pronta, mas até amanhã estará tinindo...

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 1:
Dextter Paes Leme Bem Isso, a indústria do sertanejo universitário tem essa proposta, alienar as dores e fazer o povo postar um sextou a cada fim de semana....

Daniel Dalla Valle Soa como populismo, mas é nossa versão da política do pão e circo.
O trabalhador, cansado e alienado, consome o que há de mais raso da indústria do entretenimento.

Fatima Brasilia Faria E isso é coisa que se peça? Esse tipo de empreitada demanda tempo, paciência e estômago pra aguentar fila grande, demorada e com esse tipo de trilha sonora. Fez bem em bater em retirada.

Maria Cecilia Campos A Fátima está certa. Isso é coisa que se peça? Eu não enfrentaria uma fila dessa nem pra neto. Ou melhor, principalmente para neto. Felizmente não é esse o estilo musical que eles gostam.

Cecilia Oliveira E una verdadeira lavagem cerebral! Esses cantores agrega nada ao conhecimento de vida de poesia etc. E só futilidade!

Cecilia Oliveira E os jovens cada vez mais alienado

Léa Schmitt Querido amigo , não se preocupe pois também não tenho a mínima ideia de quem seja essa senhora , mas devo lhe confessar que dei uma bela gargalhada no início da sua crônica , pois não imagino a sua pessoa adentrando em um local ( shopping ) ou algo do gênero para adquirir ingresso, mesmo que seja para a filha de um ‘amigo’ na qual você não tem tanto contato . Mas analisando o resto da sua crônica , infelizmente tenho que concordar , infelizmente independente da região do país uma grande parte dos nossos jovens não sabem ou mesmo não se interessam pelo nosso país , sorte para a minha pessoa que meus alunos ( na grande maioria ) são pessoas conscientes .

Félix Filho Felix Cada um com seu cada um. Razões que a própria razão desconhece. Já fiz coisa muito pior para amigos e filhos. Isso aí é fichinha.
Todos têm sua vida , seu estilo, sua história, seus momentos.
Nunca é tarde . A arte não deixa de ser arte pq eu não gosto.
Ou passa a ser pq eu adoro. Enfim segue o bonde, pq até uma merda, ainda que cheire mal , pode virá arte. Não quero aqui aprofundar . Viva a democracia

Leon Henrique O capitalismo está em sua pior fase da história, apelando até mesmo para a sua escória como o Bolsonaro, Trump.
A cultura vinda dele também tende a ser fraca e é o que ele coloca para as massas como forma de alienação. Logo a expressão da cultura assim como o capitalismo também tende a ser a pior possível.
Quanto aos jovens, não deve vir deles a reação, mas sim de suas organizações que hj são quase inexistentes, que estão completamente distante dos mesmos. Logo sobra a eles o consumo desse lixo que o capitalismo produz, como forma de lazer em meio a vida que levam.
Mas mesmo com todo esse aparato capitalista(judiciário, imprensa, cultura) muitos não se submetem a estupidez proposta pelo regime e estão em completa oposição ao fascismo que está no país, e muitos deles consomem músicas igual da Marília Mendonça.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:
Rogeria Regina Dos Santos Acho que um bom começo, para ter os jovens nessa luta, é aceita-los como são, com seus gostos diferentes, outros modos etc

Félix Filho Felix Nem tudo se deve levar ao pé da letra. São muitas variantes.
Nem tudo, pode ser analisado apenas por um anglo. Seja o meu o seu, ou de qualquer outro.
Nem tudo e tão simples, pois se assim o fosse não haveria discordância.
E preciso por na balança e qual peso tem pra vc, um amigo, um filho. Uma altitude.
Sou fã do Raul, e daí? Ele falava umas coisa, tinha visão, e atitudes contraditórias.
Mas é músico, e arte, respeito

Félix Filho Felix Marília e produto do consumismo sim , e daí.? Muitos são é vc também gosta. E trabalho digno. Conquistar seu espaço neste mundo, ainda que seja lixo, segundo alguns, e muito mais penoso do que levanta uma bandeira e fechar se para o mundo.

Henrique Perazzi de Aquino Não tenho mais tempo nem espaço no meu chip para sertanejo universitário. Sou limitado, tenho que aproveitar o que me resta de vida com algo do meu agrado, só isso, nada mais.

Félix Filho Felix Henrique Perazzi de Aquino concordo. Talvez o fato de trabalhar alguns anos com música , e gosta desde dos 10 anos. com uma sonata, ouvindo meus lps de jamelão, lupercinio , Vicente Celestino, Luiz Airão,etc. Ouvir e procurar entende pq as pessoas gostam.
Então eu ouvia. Muitas vzs com fone de ouvido, para não espalha. Tudo. Rock, soul, pagode , samba, sertanejo, forró, lambada, dance, funk, tango, bolero ,caribenho, polca, raízes. Reggae. Hoje em dia é difícil, tocar algo que eu não conheça. Assim como a muito parei de dizer que isso ou aquilo não presta. As vzs apenas não me agrada. Lembro do debate, sobre o Cristiano Araújo. Uma bela voz desconhecida para maioria dos intelectuais, mas amada pela massa.
E preciso ver e viver por entre a massa. Interagir com a favela.
Este é o meu mundo,
Conheço bem.

Sergio Pascale juventude cega.. não importa com o destino do BR...

Wilson Marques de Almeida Não vou ler um texto desse tamanho. Porém não é nao assistindo o Show dá Marília Mendonça que vou fazer revolução.

Antonio Nascimento Pela resposta se vê que ñ leu o texto

Adriana Leonardo Wilson Marques de Almeida esse é o ponto! Não vejo ligação entre uma coisa e outra! Eu não estou vendo revolução de tipo nenhum, de brasileiros de nenhuma idade, estou vendo todos calados, levando suas vidinhas em seus mundinhos que consideram normais ou legais!

Vinicius Santos Lousada Pois cá está Marília Mendonça, gravada por Gal e admirada por Bethânia. (PS.: Não sou fã)
https://youtu.be/jQGtJq3yZh0
Exclua ou oculte isso
MARÍLIA MENDONÇA RECUSA BOLSONARO E ADERE AO MOVIMENTO "ELE NÃO"
YOUTUBE.COM

Henrique Perazzi de Aquino - Vinicius Santos Lousada, oba...

Vinicius Santos Lousada Ah... E ela não faz sertanejo universitário.

Félix Filho Felix Vinicius Santos Lousada E isso. Também não sou fã.
Mas desconstruir o que desconhece ...

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 3:
André Duarte A frase da música do momento que ela canta eh "quem eu quero não me quer, quem me quer não vou querer, ninguem vai sofrer sozinho, todo mundo vai sofrer"... falou a cantora que traiu o movimento da sofrencia, se encontrando namorando, grávida e feliz hahahahahaha 😂😂 agora falando sério, ela canta muuuuito, pena que desperdiça o vozeirão cantando essas porcarias enlatadas para esse público que vc descreveu perfeitamente

Karen Romano Vou te falar q meu esposo tem um pendrive de sertanejo Raíz e universitário , eu até " aturo " isso pq são 10 hras de viagens e agente divide o radinho metade com as músicas de cada um
Mas quando chega Marília Mendonça e Maiara e Maraísa , ele já sabe que não dá , ele tira pq me respeita eu não suporto rss
Aliás com a expo iniciando se hoje até o culto lá.na.minha igreja tava vazio acredita !

Kadu Reis Nesse ponto eu concordo com vc...hj a nossa Música empobreceu muito e os ídolos musicais desses jovens são jovens que fazem sucesso com musicas futeis e sem conteúdo...são como vapor quente que passa, agita e esquenta por pouco tempo e depois somem...infelizmente nossa cultura empobreceu dfmais e a juventude alienada e raza pena pela sua própria falta de profundidade...

Luciana Ferreira Venho de um geração já individualista e egocêntrica ao percorrer dos meus 40 anos ,acredito que tenho sido e sou amante da boa música de varias geracoes e escuto Celine Dion a kenydy...Elis regina a Zeca pagodinho enfim ...o modismo é passageiro t sim muitos cantores ruins porém eu gosto de ouvi_ lá vezes..alias até o mar tem sua ressaca ...

Lazaro Carneiro Carneiro meu caro H.P.A a coisa mais nobre dessa moça é a frase :aceita que dói menos, aliás bem apropriada para esse momento.

Antonio Nascimento O sistema está ai a milênios e quem o gerencia vai lutar para manter ele assim e quem enxergar ou dizer o contrário já sabe. Nos resta salvar os poucos que nos resta e quem está por perto. Pois nem Jesus que foi contra o sistema conseguiu salvar todos.

Amanda Helena Detesto o estilo e as músicas da tal Marília Mendonça, mas fico triste quando colocam jovens todos na mesma lata, que o jovem de hoje não gosta de música boa e blá, blá, blá... Tenham cuidado de colocar o "alguns" na frente do jovem.Tenho escutado muita letra pensante e interessante ouvindo música com minha filha, Kadu Reis vc já ouviu uma letra do Djonga, Orgânico ou Poesia acústica???Aliás , a poesia despertou com força total nos Slams...tem muito jovem pensante SIM, não generalizem por favor.

Larissa Cavenaghi Gosto muito das suas publicações, mas achei que você foi infeliz nesta aqui. Qual é a relação direta entre ir pra um show da Marília Mendonça e ser um jovem ignorante e despreocupado com os rumos que o pais ta tomando? Além de generalista, foi um comentário preconceituoso. Conheço inumeras pessoas que ouvem os clássicos MPBS e defendem à unhas e dentes esse lamentável ser que está no governo. Gosto músical não define opinião e muito menos posicionamento político.

Henrique Perazzi de Aquino - Larissa Cavenaghi não dá para generalizar, em nada se deve fazer isso. Porém, ontem lá na loja vi reforçado o motivador de minha escrevinhacão. Eu só escrevi que nunca ouvi, não a conhecia até então e não são músicas pelas quais perco tempo, nada além disto.

Adriana Leonardo Larissa Cavenaghi vc disse TUDO! É exatamente isso!👏👏👏

Maria Luiza Mello Henrique Perazzi de Aquino claro que não dá pra generalizar, mas é difícil que pessoas que curtam Caetano e Chico Buarque vá em um show desse e mais dificil.ainda que tenham votado no coiso ou que continuam defendendo o coiso . No seu lugar eu já falaria no telefone que não poderia comprar , nem me daria o trabalho de me deslocar kkķkkk.

Carlos Norberto Osilieri Nunca ouvi e nem pretendo ouvi-la.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 4:
Camys Fernandes Caro Henrique. Tadinha da menina. Vc deveria ter ficado na fila e tentado comprar para a filha do seu amigo, que aliás ..moram fora de Bauru e creditaram a vc a ardua tarefa, foi uma confiança. Esteja aberto as novidades. Democracia tbm é aceitar os gostos musicais dos outros.

Elizandra Dias Na minha opinião bela reflexão cuja pergunta maior é...como fz para q os jovens fãs direcionem sua energia e tempo nao somente a entretenimentos como esse? Caberá a eles a mudança? Creio q não!!

Lucas Mendes Marilia Mendonça é mó legal

Antonio Morales Mó legal? Credo! É sertanojo do ruim. Ela poderia aproveitar melhor seus dotes como cantora se cantasse alguma coisa que preste. Música ruim. É de destruir o cérebro dos jovens que ouvem essa coisa. Esse oportunismo musical é lamentável.

Mariane Santinello Longhi Acredito que para ter os jovens junto a luta (não apenas eles, porque em casa, por exemplo, são meus PAIS q gostam dela), é extinguir essa falsa "superioridade" em estilos musicais, gerações e gostos diferentes. E antes de mais nada tentar entender os motivos que estão gerando esses gostos, assim como também temos os nossos e os motivos para isso. Enquanto a gente estiver olhando "de cima para baixo" estaremos apenas reproduzindo o esperando e solidificando as "divisões" já existentes.

Rosimeire Santinello Longhi Eu gosto dela e tb vou a luta...

Félix Filho Felix A Marília canta coisas fúteis, fala de amor , de relacionamento. Ótimo. Pior é o cidadão que houve legião urbana e bota 17 na URNA. Aí sim é não entender a mensagem. E aqui nos comentários já vi um cidadão assim né.

Amanda Helena Félix Filho Felix também sei quem é o cidadão, bolsominion detect!

Silvana Oliveira Que sofrencia amigo Henrique, concordo

Augusto Cesar Thais Araújo 😀

Augusto Cesar Não pago 1 centavo pra entrar nessa expo muito menos para ouvir Marília Mendonça hahahaha

Solange Theodoro Uma triste constatação, infelizmente o efeito boiada é incontrolável.