sexta-feira, 15 de maio de 2020

CENA BAURUENSE (201)


DIA POR DIA, A PANDEMIA BAURUENSE EM MAIO, TUDO "SEM LIMITES"
01. Publicado em 03/05/2020: Em cena se repetindo por todo o país, aqui em Bauru, sete da manhã da última quinta, fila defronte a Caixa da vila Falcão, com todos em busca dos tais R$ 600 para garantia de mais alguns dias longe de algo espreitando a todos, a fome. Foto de Tatiana Calmon Karnaval
.
02. Publicado em 04/05/2020: Um show musical no Sambódromo, algo auspicioso, casa cheia, local borbulhando de movimentação, algo maravilhoso, não fosse sua realização ocorrendo ontem, em plena pandemia, num dos dias onde o índice de mortos esteve dos mais elevados. A foto é dos próprios realizadores, disponibilizada em sua página nas redes sociais, uma igreja evangélica lá perto, altos do Geisel, a Mefir, para quem, tudo foi dentro da normalidade e do permitido.
03. Publicado em 05/05/2020: Eis o resultado das empresas de ônibus urbano de Bauru funcionarem no período da pandemia com escala correspondente a de férias, em alguns horários tudo lotado e a impossibilidade de manter qualquer tipo de distanciamento.
04. Publicado em 06/05/2020: Na primeira página do Jornal da Cidade, edição de hoje, a prova da hipocrisia vigente. No centro, foto de como religiosos, no caso evangélicos, dão o seu jeito de driblar a quarentena e o confinamento em Bauru, com a realização dos tais "drives da fé", enquanto do lado esquerdo a manchete confirma "São Paulo tem 34.053 casos confirmados" e na direita "Pará anuncia isolamento ampliado". Alguém faz pouco caso da gravidade da situação?
05. Publicado em 07/05/2020: Foto de uma semana atrás do economista Marcos Roberto Costa Garcia, de árvore na Av. Orlando Rainieri, um pouco antes de chegar ali no Camélias, o que seria uma cena típica de outono, porém, ele informa, "um dia depois da minha foto, foi cortada. Triste demais (Não sei se havia motivo real para tal)". A beleza ali exposta já não mais existe...
06. Publicado em 08/05/2020: Fixada num poste no Calçadão da Batista, publicidade com mensagem religiosa e no seu rodapé, a descrição das penalidades impostas a quem, de forma ousada, porventura retire ou rasgue ou mesmo a jogue no lixo, em foto de Amanda Helena.
07. Publicado em 09/05/2020: “Muita gente tem terrenos no mato, bem mais fértil que esse, criando formiga caramujos, carrapatos, mosquitos da dengue, etc. Esse é um terreno, aterrado com terra vermelha e entulhos, mas vejam o que virou. Quando a gente começa, não para mais de plantar. Mas tem que fazer bem no capricho. Minha horta é meu jardim”, assim o eletricitário e radialista da boa música sertaneja raiz, morador do Jardim América, Tião Camargo, apresenta o que faz para passar o tempo durante o período de pandemia.
08. Publicado em 10/05/2020: Na descida da vila Falcão, pegando o sentido para a Duque, eis o mais auspicioso outdoor desta cidade, produção da própria moradora, Maria Ines Faneco em seu muro, sempre com recados, mensagens e dicas das mais necessárias, enfim, a sensibilidade e o toque com os pés muito no chão.

09. Publicado em 11/05/2020: Na ânsia de resolver os problemas surgidos, os nele envolvidos, com sua simplicidade e querendo dar jeito em tudo, são os que mais se arriscam, como se vê nesta foto titrada num dos bairros da cidade, quando caminhão saia lotado de recicláveis e na sua frente um fio de alta tensão. Tragédia não ocorreu, pois nada foi noticiado à respeito.
10. Publicado em 12/05/2020: Diante do afrouxamento das medidas do isolamento social na quarentena ainda em curso, a própria Prefeitura Municipal flexibiliza, pois tenta manter o comércio fechado, mas libera a Zona Azul, pois como se vê em foto de Adilson Chamorro, tirada na esquina da Treze de Maio com Primeiro de Agosto, desde ontem, os amarelinhos voltaram a trabalhar e, desta forma, também os azulzinhos: falta mais nada.
11. Publicado em 13/05/2020: Ontem, dia delas, num raro momento de fôlego, enfermeiras e técnicas de enfermagem comemoram com uma foto, essas da UTI do Hospital Estadual de Bauru, epicentro do atendimento ao coronavírus na cidade, antes de voltar à lida, verdadeiras guerreiras em tempos de pandemia.

12. Publicado em 14/05/2020: "Os leitos do Predião que o Estado não mostra para Bauru e região. Por quê? Contra fotos restam poucos argumentos! Pelo menos para o governo do Estado de São Paulo persistir em adiar a inevitável discussão sobre a abertura urgente do Hospital das Clínicas em Bauru! Mas para atender não somente como estrutura de retaguarda, mas também com Unidade de Terapia Intensiva (UTI)", são perguntas levantadas pelo jornalista Nelson Itaberá Gonçalves, autor da foto, sobre o prédio de 12 andares, praticamente pronto e sempre adiado de funcionar, ali junto ao Centrinho, junto ao parque Vitória Régia, ainda mais agora, auge da pandemia na região.

Nenhum comentário: