segunda-feira, 25 de maio de 2020

DIÁRIO DE CUBA (200)


ENFIM, O QUE VEM A SER COMUNISMO PARA ESSES? – O CASO ODIL, EX-BAR DA ROSA E A BUSCA PELO ELO DE CONTATO

Travo – ou ao menos tento – conversa com um senhor bauruense neste momento, pelo reservado do facebook, Odil Azenha Stábile. Para quem não se lembra, esse senhor foi proprietário do Bar da Rosa, aliás, o bar original nasceu tendo como nome o de sua esposa, a Rosa. Primeiro na rua Saint Martin e hoje naquela hoje famosa esquina perto das Nações. Transformou-se em ponto de encontro de estudantes, muitos deles residindo nas imediações. Ele tocou o bar a contento, quase o fechou e quando conseguiu vender se foi para Manaus, para ajudar um irmão que o solicitava por lá. O bar continuou seguindo sua vida e os novos proprietários, numa sábia decisão resolveram continuar com o nome de antanho, de certo com acordo entre as partes. Odil e Rosa permaneceram pouco tempo em Manaus e logo estavam por aqui novamente. No retorno descobre-se algo perturbador sobre ele, pois após os reveses que a vida lhe propiciou estava mais ácido e um dos seus alvos passou a ser o ex-presidente Lula. Tudo aquilo que era repetido pela mídia ele foi assimilando e cospia fogo, algo como um mortal ódio por Lula. Passou a vê-lo como quem estava prestes a implantar o comunismo no país. Desde então, todos seus posts e mensagens passados por aí tinham algo sobre esse ódio. Nas poucas vezes que tentei travar algum diálogo com ele, acabei por reagir de forma intempestiva. Nossas relações nunca foram de amizade, mas se agora se mantém, nem sei dos motivos, pois impossível conseguir alguma conversa salutar diante de argumentos tão rasos.

Neste momento, algo novo. Ele me posta no reservado um vídeo recheado de fake News, desses do tipo onde o mínimo é rejeitar, algo de muito baixo nível. Um vídeo do pastor Joel Lopes da Silva, que me recuso a compartilhar, pois representa um desserviço para a boa informação. Como já o conheço, respondi da seguinte forma: “Nada vindo de algum pastor neopentecostal merece respeito e consideração. Viva Lula o único que fez alguma coisa por gente como tu, mesmo que hoje o renegue, mas no tempo dele tínhamos um país e hoje só passamos vergonha, país destroçado. Volta Lula...”. Ele me provocou, eu revidei. Sua resposta veio assim: “Você e Lula são comunistas”. Minha resposta: “Lula não é comunista, nem eu, mas Bolsonaro é miliciano. Alias, creio que o sr, pelo que vejo, não saiba o que vem a ser comunismo. Sabe? Me diga o que é... Agora eu sei que ser miliciano é ser bandido. Isso o Sr também sabe, né?”. Ele me respondeu: “Eu não defendo Bolsonaro, eu ataco o Lula que quis implantar o comunismo. Graças a Deus que não conseguiu, o lugar dele é na cadeia”. Mesmo ciente de nada conseguir além disso, prossegui tentando algo mais: “Mas me explique, que raio de comunismo Lula quis implantar, uma vez que ele nunca foi comunista. O que ele fez foi ajudar o pobre, foi ajudar este a ter direitos, a ser reconhecido, a ganhar mais, ter mais chances. Que mais Lula fez além disso para enxergá-lo como comunista? Enfim o que é Comunismo para o senhor?”. Ele não me responde, pois com certeza, se o fizer, vai me passar uma definição bem distante da realidade.


Sei que vão me dizer de nada adiantar continuar tentando manter diálogo com quem pensa desta maneira, mas insisto, pois sei, Odil batalhou a vida inteira, suou a camisa e não chegou onde queria, faltou algo. Encontrou alguém para culpar pelos seus fracassos e estes são Lula e o comunismo. O que me faz tentar travar diálogos é entender dessa ruptura, algo, pelo que vejo, cada vez mais de difícil conserto. Classifico Odil pertencente a classe dos pobres, dos que labutam e suam a camisa, um batalhador. Desses que para chegar até aqui, penou bastante. Já deve ter tido incontáveis contatos com os mais ricos, os que humilham e ofendem seus semelhantes. Ele sabe que estes se vestem melhor que nós, possuem melhores automóveis, viajam para a Europa, moram em belas casas, falam diferente, possuem empregados e empregadas, possuem até clubes onde se reúnem e lá os pobres são os faxineiros, gandulas de tênis, copeiros, garçons etc. Não sei se ele consegue compreender algo mais sobre isso de comunismo e capitalismo. Algo como o fim que dá objetivo à vida humana não ser a riqueza e a exploração, mas a cultura, a dignidade, a capacidade de amar ao próximo, ser cordial e solidário. Abominar isso de uns terem muito e outros não terem nada.


Ele não mais se comunicou, mesmo insistindo: “Mas me explique, que raio de comunismo Lula quis implantar se ele nunca foi comunista? O que ele fez foi ajudar o pobre, foi ajudar este a ter direitos, a ser reconhecido, a ganhar mais, ter mais chances. Que mais Lula fez além disso? E daí, seu Odil, qual o seu conceito do que venha a ser isso de COMUNISMO. O SR não acha incoerente o rico ter, por exemplo, dez carros, dez apartamentos, dez empregados, dez lojas, dez milhões em conta no banco e o pobre não ter emprego, casa para morar, comida no armário, transporte caro, não conseguir pagar mensalidade da escola do filho e nem dinheirinho para ir no bar. Por que uns tem muito e outros tem muito pouco ou quase nada. Isso não lhe diz nada?”.

Eu sei, falta um elo, algo para reestabelecer uma mínima conversação. Como proceder com esses? Neste momento precisamos de todos, uma conscientização coletiva, demonstrando o quanto todos os que depositaram bruta esperança em Bolsonaro foram enganados, ludibriados e menosprezados, pois ele mesmo acaba de dizer que “se precisar de manifestações, convoca uns bostas para empunhar bandeiras defronte o Palácio do Planalto” e estes lá estarão. Nunca vi algo parecido, a pessoa ser chamada de “bosta” e continuar apoiando. Queria descobrir um meio de conversação possível com esses todos. Ainda não descobri o elo, o fio de contato e por causa disto, não desisto, insisto e persisto, mesmo levando muitas patacoadas no percurso. Eu ainda não desisti do seu Odil.


A GRANADA NO BOLSO DO INIMIGO
O BAÚ DE MALDADES RESIDE NOS DETALHES - O ministro da Economia Paulo Guedes joga contra o trabalhador brasileiro num todo. Quer a todo custo vender e o quanto antes o Banco do Brasil, privatizar tudo no mais curto espaço de tempo e dar continuidade ao iniciado desde que Bolsonaro começou a governar, que é dilapidar o país, deixá-lo numa tanga de dar gosto, sem dignidade e na dependência total de empresas privadas e transnacionais, todas jogando contra os interesses dos menos favorecidos, da massa de desvalidos e trabalhadores, os mais pobres. A negativa para prestar qualquer ajuda aos pequenos comerciantes vai na mesma linha. Na cabeça de Guedes só existe ajuda para os grandões, nunca para os pequenos. Enquanto todos esses pequenos, ainda o defendendo, não se conscientizarem de que o inimigo reside no Governo Federal, esse barco não será virado. Com esses aí no comando, só bola nas nossas costas.

3 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 1:
Cassio Fabiano Amo esse casal

Henrique Perazzi de Aquino Cassio Fabiano, tenho profunda admiração por ti e sei de tua luta, porém, não entendo esse ódio pela esquerda. Veja bem, sei que venera Bolsonaro e ele através de seu ministro acaba de dizer que os micro e pequenos empresários não merecem nehum tipo de ajuda, o que é uma facada em todos vocês. Ele só pensa nos grandões e disse mais, algo de doer, que quando necessitar de apoio chamaria uns "bostas" e estes iriam balnaçar bandeiras a favor dele defronte o Palácio do Planalto. Como, depois disso, continuar apoiando um cara desses. É decepção em cima de decepção. De onde vem esse seu ódio para com a esquerda? Ainda continua nutrindo o mesmo sentimento por Bolsdonaro? Baita abracito do HPA.

Cassio Fabiano Henrique Perazzi de Aquino meu amigo de que ódio vc tá falando não consigo ter ódio de nada só fiz um comentário sobre um casal que adoro, nem assunto sobre política eu posto já tenho problemas demais. Também tenho muita administração por vc meu amigo. Abraço

Henrique Perazzi de Aquino Cassio Fabiano, sim sei disso. Não escrevo sobre esse texto em si, mas de posicionamento de vida. Precisamos todos convergir novamente como antes, pois acirrando como hoje vejo acontecer, dificilmente este país voltará a ser altaneiro como dantes.

Fatima Brasilia Faria O tal fio de contato entrou em curto e pelo que li, deu pt (perda total) talvez um dia ele consiga refletir e cair na real.

Walisson WB Bragião Não gaste vela com defunto ruim,quem abraça o ódio bozista é cadáver insepulto

Antonio Morales Sofreu uma espécie de conversão religiosa. Uma combinação de revolta com ignorância ou ingenuidade estimulada por um certo tipo de mídia e por fakenews.

Mariza Basso Basso - Querido Henrique Perazzi de Aquino, quanto as divergências políticas Affff sem.comentario né? Mas sinto-me na obrigação por pura justiça em corrigir algumas coisas: o casal soube levar sim o Bar da Rosa, eram muito queridos e viviam bem, quiseram vendê-lo pois já estavam cansados e venderam por um bom valor na época.
Odil se mudou para Manaus a pedido de seu irmão que tinha uma empresa grande lá e precisava de alguém de confiança para administra-la na época, aliás ganhava um gordo salário. Voltou a Bauru porque deu o tempo, hj Odil já tem quase 80 anos, está aposentado assim como a Rosa e tem algumas casas de aluguel. Estão em.boa situação e trabalharam muito pra isso. Antes da Pandemia distribuíam Marmitex para moradores de rua. Quanto ao Bolsonaro, lamento muito a posição defendida, não dá pra entender. Abraços!

Henrique Perazzi de Aquino Obrigado, vou corrigir. Obrigado mesmo pelo toque, pois suas observações contribuiram e muito para melhorar a compreensão do proposto por mim.

Mauricio Porto E acrescentando aí que a Mariza já esclareceu, o Odil foi vereador. Tem suas convicções políticas, não concordo, mas sento pra tomar uma cerveja com ele, com certeza.

Mauricio Porto PS. Com você também Henrique Perazzi de Aquino, já tomamos algumas, você sempre eleva a conversa

Henrique Perazzi de Aquino - Mauricio Porto, eu não conseguiria mais com ele. Ele fecha a questão e se exalta.

Mauricio Porto Te entendo Henrique Perazzi de Aquino, mas temos coração mole, a gente sempre perdoa. Agora você está indignado, mas com o tempo sei que seu coração falará mais

Antonio Pedroso Junior Mauricio Porto Porto, o pacificador

Mauricio Porto - George Clooney hahahahah

Mauricio Porto - Antonio Pedroso Junior já somos em tão poucos, se brigarmos entre nós não haverá mais altas discussões regadas a um bom whiskey

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:
Bia Bassan Uma tristeza... Eu adorava o seu Odil. Fui muito lá na minha juventude. Ficávamos horas batendo papo. Mas ele agora me maltratou tanto na época da eleição. Me chamou de bandida e comunista e que meu pai deveria ter me batido qd pequena. Ele ia muito no bar do meu pai e fiquei muito triste ! Bloqueei ele. Depois de me chamar de comunista safada e bandida. Uma pena! E que decepção...

Almir Sombra Para quem tenta achar algo de bom nos últimos anos, aqui uma dica: as máscaras caíram.

Wander Florencio Almir Sombra exatamente!

Beto Castilho Que falta faz a consciência de classe!
Que falta faz a formação política!

Ricardo De Callis Pesce Admiro o fôlego literário do Henrique Perazzi de Aquino. Fazer um texto enorme sobre um analfabeto político que relaciona o PT e Lula com o Comunismo. Imagino o livro alentado que vai sair de sua pena quando o Henrique for escrever sobre alguém inteligente.

Daniel Pestana Mota Vi, nele, um tio meu, irmao da minha mae, gente bonissima que depois de ter feito SENAI foi moço, sem nada, pra Sao Paulo. Venceu, teve 4 filhas, trabalhou como metalurgico na mesma empresa por mais.de 20 anos, aposentou-se, no mensalao (antes nao) passou a odiar o PT, Lula eh o capo, votou no Bozo e logo se arrependeu. Mas odeia o PT. A.filha mais velha comprou esse ódio com ele, mas o destino é implacavel, uma de suas netas faz faculdade publica onde? Ma.Federal do ABC!!! E essa filha que comprou o odio do pai é o quê? Enfermeira, em plena pandemia...

Lucia Francisco Complicado entender o que significa "comunismo" para estas pessoas. Uma vez tentei debater com um colega de serviço essa questão da direita sempre favorecer os patrões e os investidores donos do capital em detrimento dos trabalhadores e aposentados, recebi como resposta que só garantimos nossos empregos com a manutenção dos privilégios dos mais ricos.
Como se a pessoa se colocasse como um mero insumo sem qualquer individualidade ou humanidade.
Nossos direitos trabalhistas e previdenciários, assim como as legislações ambientais, consumidor etc seriam desnecessárias e apenas "dificuldades" impostas ao setor produtivo em nome do "bem comum", conceito que eles simplesmente não conseguem enxergar.

Viviane Mendes - Independente de qualquer coisa, vale a pena você salvar a foto de uma pessoa, incluindo uma terceira, no caso a Dona Rosa e expor assim dessa maneira?....a pessoa autorizou??? Precisa lavar uma roupa suja dessa assim, publicamente???.....lamento sua atitude. Independente, do nosso juízo de valor as pessoas têm o direito de serem quem elas são. Tenho horror ao atual presidente. Nojo. Mas, essa exposição....desnecessária, ao meu ver.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:
Dino Magnoni - O golpe temerrorista foi dado para começar tudo o que está aí. Temer e seus sequazes midiáticos-empresariais-políticos-judiciários criaram condições para manipular tanto o processo eleitoral, que até inviabilizaram a eleição de um quadro tradicional mais confiável para eles. como era o Alckmin, por ex. Mas o importava era derrubar Dilma e tirar o PT do páreo, pouco importava quem eles elegessem, desde que não fosse um quadro saído da esquerda ou do centro-esquerda. Era preciso alguém radicalmente autoritário e neoliberal, para realizar o que Collor e FHC não conseguiram fazer em uma década de maldades sucessivas. E o projeto deles, para a nossa desgraça, está sendo extremamente bem sucedido. Se tirarem o "impronunciável", ficará um Mourão com aval dos estamentos milicos e toda a máfia rica e remediada e os trabalhadores alienados, que apoiam a volta dos coturnos. E Guedes e os demais ministros perversos vão terminar, sem muitos percalços, o que vem fazendo com aval dos banqueiros, empresários e dos grandes interesses coloniais de sempre. Estamos fritos, até pq não caiu a ficha de uma maioria que acha que todas as desgraças seculares que afligem muitas gerações, foram urdidas por Lula e Dilma. E o disco roto segue rodando rouco, enquanto os zumbis vestidos de amarelo seleção avançam para a barbárie, na sua marcha trôpega de patos evangélicos calçados de coturno, que recitam alto e em uníssono: "Brasil é do Senhor Jesus, povo de Deus, declare isso! " ...
https://www.viomundo.com.br/.../roberto-bueno-a-besta-do...

Gustavo Jose Souza Concordo plenamente. Mas não sei se deveria expor esse casal tão querido por muitos da cidade. Cuidado com a linha tênue. Forte abraço. Diga-se de passagem, o Sr escreve muito bem !! Adoro seus textos!!! Até a Vitória!!!

Rosa Camolez Vc é um ser humano admirável, sabiamente paciente e com amor ao ser humano

André Duarte Odil e Dona Rosa, duas das melhores pessoas que conheci em Bauru❤️

Fernando Ramos O melhor é guardar as boas lembranças do Odil, que são muitas...

Celsão Hippie O Sr. Odilon foi vítima de uma lavagem cerebral midiática.... Só isso para justificar...
A gente expunha na porta do Bar da Rosa e éramos muito bem tratados por eles, seo Odilon e Dna Rosa e todos que ali frequentavam e trabalhavam... Uma mudança tão drástica só pode ter acontecido através de uma lavagem cerebral midiática que foi imposta a todos brasileiros... Alguns superaram a maioria.... Sucumbiu

Mauro Landolffi Seu Odil e Dona Rosa também fazem bastante trabalho voluntário, ajudam muita gente. Já conversei bastante com o Odil, sei que ele gosta do bolsonaro e do maluf, então, nem se fale. Mas são pessoas boas, e acho muito legal da sua parte essa atitude de conversar, trocar ideias e ter vontade de mostrar a verdade pras pessoas.

Montinegro Plus Henrique Perazzi!
Não conheço Sr Odil mas lhe conheço bem Amigo Henrique e o seu coração.
Tem minha admiração meu respeito.
Lhe digo! que vale um homem lutar, conquistar, conseguir no final da vida uma situação confortável.
Se não aceita que um semi analfabeto nordestino possa ter chegado ao cargo de presidente do Brasil e mudou a realidade da vida de muitas pessoas.
Não importa essas ideologias de direita ou esquerda, liberal progressistas, conservadoras... se não reconhece os valores dos que criticamos.

Ricardo Polettini Estranho como são difundidos esses “conhecimentos”
sobre o “comunismo”, mas nada de fascismo