segunda-feira, 11 de maio de 2020

DICAS (196)


ARTISTAS BAURUENSES CLAMAM POR AUXÍLIO EMERGENCIAL – A CULTURA MUNICIPAL TENTA NA FORMA DE EDITAL REMUNERAR ARTISTAS EM LIVES, MAS...
Existem em todos os segmentos deste país, os que estão conseguindo se safar neste período e o fazem, alguns com problema, outros menos. Esses, ao menos, não passam por privações. Porém, parcela significativa dos artistas, muitos tentando viver só da arte, sem outra fonte de renda, esses já passam por sérias dificuldades. Em Bauru, nada diferente do que se vê ocorrendo país afora. Ciente dessas dificuldades, observando muitos artistas promovendo ações isoladas em busca de conseguir auferir algo, tapar os buracos e tentar ao menos continuar remando, fui procurar o Secretário Municipal de Cultura de Bauru, Luiz Ricardo Ferreira, o Rick e lhe perguntei, numa conversa via WhatsApp: “Você pode me informar se em Bauru, através do poder público existe alguma lei de incentivo aos artistas nesse período? É que vejo isso ocorrendo em algumas cidades, com edital de apoio a classe artística. Baita abracito. Tudo bem? Como vão as coisas? Henrique”.

Ele prontamente me atendeu e em seguida, a resposta: “Sim, escrevi um edital e está no Jurídico”. Na sequência lhe pergunto: “Que bom, caro caro Rick. Tem notícia de quando pode sair???”. Ele, num áudio, resume o seguinte: “Escrevi esse edital no comecinho de abril, quando estourou a pandemia. Eu mais que ninguém, amigo, venho do ramo do entretenimento e sei o quanto os artistas de Bauru precisam de um reforço, haja visto que, após o decreto do fechamento das empresas e por conta do isolamento social, os artistas foram os que mais foram prejudicados. Aqueles que tinham suas datas nos barzinhos, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo e trabalham de forma autônoma, o que acontece? Eles não tem nenhum recurso, não tem emprego fixo, trabalham só com som ao vivo, daí eu me coloco demais na pele desses artistas e estou desde abril de cabeça nesse processo. Escrevi o edital, mandei pro Jurídico e a resposta da Procuradora deve estar estourando. Caso algum artista pergunte a você, eu estou à disposição e na frente da Secretaria, defendendo sim a classe artística e contando que esse edital dê certo. Falei com o prefeito, mostrei o edital pra ele, ele gostou muito, parabenizou a iniciativa. O projeto é esse, selecionar alguns artistas pra fazerem live, remunerar. Criei também um canal no youtube. Como a Secretaria estava com os serviços de atendimento suspensos e nós temos biblioteca, banda, orquestra, o fiz para assim dar continuidade no nosso trabalho. Por exemplo, a mãe está com o filho em casa e quer uma dica de leitura pro filho, clica lá no nosso canal e tem uma contação de história. Tem um vídeo da banda e orquestra, onde todos os alunos receberam partitura de teleconferência do maestro e assim fizeram uma linda canção juntos. A gente tem trabalhado muito, eu particularmente, dobrado com essa pandemia, porque a equipe está escalonada. Estou acompanhando e quero que este processo, mais do que ninguém dê certo, para que o edital seja aprovado e que tenha um parecer favorável do Jurídico. Tá bom?

Voltei à carga e lhe perguntei: “Quais os valores propostos e se essas lives acontecerem, o valor pode ser pago imediatamente para eles? Seria bom divulgar isso. Me passe mais detalhes”. A resposta veio num outro áudio: “Valores eu não posso divulgar, tenho que aguardar o Jurídico. Se a gente fala de algum valor e posta, a gente cria uma expectativa e a pior coisa neste momento é a gente criar expectativa nos nossos amigos que estão precisando muito de algum respaldo da Secretaria. Estou lutando enquanto secretário, amigo, militante, enfim, estou focado nesse processo. A princípio iriamos resgatar o valor de saldo da dotação orçamentária, valor já estipulado, selecionar aproximadamente sessenta artistas, seguir os tramites, Jurídico, depois Finanças”.

Foi isso. Vejo Rick realmente empenhado, mas como tudo dentro do poder público, um tanto de mãos atadas. A ajuda que podemos dar se dá na forma de cobrança, não só junto a ele, mas também do prefeito e dos demais departamentos internos da Prefeitura, pois na demora, a situação estará mais que crítica junto de parcela significativa da classe artística e também chegaremos ao final da pandemia. A resposta para esses tem que ser dada agora, de forma imediata, pois o amanhã já pode ser tarde demais. Rick sabe disto, corre em busca de solução favorável e com a publicação deste texto, instigo para que a classe artística o ajude. Unidos, coesos, indo cobrar no lugar certo, creio, as chances deste edital vingar são boas. Como sabemos, sem uma pressão, tudo pode se estender ad eternum e as necessidades não podem mais esperar.

OUTRA COISA
OU VAMOS À LUTA, OU SEREMOS FACILMENTE ENGOLIDOS, TODOS, SEM DISTINÇÃO
Confinados de onde nos encontramos, parece somos iludidos mais facilmente. Temos que tomar um choque de realidade, talvez um bom soco na cara para aprender a enxergar a realidade com mais frieza. Enquanto estamos aqui, todos comportados, reclusos e cumprindo as ordens, para um dia poder voltar à normalidade, algo continua rolando da forma mais cruel e insana do lado de fora dessa bolha. As tramoias continuam se desenrolando, uma mais doentia que a outra, todas contra os nossos costados, o dos bons comportados, turma do preferindo agir dentro da normalidade, seguindo regras, preceitos constitucionais. Já deu para perceber e se ainda não deu, é bom ir tomando tento, pois nada acontecerá de bom para esse país sem luta, enfrentamento, confronto e muita garra, disposição, perseverança e como dizia uma lapidar frase de um livrinho que nunca mais me saiu da cabeça: “sangue, suor e lágrimas”.

A transição deste desGoverno hoje no comando do país, todo ele tomado pelos piores que puderam juntar, dominou todas as instituições de uma forma que, a inércia é o padrão, o cagaço, medo um do outro, cada qual entrelaçado por um podre e ali continuando, mãos dadas e aprontando tudo o que de pior podem promover. O conluio foi tramado desde o golpe de 2016, depois veio a eleição mais fraudulenta da história deste país, com o festival de fake-news, depois a enxurrada de perversos, um pior que o outro, mais desqualificado que o outro, todos ocupando os espaços e cargos nas esferas federais, promovendo a destruição do país. E nós, do lado de cá, desunidos, cada qual promovendo a repulsa pelas vias internéticas, mas não mais saindo às ruas. Luta então, nem pensar. É tudo o que querem que continuemos a fazer. Escrever coisas bonitinhas, até bravinhas, mas nada de ação concreta.

A ação dias atrás dos Gaviões da Fiel, que cansados de esperar, saíram pelas ruas e foram até a avenida Paulista ver se encontravam os que estão a promover o fascismo é o ato mais divinal e maravilhoso dos últimos tempos. Mais lindo ainda foi ver são-paulinos, palmeirenses e santistas se juntando ao ideal e propondo se unir a esses. Tudo bem, a pandemia não acabou (e pelo visto não acabará tão cedo), mas como já deu para perceber que o aumento do fascismo nas ruas está se dando cada vez mais, exatamente por causa dessa inércia, nós trancados e eles saindo pras ruas e ocupando todos os espaços sozinhos, como se tudo fosse deles. Eles são minoria, sabemos disso, as manifestações todas deles demonstram isso. Cansou ver esse povo ocupando as ruas, promovendo o retrocesso do país. Eu vou continuar esgrimando pro aqui, mas ciente de ter chegado a hora de “colocar o bloco na rua”. Ou fazemos isso, ou daqui pouco tempo, isso não mais será possível. Pelas vias normais, ditas institucionais, já deu para perceber, nada virá, mas se o povão sofrido, adicionado a nós, os lutando pela possibilidade de outro mundo, todos juntos, estivermos unidos, ninguém irá nos segurar.

Estou só esperando o convite da próxima saída dos corintianos nas ruas, pra me juntar a eles e restabelecer a sanidade neste país. Confinados, feneceremos aqui mesmo e quando sairmos, a situação talvez já seja irreversível. É a hora de botar pra correr os fascistas, na base do cacete, como já foi feito em tempos memoráveis da história deste país. A nação, o país denominado Brasil precisa voltar a ser pujante, altaneiro, soberano e menos servil a interesses entreguistas. Estamos na fase mais complicada da pandemia, beirando as mil mortes por dias, mas alguma organização já pode ir sendo consolidada, construída, fortalecida para quando sairmos, o fazermos em bloco, organizados e conscientes do que precisa ser feito. Desconstruir o mutirão golpista, eis uma necessidade. Cansei de marasmo!

Nenhum comentário: