quarta-feira, 13 de maio de 2020

FRASES (196)


A SITUAÇÃO DA LOTAÇÃO DOS ÔNIBUS EM BAURU - O QUE PODE SER FEITO?

Após um post de Sônia Lima, com essa foto e curto texto: "Ônibus fazendo horário de sábado e nesta lotação de que adianta a quarentena". 

Essa foto mostra tudo e mais um pouco. As empresas diminuiram os horários e circulam como se estivessem num sábado ou domingo, com número de passageiros reduzidos. Porém, no horário de pico, na ida e volta do trabalhador a lotação é essa da foto, todos muito juntos, sem conseguirem manter um mínimo de distanciamento. Primeiro se percebe a volta ao trabalho, depois as condições para isso não se mostram favoráveis aos trabalhadores, pois o empresário se diz prejudicado, perdendo dinheiro com o fraco movimento, daí ele decide por conta própria (ou até mesmo com a anuência da Prefeitura), diminuir o número de carros rodando pela cidade. E assim o fazem, e nem uma manifestação, um quebra-quebra, um movimento para reestabelecer a normalidade. Somos mesmo um país de cordeirinhos, pois nos fazem de gato e sapato, continuando impassíveis, cordatos, calados e contidos. Ontem, conversando com a mulher da faxina do lugra onde moro, ela me contava detalhes dos dois horários que pega ônibus, 6h da manhã para o serviço e por volta das 17h da tarde para sua casa. Em todos, essa cena da foto é o usual, a rotina. Ela me diz diante do meu espanto: "Só por deus, meu filho". Sim, ela é religiosa, evangélica e conta com a ajuda do sobrenatural para continuar sobrevivendo e até o presente momento, 65 anos, não ter agora contraído o vírus. "Eu não tenho escolha. Tenho que vir trabalhar. Tenho que entrar no ônibus lotado, pois do contrário não chego no serviço. Não reclamo, pois os que reclamam são mal vistos. Isso de reclamar causa problemas, daí me calo", conclui. E nós, os que podemos botar a boca no trombone e virar isso tudo do avesso, o que fazemos por esses sem voz?

Compartilhando com Elson Reis, Ademir Elias, Ricardo Santana, Ricardo Polettini, Nelson Itaberá, Nelson Fio, Vitor Oshiro, Thiago Navarro, Thiago Roque, José Roberto Segalla, Marcos Souza, Edvaldo Francisco Minhano, Sandro Bussola...


SE GRITAR PEGA "CENTRÃO" NÃO FICA UM MEU IRMÃO
São os piores possíveis. Sujos, imundos, desses que tudo fazem por dinheiro. Sem nenhuma novidade. Sempre agiram assim e mesmo no governo democrático de Lula e depois no de Dilma, aprontaram das suas. Bolsonaro se aproxima deles para simplesemnte tentar continuar sem problemas de cassação de seu mandato. Troca descaradamente cargos e muita verba, emendas parlamentares por apoio. Tempos atrás, foram utilizados para se conseguir aprovar algo mais palatável para a população. Eles só se movimentam e votam com os bolsos bem cheios. Em todos os casos, execrável ter que atender aos clamores destes perversos. São o lado nojento, repugnante, gosmenta dessa coisa denominada política. Nojo!

NÃO É O FATO DE SER SOMENTE CONTRA A ATUAÇÃO DOS MILITARES, MAS...

Após postagem de Silvio Selva com esse texto: "Enquanto o Exército Argentino distribui alimentos e o chinês constrói hospitais. Os pé-rapado, pintor de meio-fio. Lustrador de mosque-FAL do exército brazuca, forjam documentos pra tirar dinheiro de pobre. Vagabundo é pouco".

As Forças Armadas brasileiras estão hoje numa posição nada confortável. Se antes, ou até pouco tempo, se encontravam numa posição "quase" isenta, hoje não mais, pois fazem parte cerebral desse desGoverno do Senhor Inominável, são consultores, enfim, também executores. Credibilidade cada vez mais em queda livre. Não me canso de dizer e olhar para o passado, se antes ao menos nacionalistas, hoje perveros, a maioria das cabeças pensantes destes são neoliberais predadores e favoráveis ao desmonte do Estado brasileiro. Ao aceitar a participação ao lado do capitão, se mostram igual a ele. Podiam ficar sem essas, mas a maioria dos que hoje estão encastelados em cargos públicos, loteando o Palácio do Planalto demostram um compromisso com o atraso. Foi uma decisão do Alto Comando e levando de roldão todo o mais. E quando lá entronizados, tudo o mais acontece naturalmente, pois faz parte da ação diária destes hoje no comando do país, a insanidade. Essa agora, de milhares de militares receberem o Auxílio Emergencial aos necessitados na pandemia, não só algo fora de propósito, pois são todos assalariados e mais, passando na frente, sem a necessidade da tal avaliação rigorosa a que tantos são submetidos e humilhados. De vergonha em vergonha, as Forças Armadas brasileiras denigrem a cada dia algo pelo qual tinham como orgulho. Questão de escolhas, preferências. Que vergonha!


UMA PERDA
O SERGIO LIMA DO FRUTAL LIMA SE FOI...

Em 08/02/2010 escrevi esse texto sobre o Frutal Lima e seu proprietário, SERGIO LIMA. Esse estabelecimento fez história em Bauru e hoje, agorinha de pouco, a triste notícia, o Sergio nos deixou. Ele e o Frutal deixaram uma marca registrada ali na Rodrigues, entre a Gustavo Maciel e a Agenor Meira. Muitas décadas de bom atendimento, aberto até altas horas e sempre com um suco impecável e um lanche inesquecível. Eis aqui o link da história do bar, por mim retratada: https://mafuadohpa.blogspot.com/search?q=frutal+lima

ALGUNS DEPOIMENTOS:
- "Poxa...vendi muito ticket alimentação pra ele...", funcionário público Jean Morales.
- "Frequentei muito nos anos 80, não raro com minha ex-companheira, e sempre com o mesmo pedido: X-Salada e vitamina com leite. Depois as visitas se tornaram mais esporádicas, mas nunca deixaram de acontecer. Uma das últimas vezes levei meu filho para conhecer. Triste com a notícia", professor Almir Ribeiro.
- "Putz , que triste...quantas vezes após fechar a Livraria Vamos Ler as 22:00 , ia para o Frutal comer um X-salada , depois passava no Bar da Rosa , que era bem diferente do que é hoje , e tomar umas pra ir pra casa... descanse em paz Sérgio...", Jorge Simões Cantão.
- "Parada obrigatória antes de pegar meu ônibus pro Parque Vista Alegre, depois da sessão no Bauru I...", Paulo Balderramas.
- "Frequentei muito o Frutal Lima, desde 1973, qdo cheguei aqui na sem limites. Ficava ao lado de um fliperama, (em frente do atual), que eu era viciado. Saia da Fundação e ia pra lá jogar e comer aqueles lanches saborosos. Batia um papo mais com o Élvio, irmão mais velho. RIP, Sérgio.", fotógrafo Pedro Romualdo.
- "Um sobrevivente do Centro. Uma pena. Tive a honra de fazer uma entrevista da semana com ele, para o JC. Descanse em paz", jornalista Rodrigo Ferrari.
- "Notícia triste....era onde , muitas noites, na volta das aulas na FEB, íamos comer o Xsalada e tomar aquela vitamina de morango com leite....", Cleide Portes.
- "Comecei a frequentar o Frutal no ano de 1976, na época frequentava a comunidade de jovens da Catedral e todo domingo depois da missa das 18 horas era obrigatório o x salada e o suco. Não me esqueço certo dia assim que chegou meu x salada explodiu a Nações Unidas, nesse dia a curiosidade foi maior que a fome, com o passar dos anos veio outros hábitos entre eles a cervejinha, depois de bebericar no Lanches Fátima (Gustavo com Batista) a noite terminava no Frutal. Até o fechamento sempre fui assíduo fregues, muitas vezes procurando um fast food para almoçar acabava no x salada do Frutal, amigo além de histórias pudemos desfrutar o sabor que era único", Sivaldo Carmargo.
- "Nos anos 80 batia cartão para tomar caracálcio!", professor Reginaldo Furtado.
Em tempo: Sua morte não foi causada pelo COVID-19 e sim, por complicações no fígado.

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK SÉRGIO LIMA:
Jean Morales poxa...vendi muito ticket alimentação pra ele...

Cristina Bianconcini Descanse em paz🙏🙌

Maria Jose Conde Cortez Meus sentimentos ! Foi covid?

Luciana F Stos - Maria Jose não. Foi complicações no fígado.

Maria Jose Conde Cortez Luciana F Stos obrigada! Abçs

Luciana F Stos Descanse em paz😥

Almir Ribeiro Frequentei muito nos anos 80, não raro com minha ex-companheira, e sempre com o mesmo pedido: X-Salada e vitamina com leite. Depois as visitas se tornaram mais esporádicas, mas nunca deixaram de acontecer. Uma das últimas vezes levei meu filho para conhecer.
Triste com a notícia.
RIP

Henrique Perazzi de Aquino Eu também um dia fiz o mesmo que você, quase perto dele fechar, levei meu filho para comer e conhecer o lugar que tanto frequentei no passado. Fui também pouco antes de fechar com o Sivaldo Camargo, matar saudade e tomar um suco.

Tuta Caetano Um guerreiro !!!

Cezira Helena Pinheiro Meira Que noticia triste, adorava tomar suco e comer lanches na época que trabalhei na Central Imobiliária. Ele sempre atendia com alegria todos os clientes. Era amigo do meu marido Betinho. Sinto muito. Que DEUS conforte o coração dos familiares.

Maria Cristina Romão Que triste, foi parte da nossa história e isso nos faz lembrar que nada é para sempre.

Jeane Modesto da Cunha Meus sentimentos a todos os familiares e amigos

Tania Oliveira Puxa... que triste. Eu e meus pais adoravamos o lanche de lá quando eu era criança. Maravilhoso X salada. Vendi mto vale transporte lá. Fez parte da história de muita gente. Que descanse em paz!

Osmar Pereira Brito FOMOS V I Z I N H O S. SEDE DO P C O AO LADO NA ESQUINA E FAZÍAMOS A CESSÃO DO NOSSO ESPAÇO PARA O SÉRGIO.
SEDE DO P C O E MINHA ESCOLA DE IDIOMA ESPANHOL.

Claudio Lago Era o melhor lanche de Bauru na década de 80. Descanse em paz Sergio,meus sentimentos a família.

Denise Amaral Que triste notícia 😔
Meu amigo de tempos... muito triste.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK SÉRGIO LIMA 2:
Jorge Simões Cantão Putz , que triste...quantas vezes após fechar a Livraria Vamos Ler as 22:00 , ia para o Frutal comer um X-salada , depois passava no Bar da Rosa , que era bem diferente do que é hoje , e tomar umas pra ir pra casa... descanse em paz Sérgio...🙏

Wander Florencio Jorge Simões Cantão lembro da Vamos Ler...Sempre comprava a Placar lá!

Xokito Juarez Esse era fera... Alimentou muita gente

Dejair Duarte Meus sentimentos a familia do SÉRGIO e que DEUS possa conforta-los

Ezequiel Rosa Sentimentos. Um tempo partindo

Wander Florencio Sempre passei lá pra comer salgadinho de presunto e queijo e tomar suco natural de laranja com ele...Que tristeza!

Bruno Sanches Notícia triste! Comi mtos lanches lá, com meus pais e, depois, sozinho.

Solange Matos Meus sentimentos a família e amigos 😢😢

Gilberto Maringoni Camarada, que tristeza. Fui muito lá nas madrugadas da segunda metade dos anos 70. Qual a causa?

Henrique Perazzi de Aquino Complicações no fígado.

Juan Antonio Dos Santos Laranjeira NOTICIA TRISTE ,FRECUENTEI MUITO LÁ TAMBÉM

Paulo Balderramas Parada obrigatória antes de pegar meu ônibus pro Parque Vista Alegre, depois da sessão no Bauru I...

Jackie Castro Meus sentimentos a família e aos amigos

Marcio Teixeira Meu Tio.
E
Pedro Valentim Benedito Que descanse em Paz e meus sentimentos !

Pedro Romualdo Frequentei muito o Frutal Lima, desde 1973, qdo cheguei aqui na sem limites. Ficava ao lado de um fliperama, (em frente do atual), que eu era viciado. Saia da Fundação e ia pra lá jogar e comer aqueles lanches saborosos. Batia um papo mais com o Élvio, irmão mais velho. RIP, Sérgio.

Heloísa Alves Ferreira Leal Meus sentimentos aos familiares e amigos. 🌹🙌

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK SÉRGIO LIMA 3:
Luiz Maffei Frequentei o frutal Lima na década de 70 na minha juventude eu trabalhava no centro

Fernando Rafael Comi muito lanche ali !

Bia Bassan Nossa,quando eu era pequena, todo dia tomava café da manhã com meu pai lá, e depois íamos a vamos ler comprar jornal.... Que triste...

Maria Candida Del-Masso Muito triste. Meus sentimentos.

Rodrigo Ferrari Um sobrevivente do Centro. Uma pena. Tive a honra de fazer uma entrevista da semana com ele, para o JC. Descanse em paz.

Damião Maffei Lindo texto Henrique, meus sentimentos a toda família.

Cleide Portes Notícia triste....era onde , muitas noites, na volta das aulas na FEB, íamos comer o Xsalada e tomar aquela vitamina de morango com leite....

Cristina Bianchini Cleide Portes Eu adorava o suco de melancia

Cleide Portes Meus sentimentos aos familiares e amigos.

Marco Antônio Souza Frutal Lima de todas as saudades uma das maiores. Descansa em paz Sérgio. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Parabéns HPA pelo resgate.

Selma Torres Matsubara Tristeza, lindos tempos, Deus abençoe a toda família 😔

Gilberto Truijo triste. sempre ia lá comer lanche. MEUS sentimentos.

Lucia Francisco Meus sentimentos aos familiares e amigos.

Francisco Guerreiro Era o local de grandes intelectuais e beber um suco delicioso, a família meus sentimentos.

Mara Ramos Nos meus tempos de Seprocom eu frequentava o Frutal Lima, final dos anos 80...bons tempos

Roberto Claro Meus sentimentos aos familiares e que Deus vos conforte

Mary Braga Meus sentimentos a família

Rosangela Silva Muito triste! Conheci toda a família, foram meus vizinhos!

Ze Canella Nossa , Sergio meu brother , vivemos uma vida juntos , rangos da madruga !! Triste 😔

Elson Fly Nossa, que dia triste! Meu (nosso) amigo Sérgio.

Sivaldo Camargo Henrique Perazzi de Aquino,comecei a frequentar o Frutal no ano de 1976, na época frequentava a comunidade de jovens da Catedral e todo domingo depois da missa das 18 horas era obrigatório o x salada e o suco. Não me esqueço certo dia assim que chegou meu x salada explodiu a Nações Unidas, nesse dia a curiosidade foi maior que a fome, com o passar dos anos veio outros hábitos entre eles a cervejinha, depois de bebericar no Lanches Fátima (Gustavo com Batista) a noite terminava no Frutal. Até o fechamento sempre fui assíduo fregues, muitas vezes procurando um fast food para almoçar acabava no x salada do Frutal, amigo além de histórias pudemos desfrutar o sabor que era único, meus sentimentos aos familiares.

Elaine Mussi Sivaldo Camargo o meu predileto era o Americano e o suco de laranja: inesquecíveis!

Denise Garcia Nossa peguei muito ônibus em frente ao Frutal Lima ...Petri.sempre um lanche antes de ir pra aula...
Que triste ....
Meus sentimentos

Izaura Aparecida Cavalheiri Arantes Aparecida Vérdade nem o tempo. apagara de nossas mamorias.

Andrea Guerra Já peguei muito busão ali na frente. Sempre q a grana dava tomava um suco de laranja ( delicioso) e comia um salgado ou um lanche...
Q triste...força pra toda família!!!🙌🙏

Reginaldo Furtado Nos anos 80 batia cartão para tomar caracálcio!

Solange Bueno da Silva Meus sentimentos a todos familiares e amigos. 🙏

Mari Neusa Ferreira Triste. Meus sentimentos!

Jose Francisco Gimenez Camilo Sentimentos!

Reynaldo Grillo Muita paz para o Sergio

Fausto Bergocce Meus sentimentos!

Sergio Agostinho Araújo Meus sentimentos e desejo de conforto aos familiares...como bom botequeiro impossível não conhecê-lo...

Elaine Mussi Meus sentimentos aos familiares e amigos... Sem dúvida, o Sr. Sergio está nas lembranças de muitos bauruenses...

André Villela Eita xsalada e suco de morango...descanse em paz ...

Flor Florisvaldo Avelino Conheci, pessoa muito educado e atencioso

José Junior vai deixar saudade, comi muitos lanches e os sucos então tempo que não volta.

Célio José Losnak Losnak Frequentava o Frutal Lima nos 70. O lanche era uma delícia.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK LOTAÇÃO ÔNIBUS:
Sonia Lima Amigo esta todos os dias assim é muito triste porque a doença existe sim , mais muita gente precisa trabalhar fora muitas pessoas que estão passando fome sabe isso doi em mim

Roberto Cardoso Carlos Este é os trabalhadores desse brasil, que sustenta a maquina publica, muitos funcionários publicos esta no conforto de suas belas casas, de quarentena recebendo polpudos salários, e os trabalhadores tendo que sujeitar a lotação no transporte público, para bancar o salario, da maquina publica

Priscila Lellis Krupelis Tem q aumentar as linhas, pois ainda tem gente trabalhando, principalmente nos serviços essenciais

Mary Moretto Tem muita gente trabalhando, é um crime e ignorância diminuir horários de ônibus, tem é que colocar mais ônibus em circulação.
O que adianta 6 dúzia fazer quarentena, proibir o comércio e o resto da população nessa situação.
O que a prefeitura, prefeito, as empresas de ônibus estão pensando ?
Situação ridícula essa.

Ezequiel Rosa Vergonhosa situação. Humilhação a quem necessita

Walisson WB Bragião Gazzetta é um avatar do vírus

Helena Aquino Esse braço em cima da cabeça da sra, ñ pode jamais.