quinta-feira, 11 de outubro de 2018

DICAS (177)


O QUE PERDEREMOS SE CAPIROTO CHEGAR LÁ (01)*

* Começo nova série e ela vai até o dia da eleição, com pequenas histórias de tudo o que temos hoje garantido como direitos e perderemos tão logo o capiroto e tudo o que ele representa cheguem ao poder.

POSSO FALAR? NÃO
Dou carona para estimado amigo/a, ele/a trabalhando numa univerdsidade privada, dessas grandonas de Bauru. De cara lhe falo algo sobre seus posicionamentos via redes sociais:

- Você não tem receio de continuar se posicionando como tem feito até agora? Ninguém te importunou até agora por estar a favor das liberdades democráticas e contra as barbaridades desferidas contra os costados dos trabalhadores?

- Medo, se te disser que não tenho, eu minto, mas não posso deixar ele me vencer. Eu me anularia demais se me fechasse num casulo e nada fizesse nesse momento. Tenho que escrever, deixar claro o lado onde me encontro, pois sei que nem isso que faço hoje será mais permitido se o cara ganhar. Um professor amigo meu, catedrático aqui, figura conhecida, me chamou num canto dia desses e disse para ter mais cuidado. Eu não compartilho com ele o que publico, mas ele leu e assim sei que outros também o fazem. Eu não quero perder o pouco de liberdade que ainda temos e por isso eu falo e escrevo, pelo menos enquanto ainda me é permitido..

- Eu não tenho emprego público, nem privado, criei meu próprio emprego e já sinto muita cara virada por saberem que sou eu a lhes vender algum produto. Imagino você aí exposta e sem poder se defender de ataques direitosos.

- Henrique, a nossa luta tem que ser coletiva, todos unidos, um defendendo o outro. Durante os governos do PT, de Lula e Dilma e até antes dele, sempre pudemos nos expressar e dizer o que pensamos. Hoje não mais, pois a maioria do povo está com medo, receio do que virá. Existe um pressentimento no ar e se isso te domina você acaba entregando os pontos. Não posso fraquejar. Nos governos do PT e do Lula, ninguém pode reclamar disso, pois todos puderam falar e escrever o que bem entendesse. Bastará eles assumirem o poder e contra eles nada será permitido, isso já está bem claro. Descerão a borracha sem dó e piedade na gente, daí precisamos vencê-los já, pois amanhã será tarde demais.

Viver sob uma ditadura, um regime de exceção, a maioria do povo brasileiro desconhece o que vem a ser isso, mas se os ludidos com a proposta do Bolsonaro não abrir os olhos e sacarem estarem a defender o lado que não é o deles, mas o dos que se acham os donos da verdade, o dos que querem resolver tudo na base da violência e do irracionalismo, amanhã, com certeza se arrependerão, mas daí será tarde demais. Minha arma é minha escrita, meu posicionamento tem que ser garantido e quero ter a plena liberdade de continuar escrevendo sem medo de ser penalizado por causa de não concordar com um truculento fazendo uso do poder. Pensemos todos nisso. O que você quer de fato para seu país?

O QUE PERDEREMOS SE CAPIROTO CHEGAR LÁ (02)*
* Essa seção não tem sentido ou função alarmista, mas sim a de alertar para algo que, certamente deverá acontecer tão logo o Brasil mude sua administração para algo fora dos padrões convencionais e passe a adotar o revólver no coldre como norma de conduta.

JÁ COMECE A DIZER ADEUS PARA O CARNAVAL DE RUA E FESTAS OUTRAS
Que o Brasil vai ficar mais triste se porventura o capiroto passar para detrás do balcão, disso não existe a menor dúvida, mas existem detalhes que ainda não foram devidamente percebidos pela maioria dos pobres mortais, dentre os quais me incluo. Dou de cara hoje na porta de um banco com um famoso carnavalesco da cidade e ele vai logo me perguntando:

- E o Carnaval de Rua como ficará se o cara ganhar?

- Sem esperanças - lhe disse. Se hoje já existe pressão para que o mesmo não ocorra e a verba municipal que muito o auxilia se finde, a pressão vai aumentar de uma tal forma, que o administrador municipal vai se ver encurralado e para não se opor a forma violenta como as coisas serão decididas, dará por finda a participação do erário público para festas populares. Não tenho a menor dúvida que isso deverá ocorrer. Se hoje já no discurso adoram falar em família, preservar o lar, enaltecer a religiosidade, essa festa, já considerada mundana por esses, farão de tudo para vê-la sem o brilho atual.

- Não é possivel? - me questiona o carnavalesco de boca aberta.

- Não brinco quando te falo dessa forma. Se você ainda não se deu conta, pode ir colocando a barbicha de molho, pois essa festa que para nós é a maior, a mais popular brasileira, para os capirotos, não passa de algo para desvirtuar a mente humana e desviá-la do caminho da retidão. Os tempos que eles estão propondo é de trevas. Sabe aqueles rolezinhos que a garotada da periferia vem fazer no centro por absoluta falta de lazer no lugar onde moram? Se hoje já são reprimidos, mas ainda permitidos, não mais o serão. Acabou. Repressão pesada nesse tipo de concentração humana. Se a ladainha de que o dinheiro gasto com o Carnaval poderia ser gasto em outras finalidades, mesmo cientes de ser algo reservado com antecedência, agora eles nos vencerão pela força. Se você ainda não sacou que o que vem por aí é uma violência generalizada, acho bom ir se informando, pois se ganharem e querendo bater de frente, o couro vai comer. Eu prefiro o modo democrático, o que defende as instituições e não interfere nas existentes, o que faz algo de bom para as massas e não os que as enganam. Se tu tá achando lindo votar no cara, algo rebelde, estão te enganando, prepare-se pois se está ruim, tudo pode piorar e muito. Como podem votar no cara que vai acabar com o que ainda resta de direitos dos trabalhadores? Que loucura é essa?

Não sei se o convenci, mas sei que ao se despedir de mim, saiu tão atordoado que ao atravessar a rua quase foi atropelado. Na verdade, as pessoas não estão se dando conta das transformações que irão ocorrer em nossas vidas. Essa é só uma das pequenas coisas, mas tem muito mais.

O QUE PERDEREMOS SE CAPIROTO CHEGAR LÁ (03)*
* Continuo a série de convencimento dos malefícios ao país se o capiroto chegar lá:

A MOÇA DA PADARIA E A CONTINUIDADE DE SEUS DIREITOS
Entro na padaria aqui perto de casa no mês passado e a moça atendendo diz para um cliente assim para me provocar: "De cabo a rabo no Capiroto (me recuso a citar seu nome), hem!". Aquilo ficou entalado comigo. Hoje voltei disposto a ter uma conversa mais aprumada com a atendente. Ela me vê todo dia ali no balcão, eu sempre com o botton do LULA LIVRE ou adesivos da campanha do HADDAD. Ela sabe meu lado, eu o dela. Só não entendo, de como, ela vindo de tão longe para trabalhar ali caiu na ladainha e fervorosamente fez campanha até junto aos clientes para aquele afirmando que lhe tirará direitos trabalhistas. A padaria estava meia boca, vazia no contrafluxo, meio da tarde e me vendo sem muitas testemunhas lhe pergunto:

- O que te fez decidir seu voto? Me conte dos motivos de sua opção pelo Capiroto? Não entendi, mesmo ele dizendo que a mulher deve mesmo ganhar menos que o homem e de todos os direitos trabalhistas sendo jogados na lata do lixo, o que te motivou?

- Seu Henrique, para o senhor eu posso abrir o jogo. São duas coisas. A gente está numa região da cidade que poucos assumem o posicionamento igual ao teu. Eu não posso ser contra eles, meus patrões me orientam assim, a não discordar da opinião dos clientes. Esse um ponto, o outro é que a TV confirma isso tudo que eles me falam aqui no balcão, o PT roubou feio, daí minha penso que eles estão certos.

- Vou te explicar uma coisa. Todos esses daqui representam algo bem diferente do seu mundo. Se algo é bom para eles, com certeza não vai bom para ti e os seus. Eles pensam no melhor para eles e não para ti. Eles defenderem o coiso, tudo bem, pois quando o cara diz que vai eliminar 13º salário, não existirá mais hora-extra, nem obrigatoriedade de te registrar como antes, querem contrara uma empregada sem registro, não pensam em vocês. Agora você aplaudir isso, no mínimo está jogando contra o próprio poatriomônio.

- Sabe o que falta pra gente, quem nos informe de fato o que acontece. A TV que fica ligada o dia inteiro aqui na padaria diz a mesma coisa que eles me dizem, mas a minha realidade é outra, eu sei disso. Eu ouvi algo diferente dito pelo Haddad e o PT, mas fico com um pé atrás diante de tudo o que ouvi até agora deles.

- Você não deixa de ter razão. Se já prestou a atenção na propaganda do PT e a comparou com o que te falam e o que ouve na TV, algo começa a se modificar dentro de sua cabeça. Faça cada vez mais isso, compare se o que tentam lhe impor como verdade absoluta serve para você e os seus. Será que eles não estão querendo te ludibriar? Eles querem que você vote igual a eles, mas não vão fazer nada para melhorar sua vida, já o tal do PT que dizem ter roubado tanto está propondo algo diferente para sua vida. Será que não fazem isso para que deixe de votar naquele que realmente pode fazer algo por você? Pense nisso tudo, pois sem direitos, tua vida vai piorar e muito. Veja no tal programa do Capiroto se ele propõe algo que possa beneficiar a ti e aos seus?

Encerramos a conversa ao chegar mais clientes, mas o gostoso foi ouvir a frase final:

- Eu já pensava dessa forma, faltava alguém vir me mostrar isso. Gostei. Vamos conversar mais. Até a eleição posso mudar, mas aqui o senhor sabe, tenho que me garantir.

Estou me achando de uma utilidade sem fim por esses dias.

Nenhum comentário: