quarta-feira, 24 de outubro de 2018

MÚSICA (165)


COMO PODES CANTAR TÃO BEM CHICO BUARQUE E ESTAR A DEFENDER O CAPIROTO?

Ontem na Lapa carioca Haddad fez um showmício cantante e encantante. Foi para abrir os olhos de uma vez por todas dos ainda indiferentes e claudicantes. Vejam o link do evento: “Quem estará nas trincheiras ao teu lado? Caetano Veloso, Mano Brown e Chico Buarque. Todos pela democracia. #ViraVoto #Haddad13: https://www.facebook.com/…/a.94729819201…/2003089489771664/…
Não me segurei nas calças e converso in box com um baita músico destas plagas, cantante de tudo o que de bom temos, desde Chico, Caetano, Aldir, Gonzaguinha, Melodia, Belchior, Lenine, mas se mostra sempre ao lado dos conservadores, da posição patronal, agora do capiroto. Travo o seguinte diálogo com ele (a), sem buscar sua identificação. O que vale é o diálogo, a conversa e não promover perseguições:

- Isso não te diz nada, meu caro (a), tudo isso que você canta tão maravilhosamente e não consegue interpretar para a vida que levamos? Veja esses todos que você canta de que lado estão. Será mesmo correto se posicionar contra isso tudo? Baita abracito de alguém que adora te ver cantando um Chico, mas não consegue enxergar o que ele quer dizer em suas canções.

- Penso muito nisso, meu caro. De verdade.

- Não envio esse texto só para ti, mas para todos os cantantes com a mesma linha de pensamento que a tua e para todos os demais.

- Analiso muito antes de me posicionar, mas o discurso do Mano Brown fala mais alto que esta foto.

- Ainda dá tempo de se posicionar ao contrário, reverter isso tudo. Eles não se mostram ao lado do Haddad de graça, mas nesse momento por estarmos todos num encruzilhada. Ou se defende a liberdade ou daqui por diante tudo estará perdido, fechado e daqui um curto espaço de tempo nem cantar mais Chico você poderá mais fazer nos barzinhos da vida. É isso que você quer?

- Uma conversa que vi do Caetano com o Cirão, onde Caetano chama atenção dele dizendo que a esquerda, brasileira, é uma sucessão de equívocos.

- Caetano pode ter dito isso mas não vota e nem se posiciona do outro lado. Onde existe a perfeição? Nos governos do PT e até do FHC se pode falar e escrever de tudo. Cantar também. No do capiroto isso não vai mais ser permitido. Seu repertório vai ter que ser alterado e pra pior, muito pior.

- Vou pagar pra ver.

- Não precisa ser declaradamente um libertário, mas ao menos não faça a defesa do que de pior temos. Sei que, a maioria dos músicos fica com um pé atrás em se posicionar, pois podem perder o já pequeno espaço que possuem, mas não precisa repetir e fazer o mesmo discurso do opressor, o daquele que apunhala o povo.

- O PT eu já vi irmão.

- Eu já vi e não me decepciono. Deixe o ódio de lado e passe a por pra fora o mesmo que canta, pois do contrário não vale nada. Cantar uma letra como a do Chico, muitas do Caetano, do Gonzaguinha, do Ivan, desse pessoal todo que a gente tanto ama e ter uma vida no oposto disso é algo que não dá para entender. Te vejo cantando Chico e te ver dizendo que "vou pagar pra ver" é algo para doer as entranhas. Não quero te convencer de nada, nem quero perder tempo, chover no molhado, mas só te pedir para refletir. Cante Chico e tudo o mais, mas procure interpretar o que canta e a partir daí, dá para continuar tendo a visão de mundo que possui?

- O Jair tem o mesmo direito do Luiz comigo. Paguei pra ver o Luiz e me arrependi profundamente. Posso me decepcionar com o Jair, mas vou dar a ele a chance que dei ao Luiz.

- Escreva isso, não vai demorar nada e não vai mais poder cantar Gonzaguinha, nem Chico. Se quer só cantar coisas vazias, para um público cada vez mais indiferente e triste, siga seu caminho com o tal Jair. Tu perde muito com isso tudo, mas quem sou eu para te fazer abrir os olhos. Você mesmo o fará algum dia.

- Veja a ligação que fazes: Jair anda com militares, logo é ditador. Veja a ligação que faço: Luiz anda com ditadores, logo...

- Para me despedir, te confesso algo e da forma mais triste desse mundo: Não consigo mais te ver cantando Chico e sabendo que pensas exatamente o contrário do que coloca boca pra fora. Prefiro sair do local, para não me amargar mais e mais. Só te peço isso: interprete para a vida que levamos as letras que canta. Inconcebível ver pessoas com Vou trabalhar. Baita abracito do HPA

- Só pra registrar. Acho uma pena ser prIvado do convívio e pessoas interessantíssimas como você, pela diferença política. Me dói.

- Me dói muito mais te ver cantando isso tudo que canta maravilhosamente e não conseguir interpretar para a vida que levamos. Canta só da boca pra fora, isso é de uma dor sem tamanho...

Nenhum comentário: