segunda-feira, 29 de outubro de 2018

RETRATOS DE BAURU (219) e FRASES (176)


O INÍCIO DA RESISTÊNCIA*
Emilene Oliveira
* O posicionamento dos diletos resistentes que corajosamente postam o que pensam no pós-eleitoral da vitória de Bolsonaro e do que virá pela frente. Nas fotos alguns desses e como estiveram na votação de ontem, com livros nas cabines eleitorais, deixando claro: "Votei no professor":

- “E agora? Nós nos aproximamos. Nós nos mobilizamos. Bora fazer o que nós fazemos em qualquer governo: lutar! Dois psicopatas... um governando nosso estado e outro a federação... sem legitimidade... com uma enorme reprovação já de início... psicopatas administrando o sistema em crise ... vamos pra cima!”, Tauan Mateus

- “O que mais me assusta e me incomoda, são pessoas querendo impor seus pensamentos e atos. Não me dobro. Tenho personalidade. Por favor, peço aos contrários, que me esqueçam. Não tô com disposição e nem saco pra aguentar lero lero. Me deixem em paz”, Helena Aquino.

- “Está muito difícil respirar. Mas tenhamos a determinação da poda e a coragem de cortar fora.... Aqueles que votaram em branco, nulo e aqueles que não deram apoio a luta e não defenderam a democracia, pagarão caro. Ajudaram a jogar fora: direitos e garantias arduamente conquistados. E colocou as minorias num perigoso caminho. Porém, parte da sociedade brasileira, estará acordada. Somos muitos e temos consciência e não vamos desistir dos nossos postos. Estaremos prontos e vamos resistir as violações, a opressão.... Um revolucionário, mesmo nos períodos mais sombrios, busca sua poesia no futuro, essa é a chave de ruptura com a impotência”, Maria Cristina Zanin.

- “Acabamos de eleger à presidência um evangélico miliciano, Rui Dom Quixote.
Jean Cristuus Portela


- “Não perdi , ganhei muito !! Ganhei amigos que jamais pensei que tínhamos sinergia !! Escolhi o lado certo , das pessoas certas , das melhores cabeças , e da democracia !! Estive junto com 47 milhões de pessoas que deram um show de vontade , garra e luta , me fortaleci muito para ser RESISTÊNCIA !! Mostramos que somos muitos , que sabemos pensar , sabemos o que queremos e que vamos estar muito atentos ao nosso futuro !! Não aceitaremos imposição !! Respeito é o mínimo que vamos merecer !! Mas acredito que essa vibe tenha vida curta e essas mesmas pessoas acordem rapidamente da besteira que fizeram !!!  Vamos resistir , para que a democracia prevaleça ”, Zé Canella

- “A boca fala do que o coração está cheio! As comemorações agressivas desenham o que virá... Tenhamos Paz, tranquilidade e sabedoria nesse momento”, Jorge Antonio Soriano Moura.

- “Para algumas amigas com filhos em idade militar que estão comemorando a vitória do boçal: torçam para o fascista não inventar uma guerra contra a Venezuela. Não quero vê-las chorando a volta de seus filhos num caixão ou mutilados. Diz a história que David Bowie quase se matou em Berlim, na década de 70: acelerou o carro contra um muro e só não aconteceu nada porque o carro teve uma falha mecânica. Agora há pouco fui deixar Claudio no metrô. Chegando na esquina de casa tem um poste. Deu uma vontade louca de acelerar para arrebentar o carro no meio - e, com sorte, me arrebentar junto. Eu sei o inferno que nos espera. Não tenho dinheiro para sair do Brasil. Não posso fazer nada. Só adoraria acabar com tudo agora”, Juliana Guido.

- “As pessoas não têm noção do que está por vir... teremos um fascista, despreparado, vil, psicopata, ignorante, imaturo no cargo mais importante do país...ele desperta o que há de pior nas pessoas...e não serão só os petistas que vão sofrer...”, Fatima Aparecida Napolitano.

- “SOU UM DOS 47 MILHOES DE BRASILEIROS QUE FARÃO OPOSIÇÃO SERRADA AO "BACTÉRIA" A MIM ELE NÃO REPRESENTA!”, Montinegro Monti.
Tânia Regina Altoe


- “EXISTE VIDA ALÉM DAS ELEIÇÕES - Não permitirei nenhum insulto, nenhuma provocação e jamais vou abaixar minha guarda para qualquer um que seja. Sou e continuarei um MILITANTE de ESQUERDA e quanto as ameaças de nos banir do país e de nos prender saiba que continuarei a ocupar às ruas. Ocupar às ruas sempre contra os ataques a liberdade, aos movimentos sociais e as organizações sindicais contra a reforma da previdência e por garantias de direitos trabalhistas. RESISTIR é PRECISO.”, Fabricio Genaro.

- “Ao eleitor do Bolsonaro! Quando as barbaridades começarem a acontecer, cada ato dele que ferir as minorias, atacar os professores e funcionários públicos, enfim de uso de truculência e falta de democracia não poderá ser contestado. VAI TER A LEGITIMIDADE DO VOTO DE QUEM VIU E OUVIU, EM CADA GRAVAÇÃO DE VIVA VOZ DELE PREGANDO OS MAIORES ABSURDOS E NÃO FOI CONTESTADO PELA MAIORIA. Ao contrário, VAI DIZER QUE CADA ATO TEM A LEGITIMIDADE DE QUEM O CONHECIA E ÀS SUAS IDÉIAS E COMPARTILHOU E COMOACTUOU COM ELAS. SÓ NÃO ENXERGOU QUEM NÃO QUIS....”, Gilberto Pupo Ferreira Alves.

- “Me perguntam se acho que caímos no poço mais tenebroso da história republicana. Olha, não sou analista político, mas eu acho que caímos sim. E olha que buraco é o que não falta na República. Penso no Rio de Janeiro. O consórcio que chegou ao poder - um capitão que representa os porões na presidência, um ex-juiz fascista no governo estadual e um exorcista na prefeitura - não deixa qualquer esperança. Vamos continuar? Vamos. Mas partir da constatação do horror em sua face mais tenebrosa, sem brisa que amenize isso, é um bom começo pra se pensar em algumas alternativas. O ponto de partida é a constatação do terror”, Luiz Antonio Simas.

- “Queridos todos: Fiquem calmos. Não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe. Continuemos unidos”, Wellington Leite.
Vinicius Santos Louzada


- “Mores, que tristeza profunda ter que viver e testemunhar o que virá, que preguiça da breguice e do pieguismo fariseu e fanático com que seremos bombardeados. Somos democratas, aceitamos o resultado da eleição, mas não aceitamos a opressão e os valores que animam os carrascos. Não tenho medo. É tristeza e cansaço mesmo, decepção e asco, não é medo, insisto. Primeira e óbvia constatação: o presidente eleito só fala em Deus e em Verdade, com maiúsculas, pois são únicos, segundo ele. Deuses e verdades não grassam com a ignorância. Somos muitos, fortes e altos. E amorosos e esclarecidos. Nossas raízes são profundas e também aéreas. Nossa espinha dorsal é inquebrantável. Resistência, ainda que tardia. Nossos olhos estão abertos. Venha História, venha, abra as asas sobre nós”, Jean Cristtus Portela.

- “Não costumo em horas triste tirar sarro dos outros. Nunca curto, comento ou compartilho suas postagens pois não penso como você. Se tirar sarro da minha tristeza te faz melhor, bom para você. Eu fiquei triste duas vezes, com as eleições e com a sua postura....”, Nair Nasralla.

- “Bom dia amigos não ganhamos, mas a campanha foi linda tenho orgulho de ter lutado do lado do amor. Agora bora tirar os mal amados do face aqui só vai ficar gente de bem com a vida porque eu sou. Não é porque não ganhamos a eleição que vamos perder nosso caráter ,alegria sede de justiça .Sempre estarei do lado de quem ama esse presidente não me representa até que ele prove ao contrario. Bom dia aos amigos que amo, Valquíria Correa.

- “Um dos dias mais tristes da minha vida. Mas, resistirei. E continuarei com os meus mesmos princípios e lutando por um país sem ódio. O conhecimento nos libertará”, Bruno Emmanuel Sanches.
Mônica Moura


- “Desculpe mãe que deixa filhos nas creches cuja vagas vc lutou tanto pra conseguir, Desculpem aos q se deslocam mais de 50 km para levar de carroça , de bicicleta o filho nas escolas muitas vezes improvisada , desculpe vô e vó negros q me acolheram , que me mostraram suas raízes e as histórias de seu passado Desculpe mãe que foi empregada doméstica por toda minha infância, sem hora pra sair , sem direitos sem reconhecimento, Desculpe pela minha cidade onde morreu índia Vanuíre , índia Bartira , entre outras façanhas históricas de luta e resistência dali q muitos nem conheceram. Desculpe aos familiares sobreviventes de 64 , por vcs o Brasil chora e pagará o preço .... Eu tentei e seguirei tentando
E por fim que Deus tenha misericórdia...”, Karen Romano.

- “Migos e migas sei que as intenções são boas, mas também dizem que lá está cheio delas. Por isso nada de frases autoajuda ou de consolação. Se é dor, sintam-na plenamente. Se é medo, o encarem descaradamente. Por favor só não se esqueçam (ou procurem lembrar-se) de como viemos parar até aqui. E não deixe de rir. Não há salvação ou salvadores nos esperando ali na esquina. Protagonize-se. Sem otimismo, sem superioridade, sem nostalgia, Almir Ribeiro.

- “Na minha modesta opinião. Bolsonaro não representa ele mesmo nessa finalização do golpe. É o bobo da corte. Não irá governar por duas razões: não tem a mais rasteira competência para tal missão e está muito doente. Não ouvi o discurso que fizeram para ele ler, mas vi algumas poucas imagens exibidas, depois do anúncio do imprevisível pesadelo que se abaterá sobre essa nação. E ele em nenhuma delas aparece alegre. Sua imagem é de alguém que está funcionando no automático, de alguém que está visivelmente doente e chapado de medicamentos. A fake-ada foi a saída encontrada para encobrir dos eleitores e sobretudo, dos adversários, o seu verdadeiro estado de saúde. Na minha opinião, seremos governados pelo general. Anotem ai”, Ednna Maria.
Henrique Perazzi de Aquino


- “Nada melhor do que reconhecer a Vitória do presidente eleito, acho que todos devemos apoiar suas propostas, pois respeito a maioria: 1 venda da Petrobras, 2 entrega da Amazônia, 3 entrega do pre-sal, 4 fim do décimo terceiro para trabalhadores, 5 sem férias, 6 poder incondicional para polícias, 7 morte aos bandidos, 8 se morrer inocentes faz parte, 9 liberação da tortura e 10 fim das estatais privatizar todas empresas” Tuta Caetano.

- “Povo, vamos "morrer" com dignidade. Parem com esse discursinho "que faça o melhor governo", que isso é chato pra danar. Todo mundo sabe para quem o Presidente será bom e para quem ele será ruim... ele ganhou uma eleição, não foi canonizado. Respirem fundo, amanhã é outro dia. Luta segue”, Aline Rodriguero.

- “Bom, vamos lá. As vezes parece que não escutei o que escutei hoje, mas eu ouvi, em alto e bom som a naturalização e banalização de tudo. Pra começar a aberração sonora que escutei desde os locutores do trio elétrico com seus urros discursivos de uma palavra só "mito" ou de um refrão "lula ladrão, coiso capitão", da apropriação de cunho de extrema direita do som de "Faroeste caboclo" do legião (coitado do Renato Russo!) e até um som do Gabriel O Pensador....sem or...enfim...mas a cereja estava por vir. Uma mulher chega até mim e me pergunta se votei nele etc...FALEI QUE NÃO. Ela ficou um tanto espantada. E seguiu a conversa...sabe eu tenho funcionários gays, adoro eles, imagina não vai acontecer nada com eles, mas eu tenho um filho que diz pra mim "não gosto do jeito que eles olham pra mim, não gosto que olhem para mim" . Oi?! Eu questionei a mulher-mãe como que ele chegou a esse ponto, de ter "raiva" assim do outro, do diferente...ela falou, "Ah mas ele sempre foi assim, e eu não consigo mais conversar com ele, é a personalidade dele". Pausa pra respirar e tentar um pouco mais, pergunto - espantada - "mas pera lá, quantos anos ele tem?" 12 anos. Ãh?! E emenda: "e já disse que com 18 anos vai estar na Alemanha e me manda dinheiro para me manter no asilo". Depois dessa, eu não tive mais ânimo, parecia uma fenda no tempo me levando pros quintos dos inferno e me trazendo sã de novo. Não queria ter escutado isso, sério. Não precisava depois dessa tragédia institucionalizada 2019-2022 ter chegado. Já bastava por hoje, né? Dai-me-nos-força”, Amanda Rocha.

- “A tirania e ódio triunfaram! - Agora a desobediência será a arma da resistência na luta pela democracia. O Brasil não é branco, velho e burguês. O Brasil é plebe rude, negro, pobre e periferia”, Wagner Fatore.

- “Não temos tempo para ter medo, pra cima deles! Serei uma oposição intransigente! Não abrirei mão de nenhum direito, de nenhuma LGBT, de nenhum povo indígena, de nenhuma criança ou adolescente, de nenhum tema ou conteúdo na escola! A luta continua e agora ainda mais forte! Somos milhões que não se amedrontam frente ao fascismo. Fomos milhões desejando um Brasil melhor nas urnas, seremos milhões construindo um Brasil melhor nas ruas!”, Tathiane Nunes.
Ivy Wyens


- “Ó, se alguém do recém-eleito governo federal estiver monitorando ações de supostos comunistas, nego aqui que eu tenha ficado no telefone com Ennio por mais de três horas falando sobre nossos receios pelo futuro do País. Se estiver tudo gravado e for impossível negar o fato, me adianto e já delato que a verdadeira vermelha naquela casa é a Gabriella – se liga, new DOPS on the block, pode ir direto na moça! Pela atenção, obrigado”, Thiago Roque.

- “Os eleitores do inominável acham tudo uma grande brincadeira, comemoram como fosse jogo de futebol. As consequências se farão cobrar. Aí, gostaríamos de vê-los, defensores que se dizem, às ruas e não embaixo da cama torcendo para que ninguém se lembre do que fizeram na eleição passada! Pelo discurso, como presidente eleito, já vemos que o belicismo esta no prato do dia. Me disseram que o tirarão caso ele não ande na linha( como tiraram o Temer?) Será um processo de purificação pela dor, porque pelo amor não adiantou”, Reginaldo Furtado.

- “Acabaram se as eleições entre mortos e feridos salvaram se todos, portanto e vida que segue não sou despeitada respeito e aceito de boa os resultados, mas espero que agora acabe essas piadas ridículas de quem tá se achando que vai ficar milionário e se mudar pra Brasília”, Sarah Fernandes.

- “Amigos e Amigas, quero expressar meu orgulho por ter participado com vocês da campanha mais dura da minha vida. Lutamos contra o fascismo, se ganhássemos teríamos uma grande luta para garantir o mandato, assim como teremos agora na resistência aos desmandos em São Paulo e no País. Há muito sofrimento, mas não nos omitiremos, seguiremos de cabeça erguida, ninguém ceifará nossa unidade, na diferença, seremos fundamentais. Saímos vitoriosos diante de todo ódio bradado contra nós! A vida segue e juntos seremos resistência! Adelante!”, Nádia Barnes.
Zé Filho


- “Não se sabe se Bolsonaro é um ditador ou apenas um palhaço. O que se sabe é que os objetivos dos EUA foram alcançados. Agora, os ricos do Brasil deverão reivindicar, junto a seu senhor do norte, o direito de continuar normalmente suas vidas medíocres. É provável que as coisas não sejam tão diferentes. Os intolerantes continuarão intolerantes. Os protegidos continuarão protegidos. E os vulneráveis continuarão vulneráveis. O que pode ser diferente é a percepção dos ingênuos de que são manipulados. Mas será um processo muito lento. No ritmo da ingenuidade deles. A não ser que comecem a apanhar ou mesmo morrer com a "nova ordem" brasileira. Se tiverem que se defender da violência oficial, se esta vier mesmo a se instalar, talvez seja um atalho para aprenderem a discernir entre a verdade e a mentira. Por enquanto terão que seguir pelo caminho das pedras que escolheram e com o qual terão que se reacostumar”, Ricardo de Callis Pesce.

- “Meu orgulho é ver que me cerquei das melhores pessoas que poderia ter por perto”, Mariana Tamião Mortari.

- “Em meio a fogos, aplausos e gritos da vizinhança “vamos caçar as bruxas e queimá-las na fogueira, vamos pegar todos os pretos e gays, agora vcs vão ver”: Cuidado nas ruas se cuidem e cuidem dos seus amigos. Tempos difíceis virão. Aos fascistas: meus mais sinceros vão tomar no cu com força. Desejo a vcs que se fodam. Com todas as forças do mundo”, Bia Bassan.

- “Depois de 10.950 dias sem trabalhar, o mama teta, diz que vai “trabalhar” os próximos 1460 dias?? Boa sorte pra quem acreditou, suas panelas serão perfuradas por dedos que vcs mesmo apontaram. Na proporção que julgaram. É proporção que serão Julgados. Lembre-se que o deus de vcs continua sendo o mesmo do dilúvio, do fogo consumidor...escolheram a lei dos homens do que a graça, será por ela julgados e nela não ha quem escape. Por aqui vou continuar com aquele que diz que o caminho é estreito, estreito, pq andar com quem pensa e é diferente de mim não configura um inimigo que precisa ser abatido. A todos que tive o prazer de trocar ideia, tomar aquele café! Gratidão por toda convivência mas do que vitória aprendemos a nos ver e amar, vamos continuar a nos cuidar pq é assim que tem que ser. Hj e para os próximos anos, ninguém ganhou... e vcs sabem muito bem disso”, Felipe Carvalho.
Tatiana Calmon e Roque Ferreira


- “NÃO NOS RENDEMOS - A eleição mostrada em números, diz de maneira clara que Bolsonaro não obteve a maioria dos votos do brasileiros em condições de votar. Dos 148 milhões de eleitores, 57 milhões votaram em Bolsonaro. Outros 90 milhões não lhe concederam o voto. Destes, em torno de 46 milhões votaram em Haddad. O resultado provocou sim um grande abatimento em setores da esquerda e também em muitas pessoas que combateram o bom combate, para que não fosse eleito um candidato comprovadamente reacionário e comprometido com os interesses do grande capital e das grandes corporações. Os valores "morais" propagados foi a cola utilizada solidificar o apoio de vários estratos sociais, inclusive das classes populares. Este não é o momento para lamber as feridas. Este é o momento de manter as forças agrupadas e organizadas. Saber fazer a leitura correta desta lição, abdicar a arrogância e da vaidade que contaminou muitas "lideranças" da esquerda, e que compreendam que "fora da classes trabalhadora organizada não existe nada que nos interesse". Continuaremos a combater pelo que acreditamos, que nada mais é que a luta para superar este a opressão, a miséria, a ignorância, buscando construir uma sociedade justa, igualitária, fraterna e socialista. Não nos rendemos ! Venham conosco, venha para a Esquerda Marxista para as Ruas e Para as Lutas que serão muitas. Saudações Fraternas!”, Roque Ferreira.

- “Em 2020 a gente vai disputar as eleições para a Câmara de Bauru. Não tem saída. Ou a gente se organiza, ou a gente fica nas redes reclamando e fazendo hashtag (sou parte dessa crítica)”, Renato Bueno.

- “SOLTAM ROJÕES PARA UMA FESTA QUE TEM DONO - Os brucutus estão à solta entre a classe média. Soltaram rojões, reuniram família, fizeram selfies naquela pose infantilóide de fingir que estão com uma arma na mão. Beberam, urraram, xingaram, ameaçaram. Alguns bateram. Além do nojo e da repulsa que essa gente suscita, fico me perguntando se eles têm ideia do que Bolsonaro pretende na economia. Se sabem que sua política de cortes e redução de gastos deprimirá o comércio ainda mais, que os ataques aos direitos dos trabalhadores (a começar pelo funcionalismo) atingirá a demanda, que os serviços públicos só serão mantidos arrochando salários e direitos. Fico me perguntando se sabem que levarão a pior em nome do combate ao kit gay, ao armamento geral e a bestialização da vida social em favor de minoria de sempre. Se têm ideia de que o combate à corrupção é uma cortina de fumaça. Fico me perguntando se sabem que a lua de mel vai acabar e logo perceberão que caíram em um estelionato pior que o de 2014...”, Gilberto Maringoni.
Marisa Fernandes

- “Não vamos desperdiçar essa resistência linda que aconteceu nas ruas e nas redes. Conseguimos muito sim! Ninguém solta a mão de ninguém”!, Cristina Camargo.

- “O sucesso do novo governo representa o fracasso do futuro da população que trabalha e depende de salário. Não me venham com esse papo imbecil de que temos todos de nos unir pelo bem da Nação e ficar passando pano nesses absurdos. A reforma da previdência que esse pulha defende atende tão somente aos interesses do 1% mais rico do País. Se querem solucionar o déficit do INSS, comecem acabando do a DRU, que desvia dezenas de bilhões de reais da Seguridade Social para o pagamento de juros para especuladores. E comecem a cobrar dos grandes devedores do INSS. Eu quero me aposentar. Para tanto, só posso torcer pelo fracasso completo desse novo governo, que não me representa”, Rodrigo Ferrari.

- “Não há tempo para desânimo. Sozinhos somos alvo mas juntos somos resistência”, Renata Ribeiro.

- “Eu responsabilizo você pelo aperto no meu peito quando meus filhos pretos estiverem longe de mim: porque para um policial com carta branca para matar, todo preto é suspeito. Eu responsabilizo você pelo medo de andar na rua que a minha filha disse sentir hoje, logo depois que me deu bom dia: medo por ser mulher, por ser preta, por ser pobre... Pela primeira vez meus filhos sentem medo e eu temo pela vida de meus filhos. Pelo medo que sinto por eles e pel@s pret@s, indígenas e lgbtq+ dessa nação eu responsabilizo você, cúmplice!”, Marlene Brito.

- “AVISO: Não responderei aos amigos do Facebook durante um tempinho. MOTIVO: Estarei ocupado avaliando meios para me mudar para o Nordeste, "antes que comece a repressão e a ditadura". ORGULHO DESSE POVO MARAVILHOSO DO NORDESTE. Acho que... VOU ME EMBORA PARA PASARGADA... Lá sou amigo do rei...”, Tita Pardin.
Gilberto Truijo

- “A gente fica tentando entender algumas pessoas que votaram no boçal mas, por mais que doa, estou cada vez mais convencido de que ninguém é inocente, todas sabiam muito bem o que estavam fazendo, e querem mesmo que a gente morra!”, Márcio Magalhães.

- "Lembrei de um slogan que escrevemos em nossas camisetas em uma eleição para o Diretório Acadêmico "Di Cavalcanti", da FAC/FEB, lá pelo início do 80. Serve para agora: "Ao ranço dos pepinos em conserva, a nossa mais cordial banana", Dalva Aleixo.

- “2,4 milhões de brasileiros escolheram a opção branco e 8,6 milhões optaram pelo nulo. Eles representam 9,5% dos 147,3 milhões de eleitores brasileiros. Por sua vez, outros 31 milhões de brasileiros deixaram de ir votar, ou seja, 21,3% do eleitorado. Aí vem os entendidos dizendo "O povo brasileiro o elegeu" Fugiram da aula de matemática, só pode ser...”, Marco Belinasi.

- “PALAVRA DE SÁBIO - Em 1989, quando Lula perdeu para Collor, em um dos dias seguintes houve um jantar na casa do ator Mário Lago. A pergunta de todos: - O que vamos fazer agora? O veterano intelectual comunista não vacilou: - O que sempre fizemos, começar tudo de novo”, Breno Altman.

- “Hoje na cidade: Sentimentos novos me tocaram a alma, de repulsão, de nojo, de medo quando vi brutamontes usando a camiseta preta com a cara estampada do B na frente e atrás imagens de armas. Sentimento de tristeza quando escuto entre o hino nacional saindo o som por uma janela de um INFO ao turismo, e logo depois no mesmo local pregações de conversão, missionáriando os passantes, os turistas. Sentimento de horror ao saber que uma senhora de pele parda, quase negra, pobre havia votado em Bosonaro e ao perguntar o porquê desse ato, ela responde balanceado seu corpo mole e cantarolando... meu mito, então um olhar como se quisesse me calar disse com orgulho... sou evangélica, então fixei meus olhos em seus olhos e disse JESUS foi torturado, virou silêncio, foi um choque de água fria, ela ficou branca. Minha Vitória, mas para minha consternação. Parece um filme de terror. Que mundo me encontro??”, Rosangela Sanches Stücheli.
Greice Luiz


- “Culpar o PT pela vitória do fascismo é o mesmo que culpar a mini saia da moça que foi estuprada”, Patrícia Valim.

- “Não chorei, não vou chorar. Vou resistir, e junto, inclusive com os pobres e pretos que se deixaram enganar pelo canto do monstro, mas àqueles que votaram no BolsoDória com convicção e vierem reclamar, só direi: VTNC, e com força! #Tôviradanocão!”, Maria Salete Magnoni.

- “Relembro Mário Quintana: “COCKTAIL PARTY/ Não tenho vergonha de dizer que estou triste,/ não dessa tristeza ignominiosa dos que, em vez de/ se matarem, fazem poemas:/ estou triste porque vocês são burros e feios/ e não morrem nunca...”, Dino Magnoni.

- “Os ímpios comemoravam e se regojizavam nos circos romanos a tortura e o assassinato dos mártires cristãos pelas feras, pelo fogo, pelas pedradas nos primeiros séculos do Cristianismo. Hoje o circo é o mundo e as feras são os homens”, Jéssica Monteiro de Godoy.

Por hoje é só. Tem mais, muito mais, mas me falta tempo para juntar tudo.

HOJE NÃO COMPRO NENHUM JORNAL BRASILEIRO – ABRO O SITE DO ARGENTINO PÁGINA 12 E ALI, IMPRIMO SEUS TEXTOS E LEIO, GUARDO A REAL INTERPRETAÇÃO DOS FATOS:

“A tristeza não é só brasileira”, Gustavo Veiga: https://www.pagina12.com.ar/151755-la-tristeza-no-es-solo-brasilera

“Adeus meu país, adeus”, Eri Nepomucemo: https://www.pagina12.com.ar/151757-adios-mi-pais-adios

“É uma cagada, cara”, Martín Granovsck: https://www.pagina12.com.ar/151756-es-una-cagada-viejo

“A eleição do Brasil, fascismo e voto eletrônico”, Mempo Giardinelli: https://www.pagina12.com.ar/151749-la-leccion-de-brasil-fascismo-y-voto-electronico

“O país que cai diante da queda do país”, Pablo Gentili: https://www.pagina12.com.ar/151751-el-pais-que-queda-o-lo-que-queda-del-pais

“O início de uma formosa amizade”, Werner Pertot: Macri e Bolsonaro - https://www.pagina12.com.ar/151747-el-comienzo-de-una-hermosa-amistad

“Manuela – nova saída para a política”, Gustavo Veiga: https://www.pagina12.com.ar/151750-manuela-savia-nueva-para-la-politica

“O fenômeno mobilizador”, Andrés Ferrari Naines: https://www.pagina12.com.ar/151753-el-fenomeno-movilizador

“Tempos de censura à imprensa”, Mercedes Lópes San Miguel: https://www.pagina12.com.ar/151752-tiempos-de-censura-para-la-prensa

“Dor Brasil”, Marta Dillon: https://www.pagina12.com.ar/151737-dolor-brasil

“A prioridade não é o Mercosul” : https://www.pagina12.com.ar/151838-la-prioridad-no-es-el-mercosur

2 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:
Bruno Sanches O conhecimento liberta.

Gilberto Pupo Ferreira Alves Orgulho por me manter fiel aos meus princípios democráticos e nA certeza de buscar luz nas trevas. "Na avenida girando, Estandarte na mão pra anunciar" Geraldo André - Porta Estandarte - Vale a pena ouvir........

Tita Pardin Seremos resistência!!!

Tania Morbi de Lençóis Paulista - Henrique Perazzi de Aquino, tão bom saber que mesmo na distância temos semelhantes, mesmo que desconhecidos. Em cada depoimento que você reuniu, tem muito dos sentimentos de antes e de agora, e quiça, do futuro. Obrigado pelo acalento. Abr.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK PÁGINA 12:

Antonio Silva Sousa que tristeza

Augusto Cesar Taís Garbelotti Igor Fernandes Giovana Dota

Paulo José Oliveira Silva viva a URSAL, viva a Pátria Grande.

Sergio Bauer Qué tristeza ésta elección para toda Latinoamérica