quinta-feira, 6 de março de 2008

UMA ALFINETADA (22)
Amanhã é o Dia delas, apesar de achar que todos os dias o são. Minha homenagem sai n'O ALFINETE e aqui, antes de lá, só no sábado.

AS MULHERES DA CULTURA DE BAURU

Josi Vicentin é uma jornalista que veio de fora, portanto, parcialmente forasteira no terreiro bauruense. Digo parcialmente, pois com alguns anos por aqui, já está mais do que enfronhada com tudo o que diz respeito a cultura local, seus personagens e acontecimentos. Moça perspicaz, fuçada e antenada, faz e acontece para manter o Caderno Viva, o cultural do jornal Bom Dia local. Cheio de novidades, a destreza daquelas páginas se deve as muitas habilidades de quem o produz. E aquilo tudo tem a cara dela.

Dito isso, vamos ao que interessa. Ela está produzindo uma matéria sobre as mulheres. O Dia delas está aí batendo na nossa porta. E quem seriam as tais mulheres fazedoras de cultura na cidade? Isso merece um parada para pensar, pois são tantas e nada deve ser feito meio atabalhoadamente. Os nomes foram surgindo e os que me vêem à mente vou colocando no papel. O primeiro deles é o de REGINA RAMOS, totalmente envolvida com o teatro e tudo o que a ele se refere. Vive 24h correndo atrás disso e fazendo disso sua vida. A SAC – Sociedade Amigos da Cultura anda com a agilidade atual, parte por causa dessa correria promovida por essa abnegada militante cultural. Também na área teatral, outro nome a ser lembrado é o de MADÊ CORREA, uma peso pesado do teatro bauruense, com seus textos sempre atuantes e performances desconcertantes. Bate cartão no negócio teatral desde que me conheço por gente e olha que não sou tão velho assim, mas que já faz um tempinho, isso faz.

Reverencio o claro e contundente posicionamento da jornalista MARIA DALVA, a mente mais lúcida do jornalismo falado de Bauru. Podem falar o que quiserem, mas quando essa mulher opina com a força do seu microfone, está dito e pronto. E ela tem um comedimento e ética de deixar babando muito marmanjo. Se querem uma mulher simples, mas que carrega consigo uma grande bagagem de leituras mil, essa pessoa é a professora aposentada ENIS ORTI. Ela lê de tudo e compra nos lugares mais inusitados. É lindo vê-la todo domingo na Feira do Rolo comprando livros e revistas velhas, com aquele seu chapéu de abas largas. Mais apaixonante é vê-la carregando aquele monte de papéis pelas ruas da cidade.

Quem gosta de música não pode se esquecer da coralista HILDA CAMPOS, que além de reger maravilhosamente é uma grande estudiosa no assunto. Uma abnegada, lutando contra os dragões todos que nos atormentam, continua abrindo caminho nesse mar revolto da cultura bauruense. Ainda no campo musical, algo divino baixou nos últimos tempos na terrinha, levando o nome de MANU, com uma proposta um tanto diferenciada de tudo o que tínhamos visto e ouvido. É daquelas que o encanto desponta logo nos primeiros acordes. E o mais importante, não é nem um pouco comportada, o que eleva seu conceito. No campo educacional, a professora e escritora LÍDIA POSSAS não pode e não deve ficar de fora, pois fez a cabeça de uma geração de historiadores na cidade e seus livros e textos continuam abrindo mentes e servindo de guia para outros tantos.
Não posso deixar de fora a MARISA BASSO, uma que também consegue sobreviver com esse negócio de viajar promovendo cultura. Uma loucura, onde poucos sobrevivem, pois isso tudo é muito mais sério do que pensamos.Por fim, quem não pode ficar de fora é dona ERCI MARIA FARIAS, a trovadora mór da cidade, atuante na UBT – União Bauruense de Trovadores, que nos abrilhanta com seus pensamentos românticos e cheios de fidalguia. Puxa, lembrando isso, acabamos nos esquecendo de outros tantos, como HILDA DELICATO RUGAI, JOSEFINA FRAGA, a pintora LAIRANA, JU MACHADO, DALVA ALEIXO, DORA GIRELE e a CIDINHA do AZULÃO DO MORRO. Saindo do campo cultural, surgem muitos nomes como ACYR SANTINHO, TATIANA CALMON, LU QUINEZI, RUTH DE SOUZA, ELISA CARULO, MARIA LUIZA CARVALHO, DARCI GASPARINI, vereadora MAJÔ, a MARIA LUZ do CPT e dos assentados, a IVY doVidágua, ROSA MORCELLI, a professora SALETINHA de Pedagogia da UNESP,TEREZINHA ZANLOQUI, VERA TAMIÃO e tantas outras que não consigo me lembrar nesse momento

Henrique Perazzi de Aquino, 47 anos de muito amor dedicado a todas elas eaté por causa disso, sózinho nessa data tão...tão... tão necessária.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá meu nome é Marta Coutinho Peres sou aluna de pedagogia da Unesp , e necessito entrar em contato com Hilda Rugai Delicato , porque segundo me informaram ela deu aula no Ernesto Monte aqui em Bauru nos anos 70 e preciso fazer algumas perguntas sobre a reforma que houve no ensino nessa epoca voce pode me ajudar meu email é martacoutinhoperes@gmail.com ,sem mais obrigada pela atenção e fico aguardando uma resposta, por favor!!

Unknown disse...

Estou cursando na UNESP o curso de Pedagogia , e estou amando , porque estou agora realizando um sonho antigo de minha vida, estou dando aula pelo PEJA educação para jovens e adultos , onde realizo um trabalho de alfabetização no PAIVA , onde gosto demais.