domingo, 23 de setembro de 2007

UM AMIGO DO PEITO
DUKA É DO CACETE

Duílio Duka é o meu irmão de fé, camarada em todos os momentos possíveis e imagináveis. Num mundo onde cada vez mais nos distanciamos das pessoas, ter pelo menos uma amizade sincera e desinteressada é um grande alento. Para mim, essa pessoa é o velho Duka, 55 anos de muita resistência e persistência na busca dos seus ideais.

Professor de História, líder sindical, poeta, escritor, militante do movimento negro, deserdado do PT, especialista na confecção de projetos, pai de 3 filhos e uma filha, eterno quebrado financeiramente, devorador de Paulo Freire e Milton Santos, além de boa praça e consultor sentimental nas horas vagas. Vive aqui em Bauru, sempre com a cabeça fervilhando de novas e mirabolantes idéias. Sobrevive dando suas aulas e trabalhando na confecção de projetos na Secretaria de Educação do município. Divide seu tempo com outras tantas atividades, dentre elas a de presidente na atual gestão do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Bauru.

Uma pessoa meio que intocável. Enquanto um desafeto adora me espezinhar, tentando me provocar vorazmente, simplesmente pelo fato de atuar no serviço público, na única administração onde poderia exercer algum cargo, Duka segue incólume, pois ninguém tem coragem suficiente para algo eu o deprecie, onde certamente mereceria o repúdio de todos. Quem não se lembra de recente crônica do Zarcillo, num JC de domingo, quando relembrava a cacetada que ele havia levado na cabeça? Foi tudo na defesa das liberdades democráticas, bem ali defronte nossa Câmara Municipal, resultando em vários pontos no cocuruto, para sempre marcado. Zarcillo diz ser Duka merecedor de uma placa no local, pois ali havia jorrado sangue, num intenso momento de lutas populares.

Não dá para falar mal de uma pessoa dessas, nem que queiram, pois sua ficha é das mais limpas do pedaço. Deve, como a grande maioria do povo brasileiro, mas isso faz parte desse mundo capitalista, que nos oferece tudo, sem propiciar os meios suficientes para quitarmos nossas pendengas. Até suas 4 ex-mulheres convivem maravilhosamente com ele. Não deve ser santo, pois isso deve ser chato paca, mas passa ao largo de críticas. Quem quiser saber mais dele, basta clicar o seu nome no Cadê, lá na internet e terão uma bela surpresa. O cara é universal. Além do mais é um intelectual da espécie aguerrida. Desses que não podemos deixar de prescindir.

Aqui no meu mafuá tenho uma foto dele ao meu lado, ambos com um nariz de palhaço, numa antiga e conturbada sessão da câmara de vereadores. Em outra, ele está ao lado, de nada menos do que Danny Glover, o astro negro do cinema mundial, quando de um encontro em Durban, na África do Sul. Duka é do cacete, acredito até que seja ele a verdadeira identidade do Menino Maluquinho.É pau para toda obra, tanto que lhe deixo aqui uma súplica:
- Empresta algum aí, amigão! Esse mês está difícil de terminar.

Nenhum comentário: