domingo, 11 de novembro de 2007

UMA MÚSICA (8)

NÃO VOU MUDAR - COM JAMELÃO

Falar em Jamelão emociona, ainda mais porque ele está com 94 anos e novamente com problemas de saúde. Já faz um tempo que sua saúde anda debilitada e toda vez que ouço algo sobre um retorno seu para o hospital, me bate uma saudade e vou em busca do que tenho dele aqui no meu mafuá. Tem uma frase do crítico e jornalista José Ramos Tinhorão que, define muito bem o que representa Jamelão para nossa música: "Ele pertence a uma reduzida família de cantores que não podem ter seguidores. Quem pretender segui-lo, passa por imitador."


Aliás, conheci Jamelão num antigo restaurante que tive em Bauru, o Feitiço Capixaba, quando numa tarde de 08/12/1989, ele e o Pópolo (esse mesmo, o do famoso restaurante) vieram comer uma moqueca antes de um show na cidade. Levei para que autografasse o mais importante disco de sua carreira, o "30 Anos de Sucesso", que guardo até hoje. Relembro aqui de seu último CD, uma música que é a sua cara. Confiram:


NÃO VOU MUDAR (de Alberti Gino, CD 'Por força do hábito', Som Livre, 2000)

Não vou mudar / Não é agora que eu vou mudar / Sempre fui cheio de amor pra dar / Sou um romântico e sentimental / Meu coração, / Bate no peito com o mesmo vigor, / Cantando a minha Mangueira / E em todas as canções de amor...

Bailes da vida / Foi onde um dia eu comecei / Grandes orquestras, / Músicos e poetas / Com eles eu aqui cheguei

A minha estrada / Vou percorrendo de canção em canção, / Com esta voz que Deus me deu, / Não vou mudar, / Sou simplesmente Jamelão.

Nenhum comentário: