sábado, 19 de janeiro de 2008

FRASES DE UM LIVRO QUE JÁ LI (8)

DO GOLPE AO PLANALTO - RICARDO KOTSCHO
Kotscho é uma figura que sempre admirei no cenário nacional. Uma postura das mais dignas e um excelente profissional. O trouxemos para Bauru, numa promoção do Sindicato dos Jornalistas (obrigado, caro Alcemir) no final de 2006. De lá para cá, troco e-mails com ele e estamos acertando sua volta para março desse ano, quando lançará o novo livro. Desse aqui, publico abaixo, uma carta enviada a ele e as frases que fui grifando. Ficou longo, sei disso, mas é que o cara fala coisas que não tinha como passar por cima. Para quem tiver paciência, fica aqui o registro:

Meu caro RICARDO KOTSCHO
Terminei de ler o seu livro no dia 01/01/2007. Demorei a fazê-lo, pois você esteve aqui em Bauru no dia 12/12 e na correria de final de ano só fui conseguir devorá-lo nesses dias de festas, de pouca atividade e algum tempo ocioso. Aproveitei para colocar as leituras em dia e teu livro foi uma das prioridades e a que me proporcionou maior prazer, pois além de acompanhar sua trajetória há muito tempo, a forma como escreve, faz a gente começar e não querer parar mais. A cada página lida ia constatando a sua integridade, a forma de tratar o semelhante e a preocupação com os desvalidos e os miseráveis dessa nossa terra varonil. Tua vida sempre foi muito intensa e devido ao teu estilo peculiar, a facilidade de escrever (e bem) e retratar o que ia observando pelas caminhadas, a sensibilidade de descobrir boas histórias nos acontecimentos mais simples, noto que nunca esteve privado de trabalho, nunca tendo passado por grandes sobressaltos, pois soube fazer bons amigos e ser reconhecido por eles. O stress e a angústia foram a de não poder resolver tudo da forma e no momento adequado, mas isso ninguém consegue a contento. Vamos fazendo a nossa parte e contribuindo para transformar esse país, pouco-a-pouco no país que idealizamos. Você faz a sua parte muito bem feita.

O fato é que me encantei com tuas histórias, tanto que fui meio que obrigado a ir grifando o livro com minha caneta marca-texto, pois além das lições recebidas a cada página, gosto demais da profissão de jornalista. Recebi uma verdadeira aula, uma lição de como deve ser a prática do verdadeiro jornalismo. Fiz questão de reproduzir lá embaixo uma porção de frases, as mais significativas do livro, aquelas que selecionei, reescrevi num outro papel e mantenho ao meu lado para futuras consultas de como deve ser o procedimento, a alternativa correta para algumas embrulhadas que a vida sempre nos apresenta.

De uns tempos para cá tenho escolhido melhor os livros que leio (uns 50 por ano). Já li de tudo, desde coisas enfadonhas, que vamos arrastando, lendo numa marra danada, até aquelas que você começa e não quer mais parar. Teu livro foi assim, tanto que tomei uma decisão (que não sei se conseguirei cumprir): só lerei esse ano aqueles, que batendo os olhos, sentirei prazer em lê-los. Começo muito bem o ano, pois o que encontrei nas páginas do "Do Golpe ao Planalto" foi uma espécie de regra de conduta daqui para frente.

Obrigado por me proporcionar um belo começo de ano. Voltando para Bauru (que tal no lançamento da revista?) não se esqueça dos amigos deixados em Bauru (envio foto anexa, tirada no JC, junto comigo e o Alcimir do Carmo, do Sindicato dos Jornalistas). Outra coisa: como percebi que tua revista vai retratar as histórias de brasileiros comuns, aquelas que todos nós possuímos, conhecemos, mas não lemos em lugar nenhum, quero ir te enviando via e-mail algumas delas, que irei resgatando e coletando aqui por Bauru. Quem sabe você não se encanta com uma delas e vem para cá antes do previsto. Os bares de Bauru te aguardam.

Vamos as frases:
- "Rossi foi quem me ensinou na prática qual o sentido da nossa profissão: garimpar boas histórias e oferecer informações confiáveis à sociedade."
- "Para ficar boa uma história tem que ser contada como foi contada desde o início."
- "Foi com ele (padre José de Almeida Prado) que aprendi o prazer da leitura e a escrever da forma mais simples possível para me fazer entender – em português."
- "...o excesso de zelo naquela época muitas vezes impediu que assuntos importantes viessem a público. Como acontece até hoje."
- "No corre-corre do desafio de cada edição do jornal, muitas vezes não nos sobra tempo para refletir sobre o trabalho que estamos fazendo – e por que estamos fazendo. O jornal precisa acompanhar o seu tempo sem se deixar levar por ele, mas não pode nunca perder de vista as perspectivas históricas, os seus compromissos com o leitor, a comunidade, os interesses maiores da Nação. Acima de tudo, porém, o seu compromisso é com a verdade."
- "O melhor da experiência de ser correspondente internacional é que você se obriga a fazer matérias para todas as editorias do jornal, e acaba conhecendo a cada dia novas histórias e novos personagens. (...) Quem descansa, enferruja."
- "Apanhei um pouco no começo, até descobrir que texto de revista é diferente de texto de jornal. (...) A formula consistia em, com base em algumas informações originais, construir uma tese qualquer sobre o assunto; eu já não podia apenas relatar os fatos".
- "Nessa profissão, para conseguir matérias, não adianta brigar nem discutir com as fontes; é preciso ter paciência, engolir sapos e pensar sempre apenas em como arrancar informações que sejam do interesse do leitor, nosso verdadeiro patrão. (...) Às vezes, a grande matéria surge de um fato banal do cotidiano, de uma pista que se recebe num telefonema ou se ouve em conversas num balcão de bar."
- "Páscoa, Finados, Natal, não tem jeito – é difícil para um repórter escapar da cobertura de tais datas e das matérias que parecem ser sempre as mesmas, ano após ano. No entanto, em lugar de falar do preço de ovos, peixes, flores e panetones, pode-se contar uma história que de alguma forma esteja relacionada a essas datas."
- "É esta a função do repórter: mostrar a nossa realidade para que as pessoas tenham elementos capazes de transformar esta mesma realidade, reagir diante dela, se quiserem. O resto é burocracia, propaganda ou literalice, não tem nada a ver com jornalismo. Complicaram muito as coisas, mas jornalismo é uma arte muito simples: um repórter e um fotógrafo na rua, mentes e corações bem abertos, contando as histórias do dia-a-dia da vida."
- "É preciso estar sempre atento a qualquer fato ou personagem que possa render uma boa matéria. Às vezes, são os próprios leitores que nos dão a pauta. (...) Às vezes, eu embarcava com uma pauta e trazia de volta outra história, completamente diferente."
- "Aprendi a não escolher assunto, a ir atrás de qualquer história."
- "Acontece muitas vezes de passarmos todos os dias por um determinado lugar, entre a casa e o trabalho, e não repararmos que ali mesmo tem matéria."
- "Quem não é do ramo dificilmente entende que repórter não trabalha só quando está em serviço, dentro do horário comercial. O que nos move e abastece de boas histórias, matéria-prima do nosso ofício, é a curiosidade, o olhar atento, a descoberta do novo, do inusitado."
- "Repórter, expliquei a todos, mesmo quando está a favor de uma causa, não pode nunca brigar com os fatos, sob o risco de suas matérias não servirem para mais nada – nem para a causa que defende."
- "O jornalista de raça é um mágico. Transfigura o anônimo em notável, celebra o desapercebido, enquadra o texto no contexto. Enquanto nós nos limitamos a olhar, ele vê as coisas, pessoas, a paisagem. Vê e conta. (Ulysses Guimarães)."
- "Está na hora de acabar com esse negócio de jornalista ser dono da verdade. Eu ainda acredito naquelas coisas antigas: jornal, para mim, só tem sentido, só vale a pena fazer, se for para informar a sociedade, discutir o que está acontecendo, denunciar as injustiças, elogiar o que tem de bom e lutar sempre para mudar o que está errado."
- "Tem horas na vida em que a gente não fica escolhendo caminho – nem escolhe, nem é escolhido. Vai apenas porque tem vontade de ir em frente, arriscar, ver o que acontece, só para não se arrepender de não ter seguido. O que vem depois e conseqüência. "
- "... quando alguém lhe perguntava em que baseava sua confiança numa virada na campanha, ele resumia a resposta em dez letras mágicas: m-i-l-i-t-â-n-c-i-a.(Lula)"
- "Ou seja, não só o jornal onde eu trabalhava, mas também o jornalismo, como eu imaginava quando comecei na carreira, haviam desaparecido em algum desvão da história, justamente agora, que tínhamos novamente liberdade para escrever."
"...guardei a lição: os problemas de boa parte do povo brasileiro são pequenos, custam pouco para ser resolvidos, não existem grandes planos nem projetos. No entanto, é preciso saber que eles existem, e quais são."
- "Em vez de falar muito, procurar ouvir mais."
- "Não há nada pior do que fazer campanha depois que você deixa de ter esperanças de ganhar. Os rituais e as palavras vão perdendo o sentido, fica difícil transmitir confiança para os outros se nem você mesmo encontra motivos para uma virada."
- "Sem manuais de redação nem projetos para reinventar a roda, a receita era simples: retomar a boa e velha reportagem para resgatar lugares e personagens ausentes da grande imprensa do país." - "Sonha-se muito com a vitória, mas quando chega o dia você fica na dúvida, se é fantasia ou realidade o que você está vivendo."
- Muitos de vocês, como eu, passaram a vida do outro lado do balcão, reclamando dos assessores de Imprensa. Agoras, temos a oportunidade de mostrar na prática que é possível fazer aquilo que cobramos dos outros."
- "...entendia ser o relacionamento com a imprensa um trabalho construído no dia-a-dia, com paciência, fundamentado no respeito mútuo e na aceitação de que governo e mídia têm naturezas, objetivos e até tempos diferentes. (...) ...pelo simples e bom motivo de que acho besteira brigar com a imprensa. Não há receita. Trata-se de uma batalha diária, a ser decidida em cima de fatos e com argumentos eficazes."
- "O bom relacionamento com os profissionais dos veículos e respectivas direções é importante não apenas para divulgar corretamente as ações do governo, mas também para informar o próprio governo sobre o que está acontecendo do lado de fora do Palácio do Planalto. É um trabalho em duas vias.
- "Cem dias é o prazo de trégua que, no mundo inteiro, a imprensa geralmente dá aos governos. (...) No governo, aprendi que costuma ser assim mesmo: os ataques vêm quando e de onde menos se espera."
- "É melhor não mexer com isso", me aconselhavam. Se eu indagava os motivos, a resposta era uma só: - - "Deixa assim porque sempre foi assim". Pensei: ora, se era para deixar tudo como estava, então para que ganhar a eleição?
- “Penso que isso deve acontecer um todo governo: se algo dá certo, logo aprecem vários pais; se dá errado, a idéia é órfã."
- "Escrever sobre gafes de Lula passara a ser uma pauta fixa para alguns jornalistas, pouco importando se haviam sido cometidas ou não. (...) O grave é que a generosa quantidade de detalhes oferecida pelos repórteres na descrição de uma cena que não presenciaram pode transformar um fato que não aconteceu em registro histórico."
- "Jornais e jornalistas podem fazer críticas a todo mundo, mas têm uma dificuldade intrínseca para aceitá-las – não aceitam sequer que se discutam assuntos relacionados à imprensa. É fato, também, que em todos os escalões do governo se dava uma importância exagerada a qualquer crítica feita pela imprensa."
- "Imprensa é como o Congresso Nacional: você não têm como escolher os interlocutores. De nada adianta gostar ou não deles. Trata-se de poderes independentes. Há que aprender a conversar e conviver com eles todos. Ponto."
- "Apesar da concorrência acirrada, muitas vezes o noticiário político de Brasília parece ser produzido em pool, tal a mesmice das pautas e matérias. Com medo de levar um furo, em lugar de procurar a notícia exclusiva, boa parte dos repórteres fica trocando figurinha, quer dizer, checando informações entre si."
- "Se um assessor não tem condições de evitar as crises, pelo menos pode ajudar a não aumentá-las."
- "...no governo, você não pode apenas deduzir; tem que ter certeza, reunir antes todas as informações, para evitar imprevistos."
- "...em política, como de resto em qualquer área da comunicação social, não importa o que você pensa, o que você diz, o que você de fato defende – o que fica valendo é a versão, com base no entendimento da mídia, sobre aquilo que você pensa, faz e defende. É como picar papel e jogar do alto de um prédio; depois não tem volta."
- “Escrever para a redação (resposta para matérias) é sempre um risco, porque a última palavra fica com o veículo, além de os efeitos das cartas serem limitados, já que elas saem com muito menos destaque do que a matéria contestada."
- "Aquilo lá é um serpentário. Não importa quem esteja no governo. O poder alimenta as cobras."
- "Mas quem iria acreditar que alguém pudesse deixar o governo por livre e espontânea vontade, num país onde as pessoas vendem a mãe e não entregam para chegar ou continuar no poder? "
- "Para dar uma idéia do clima que o país vivia, alguns amigos chegaram a me aconselhar a não ir – para não se queimar -, justamente no momento mais difícil que o governo atravessava – você já está fora, fica longe disso, justificavam. Pois era exatamente por esse motivo que eu não podia deixar de ir."
- "Para complicar mais as coisas, os companheiros do governo retomavam a antiga prática, que vem dos primórdios do partido: dividir-se, culpar uns aos outros e o resto do mundo pelos erros cometidos. Em nenhum momento, porém, senti Lula fraquejar. Muito ao contrário, quanto mais difícil a situação ficava, mais disposto ele se mostrava a enfrentar as adversidades."
- "...porque o noticiário altamente explosivo é como fogo morro acima e enchente morro abaixo; depois que começa, ninguém segura."
- "Olhando as coisas agora de trás para a frente, fico com a impressão de que a raiz do problema não está nas pessoas ou nos partidos, mas num sistema político condenado a não dar certo. Para chegar ao governo, um candidato, qualquer candidato de qualquer partido, tem que fazer tantas concessões e alianças, mobilizar tantos recursos, que acaba amarrado a um conjunto de antigos interesses – de tal forma que não consegue implantar as reformas reclamadas pelo país há muitas décadas."

Nenhum comentário: