domingo, 18 de setembro de 2022

BEIRA DE ESTRADA (155)


PREFEITA ADQUIRIU IMÓVEIS NÃO UTILIZÁVEIS PARA AULAS NA PERIFERIA, MOTIVO DA PROCESSANTE E ESSA ESCOLA ESTÁ ABANDONADA E INVADIDA NA NOVA ESPERANÇA - NÃO PENSAM EM RECUPERAR NADA, SÓ QUEREM COMPRAR
São tantas coisas interligadas na mesma questão, todas merecedoras de muita explicação, algo que as fotos por si só, mesmo dizendo muito, necessitam de um algo mais. Tudo começa com a iniciativa pessoal da incomPrefeita bauruense Suéllen Rosim, que decide no final do ano passado adquirir imóveis através da Secretaria da Educação e sem consultar os interessados, alunos e professores da rede pública municipal. O faz através de desapropriação, com valores já reconhecidos como pagos acima do valor de mercado, ou seja, superfaturados. Isso gerou a Processante, onde Suéllen tenta escapar da degola. Outro fato dos mais interessantes de ser embolado na conversa é o de que, a periferia bauruense clama por mais salas de aulas e nenhum dos imóveis adquiriudos serve ou será utilizado para essa finalidade. Ou seja, as aquisições servirão para outras finalidades, menos para servir de salas de aulas para quem mais precisa.

Isso posto tem o caso específico desta escola municipal, que por anos funcionou num quarteiro dos mais movimentados do bairro Nova Esperança/Prudência, ao lado da mais importante escola estadual do bairro e tendo ao lado, estilo parede meia, com duas unidades de saúde municipal, uma delas o Posto de Saúde do bairro. Ou seja, o local tinha tudo para não sofrer depredação ou mesmo ter sido abandonado pelo poder público. Mas foi e dizem que, neste momento, estaria sendo finalizado uma licitação - dessas morosas, que demoram anos para serem concluídas - e na sequência teria início sua recuperação. Difícil de acreditar em histórias deste tipo, quando se vê o que aocntece, por exemplo, a escola Santa Maria, na vila Cardia e tantas outras. Primeiro deixam tudo se degradar, ser invadida, depredada e depois ameaçam tomar alguma providêmncia. Uma vergonha.

O fato que chama a atenção e deixa claro alguns dos objetivos e metas dessa insana administração municipal é o descalabro de tudo, primeiro ser praticamente perdido, aumentando os custos de sua recuperação, para só depois pensar em dar início em algo. Inconcebível o estado dessa escola, a EMEI professora Vera Lucia Cury Sá, quando moradores observam dias após dia ela ter sido ocupada pelo que chamam de "nóias" da região, com constantes denúncias de ocorrências e quase nenhuma providência. Quem mora na região sabe a real situação do local e quando compara com outros imóveis existentes e em funcionamento no mesmo quarteirão, não entendem como com um pouco mais de segurança tudo poderia ter sido evitado, mas não, ocorreu uma espécie de consentida permissão e o resultado é o visto nestas fotos.

Isso tudo se soma a outros descalabros. Diante do Museu Ferroviário - todos os museus bauruense fechados para o público -, placa de obra ocorrida informa que tudo estaria findado em 17/07/2022 e ontem, completaram-se dois meses sem que nenhuma movimentação de funcionamento tivesse acontecido no local. Não dá para acreditar em mais nada de obras sendo realizadas nessa administração. A Estação de Tratamento de Esgoto é piada hoje, pois a maior verba recebida para obra no município, continua paralisada e sem nenhuma ideia de quando será retomada ou simplesmente terminada. Essa escola é só mais uma, dentre tantas ideias lançadas ao vento e nada acontece. Outro dia lançaram algo sobre movimentar a iniciativa privada para restaurar a Casa dos Pioneiros na rua Araújo Leite, mas tudo era somente algo lançado ao ar, sem seriedade. Dizem agora de recuperação da Estação da NOB, a da praça Machado de Mello, mas ninguém consegue acreditar em nada sério, pois Suéllen já repetiu mais de uma vez não ter ideia do que fazer com aquela edificação. Junto tudo e a conclusão é somente uma, não existe planificação nenhuma e essa escola entra desde já no rol daqueles imóveis destroçados e perdidos para sempre, pois adentram uma espécie de Buraco Negro, esse local no espaço onde tudo se perde para sempre. Ao juntar tudo e observar a continuidade da leitura do processo pelos vereadores, o que pode levar à cassação da alcaide, não existe como negar, o melhor mesmo seria começar tudo de novo, nova eleição, pois Suéllen já comprovou não ser do ramo e na continuidade, algo de muito pior vai continuar acontecendo. Bauru não merece passar por isso...


TANTO PARA UM, COMO PARA O OUTRO
Independente de se o caso é de processante ou de caótico final de mandato, de prefeita ou se miliciano presidente, temos que deixar bem claro, repetir a todos instante para que ninguém nunca se esqueça: não estamos contentes com a tentativa der deslegitimar as eleições, não, não estamos satisfeitos com o quese passou na pandemia, no desmatamento, na evolução da economia, com a instabilidade governativa na área da Educação. E também não estamos nem um pouco satisfeitos com a aliança com o Centrão, não porque ela seja ilegítima, mas porque contraia uma promessa eleitoral e ela é, além de tudo, criminosa e danosa ao País. Lula, por exemplo, tem suficiente experiência política para perceber que nestas eleições ele não é, nem deve ser, apenas o anti-Bolsonaro, mas o pós-Bolsonaro. Grande parte do eleitorado espera um candidato capaz de propor um novo pacto democrático e um novo caminho de maior justiça social e de mais crescimento econômico. Algo que fale de futuro e que tenha horizonte. Que transmita esperança. Que soe como um novo começo.

CHAMADA PARA 0 103º LADO B, COM O PRESIDENTE DO CONSELHO DE CULTURA DE BAURU, O MÚSICO PAULO MAIA
Os assuntos são muitos, variados e múltiplos, desde a rica história deste maestro, encantando todos com sua precisão musical, a ter se tornado o atual presidente do Conselho de Cultura de Bauru e mais que isso, no cargo está às voltas com mais uma Lei de Estímulo à Cultura, talvez na atual administração, a única possibilidade dos artistas locais terem algo bancado pelo poder público municipal. Vamos misturar, embolar os três assuntos e falar de Cultura e Política, pois uma tem tudo a ver com a outra. 

Enfim, o que acontece com a Cultura Municipal, o que é feito, o que deixa de ser feito e o que poderia já estar sendo feito faz tempo. Ou seja, temos muitos assuntos para tratar e a conversa deve render.

O bate papo ocorrerá na próxima quarta, 21/09, 19h aqui pelo meu facebook. Espalhe e divulgue, pois além de tudo, será um papo para tirar dúvidas. Imperdível.
Eis o link da chamada de 6minutos: 

Nenhum comentário: