O TOMATE É MAIS QUE NECESSÁRIO PARA ESCRACHAR COM QUEM ASSIM O MERECE
A MPORTÂNCIA DO BLOCO DO TOMATE CONTINUAR SAINDO E "CHINELANDO" CONTRA OS PERVERSOS DESTE NOSSO MUNDOO bloco farsesco, brulesco e algumas vezes carnavalesco Bauru Sem Tomaté é MiXto é isso, verga não quebra e novamente estará no Calçadão da Batista, no sábado do Carnaval 2026, fazendo o que faz desde 2013, chinelando quem pisa no tomate.
O Tomate é mais que um local de resistênciua na cidade de Bauru, aglutinando muito da insatisfação e descontentamento com os rumos desta cidade. Escolhemos para espezinhar os temas e personagens desta terra, porém, nada nos impede de também cutucar grandões de outras paragens. Promovemos um Carnaval que ultrapassa as barreiras da maior festa popular deste país, quando incorporamos a ela a crítica social, algo mais que necessário, ainda mais nestes tempos, quando poucos canais o fazem a contento. Desde 2013 estamos aí, botando a cara a tapa e cutucando a onça com a vara curta.
Neste ano, nosso 14º desfile no Calçadão, escolhemos demonstrar através de uma sonora CHINELADA, algo deste descontentamento. Mais do que evidente, latente e pulsante que, o Tomate é contrário a tudo o que vem sendo feito pela atual mandatária municipal, Suéllen Rosin, à frente de seu segundo mandato. Os motivos são evidentes, claros, límpidos e transparentes. Não dá para seguir fingindo nos governar e deixando a cidade esquecida, largada ao deus dará, promovendo sucessivos empréstimos, sem lastros e compromisso com nenhuma realização que os justifiquem. Temos a certeza de que, se a cidade foi na onda, acreditando numa imaginária proposta, abrirá os olhos e constatará a barca furada onder Bauru está metida. Um caminho sem volta e a lhe trazer enormes dores de cabeça no futuro.
Nossa estampa deste ano dá uma sonora CHINELADA na alcaide e aproveita também para deixar bem claro seu posicionamento com o atual presidente dos EUA, Donald Trump, se intitulando dono do planeta e intervindo, não só na Venezuela, mas ameaçando toda a América Latina e quiçá, o mundo. Se perguntarem para Suéllen, certamente sorrirá e apoiará as ações trumpistas, pois bolsonarista como é, segue à risca um descaminho político dos mais vergonhosos. Daí, também com a sonora CHINELADA, estamos lembrando do triste episódio de como se utilizaram de uma propaganda das Havaianas para desqualificar quem pisa com os dois pés e não somente com o da direita. O Tomate tem lado e sempre pisará, sem medo de errar ou de se posicionar, com tudo o que encontrar pela frente na defesa de um ideal, que é mais que o de uma vida, sendo o da propria existência. Daí, aqui em Bauru, além de tudo, CHINELADA nos faz lembrar imediatamente de ANTONIO PEDROSO JUNIOR, um que imortalizou o Chinelo na cidade. Estamos homenageando ele estampando o chinelo como estampa de nossa camiseta em 2026.
O Tomate tenta a cada ano promover um rodízio e estampar a arte de variados artistas, todos com alguma vinculação com Bauru. repetimos alguns ao longo deste ano e neste ano, havíamos convidado o designer Felipe Carvalho, carioca que morou e estudou por anos em Bauru, tendo já participado do carnaval de rua e ele prontamente aceitou, com uma pegada inebriando dentro do mundo do grafitte, porém seus afazeres o impediram de fazer o desenho com a rapidez exigida. Daí, o sempre presente na vida do bloco, Fausto Bergocce, reginopolense de nascimento e sempre presente por aqui, tendo já feito a arte de quando derrubamos a estátua da Havan, sendo notícia até no New York Times. Fausto prontamente aceita e desenha a toque de caixa, sem nenhum reparação, a estampa deste ano. Agradecemos do fundo do coração a forma sensível como tem atendido os pedidos advindos deste inquieto e irriquieto bloco.
E se existe alguma inovação, ela também está vindo na escolha das cores de nossa camiseta 2026. Procuramos misturar várias cores, porém, diante de tudo o que nos tem acontecido, achamos por bem vir com uma cor só, a VERMELHA. Ela nos representa e dignifica. Nela, a estampa bem na frente e logo abaixo, as duas bandeiras que estiveram conosco, antes nos braços, agora ladeando a estampa, as bandeiras da causa palestina e a LGBT. E assim, o bloco reuniu forças, se juntou e estaremos no sábado, 14/02, se encontrando na concentração da Praça Rui Barbosa e a partir das 12h, descendo o Calçadão da Batista. A partir de hoje, muito será dita, falado e escrito sobre essa descida. Estaremos informando pro aqui todos os nossos passos e assim, possibilitando uma ampla participação de tudo, todas e todos os interessados em carnavalizar a vida, sem se esquecer de espezinhar quem nos oprime. Temos um lema de anos, o "Fazemos festa, mas estamos putos da vida" e ele sempre nos acompanhará.
Vamos nos falando nos próximos dias, com muitas novidades pela frente. O TOMATE é phoda, sempre presente quando o quesito é esgrimar contra perversos de plantão. Vamos juntos?






Nenhum comentário:
Postar um comentário