segunda-feira, 6 de junho de 2011

DICA (77)

LIBERDADE, SARAU, MALOCA, ESPETU’S, LISBOA E FERRAGUTTI, DESSE JEITO NÃO AGUENTO
Não me canso de escrevinhar aqui sobre cultura e quando ela é sobre a municipal, o que está a ocorrer aqui em Bauru, paro tudo e divulgo para meus parcos, porém atentos leitores.

1.) Além do grandioso evento lá na Nobel, o III Encontro Latino Americano de Bauru, hoje lá na Casa Ponce Paz, no cruzamento da rua Ezequiel Ramos com a Antonio Alves, lugares de fantasmas variados, a repetição do que está a ocorrer por quase todas segundas-feiras, a ocupação daquele espaço por atividades noturnas. Tudo ali se enche de luz e isso é bom para todos, inclusive para os vigias noturnos ali na esquina, os travestis a protegerem o lugar. Pois bem, lá ocorre à partir das 19h a leitura pública da peça ‘LIBERDADE LIBERDADE’, peça escrita por Flávio Rangel. Essa peça está inserida dentro do denominado Teatro de Resistência após o cruel e insano Golpe militar de 1964. A coordenação é de Xyko Peres, do TUSP Bauru. Tudo gratuito.

2.) Dia 08, quarta, 19h, no Centro Cultural Bauru, junto ao Teatro Municipal, um Sarau Municipal do Mapa Cultural Paulista. A programação está reproduzida aqui no cartaz ao lado. Ótima oportunidade para rever os artífices da cultura municipal e discutir as questões referentes a tema sempre fervente.

3.) Toda terça no Saudosa Maloca, das 19h30 em diante e até a polícia reclamar, Piano Bar com Neto nos teclados e Liz, a meninona do Aldeia Bar no vocal. Repertório único e imperdível. Na quinta, 09, no bar Espetu’s, na Marcondes Salgado, das 19h30 em diante e até o quando o cantor agüentar, a Kananga do Alemão, num retorno triunfante e magistral. Dicas onde bato cartão, até onde meu bolso aguentar (o fígado idem).

4.) Adoro o bar Templo e Fernando, seu proprietário. Junto dinheiro para lá estar e nessa semana dois eventos de rachar mamona. No primeiro, dia 08, quarta, o lançamento do livro “LISBOA EM PESSOA”, do João Correia Filho, que não conheço, mas irei fazê-lo, pois o tema do seu livro me é grato e na quinta, 09, 21h, o retorno de TONINHO FERRAGUTTI, o melhor acordeonista desse país (nascido em Botucatu e educado musicalmente aqui em Bauru pelo Zé da Viola), num show com um nome para fazer dançar, “São João do Templo”.


5.) Tô sabendo que no sábado, 11/06 (véspera do Dia dos Namorados) no Jeribá Bar, altos da rua Antonio Alves algo que precisa ser falado/escrito/escutado em alto e bom som, um dos muitos retornos musicais de ERALDO BERNARDO, dessa vez deixando de lado sua verve roqueira e caindo de boca em algo onde é também mestre, TANGOS E BOLEROS. Tô reservando meu lugar desde já e como ele vai cantarolar música dos pampas já está paramentado desde hoje, segunda.

2 comentários:

Anônimo disse...

E HOJE TEM MAIS COISA LEGAL NO TEMPLO:
- Terça-feira ( 07/06 ) – “NOVA BOSSA”
c/ Marcos Wanderley e Toninho Martins

Exposição
NOVA BOSSA
Atelier Sonia Gabriele
De 24/05 à 18/06

Em 2009, a Bossa Nova amadureceu. Ao completar 50 anos de existência, o ritmo provou que está mais vivo do que nunca. Repaginada ou original. A BOSSA continua NOVA.
Influenciando importantes músicos ao redor do mundo e contribuindo para perpetuar a sofisticada imagem da música brasileira, a Bossa Nova é sucesso contemporâneo e marca presença nas trilhas sonoras do cinema, nas pistas dançantes da juventude, nas passarelas da moda e no repertório musical dos consagrados artistas da música internacional.
Embaladas pelo romantismo da chamada “batida diferente”, as 22 artistas do atelier Sonia Gabriele criaram o argumento para sua nova exposição.
“NOVA BOSSA” é o nome da mostra de arte coletiva que homenageia os 50 anos da música imortalizada por nomes como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Com vinte telas e duas esculturas, divididas em duas quinzenas, as artistas pretendem apresentar ao público uma criativa releitura da obra bossanovista, resultado da muita pesquisa sobre o repertório literomusical que marcou a década de 60.
A exposição, que conta com as artistas do Atelier SONIA GABRIELE; Adelaide Magalhães, Anizia Pereira Sgavioli, Celina Caracho Moya, Carolina Monteiro de Oliveira, Cecile Marise B. Martha, Domingas Martins Perea, Elisabeth Janzon Nogueira, Giselda Monteira B. Folks, Gesiane Monteiro B. Folks, Jussara Furlan Felício, Maria Leila Lunardi Pernanbuco, Marialice Varela Gewehr, Maria Luisa Bataiolla Costa, Marisa Lia Mondelli, Milce Reis, Mirian Delmont, Palmira Marques Barbosa, Patrícia Milanezi Penteado, Sonia Maria Oikawa A. Campos, Vera Lúcia Real, Maria Teresinha Pires Machado, Regina do Amaral Virmont, começa nesta terça-feira (24/05) no Templo Bar, e será dividida em duas etapas com doze trabalhos cada: de 24/05 à 04/06 e de 07/06 à 18/06.
No primeiro dia de abertura da exposição tivemos os músicos Marcos Wanderley e Marthynha interpretando as musicas que inspiraram os trabalhos das artistas, e na segunda apresentação serão Marcos Wanderley e Toninho Martins.

SERGIO OLIVEIRA

Anônimo disse...

Valeu, camarada. Será um prazer recebê-lo. Abração
Eraldo