quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

DIÁRIO DE CUBA (67)


CUBA, SEMPRE CUBA – POR QUE INSISTEM EM ESPEZINHAR A ILHA (E ESSE HPA)?
Sempre tem uma bola da vez para as provocações tendo CUBA como pano de fundo. A cada semana é uma. E a cada nova investida, recebo de alguns provocações absurdas. Respondo a todos, calmamente, sem me irritar. Afinal, por que será que essa pequenina ilha deixa tantas pessoas inquietas a ponto de ficar provocando outrens a cada assunto novo levantado pela mídia? Primeiro exponho três provocações recebidas e depois algumas respostas de minha lavra e de outros, recolhidas aqui e ali.

A bola da vez é a tal médica cubana, que dentre 5 mil médicos resolve dizer que ganha pouco e foi procurar abrigo no DEM, na pessoa de Ronaldo Caiado.

PROVOCAÇÃO 1 – “INFELIZMENTE MAL COMEÇOU O PROGRAMA DOS MÉDICOS CUBANOS E JÁ TEMOS UM PROBLEMÃO PELA FRENTE (fonte - Ronaldo Caiado Oficial)”.


PROVOCAÇÃO 2 – “Alguém é amigo do Henrique Aquino, pra marcar ele nessa reportagem, ele precisa ler mais sobre o comunismo, sobre cuba e sobre as putas.... assim quem sabe deixara de falar tanta merda... de apoiar o comunismo, de defender fidel castro e querer a estátua de uma cafetina em bauru no lugar da estatua da loja havan, aquino, leia mais e fale menos merda”. Sabe qual a reportagem do tal do cara? Essa: http://oesta.do/1dqKWi9 

PROVOCAÇÃO 3 - “Acho que começou a "debandada" no Brasil também, não é verdade ... A "máscara" está caindo, caro HPA ... Ou esta é mais uma obra das elites, agora espanholas?”. Veio com um link:http://brasil.elpais.com/brasil/2014/02/05/politica/1391626695_458398.html 

PROVOCAÇÃO 4 – “O Brasil será uma ponte para que os refugiados cubanos do + médicos... legal!”.

Não cito o nome de nenhum dos provocadores. A minha resposta a todos foi mais ou menos essa:

Analiso esse isolado caso da seguinte forma. Mais de cinco mil médicos aqui trabalhando e uma desistência. Acredito em um ou em 4900? Qualquer um que trabalha com índices, como vê isso? Insignificante. O resultado do que os médicos estrangeiros fazem é maravilhoso, temos que reconhecer. Bauru receberá 19 até final de março, leio nos jornais daqui de hoje. Disseram ontem, por causa dessa senhora, que o Programa está diante de um grande problema. Vejo ao contrário. Grande problema está tendo o deputado Ronaldo Caiado, que abrigou a médica, arcará com esses custos, ela está sendo desligada do Programa e como sabes sem isso, não poderá atender no Brasil. Pelo jeito vai subsidiar a guapa. E mais, para ver a sensibilidade do governo cubano. Ela já havia tido problemas anteriores, a mesma pessoa e mesmo assim, não a retiraram do programa, deram uma nova oportunidade. Havia pedido asilo anteriormente aos EUA e agora ao Brasil. Nada demais, que saia, que seja concedido asilo, aqui ou nos EUA e que tudo continue, pois o Programa Mais Médicos faz um bem danado para nós. Está oxigenando o malefício de parcela da classe médica, elitista, excludente e com uma entidade de classe cada vez mais voltada ao próprio umbigo e cada vez menos querendo contribuir com e para o país. Continuo apoiando o Programa. E vocês? Cuba tem defeitos, mas suas qualidades suplantam qualquer crítica. Deixemos eles serem felizes ao seu modo e jeito. Afinal, quem somos nós, vivendo nessa balbúrdia capitalista neoliberal, onde impera o deus dinheiro, para dar opiniões na vida de quem pratica algo humanitário mundo afora. Viva Cuba e seus bons exemplos.

Junto a isso esses comentários retirados das redes sociais:

“Henrique são mais de 5 mil médicos estrangeiros que estão no Brasil e chegará mais 4 mil... Probremão temos no Pronto Socorro local que ainda continua faltando médicos”, Pedro Valentim.

“Vejo a foto da senhora Ramona: fechada, sabendo que fez cagada e que, se conseguir refúgio vai ter que receber de algum simpatizante do DEM, pois não vai poder exercer medicina no Brasil”, Pedro Romualdo.

“Ela vai laçar boi nas fazendas do Caiado... (...) A farsa foi desmascarada... agora, o próximo capítulo (na mente da dra) seria ela beijando o namorado embaixo da estátua da liberdade... hehehehehe”, Reginaldo Tech.

Por fim, leiam isso: http://tijolaco.com.br/blog/?p=13444 e mais isso: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/02/1408208-empresaria-diz-se-sentir-usada-por-abrigar-medica-cubana.shtml 

Cai o pano. Nada mais a ser dito.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique do céu

Cuba é o mal exemplo de um país pobre, miserável, que mesmo assim faz maravilhas para o seu povo sem considerar o dinheiro a mola mestra de tudo. Lá naquela maluca ilha a roda gira descompassada com a coisa neoliberal amalucada dos dias atuais. Enquanto nós estamos cada vez mais doentes por causa desse contínuo stress, eles vicejam e sobrevivem lindamente com muito menos. E são muito mais felizes que todos nós.

Esse é o mal exemplo que precisa ser abortado o quanto antes, pois pode virar praga.

Não sabia disso.

André Ramos

Anônimo disse...

Tem gente aqui na Internet que continua se recusando a se informar, ler e pesquisar sobre o socialismo implantado em Cuba.Ser socialista é ter plena consciência de que precisa dividir as coisas, que o bem estar da sociedade é o bem estar individual, uma coisa depende da outra.
Esse povo que fez uma revolução, que defendeu o socialismo, acabou com a exploração de Fulgêncio Batista, testa de ferro dos estadunidenses, graças a vontade popular, o governo fez reforma agrária, desalojou a burguesia de suas propriedades, inclusive as multinacionais dos EUA, que exploravam o plantio de frutas.
A máfia italiana era muito bem recebida. Então, tinha toda a sorte de submundo operando, com jogos de roletas, prostituição e pobreza extrema.O sistema deles agora é popular, não privilegia individualismo em busca de riquezas, todos devem ter o necessário para viver com dignidade e dentro dessas prioridades está a Educação, a saúde e o emprego.
No sistema cubano, não há tráfico de drogas, não há crianças nas ruas pedindo esmola ou se prostituindo.Não há roubalheiras de bancos, ladrões de colarinho branco, cracolândia, policiais batendo e mantando gente pobre nas ruas.
A educação é financiada pelo Estado, que vai dos 7 anos a faculdade. Uma das melhores Educação do mundo, assim é também com a saúde, todos tem assistência médica sem pagar um centavo, diferente dos EUA, onde a saúde é toda privada, assim como a Educação.Lá nos EUA, até o banco central é privado, as prisões são entregues também nas mãos de empresas que exploram sem pagar nada a mão-de-obra dos presos. Em Cuba não tem pena de morte. Mesmo com pena de morte, os estadunidenses não conseguem manter a sociedade livres de violência,pois toda a cultura deles é de violência, então temos sociedades bem diferentes.
O que não podemos medir com nossa pequena e frágil régua, comparar a nossa realidade com a deles, é esquecer o processo histórico. Aqui temos Educação e saúde, privadas e públicas, separadas por um muro de privilégios para os ricos e falta de recursos para os pobres. Nesses 11 anos o PT está mudando isso, sem fazer revolução armada, sem colocar a burguesia no paredão, apenas pelo voto da maioria do povo brasileiro que quer melhor condições de vida, a despeito da recusa intransigente e natural das classes médias e elites em abrir mão de suas benesses em favor do todo da sociedade.
A miséria gera violência que se volta contra a sociedade e isso não é racional, não é humano, não é ético, não é ecológico.
Achar que uma médica Cubana está sendo explorada pelo governo com uma história como essa e que ainda está sob forte bloqueio, impedido de fazer comércio com o resto dos países, por uma irracional decisão dos governos estadunidenses, dando ouvidos a globo, uma empresa que sonega impostos, condenada na justiça a pagar e ainda move toda um submundo de golpe ao governo popular do PT, é de uma ignorância sem igual.
Mara Rocha - Sp capital

Anônimo disse...

A Dra. Ramona foi apoiada pelo Deputado Federal Ronaldo Caiado, representante dos latifundiários, dos velhos donos de terra de Goiás, filiado ao Democratas (DEM) partido político brasileiro de extrema-direita, fundado em 2007, em substituição ao Partido da Frente Liberal (PFL), dos antigos seguidores da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), defensores da ditadura militar. Ela encontrou seu verdadeiro caminho, não é nada bom, porém a que se respeitar. Triste fim da Ramona.

Se essa Dra. Ramona Matos Rodriguez nascesse no Brasil viveria na Cracolândia, mas como nasceu em Cuba, a Ilha Revolucionária, virou médica. Traidores sempre existirão, mas são exceções.

Saudações,
JA Simões