segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

RETRATOS DE BAURU (152)


SALETINHA É A DIALÉTICA, TEORIA E PRÁTICA JUNTAS NA MESMA PESSOA
Ser professor tem suas vantagens e desvantagens. Uma das boas vantagens é esse negócio de mesmo com o passar do tempo, décadas depois de turmas terem estado diante de tal mestre, existir um laço eterno, algo indissolúvel. Casos assim ocorrem por variados motivos. O mestre pode ter sido bonzinho, compreensivo, não reprovava ninguém, mas o mais gratificante é pelo motivo de ter contribuído decisivamente na transformação na cabeça dos seus alunos. Vieram para, no momento e lugar certos fomentarem e instigarem aquilo que seria o condutor de uma vida toda dali para frente. Gostoso reviver um pouco disso na história de um deles.

SALETE DA SILVA ALBERTI está hoje devidamente aposentada na função de professora, após anos de exclusiva dedicação à Unesp Bauru. Aos 77 anos, vive só num lugar incerto e não sabido. Morou quase uma vida toda ali na subidinha , quadra entre a Nações e o Clube das Nações, mas em 2006 acabou sendo sequestrada num dos retornos noturnos para sua casa. A história, além do sofrimento pessoal, virou folclore na faculdade, gerando até um vídeo registrado no youtube:http://www.youtube.com/watch?v=ASVEMpl_z3M. Essa é só uma das muitas histórias que a espevitada professora carrega consigo, franzina de corpo (pesa pouco mais de 50 quilos), mas imensa no cabedal do que fez durante sua vida toda, com um ensino voltado para a transformação do aluno num digno ser humano. Atuando nas hostes das Ciências Humanas, sua especialidade sempre foi o Materialismo Dialético, uma marca mais do que pessoal. Gerações trazem boas recordações dos seus tempos tendo-a como mestra, dentre os quais garbosamente me incluo. Deu aula não só na Unesp, nas também na USC – Universidade do Sagrado Coração, principalmente para os cursos de História e Geografia. Transformadora na acepção da palavra, sempre foi a própria PRÁTICA da TEORIA ensinada. Na festa do bloco Bauru Sem Tomate é Mixto, ocorrida ontem, 23/02 (Ela promete desfilar em 01/3), Oscar Sobrinho, um dos ex-alunos disse reproduzindo uma foto juntos: “Aqui a teoria e a prática”. Quer coisa mais linda que isso? Mais lindo é vê-la toda pimpona, esbanjando vitalidade e pronta para nos reavaliar a todos, se necessário for. Um encantamento de pessoa, o fermento necessário para que o ser humano não toque sua vida bovinamente.

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOKIANOS RECOLHIDOS NESTA MANHÃ DE TERÇA:

o Tadeu Leal, Rosangela Maria Barrenha, Sonia Fardin e outras 26 pessoas curtiram isso.

Maria Alice Vieira Que saudades da Salete, Henrique! Como assim ela está em lugar incerto e não sabido?
há 17 horas · Curtir · 3

Henrique Perazzi de Aquino Maria Alice Vieira, isso é brincadeirinha, pois depois do sequestrou mudou-se para um prédio e não quer mais saber de morar em casa.
há 17 horas · Curtir · 3

Arthur Monteiro Junior grande Salete, saudades!
há 17 horas · Curtir · 4

Duilio Duka Noooossa! Olho para a Salete e me lembro dos nossos bons tempos de estudantes universitários, Henrique Perazzi de Aquino. Quanta loucura fazíamos, motivados pelas aulas malucas da Saletinha. E, ela confirma o que todo mundo já sabe: todo gênio é louco! E eu não sei se a Salete é louca porque é gênia, ou se é gênia porque é louca. Não importa. O que importa é que todos nós fomos agraciados pela sabedoria dela. Uns mais outros menos. Mas posso afirmar que a maioria dos seus ex-alunos, anda por aí, fazendo a diferença, na construção de um mundo melhor. Valeu, Henrique Perazzi Aquino! Valeu Oscar Fernandes da Cunha! Valeu, todos vocês que se empenharam em trazer a Salete para que pudéssemos matar a saudade e saber que ela está bem. Valeu Salete Mestra Guerreira! Nossa eterna Saletinha.
há 14 horas · Curtir · 3

Lazaro Carneiro Carneiro se ela está em lugar incerto e não sabido elaestáem lins
há 13 horas · Curtir

Bruno Emmanuel Sanches tive aula com a Saletinha. cabedal de conhecimento invejável.
há 13 horas · Curtir

Oscar Fernandes da Cunha Até na foto a Dialética se revela.
há 12 horas · Curtir · 2

Marta Caputo Tão querida! Justa homenagem, Henrique!
há 11 horas · Curtir · 1

Nancy T M Vasconcelos · 4 amigos em comum
Competência em pessoa... inteligente, td de bom!
há 10 horas · Curtir · 1

Rosangela Maria Barrenha MESTRA QUERIDA QUE MUDOU MINHA VIDA!
há 9 horas · Curtir · 1

Almir Ribeiro Salete, que conheci em 1979 e ajudei a levar para a antiga FEB, foi minha 'madrinha' de casamento.
há 16 minutos · Curtir

Anônimo disse...

Há professores que nos marcam para sempre, abrem caminhos, iluminam, nos dão ferramentas para seguir em frente na busca do conhecimento. Saletinha é inesquecível, com sua energia, alegria e amor pelo conhecimento marcou a todos que tiveram a grata oportunidade de participar de suas aulas.
Maria Cristina Romão

Lucia Helena disse...

Dá pra ser mais maravilhosa?!?!:
"Mas posso afirmar que a maioria dos seus ex-alunos, anda por aí, fazendo a diferença, na construção de um mundo melhor."

Conheço pouquíssimos mestres que ouviram isto de alunos/parceiros...
PARABÉNS SALETINHA!!!!!!!!!!! BJS ENORMES!

Anônimo disse...

Eu tive o privilégio de ser seu aluno na Unesp em 96. Saletinha é um ser-humano muito acima, evoluído em sabedoria, inteligência e humanidade. Está em outro platô. Todos os melhores adjetivos para uma pessoa estão ligados a ela.
AL