sábado, 11 de outubro de 2025

CENA BAURUENSE (269)

 QUANDO ME FALTA ASSUNTO PARA ESCREVINHAÇÃO DIÁRIA, RECORRO A MINHAS FOTOS, PUBLICADAS TODO DIA E ALGUMAS AQUI RELEMBRADAS

01. Publicada em 01/08/2025: A cena mais destacada dos últimos dias não tem nada a ver com a festa dos 129 anos de Bauru e sim, do incêndio na moradia do pessoal lá nas imediações do cemitério Cristo Rei, quando perderam tudo o que possuiam. Este o retrato mais preciso de algo que, a cidade num todo, precisa voltar seus olhos e buscar resolver essas questões das condições da moradia popular na cidade. Não tem como participar e olhar pra festa sem se dar conta deste outro lado, clamando pela sensibilidade e decisão de quem tem o poder de realmente fazer algo neste sentido - e o deixa de fazer.

02. Publicada em 02/08/2025: Nestes 129 anos de Bauru buscava a imagem de uma pessoa a personificar o que somos, os que labutam diariamente neste torrão, exercendo de forma límpida e transparente a lida e luta dos bauruenses. O que de melhor encontrei está personificado na figura dessa guerreira jornaleira, Ilda Viegas, que resiste, insiste e persiste com sua banca de revistas e jornais ali nos altos da avenida Brisola, bem na porta de entrada do Aeroclube, exercendo o que de melhor sabe fazer, o congraçamento de tudo e todos que por ali transitam. É a melhor expressão de uma Bauru que precisa vingar e se sobrepor a tudo o mais agindo na contramão. Ilda é dez e muito mais!

03. Publicada em 03/08/2025: Manhã deste domingo e ao me deparar com um búfalo amarrado defronte uma sorveteria, depois sendo montado e circulando na maior calmaria pela rua central do Parque Santa Edwirges é para confirmar que, na periferia bauruense acontece de tudo - e mais um pouco. Conversando com o cavaleiro, vieram de Piratininga de caminhão e desfilaram pelas ruas, animando a manhã para todos os presenciando a inusitada cena.

04. Publicada em 05/08/2025: Neste local, rua Ezequiel Ramos, esquina com rua Antonio Alves, como em vários outros locais com muitos boxes alugados para comércios variados, a imensa maioria vazios. Aqui, o térreo é todo utilizado pela Emdurb para revenda passagens do transporte coletivo urbano e nos dois andares superiores, quem resiste é uma senhora e seu pequeno negócio de costura.

05. Publicada em 06/08/2025: Eu sempre que adentro o jardim Bela Vista, vindo da vila Falcão, ao virar para a rua Consolação, pela sua quadra 8, me deparo com essa casa, que um dia já foi uma pizzaria e hoje, deve ser residência. Sua fachada continua lá a me despertar tamanha curiosidade, com sua madeira no estilo colonial, destoando de tudo o que se vê à sua volta.

06. Publicada em 08/08/2025: "Reforma do Padilhão da vila Giunta, sem nenhum funcionário nessa sexta feira, desse jeito o estádio ficará pronto em 2030", eis a legenda da foto publicada nas redes sociais por Adriano Queiroz. Isso aqui é uma amostra de como se dá qualquer tipo de reforma ou obra na administração da incomPrefeita Suéllen Rosin. Vide a interminável novela do Calçadão da Batista de Carvalho, que segundo a previsão, ficará pronto muito depois de 2030.

07. Publicada em 10/08/2025: Levo o maior susto hoje olhando para uma banca na feira do Rolo, em sua extensão da rua Rio Branco, quando me deparo com mensagem, leio e entendo outra. Justamente neste momento, quando estamos com dificuldade para ir pras ruas e bloquear o avanço dos fascistas, havia imaginado ter lido um "NÃO ACEITAMOS REVOLUÇÃO". Ufa! Definiam não mais ser possível a realização de devoluções e não a de revoluções, o que, ao meu ver, é quase a mesma coisa.

08. Publicada em 11/08/2025: Até hoje, passo pela rua São Paulo e me recordo de quando tirei essas duas fotos, do lugar onde funcionou pela última vez a rádio AM 710, do José Nelson de Carvalho e seus filhos. Já estiveram também no primeiro andar ali na primeiro de Agosto, bem ao lado de onde hoje funciona o Bom Prato. Não sei se hoje estariam do lado palatável do dial, mas como o momento de nossas rádios deixa muito a desejar, olho sempre com saudade para o passado e tínhamos uma rádio fazendo frente para a Auriverde, algo mais do que necessário hoje, pois essa se transformou num monstro.

09. Publicada em 14/08/2025: Um dos prédios residenciais mais "hermosos" do centro bauruense, lado a lado com um da antiga Caixa Estadual, hoje Banco do Brasil, rua Antonio Alves, quase esquina com rua Primeiro de Agosto e sua lateral, igual a tantos outros. Pelo menos em algo todos se assemelham.

10. Publicada em 16/08/2025: Na Pizzaria Fornaza, da avenida Otávio Pinheiro Brizola, seu Donizete, um garçon na acepção da palavra, 71 anos e há 54 atuando na mesma profissão. Longevidade que, segundo ele, ainda vai perdurar por uns bons anos.

11. Publicada em 22/08/2025: Numa esquina bauruense, mais precisamente Rio Branco com Duque de Caxias, dois supostos jornalistas, um com jaqueta da TV Record abordam motoristas de veículos parados no sinal e eu, dois carros atrás, prontinho para dar meu depoimento - ótimo que fosse ao vivo -, quando falaria horrores, como merecem ouvir, sobre as agruras deste país, onde o dono de uma igreja como a Universal, conservador até a medula, retrógrado até não mais poder é dono de uma TV aberta e caga regra sobre os destinos deste país. Não tive a sorte de cair minha vez de poder deixar meu recado.

12. Publicada em 24/08/2025: A poesia reside nas mais pequenas ações, como nessa, quando vejo um morador em situação de rua descendo, na manhã de hoje, a avenida Octávio Pinheiro Brisola, com flores nas mãos, se depara com algo lhe interessando dentro de uma caçamba, para, escolhe, recolhe e segue seu caminho, sem se esquecer das flores, colhidas nalgum jardim beirando a calçada de onde veio.

13. Publicada em 25/08/2025: Da provável série "portas que dão para a rua", inevitável escrever dessa, sobrado na esquina da rua Azarias Leite com a avenida Duque de Caxias, bonita de ser vista e me fazendo pensar: será que seus proprietários conseguem dormir direito sem ao menos uma resistente tramela do seu lado de dentro?

Nenhum comentário: