quarta-feira, 5 de novembro de 2025

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (211)


GOVERNO BAURUENSE NUM ETERNO DESMONTE PELOS TRIBUNAIS FISCALIZADORES
A NOTÍCIA DA 94FM, JORNALISTA EMERSON LUIZ É ESSA: "Mais uma; Tribunal de Contas suspende licitação da PPP da iluminação pública. Setor de licitações da Prefeitura segue enfrentando dificuldades para a conclusão das licitações em andamento no município. Após a terceira suspensão do edital para a concessão do sistema de esgoto do município, o Tribunal de Contas do Estado paralisou, agora, a licitação da concorrência para a parceria público privada para a iluminação pública, no município. No despacho, o conselheiro Dimas Ramalho, responsável pela análise do pedido de suspensão da licitação, considerou, em uma análise preliminar, que o pedido apresenta materialidade e relevância suficientes para justificar a suspensão cautelar do certame licitatório, deferindo o pedido de suspensão do procedimento adotado pela prefeitura de Bauru. Determinou também, o conselheiro do tribunal, que a Comissão de Licitação da prefeitura, se abstenha da realização ou continuidade de qualquer ato relacionado ao procedimento de contratação, até a deliberação pela Corte".

DIANTE DO OCORRIDO, EIS MEU COMENTÁRIO: Quando o assunto é seriedade administrativa, o desGoverno municipal da incomPrefeita Suéllen Rosin bate negativos recordes. Um atrás de outro. Hoje só mais um exemplo quando um processo licitatório é investigado e percebem inegáveis irregularidades. Educadamente, barram a continuidade das ações e pedem explicações. É a oportunidade para se defender, antes da penalização final. Havendo argumentos, tudo ainda pode ser revisto, porém, do contrário, além do interrompimento, quem o fez até a presente data fora das normas mínima exigidas, deverá ter que ressarcir o erário. Isso o mínimo. Não estamos diante de um primeiro caso a envolver a atual administração, daí portanto, ação ocorrendo com atenção redobrada. Eu, repito desde muito tempo e volto a fazê-lo neste momento: inevitável, essa administração irá terminar seus dias dentro de um plantão policial. É dar tempo ao tempo.
 

O QUE SE PEDE É SERIEDADE
A NOTÍCIA DADA PELO DIÁRIO DO BRASIL TV PREVE É ESSA: "Vereadores pedem explicações à Prefeitura de Bauru sobre concessão da coleta de lixo. A sessão da Câmara desta segunda-feira (03), foi palco para requisitar mais clareza pelo governo municipal de Bauru a respeito do Projeto de Lei que visa a privatização da coleta do lixo urbano do município. Os vereadores da casa, tanto oposição quanto situação, cobraram explicações da Prefeita Suéllen Rosim e mostraram-se contra o Projeto de Lei. Alguns deles destacaram a importância da Emdurb ao longo dos anos para a cidade, tanto pelo lucro financeiro, quanto pela qualidade do serviço. Leia mais em nosso portal: www.dbtv.com.br".

DIANTE DO OCORRIDO, EIS MEU COMENTÁRIO: Até as pedras do reino mineral sabem que, em Bauru ações políticas dos nobres vereadores - a maioria deles - é movida por algo mais que surreal. Diante do microfone pedem explicações, se mostram indignados e repudiam, rejeitam o que lhes é apresentado para votar sem adequação e, principalmente, consistente fundamentação. Gostam de fazer barulho, se possível até clamam pelas mães, num teatro para endoidecer gente sã. Porém, na hora de votar, quando a cobra efetivamente fuma, abaixam a cabeça e votam a favor dos interesses da prefeita. Depois, ficam espalhando as falas contundentes contrárias a projetos como este, mas resignadamente estarão sempre perfilados sob o tacão da alcaide. Tem aqueles que gostam de enviar recadinhos, como um destes, dizendo que pra tudo tem limite, que estão com ela, mas tudo pode mudar e um dia até votarem contrários. Este dia não chega e o teatrinho, a pantomina prossegue. Neste caso, quando a prefeita quer acabar com a coleta de lixro pela Emdurb e contratar uma empresa terceirizada, percebe-se a grita geral, o pedido de vistas, de melhor redação, de estudar com mais afinco, mas tudo jogo de cena. Já vimos este filme e sabemos o seu final. Quando da votação, descaradamente votarão da mesma forma e jeito como o fizeram até agora. Alguma dúvida?

NO TEATRO MUNICIPAL DE LENÇÓIS PTA NÃO TEM SECRETÁRIO ADJUNTO RESERVANDO PRA SI MAIS DE DEZ DATAS - LÁ A COISA É LEVADA A SÉRIO, SEM PRIVILÉGIOS, DAÍ O SEU RECONHECIDO SUCESSO
Uma estocadinha assim de leve num acontecimento passando meio que desapercebido na Cultura municipal e os parabéns para a Cultura de Lençóis Paulista, também para tudo o que ocorre em seu Teatro Municipal:  https://www.facebook.com/reel/1936169777781683

ELES NÃO SABEM COM QUEM ESTÃO BRINCANDO
Desde que me aposentei, dois meses atrás, meu telefone não para de tocar. No mínimo, de quatro de dez ligações dias. Estão a me oferecer um endividamente forçado, ou seja, os simpáticos funcionários dessas empresas de crédito, todos muito bem treinado, me informam existir uma linha de crédito em meu nome e que posso fazer uso dela imediatamente. Se tivesse certeza que iria desta em alguns meses ou mesmo anos, me enfiaria neste dinheiro fácil e deixaria a conta para ser paga para o zé ninguém. Até agora tenho me segurado, mas a tentação é grande. Uma telemarketing mais ousada disse poder sacar imediatamente 60 mil reais e com pagamentos sendo iniciado depois de 60 dias. Creio que nessa, não me sobraria nenhum valor de salário mês. Para uma delas, essa com tempo, conversei sobre um sonho de voltar para Cuba. Ficamos uns 15 minutos parlando, eu lhe dizendo dos detalhes, passagens, estadia e permanência na ilha. Foi interessante demais, pois ela num certo momento, me disso: "Por que Cuba?". Pronto, me afeiçoei a ela e contei detalhes da vida na ilha caribenha e do regime de resistência lá vigente. Por fim, ela mesmo me disse que não valeria a pena me endividar, pois os juros oferecidos eram muito altos. Conversando a gente se entendeu. Tem as mal educadas, que quando percebem meu desinteresse, desligam na minha cara. Tem de tudo, desde bancos conhecidos, financeiras idem, até gente que não sei de onde saiu, como uma atenciosa baina, que se diz especialista em crédito e me aconselhando, com ela faria o melhor negócio da minha vida. Me adicionou no Whatts. Não tive coragem de retornar. Fosse outros tempos enfiava o pau na jaca e gastaria tudo na esbórnia. Hoje, os tempos são outros. Minha diversão são os livros e minha casa, meu Mafuá. Confesso, mesmo diante de todas meus problemas atuais - principalmente os físicos -, é tentador pegar esses tais 60 mil e cair no mundo. Em quanto tempo, voltaria pra casa com uma mão na frente e outra atrás? E com uma baita dívida nos costados. Ando quietinho demais da conta pro meu gosto.

IMPÁVIDO QUE NEM MUHAMMAD ALI - CERTEIRO SOCO, NO EXATO MOMENTO...
Direto de esquerda na eleição para prefeito em Nova York, por Renato Aroeira. No país governado por Trump, é eleito para prefeito da maior cidade estadunidense Zohran Mamdani, jovem, pró-Palestina, defensor dos imigrantes, com bandeiras claras de taxação aos super-ricos e de direitos ao povo. São as placas tectônicas mexendo com milhões que saíram às ruas no "No Kings" e de uma crítica antissistêmica pela esquerda.

Nenhum comentário: