domingo, 31 de agosto de 2014

MEUS TEXTOS NO BOM DIA BAURU (291, 292 e 293) e PORTAL PARTICIPI


E SE ELE ACIONAR O BOTÃO?texto nº 293 publicado no Bom Dia Bauru e no semanário O Alfinete de 31/08/2014 e no Portal Participi de 01/09/2014.
Outro dia ouvi de um amigo a melhor explicação até agora dos reais motivos da cruel elite brasileira não tolerar Lula, o PT e tudo o mais junto deles. É sabido que o atual Governo produziu benesses mil aos banqueiros e ao dito mercado. Nunca ganharam tanto como hoje, mas isso parece não ser o suficiente, pois mesmo assim continuam descendo o cacete no sapo barbudo. Mas por quê? Na explicação ouvida, algo me satisfez. Não é só pelo fato dele ter vindo do meio operário, metalúrgico, nordestino e pobre. Isso também (muitos outros vieram e se renderam), mas tem um algo mais. É sabido que o PT chegou ao Governo, mas não ao Poder. Daí, esse Governo atual possui algo abominado pelo atual Poder constituído, o povo por detrás dele. Sim, o Poder (também com P maiúsculo) abomina povo. Lula e o PT decepcionaram parcela da população pelo fato da esperança nas transformações sociais não terem ocorrido a contento. Ficaram pelo meio do caminho. Reside aí o problema, a transformação tendo a força popular por detrás de si, essa que derruba tudo, desde muros, cercas, oligarquias estabelecidas e diminuem todas as diferenças sociais, essa não ocorreu. Daí, os poderosos de plantão, mesmo beneficiados e favorecidos enxergam no Lula e no que o cerca o cara com poderes para a qualquer momento acionar esse botãozinho e explodir o mundinho onde vivem. O vêem como o cara que está aqui hoje, rezando na cartilha do deus dinheiro, mas mantendo o pé enfiado do outro lado. O medo de um dia ele se encher disso tudo e acionar o botão, pondo fim aos privilégios dos que oprimem e exploram o povão deixa esses em permanente estado de alerta. Daí, Lula e os seus nunca serem aceitos e a saraivada de críticas ocorrerem sem dó e piedade só aos seus e tudo ser amainado aos demais, os imensamente piores. Concordei com tudo, mesmo acreditando cada vez menos na possibilidade de Lula se impor diante de tanto Poder reunido. Ele e Dilma esboçaram algo, mas se sujeitaram às imposições das alianças que os levaram ao Governo e a uma tal de governabilidade, os mantendo sob curto cabresto. A possibilidade existe, tanto que o medo do lado de lá é explícito, demonstrado pela forma como são tratados pelos grandões, os beneficiados pela atual política pública. Por outro lado, continuo me perguntando: E se não for Lula quem acionará esse botão, quem o fará? Existem outras alternativas? Como será feito? Quais as condições e os interesses? Inegável o país hoje ter avançado na comparação de doze anos atrás, mas reformas são sempre reformas, mudam pouco e o país demonstra estar ficando intolerante só com elas. O algo novo e transformador vai muito além disso e aí são outros quinhentos. O povão não vai aguentar mais quinhentos anos de espera.

CADÊ O CONHECIMENTO AMPLIADO? - texto nº 292 publicado no Bom Dia Bauru e no semanário O Alfinete de 23/08/2014 e no Portal Participi de 26/09/2014.
Nesses tempos de pouca interlocução e muita imposição esbravejativa, o que me seduz mesmo é prosear com meu filho, o HA, 21 anos, estudante de Letras e uma boa cabeça em plena formação (ou seria formatação?). Dia desses me puxou a orelha, tudo por causa de ficar apregoando por aqui, que no mundo de hoje se lê pouco, como se o mundinho onde me encontro fosse uma redoma de impolutos. Disse acertadamente que não posso fazer isso, pois na comparação com remotos tempos, a nossa é a maior média. “Nunca tantos livros são vendidos mundo afora”. Sim, concordo, porém, o instigo: “Livros do que, hem?”. Bem, após isso ele me deu outra aula, também assimilada por mim. Foi assim. Vivemos hoje num mundo onde as pessoas acabam se especializando cada vez mais num só segmento. Todos contentinhos com somente uma área de conhecimento. O amor pela ampliação do conhecimento multifacetado tem diminuído muito. É mesmo uma maravilha isso do sujeito ter um conhecimento variado e múltiplo. No frigir dos ovos o meninão me encurralou afirmando: “É por isso que os grandes pensadores têm sumido, está tudo muito limitado”. Fui pensar cá com meus botões e percebo que é isso mesmo. O caso dos médicos formados hoje no país é um dos mais gritantes. São especializados em pedaços do corpo e não mais no geral. Daí ele pegou uma caneta e rabiscou num pedaço de jornal o mapa de uma famosa universidade brasileira, a UNICAMP e me pergunta: “Sabe o seu significado?”. Não sabia. Ele me explica: “Pai, hoje temos no Brasil meras faculdades e não universidades de verdade, dessas verdadeiramente funcionando com o intuito de universalizar o conhecimento. No real significado de faculdade o conhecimento é de apenas uma área do conhecimento e na universidade isso é o mais amplo possível”. Concordei, mas ainda não tinha me explicado o caso do mapa da UNICAMP. Chegou lá. “O círculo central é o da unidade, o ponto de encontro de pessoas em busca do conhecimento advindo das áreas de Ciências, Exatas e Humanidades. Todas irradiando conhecimento umas com as outras para a coletividade e cumprindo a grande missão: ensino, pesquisa e extensão”. Isso veio da cabeça de seu criador, Zeferino Vaz, um verdadeiro e original pensador olhando muito para o lado social do ser humano. Foi-se com o tempo. Daí, eu e o filho ficamos a divagar sobre onde hoje isso ocorre. Nem na UNICAMP, nem em nenhum outro lugar. “Tá tudo dominado de conhecimento específico e o mapa, portanto, sem sentido. O sistema quantitativo faz com que os saberes não se integrem”. A junção dos saberes está se perdendo e como seria bom ver esse conhecimento ampliado em todas suas possibilidades.

SAIA DA CONFORMIDADE E DA VIDA AMORFA - texto nº 291 publicado no Bom Dia Bauru e no semanário O Alfinete de 16/08/2014 e no Portal Participi de 18/09/2014.
Snowden nos mostrou que a aliança entre Estado e empresas de tecnologia sempre terão conseqüências desastrosas na vida das pessoas. Foi quando percebeu estar fazendo parte de uma organização fazendo muito mais mal do que bem. Botou a boca no mundo deixando implícito ao mundo que é sempre muito melhor fazermos nós mesmos as nossas escolhas, inclusive as erradas, do que terceirizar isso a governos, empresas e algo escabroso a nos dominar e controlar a cada nova clicada na internet. Daí começando a vicejar uma parcela de gente mais do que desconfiada, evitando mídias sociais e smartphones. Primeiro porque com isso, como todos sabemos muito bem, existe o medo da dependência, o vício em ficar plugado o dia todo e obtendo informação só por esse meio. Algo semelhando à dependência do crack e com acúmulo de muitos penduricalhos desnecessários, o supérfluo do supérfluo. Se quero continuar produzindo algo de útil, o saber ocupar meu tempo disponível é salutar, enfim, não tenho como ficar plugado e tragado por horas ininterruptas verificando emails, visitas a blogs, sites, twitter e o indefectível facebook. Existe, por outro lado, muita gente que já substituiu a leitura de obras fundamentais pelas fofocas circulando na rede mundial de computadores. Confesso estar sendo cada vez mais difícil deixar de vasculhar o que circula na rede e mergulhar num bom livro. E quanto mais fofoco pelo internet mais os donos da informação sabem tudo a meu respeito. Entregamos tudo de bandeja para os dragões da maldade, que vendem essas informações e nos vigiam. Quer preguiça maior do que o jornalista dos tempos atuais, que não mais levanta a bunda da cadeira e escreve tudo sem botar o bloco na rua, ou seja, sem tirar os pés de sua casa. Ficou tudo muito insosso, inodoro e insípido, sem aquele sal de quem foi lá e escarafunchou a verdade verdadeira dos fatos. Tudo é filtrado e entregue de bandeja para ser consumido e estamos aceitando isso como verdade única, pronta e estabelecida. Quem se informa só pelo facebook padece do mesmo mal. Daí eu junto tudo no mesmo balaio, desde o bem que Snowdem propiciou a tudo e todos, até essa conformação generalizada. Eu ainda sou daqueles que gosta de ver a coisa onde estiver acontecendo (detesto sexo virtual, sou do tempo do contato ao vivo e a cores), dai não gostar nem um pouco de ver as coisas antes tratadas como importantes e pelas quais muitas até morreram lutando por elas, hoje não valerem nem mais um centavo. Para entender a realidade é necessário ler de tudo, ver muito, circular por aí e não cair no conto de que a terceirização de nossas escolhas já são favas contadas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tô vendo um monte de mané dizendo que se o PT ganhar novamente, irão embora. Genti, é tão fácil, é só comprar a passagem. Pior era no tempo do Regime Militar em que se tinha de explicar porque ia viajar e ainda pagar depósito compulsório... Tchau pru ceis!!!
Silvio Selva

Anônimo disse...

Henrique
Sobre o texto do Lula acionar o tal botão:

Mas o que acha que é elite?? Vocês confundem uma classe média alta, o bacana que compra um carro HB20 Hyundai em 60 prestações ou gente com um maior poder aquisitivo que são alienados, se acham os reis da cocada mas não passam de títeres do grande capital e presos em alienações e preconceitos, que acham que há um levante comunista do Brasil, gente assim não apita nada e muito menos pensa a ordem de um país, pseudos intelectuais formadores de opinião como Goffi, Mainard, não passam nem perto dos que realmente comandam os rumos do país, quem tem a mente ampla não leva a sério o que esses escrevem.
Elite é o grande poderio econômico do capital, é quem pensa, controla o mercado. No Brasil nunca houve essa elite, apenas uns chupins industriais que o Vargas alavancou na época, até a entrada do neoliberalismo e o boom das multinacionais no Brasil, esses os que formam a grande elite, estes que controlam multinacionais e também bancos, não mostram a cara, agem com discrição.
No capitalismo estado nunca é poder, ele sempre foi um regulador econômico, um colaborador de classes, e nisso o PT cumpriu com aplausos da elite, você acha mesmo que o grande capital, o imperialismo, prefere um playboy aventureiro, cheirador de pó como o Aécio ou um futuro incerto com a Marina, sendo que tem um governo onde este tem nas mãos a maior central sindical, a direção do MST e outros segmentos?? A reforma agrária estagnou neste governo, milhões foram dados aos ruralistas, além da direção do MST ter mudado o estatuto e não recomendar mais invasões de terras o próprio governo aprovou lei proibindo assentar terras invadidas, os trabalhadores manipulados a mercês dos pelegos dos sindicatos que contribuem para a política colaboracionista de classes mamando na grande teta e iludindo a classe como massa de manobra, fora os tais projetos sociais que são os mesmos cabrestos de sempre mantendo a base popular na ignorância e falsas perspectivas de futuro, ganhando elogios rasgados da diretora do FMI assim como o México com o seu "Colabora", o qual a EZLN acusou de esmolas para manipular as massas.
Todo projeto da chamada inclusão social segue os ditames do Banco Mundial nos chamados países emergentes, Brasil, África do Sul, Rússia, Índia e China.
Tanto prova que aqui nunca existiu elite e que esta se formou a partir das multinacionais que diferente de outros países chamados do alto escalão, as multinacionais como exemplo do setor de telefonias fazem a farra aqui justamente por não haver uma elite nacional pensante e os órgãos reguladores nas mãos de apadrinhados políticos e incompetentes.
Como vê nada mudou, a não ser o aumento do peleguismo e a burrice, fundamentalismo generalizado que tomou conta das discussões cada vez mais vazias.
Assim como o Obama disse que o Lula é o cara, ter o movimento sindical na oposição e tudo mais, não é um bom negócio para a elite e o imperialismo, é fato que o Lula sempre nos enganou, não tem honra e é um corrupto grudado com estes donos do capital, ele jamais sairia da linha, porque além de não ser um revolucionário, não ter honra, a partir do momento que amarrou o rabo com estes, não é possível sair, porque se um dia expuserem o que acontece nos bastidores, será a desmoralização total deste.
Uma pena ver você agir como um religioso destes enganadores se satisfazendo ao ouvir uma pífia pregação de um missionário do PT que mal sabe o que é elite e estado dentro de uma ordem capitalista.

Camarada Insurgente Marcos Galeano "Stalin III"
Comunismo em Ação - A RETOMADA
Marcos Paulo