quarta-feira, 6 de agosto de 2014

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (77)


O MUNDO ESTÁ CADA VEZ MAIS CARETA, PRECONCEITUOSO E PERIGOSO – ELES ESTÃO SE APROXIMANDO
Hoje, aqui de onde me encontro, longe do país, ao dar aquela rápida circulada pelas redes sociais eis que me deparo com algo contundente vindo de TATIANA CALMON, a sempre inquieta, mordaz e precisa amiga de todas as horas. Afirma ela o quanto regredimos de décadas atrás para esses atuais na maioria de nossas relações sociais. Nas fotos publicadas algumas de algo marcante coisa de quase quarenta anos atrás, o FESTIVAL DE ÁGUAS CLARAS, onde jovens desnudos conviviam pacificamente uns com os outros sem que os machos engolissem as fêmeas só porque estavam com pouca roupa. E olha que todos nós convivíamos numa naice também com o tal do fumo proibido, sem que isso provocasse alterações mirabolantes na maioria das ações dos seus consumidores. Não me recordo de casos de estupro por mocinhas andarem de minisaia nas ruas. Hoje um perigo e os estupros se reproduzem, com discursos intolerantes do tipo “mas elas querem o que nos provocando desse jeito?". Com o passar dos anos, quer se queira ou não, um evidente emburrecimento dos conceitos e o avanço de mente declaradamente menos abertas, cada vez mais conservadoras.

Tatiana foi na veia ao publicar o seguinte texto: “Regressão, é assim que penso na intensidade dos ataques e abusos sexuais que as mulheres vem sofrendo. Ônibus e vagões especiais para não serem molestadas. Mulheres agarradas e beijadas à força nas concentrações dos jogos da copa, com vários relatos na Vila Madalena, alunas de Botucatu, bixetes sedadas por alunos de medicina e abusadas, menina violentada por 10 rapazes nas comemorações do aniversário de Bauru. Bateu uma baita saudade da minha geração, que lutou contra a ditadura, que foi às ruas pelas diretas, e que viveu quatro enorme festivais de música na Fazenda Águas Claras, em Iacanga/SP. Por vários dias, vivemos em comunhão, comendo, bebendo, muitos fumando unzinhos, muita musica, banhos coletivos, nudez sem frescura e sem maldade de crianças, jovens, adultos e idosos. Não lembro de nenhum caso de abuso, estupro ou outro tipo de violência. No máximo porres homéricos,viagens doidas, e muito rock. Velhos tempos, belos dias....”.

Vejo uma geração de jovens lendo cada vez menos (e muitos de outras seguindo no mesmo diapasão) e se deixando levar cada vez mais por posições conservadoras. A própria escola é reprodutora disso. O avanço social é obstruído e a orientação básica recebida é para que se continue aceitando cegamente o que nos é ditado por uma tal de lei de mercado, onde as pessoas são cada vez mais desumanizadas. Pensar diferente disso já é um perigo, ser COMUNISTA quase um crime, defender a legalização do ABORTO um acinte e estar ao lado da DESCRIMINALIZAÇÃO DAS DROGAS é o mesmo que se declarar maconheiro em praça pública. Outro dia publiquei aqui um texto sobre um TRAVESTI e só por fazê-lo desponta um comentário no meu blog, feito de forma anônima (nem corajosos são) me taxando de VIADO e que gostava mesmo é de um pau. Escrever algo fora do contexto é também um PERIGO.

Poucos ainda se posicionam sobre esses temas e colocam NOME e SOBRENOME. Falta coragem para a maioria das pessoas. Noto nos meus textos, quando algo ameno muitos comentários e curtidas, mas quando algo mais forte, contundente e com temática política, poucos se atrevem sequer a curtir. Descer a lenha na DILMA é moleza, dureza é ver algo contra o PEDRO TOBIAS. Queria antes de encerrar comentar algo bem próximo disso tudo. Pouco antes de viajar li uma declaração da presidenta DILMA contrário ao genocídio patrocinado hoje por ISRAEL e apoiado pelos EUA. Choveram críticas, na maioria tacanhas e despropositais. Na principal, gente dizendo que ela como chefe de estado deveria permanecer de boca fechada. Ouvi no rádio um dia antes de viajar um professor universitário, o soltar essa pérola pelos microfones de uma rádio local: “Ela perdeu a oportunidade de permanecer com a boca fechada”. Só faltou aplaudir Israel, ou quase isso. Isso parte de gente que não se interessa mais pelo semelhante e quando alguém o faz, ainda fica incomodado. Mais que isso, defende o tal lado cruel e único da saída ditada pelo MERCADO. Estamos cercados de gente que não consegue mais se sensibilizar com o outro lado e nos quer atrelados com o lado do poder mundial, mesmo que esse erre descaradamente. Li de outro que, após a declaração da Dilma, em caso de guerra, o Brasil estaria ao lado da Rússia e China e não ao lado dos EUA e Alemanha.

É claro que muitos dos conservadores de hoje não tem nada a ver com os estupradores. Mas é que todos estão no mesmo barco de um mundo menos liberto, com menos possibilidades, dos que tentam impor um só caminho para tudo. Uns leem menos e se ligam cada vez mais em dogmas, principalmente religiosos, reduzindo sensivelmente a possibilidade de pensamentos libertários. Dou outro gente querendo nos fazer crer que o mundo deve ser limitado a respeitar a patrão, o mais forte e a lei ditada pelo país imperialista. Ontem tudo se repetiu com outro e daí vejo alguns mais já querendo apoiar algo contra o genocídio praticado por esse insano governo israelense. Foi na declaração do presidente uruguaio MUJICA, no mesmo tom e diapasão feito por DILMA dias atrás. Com Mujica os conservadores não conseguem ser totalmente contra, mas com dona Dilma são declaradamente contrários em tudo. Mais bestial impossível. Juntei isso tudo no mesmo balaio porque estou com pavio cada mais curto com a perda de liberdade e com a predominância cada vez maior de algo indecentemente conservador pairando no ar e querendo tomar conta de tudo. Eu vou lutar até meus últimos dias contra o que representam esses todos querendo nos encurralar em becos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Este festival de IACANGA devia ir muita gente mesmo ; uma época boa de musica moderna e bandas com musicos bem JAZZ/ROCK. Espero que o PRONAC esteja atualmente a nosso favor . Morei em republicas em BAURU e conheço vários professores e republicas de 90 a 97. Um Abç e Párabéns pelo texto , muito bom texto .
Acácio (Cacinho) Santa Cruz

Anônimo disse...

Eu lendo este belo texto voltei ao passado....bons tempos de riponga.Eu estive no primeiro festival mas sofremos preconceitos sim.Eramos pessoas um tanto estranhas na época .No ultimo dia fomos colocados em um trem da Paulista com total isolamento até S.Paulo.
Paulo Oliveira

Anônimo disse...

Henrque

Saudades!

Adorei a frase
"Descer a lenha na DILMA é moleza, dureza é ver algo contra o PEDRO TOBIAS"

Paulo Lima

Anônimo disse...

Falou tudo, meu querido Henrique!!!! bjus
Sandra Cardoso

Anônimo disse...

Maravilha de texto,você cada vez mais inteligente,perspicaz!!! Lutar sempre até o fim...impressionante como o retrocesso está escancarado e muitos aplaudindo...não entendo isso...quer dizer,entendo sim...hipócritas,medíocres,não sabem nada de nada,não entendem nada. Absurdo esse machismo, eu quero ser eu mesma do jeito que sou...povo sem noção ! Vivemos numa época lá atrás tão mais decente..não consigo acreditar,entender esse retrocesso...
Márcia Zamariolli

Anônimo disse...

Concordo com que disse pois lutei tanto em movimentos viajei por todo esse pais e nunca ninguém me derespeitou a não ser na ditadura que fomos violentadas hoje não há respeito com ninguém não se respeitam mais nem a luta que gente teve essa geração é egoista e só pensa em si pois vejo cada uma que pergunto será que estou vivendo neste mundo ou estou em outro muito muito triste pois anos atrás só o amor importava
Eliza Carulo