quinta-feira, 7 de agosto de 2014

UMA MÚSICA (111)


TÔ VOLTANDO... – EM DIA DE RETORNO, JUNTANDO OS ÚLTIMOS ESCRITOS
Amanhã recoloco os pés na minha Bauru. Tento aqui de Sampa onde me encontro nesse momento, bem cuidadinho na casa da sogra dona Darcy, em período de readaptação e ao lado da sempre prestativa Ana Bia, recolocar o fuso horário em dia, uma limpeza estomacal para me livrar do excesso de parrilhadas, bifes de chorizos, matambritos de cerdos, médias lunas e papas fritas. Hoje me deram muita verdura, sopinhas e pão sem miolos, tudo para um pronto reestabelecimento de minha flora intestinal um tanto detonada pelos excessos cometidos. Desintoxicação total, generalizada e absoluta. Enquanto isso, deitado numa confortável rede debaixo de um abacateiro aqui no bairro da Saúde, cantarolo algo e aproveito para compartilhar com os diletos amigos:

https://www.youtube.com/watch?v=g1U_ou1gcQ8

Chico Buarque continua a me embalar ontem, hoje e sempre (e na bela interpretação de Simone). Estou recarregado e pronto para o que der e vier.

DONZÍLIO ACORRENTOU-SE A UM POSTE DIANTE DO FÓRUM BAURUENSE, TUDO PELA FILHA
Quando se aproxima o Dia dos Pais, voltando para meu país no dia de hoje, abro pouco antes de embarcar o site do JC e lá encontro uma dessas histórias marcantes, traduzindo nela um bocadinho de toda a angústia de viver num mundo onde as desigualdades estão cada vez mais acentuadas e ressaltadas. Uns podem cada vez mais, fazem e acontecem em cima dos que podem cada vez menos. Leio horrores nos dias de hoje sobre essa eterna tentativa dos que, vivendo no mundo capitalista, lutam por igualdade, benefícios, leis mais sensatas, fim dos eternos benefícios aos mais abastados e pouco, quase nada para os que se servem dos serviços públicos. Alguns afirmam que a simples luta por tirar de quem tem mais e dividir com os que possuem menos é o fim dos mundos. E mais, que isso é comunismo e não justiça social. Aqui um relato de um concreto caso ocorrido ontem no coração de Bauru evidenciando o quanto esse nosso mundo vive de injustiças e acentuando cada vez mais as eternas desigualdades.

DONZÍLIO QUAGGIO MERLI é hoje um senhor desempregado e tentando sobreviver com o que lhe restou de bens ao longo dos anos de trabalho na iniciativa privada, a renda de uma casa alugada. Até consegue se safar, mas suas reservas se esvaíram como pó com o caro tratamento médico para uma filha com rara doença. A história dele está resumida na matéria que o JC publicou ontem: http://www.jcnet.com.br/Geral/2014/08/pela-saude-da-filha-pai-se-acorrenta-em-frente-ao-forum-de-bauru.html. Com muita dor, nas proximidades do dia dos pais, algo assim cala fundo: um homem sem forças se acorrenta diante do Fórum da cidade de Bauru, o órgão mais elevado da Justiça local em busca de conseguir a liberação judicial para o tratamento pago pelos serviços públicos. Talvez ele consiga, mas a burocracia retarda tudo e a forma encontrada foi tornar pública sua dor e revolta. Casos extremos de algo que só os pais conseguem fazer pelos seus e mais triste no lamento saído de sua boca quando entrevistado: “Se ela morrer por falta de tratamento, vou junto em forma de protesto”. Aqui a grita não é contra o SUS, pois esse ainda cumpre um belo de um papel diante de tanta iniquidade e insensatez privada. A grita é pela transformação geral de nossa sociedade em algo mais justo, onde saúde, educação, lazer, transporte, cultura e tudo o mais nos chegue de forma gratuita, sem que medidas extremas sejam necessárias. Donzílio, o personagem desse post deve ter descoberto que no capitalismo isso é praticamente impossível. Triste cena e que o desfecho não ocorra da forma lamentável como se prevê.

O texto foi baseado na matéria citada e publicada pelo JC. A foto publicada foi gentilmente cedida pelo fotógrafo JOÃO ROSAN, excelente profissional do corpo do jornal bauruense e reproduzida aqui e no facebook.

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

DO FACEBOOK 1 -
Eduardo Henrique
7 de agosto às 12:53 · Curtir

Paulo Brizolla que situação lamentável este senhor se encontra ...enquanto isso os senhores senadores e deputados se esbaldam de privilégios ....aqueles que deveriam fazer leis que protegessem situações como este passa......um verdadeiro horror .....me solidarizo com este senhor e seus pares....saúde no Brasil é uma vergonhaaaa
7 de agosto às 12:57 · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Paulo, não se iluda e tente escamotear algo evidente no meu texto. A vergonha em casos iguais a esse está espalhada por todos os países capitalistas. No Brasil ainda existe o SUS, que faz cirurgias de alto risco e a torto e direito, em alguns outros, até mais desenvolvidos que o Brasil, nem isso existe. A crueldade nesse caso é do regime onde o capital, o mercado é colocado em primeiro lugar e o ser humano ésempre em situação de inferioridade. leve isso em consideração.
7 de agosto às 13:00 · Curtir · 4

Eduardo Henrique Bem pontuado e destacado, Henrique Perazzi de Aquino! A notícia dá muita abertura pros comentários pra dizer que o SUS é uma droga... é uma contradição um sistema criado com força popular e dos trabalhadores ser criticado por eles mesmos....
7 de agosto às 13:02 · Descurtir · 2

Silvio Selva pra mané dizer que algo no Brasil é uma vergonha, deve morar no mínimo, seis meses em ada um dos 192 países da ONU. Senão, eu chamo de mané, mesmo...
7 de agosto às 13:02 · Descurtir · 1

Paulo Brizolla e para zé roelas falarem que é ótimo deveria também morar nestes mesmo numeros de países da ONU
7 de agosto às 13:06 · Curtir · 1

Flavio E Debora Bevilaqua · 15 amigos em comum
esse caso percutiu grandemente no facebook, em várias comunidades da rede social, a população bauruense vem tentando conseguir meios de arrecadar o valor para a cirurgia da filha do senhor Donzilio, como foi negado pela justiça a compra do eletrodo para a cirurgia, para que a filha tenha uma melhor sobrevida, em posts relacionados a máteria do JC, a população se prontifica a doar valores até que chegue no valor necessario, contamos até com micro empresários junto a essa causa, falta o contato direto com faamiliares para informação de conta corrente destinada aos depositos, para compartilharmos nas redes sociais...infelizmente não podemos esperar nada de governantes, vamos fazer na união de toda a população bauruense que se comoveu com o acontecido, com certeza em breve estaremos recebendo postagens sobre assunto em questão.
7 de agosto às 13:15 · Curtir · 2

Eduardo Henrique Saúde no Brasil é direito e mantido sob política de estado e não de governo... deve ser exigido e não reclamado...
7 de agosto às 13:17 · Editado · Curtir · 2

José Eduardo Avila coitado desse sofrido pai...
7 de agosto às 13:26 · Curtir

Mafuá do HPA disse...

DO FACEBOOK 2 -

Pedro Valentim Benedito Se setores do poder Judiciário dão liminar para cirurgia estética, não há motivo para não acolher a filha deste pai desesperado !
7 de agosto às 13:27 · Descurtir · 8

Marcia Pestana Mota Tomara todos gozassem seus dias sem serem acometidos por uma patogênise, trazendo angústia e dor p sua vida.Tomara que nunca precisem do SUS....
7 de agosto às 13:35 · Curtir · 1

Eduardo Henrique Marcia, atenção ao texto e aos comentários...
7 de agosto às 13:36 · Descurtir · 2

Conceição Lopes · 2 amigos em comum
Esperavam algo diferente nesse país de contrastes?
7 de agosto às 13:37 · Curtir · 1

Agnaldo Lulinha Silva Esta é a Saúde do Brasil quem tem dinheiro tem quem não tem dinheiro para pagar morre porque quem manda são os poderosos
7 de agosto às 13:40 · Descurtir · 3

Flavio E Debora Bevilaqua · 15 amigos em comum
bem lembrado Pedro Vaelentim Benedito!
7 de agosto às 13:44 · Curtir · 1

Wellington Leite Triste.
7 de agosto às 13:49 · Curtir

Rosely Fatima Cardoso · 13 amigos em comum
se as pessoas abrirem o coração e cada um doar um pouquinho ele consegue a união faz a força não vamos só comentar vamos cada um dar o quanto puder e ajudar!!
7 de agosto às 13:56 · Curtir · 1

Lene Cris · Amigo de Roque Ferreira e outras 43 pessoas
Muito triste
7 de agosto às 14:00 · Editado · Curtir

Eliza Carulo O que acontece que muito dinheiro que vem pra saúde são desviado para outro lugar quanto dinheiro sumiu que o governo estadulal não mandou pra Bauru é que muita gente está se omitindo em Bauru a população precisa saber o que acontece senão onde vamos parar e a população é prejudicada.
7 de agosto às 14:02 · Descurtir · 2

Marcia Nuriah Nem no finado welfare state...foi td pro saco, meu amigo. Esse mundo ja se acabou. O que resta sao sombras perdidas, sem se saberem mortas , a vagar por ai. Sobramos.
7 de agosto às 14:06 · Descurtir · 2

Marcia Nuriah Entao o judiciaro anda dando liminares para plasticas? E p salvar uma vida precisa um pai se acorrentar num poste.
7 de agosto às 14:08 · Descurtir · 3

Silvio Selva pra quem é baba ovo de gringo só porque conhece Miami pelo pacote do CVC. Uma sugestão de filme: https://www.youtube.com/watch?v=VoBleMNAwUg
Reproduzir o vídeo
SICKO - SOS Saude - Michael Moore completo legendado
Mais um bom documentário de Michael Moore, depois de Fahrenheit 9/11 e Tiros em ... Ver mais
7 de agosto às 14:09 · Descurtir · 6 · Remover visualização

Marcia Nuriah Experimenta os seguros obrigatorios caca niqueis sem nenhuma regulamentacao daqui p vc ver. Os putos so te segur sobre aquilo que tem certeza absoluta que vc nao vai usar. Fdp e nao tem escapatoria. O liberalismo na saude nao e so merda , e criminoso mesmo.
7 de agosto às 14:22 · Descurtir · 2

Adriano Coelho Hernandes cadê o SUS maravilhoso ? se fosse filha de um poderoso politico, Sírio com tudo pago pelo povo pobre desse brasil .
7 de agosto às 14:48 · Editado · Curtir · 2

Adriano Coelho Hernandes tenho um amigo q espera a um ano uma cirurgia no joelho ... anda com dificuldade e o SUS marcou p daqui mais um ano .
7 de agosto às 14:50 · Curtir · 2

Marcia Nuriah Eu nao posso reclamar .Minha avo operou uma fratura de femur pelo Sus e meu tio teve atendimento bom p pedras nis rins.
7 de agosto às 15:19 · Curtir

Donizete Campos a hora e agora na hora das promessas dos políticos dar uma enquadrada nesses caras pois depende muito deles tudo o que esta acontecendo
7 de agosto às 15:20 · Curtir · 1

Roque Ferreira http://www.jcnet.com.br/.../pai-que-se-acorrentou-em...

Pai que se acorrentou em poste por saúde da filha mobiliza internautas
www.jcnet.com.br
Desempregado de Bauru luta na Justiça por eletrodo de R$ 110 mil para a coluna da filha
7 de agosto às 15:20 · Curtir · Remover visualização

Rodrigo Carvalho · 104 amigos em comum
Veja Danielle Xavier
7 de agosto às 15:22 · Curtir

Mafuá do HPA disse...

DO FACEBOOK 3 -

Paul Sampaio Chediak Alves é de partir em cinco o coração isso, Henrique Perazzi de Aquino ... pô cara ... veja o desespero dele ... e dá pra fazer acontecer, da mesma maneira que eles fazem acontecer tanta grana pra tanta empresa ...
7 de agosto às 15:27 · Curtir · 1

Helena Aquino Tomara que ele consiga o tratamento da filha ..... ele deve estar no seu limite .... muito triste isso ...
7 de agosto às 15:31 · Curtir · 2

Celso Luiz · Amigo de Ulisses Oliboni e outras 3 pessoas
Vamos compartihar...!
Foto de Celso Luiz.
7 de agosto às 15:52 · Curtir · 5

Marcia Nuriah E mesmo a Unimed nunca foi sacana quanto os seguros daqui. Claro que e pq o governo regula ai.
7 de agosto às 15:54 · Curtir · 1

Carlos Neves Neves · 121 amigos em comum
a que ponto chega um pai...
7 de agosto às 15:56 · Curtir · 1

Dexter Paes Leme https://www.youtube.com/watch?v=qdwv7Y6W5C0
Reproduzir o vídeo
Dexter - #SomosTodosEnganados
33 bilhões! Esse foi o gasto aproximado para a realização da copa do mundo de 20... Ver mais
7 de agosto às 16:36 · Curtir · Remover visualização

Fatimo Alberto Silva · 14 amigos em comum
Com 5% do valor que Lula pagava por mês num Plano de Saúde daria para ele fazer o tratamento da filha. Não é verdade sr. Henrique?
7 de agosto às 17:17 · Curtir

José Eduardo Zé Loca Gol Exemplo do que acontece em nosso país - Vergonha - Os canalhas (políticos) deveriam se sensibilizar, mas, devem estar dando risada - Unimed: Outro grande cancer da sociedade brasileira...
7 de agosto às 17:46 · Curtir · 1

José Eduardo Zé Loca Gol Parabéns mais uma vez Henrique...
7 de agosto às 17:46 · Curtir

Ruth Sasaki · Amigo de Tatiana Calmon e outras 15 pessoas
Que triste isso...
7 de agosto às 17:55 · Curtir

Ronald Martins · 4 amigos em comum
dura realidade mas o ze loca matou a pau nao so a unimed mas o sao lucas tambem
7 de agosto às 18:08 · Curtir

Edison Cavalieri É uma tristeza vermos pai sofrendo e não consegue um único desejo, tirar a filha do sofrimento. Quanta corrupção, quanto desmandos, e os politicos se tratam com dinheiro nosso no Sirio, o Nosso Presidente, mui digno e honrado RENAN CALHEIROS, pega um avião (vai só) da Aeronáutica e vai até Recife fazer implante de cabelos
7 de agosto às 18:32 · Curtir

Lydiane Moura Cadê o DEPUTADO PEDRO TOBIAS???? SENHORES VEREADORES CANDIDATOS A DEPUTADOS???? PEDIR VOTOS JÁ ESTÃO PEDINDO! INDO A FEIRAS, VAMOS AJUDAR ESSA FAMÍLIA????
7 de agosto às 20:59 · Descurtir · 5

Amanda Vaz · Amigo de Ademir Elias e outras 34 pessoas
Parabéns pela reportagem!
7 de agosto às 22:33 · Curtir

Neto Barbosa Neto Barbosa · 2 amigos em comum
VERGONHA NACIONAL Os que pegam a caneta sentando a BUNDA na cadeira e assinam uma porcaria de um papel sem perceber a sensibilidade de uma família angustiada são OS MESMOS QUE RECEBEM MENSALMENTE SALÁRIOS EXORBITANTES NA FAIXA DE 20 MIL A 40 MIL POR MÊS SEM CONTAR OS BENEFÍCIOS QUE UTILIZAM MENSALMENTE PARA CUSTEAR O STATUS DE UMA SOCIEDADE QUE SÓ VIVE AS ESCONDIDAS. É por isso que pagamos altos IMPOSTOS que NÃO eu disse QUE NÃO são direcionados ou locados à SAÚDE E EDUCAÇÃO dignamente. Quero ver se esses CARAS conseguem levar toda essa dinherama pro CAIXÃO.
7 de agosto às 23:50 · Curtir · 1

Mariza Silveira Absurdo!!!acho que se trata de desrespeito a Constituição Federal do Brasil. Não é o sistema são as pessoas!!!!
Ontem às 08:32 · Curtir

Mafuá do HPA disse...

DO FACEBOOK 4 -

Fabiano Laperuta Pedro Tobias só aparece para inaugurar algum coisa em ano de eleição. Mais um tucano que some diante desse tipo de problema, mas não é só ele. Cadê a prefeitura? Rodrigo? Estela?
Ontem às 09:00 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Gente, a verdade é que o SUS faz milhares de coisas ótimas, e o caso dele não deve servir pra coxinha que defende a privatização se aproveite disto.Mas a verdade é que o SUS se nega a fazer o seu dever, sim...minha mãe morreu esperando um medicamento que custava 1800 reais...para tratar de infecção hospitalar que adquiriu no Hospital de Base.As fraldas descartáveis, consegui vitoria na Justiça quatro meses depois de sua morte...quase pirei...pago conta até agora...
Ontem às 10:45 · Editado · Curtir · 2

Rosangela Maria Barrenha O que importa é que este homem precisa de ajuda AGORA...
Ontem às 10:48 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Quanto aos cochinhas aí, podem depositar algo pra ajudar o homem????
Ontem às 10:51 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha tá aqui a conta corrente.
Ontem às 10:51 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha Banco Itaú | Ag.: 1657 | C/C: 098834
Ontem às 10:52 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha FALEI.
Ontem às 10:52 · Curtir

Rosangela Maria Barrenha quero ver o recibo.
Ontem às 10:56 · Descurtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Os coxinhas, cara rose estão por aqui só para tripudira e ver defeitos no federal, nunca no Estadual. Santos do pau mais que oco, verdadeiros caras de pau. Precisamos é incentivar o SUS, melhorá-lo para que atenda cada vez mais e não espezinhar eficar defendendo planos particulares que são o grande mal do país. É necessário quebrar esse estigma de que só quem tem grana tem atendimento em tudo.
Ontem às 10:59 · Curtir · 3

Rosangela Maria Barrenha vamos ajudar o homem, henrique.
Ontem às 11:01 · Curtir

Geisiane Maciel Rinaldo de Melo · 13 amigos em comum
Pedro Tobias Roque Ferreira Estela Almagro Roberval Sakai Carlinhosdops Vereador de Bauru, ajudem esse pai...
Ontem às 11:03 · Curtir

Roque Ferreira O assunto já foi resolvido. Recebi a informação do organizador da lista de ajuda.
Ontem às 11:06 · Descurtir · 5

Geisiane Maciel Rinaldo de Melo · 13 amigos em comum
Graças a Deus. Valeu Roque Ferreira
Ontem às 11:07 · Descurtir · 1

Rosangela Maria Barrenha Sério, Roque?
Ontem às 11:12 · Descurtir · 1

Luiz Nicola Tenho certeza que foi resolvido graças a mobilização popular, redes sociais, boca boca, porque se dependesse única e exclusivamente da nossa saúde pública e quem a comanda, ainda estaria no mesmo pé. O medo mexe com essa classe política horrenda, Feder...Ver mais
Ontem às 13:37 · Curtir

LiMartins Martins Henrique Perazzi de Aquino você me enche de orgulho com suas matérias pra lá de humanas e cada dia mais difíceis de encontrar com sanidade mental que sensibiliza com pessoas nessas condições e pela justiça social que deveria ser uma atitude natural entre nós pobres seres mortais. Muito obrigada por escrever essa e estar de volta colaborando para uma sociedade mais justa e humana. Grande abraço socialista
há 18 horas · Editado · Descurtir · 3

Lázara Gomes Gazzetta · 60 amigos em comum
Triste
há 9 horas · Curtir

Veraldo Fatinha que absurdo só em Bauru mesmo...
há 8 horas · Curtir