sábado, 28 de abril de 2018

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (100)


SE NADA OCORRER NO 1º DE MAIO DE BAURU, VAMOS CURITIBAR POR LULA E POR TODOS NÓS, OS TRABALHADORES QUE NUNCA ESTIVERAM JUNTO DESTE INSANO GOLPE
Leio no único meio de comunicação massivo impresso de Bauru, o Jornal da Cidade, edição de ontem que, pelo segundo ano consecutivo nada irá ocorrer lá no Parque Vitória Régia para marcar a passagem de mais um dia do Trabalhador, na terça, 1º de Maio. Eis o link da matéria: https://www.jcnet.com.br/…/1o-de-maio-sem-festa-no-vitoria-….

O espíritio para o trabalhador nunca foi de festa, mas de marcar posição e transformar o seu dia em algo onde possa refletir sobre os rumos dados para o Trabalho. Até dois anos atrás, numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Bauru, que bancava os shows artísticos e a CUT - Central Unica dos Trabalhadores Regional Bauru, esses entravam com a organização total do que ocorreria durante o dia. Foram feitos eventos grandiosos e ocupando boa parte do dia, começando logo no horário do almoço e se estendendo até o show da noite. Todos possuem na memória, nesse formato ocorreram problemas e sindicalistas chegaram a ser vaiados pelo público presente, aguardando o show e não suportando a fala sobre o real motivo de todos ali estarem presentes.

Sim, concordo com o Itamar Calado, da CUT quando afirma não existir neste ano um clima para festa. Na verdade, o que deveria ter sido feito em todos os anos eram atos de resistência e de esclarecimento para a população. Não foi conseguido juntar o evento festivo com isso, não deu liga. Optaram pelos grandiosos shows. Hoje, nem um, nem outro. E Bauru fica de fora do roteiro de algo marcante para lembrar a população do dia do trabalhador. Diante das agruras repetidas que esses vem passando com o advento da chegada dos golpistas ao poder, o descalabro total para a classe trabalhadora e no desamparo, seria sempre de ótimo alvitre algo vir dos sindicatos, de quem representa e luta pelos direitos dos trabalhadores.

E já que nada ocorrerá por aqui, vamos ao que ainda é possível. Hoje a grande concentração nacional se dá em Curitiba, lugar onde é o cativeiro do ex-presidente Lula, junto ao prédio dos seus algozes, a Lava Jata e a Polícia Federal. Ao lado um grande e resistente Acampamento persiste em denunciar as barbaridades dessa prisão e tudo que a cerca. Milhares de pessoas não arredam pé de permanecerem ao lado do mais importante líder social brasileiro na atualidade. O grande ato de 1º de Maio será lá em Curitiba e aqui de Bauru sairá um ônibus com gente de todas as matizes. Nele estarei, saindo logo mais domingo à noite e só retornando após o show noturno do dia 1º, na prça Santos Machado, centro de Curitiba, com a pre4sença das cantoras Ana Cañas (levo meus dois CDs dela para serem autografados) e a sambista Beth Carvalho, que mesmo adoentada estará presente. No evento na capital paulista, uma vã também sairá de Bauru com destino para esse outro grande ato.

Eu, engajado no Núcleo de Base do PT, o DNA Petista ontem nos reunimos e confeccionamos mais faixas para serem levadas a ambos os atos e depois utilizadas aqui em Bauru em atividades variadas e múltiplas. Estar presente em Curitiba neste momento do cenário político brasileiro no palco dos acontecimento, Curitiba e ao lado do Acampamento pró-Lula é a pessoa não perder o bonde da História, ser verdadeiramente testemunha ocular da História, participando ativamente do que ainda lhe é possível fazer diante dos fatos adversos proporcionados pelos golpistas. Estar junto ao povo que resiste, que não tem medo de por a cara para bater, os que colocam o bloco na rua e enfrentam o touro á unha é algo a me encher de prazer e contentamento.

Estou prestes a embarcar para Curitiba e de lá gravarei tudo o que me for possível e ainda tento reproduzir gravações ao vivo para o melhor programa de rádio da América Latina, o produzido pela 750 AM de Buenos Aires, o La Mañana, com o Victor Hugo Morales, Gustavo Campana e Fernando Borroni. Se tudo der certo entro ao vivo e com algumas entrevistas feitas no palco dos acontecimentos, o 1º de Maio em Curitiba. Vamos para o palco dos acontecimentos.
Estou prestes a embarcar para Curitiba e de lá gravarei tudo o que me for possível e ainda tento reproduzir gravações ao vivo para o melhor programa de rádio da América Latina, o produzido pela 750 AM de Buenos Aires, o La Mañana, com o Victor Hugo Morales, Gustavo Campana e Fernando Borroni. Se tudo der certo entro ao vivo e com algumas entrevistas feitas no palco dos acontecimentos, o 1º de Maio em Curitiba. Vamos para o palco dos acontecimentos, onde alguns bauruenses já se encontram,m chegando lá das mais variadas formas possíveis, tudo com a mente voltada para um só objetivo: o país não pode mais ser dirigido por golpistas e da necessidade de se dar um breque no avanço da direita fascista. Nosso lugar é nas ruase nas lutas. Nas oito fotos aqui reproduzidas algo do encontro para confecção das faixas.

Nenhum comentário: