terça-feira, 17 de abril de 2018

COMENTÁRIO QUALQUER (174)


JOVEM PAN BAURU, EX-AURI-VERDE – O DESSERVIÇO DE UMA RÁDIO QUE NOS QUER COMO ROBÔS - DESILUSÃO TOTAL COM A MÍDIA MASSIVA

Havia jurado pra mim mesmo não mais ouvir a bestialidade desta rádio, agora transmitindo quase 100% de algo produzido nos seus estúdios paulistanos. Confesso, ainda ouço futebol pela Pan, mas só o Noroeste, nada mais e o fazia pela deficiência da comunitária 87FM em não dar um jeito no que ocorre no seu dial. No restante da programação hoje, pelo menos no que ouvi hoje pela manhã, uma aberração jornalística. A rádio prega de forma intermitente e ininterrupta falas contundentes contra o ex-presidente Lula e em nenhum momento possibilitam outra visão do que ocorre hoje ao país, do que sendo ele o culpado de tudo e sua prisão ser mais do que justificável. Sim, Lula errou e feio ao não promover, quando tinha condições numa reformulação no formato dos meios de comunicação do país. Hoje não temos uma só rádio liberta e fora dos padrões da defesa do neoliberalismo, ou seja, o pensamento único dominante. Pelos meios massivos de comunicação não existe nenhuma a nos contar a verdade dos fatos com isenção. Todas, neste pérfido trabalho de tornar o povo meros robôs, seguidores passivos e aceitando tudo o que ocorre como a normalidade possível.

A Jovem Pan é o que de pior existe hoje no quesito informação confiável. Tudo o que ali é feito tem a concepção de destruição dos interesses populares e atacar os que os defendem. São pérfidos, cruéis, insensíveis, danosos e em muitos casos, verdadeiros criminosos em relação à informação. Constato nas conversas pelas ruas de Bauru o total desânimo da população com o novo formato da rádio. Primeiro porque Bauru foi deixado de lado, com pífia programação oriunda daqui, somente com dois jornalistas e praticamente lendo notícias publicadas no Jornal da cidade ou notas policiais recolhidas nos plantões da cidade. Nada mais. Se a Auri-Verde era muito ruim, a Jovem Pan é muito pior e isso já é consenso. Não seria o momento de algo ser feito para revitalizar a Band AM com algo mais palatável do que a ladainha evangélica religiosa por lá existente? Ou mesmo voltar a incentivar algo mais ousado na 87FM?


Sei que isso é difícil, até por saber quem são seus proprietários (sim, a comunitária de Bauru possui donos), mas vejo esses perdendo uma imensa oportunidade de ocupar o espaço perdido pelo fim da Auri Verde. A Auri Verde, como até as pedras do reino mineral sabem acabou e em seu lugar uma rádio panfletária de direita, a direita mais raivosa e mentirosa que se tem notícia hoje no jornalismo brasileiros. Estamos acéfalos de rádios com informações confiáveis e nem a Unesp FM, que ouço frequentemente para escutar boa música, ainda possível por lá, nos traz informações confiáveis, pois o que se pode esperar de algo bancado pelo Governo estadual, capitaneado há mais de 25 anos por tucanos?

Desligo a partir de hoje definitivamente no dial dos meus rádios a bestialidade e o farei sem tréguas, pois impossível ouvir as falácias todas e se manter indiferente, calado, sem reação. Hoje, infelizmente, se quero ouvir algo palatável ligo em alguma rádio estrangeira, como faço neste exato momento, plugado na 750AM de Buenos Aires, ouvindo Victor Hugo Morales no seu imperdível La Mañana, de segunda a sexta das 9 às 12h, com algo que devia ser seguido por todos, bem simples, sem enrolação, simplesmente a verdade dos fatos sem distorção. Eis algo não mais possível nos meios de comunicação massivos deste país, uma informação confiável. Eu sei que muitos vão me dizer: "Mas você ainda tem alguma esperança de algo vindo desses? Estão aí para fazer exatamente o que fazem e deles não se pode esperar nada além disso".

Tenhamos todos um bom dia, sem nem pensar em ouvir essa tal de Jovem Pan.

A CADA NOVO PROJETO DO PREFEITO ENVIADO PRA CÂMARA, LOGO A SEGUIR ELE CORRE PRA LÁ TENTANDO APAGAR INCÊNDIO
Isso que vejo ocorrer mais uma vez na tarde de ontem está se transformando numa triste e calamitosa rotina. Primeiro o projeto é feito de um jeito que não contempla o leque de alianças que compõe os tais que o elegeram. Favorece uns e esgoela outros. Uns se contentam e outros esperneiam. Quando bate lá embaixo, naquela casa que um dia já foi considerada como Casa das Leis, o furdunço de estabelece e sem acordo plausível, o incêndio toma conta de tudo e as labaredas se aproximam do Palácio das Cerejeiras. Não existe Líder do Prefeito na Câmara que consiga consertar o estrago. Daí, diante da não solução, imagine o que ocorre? Simples, o próprio prefeito desce lá do terceiro andar e vai sentar naquela sala oval da Câmara, ladeado por todos aqueles que um dia foram eleitos pelos votos do bauruenses para defender seus interesses. Ir na Câmara e conversar com os vereadores, algo normal, mas isso se repetir a cada novo projeto e até o convescote ser estendido para um churrasco no Bauru Tênis Clube e lá, ser obrigado a assitir pela TV jogos de basquete e de futebol, deve ser de dar azia. Mas Gazzetta cumpre o papel, pois sabe que seus projetos não são lá aquela maravilha e daí no vai e vem, demonstra em primeiro lugar fraqueza. Ou não faz bem a coisa ou faz, mas não tendo coragem de sustentar o que fez, desce e se redime perante os que o colocaram na parede. E volta atrás. Não tem como fazer a defesa se já vai e volta atrás assim de bate pronto. Então nem desça e já diga que estará pronto para tudo o que for decidido pelos nobres edis. Eis a Bauru e como se dá a aprovação das leis mais recentes. Um intenso e constante sobre e desce ladeira.
Podia ser diferente, mas não é. Ontem foi só mais um capítulo desta novela e nem vale a pena citar aqui qual foi o projeto que ontem fez o alcaide se submeter ao interrogatório da vez, pois semana passada fez a mesma coisa e na próxima deverá estar presente novamente naquela sala onde o ar, dizem, é rarefeito e recomendável levar balão de gás para não sair de lá carregado e direto para uma UTI.

QUERO LULA LIVRE e O BRASIL LIBERTO DOS GOLPISTAS (01)

Comecei dias atrás a série por aqui, a "Tô vendo ele por tudo quanto é lado", quando a imagem do ex-presidente Lula estava pairando sob tudo o mais, como a nos inpirar para tudo o mais que virá pela frente. A idéia é mais que boa e pode fluir com a colaboração expontânea de muita gente, como uma que recebo hoje, comparando o personagem dos quadrinhos Wolverine com ele. Foram exatas sete publicações, dia após dias, mas a partir de hoje ela terá novo formato. Quero ir publicando a foto deste pessoal que não ter medo de declarar a arbitrariedade do momento atual e a insanidade de manter Lula preso, após uma condenação mais do que ilegal. Dia após dia a carinha dos diletos e corajosos brasileiros dispostos a tirar uma foto com a cara do Lula e dizer o que pensa do momento. Começo com a minha e a partir de amanhã, andando com a máscara no enbornal, tiro a foto de quem quiser participar e assim iremos multiplicando a legião dos descontentes e clamando pela devolução de nossa soberania. Resistir é mais do que preciso, diria, necessário, como uma obrigação. A luta principal da resistência não se dá pelas redes sociais, sei disso, e sim nas "ruas e nas lutas", mas algo também pode e deve ser feito por aqui. Eu faço a minha parte.

Nenhum comentário: