sábado, 28 de abril de 2018

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (112)


BAURU E A SÍNDROME DO RELÓGIO ADIANTADO
Ontem foi lançado em Bauru um curta-metragem, totalmente produzido aqui, o "1896: Relógios Adiantados - O fim de Espírito Santo da Fortaleza", com algo dos primórdios desta cidade que até hoje a todos nos envergonha, mas sabido por todos, seguido à risca pela elite que se diz a condutora de nossa história. Quem explica bem isso é o intrépido super-herói bauruense, o Guardião, que ontem assistiu a paisana o filme e aqui comenta em primeira mão algo além do filme:

"O escândalo do relógio adiantado marcou tanto a cidade que foi institucionalizado como regra de conduta. Quem praticou o ato lá atrás, foi a elite de então, os barões da cidade, seus fazendeiros, que para trazer o poder para Bauru foram até a vizinha cidade de Espírito Santo de Fortaleza, alteraram o relógio e conduziram a reunião de mudança de rumos sem a presença dos locais. E depois aguentaram o rojão com os revólveres na cinta e nas mãos. Fatos de idêntica magnitude foram se repetindo ao longo do tempo, todos tendo como seus atores principais os ditos barões desta cidade, os que gostam da denominação de forças vivas", começa seu relato.

Passa a citar alguns desses fatos: "O fato mais recente é o da escandalosa aprovação da Lei do Silêncio e que proibe as festas populares na cidade. Os vereadores, numa atitude idêntica, vendo que a sessão seria tumultuada, casa lotada de estudantes, se fecham logo no início da mesma e em dez minutos promovem duas sessões, votam tudo, fecham a Câmara e batem em retirada. Essa a cópia mais exata, repetição de igual teor, comprovando a tese de como de fato são consumados e definidos os atos administrativos por parte de seus poderes", continua.

Por fim, relembra outros: "O caso do Residencial Pamplona é outra, quando para evitar dificuldades com o processo de aprovação aqui em Bauru, tudo é levado para a cidade vizinha, onde dizem tudo seria mais facilmente aporovado, só que as terras pertencemn a Bauru. E as terras onde hoje está implantado o mais famoso e luxuoso condomínio da cidade, todas públicas e esquentadas de uma forma ainda não explicada legalmente. A farra dos aditivos, um após outro, com empresas ganhando licitações e depois, pedindo descaradamente aditivos de grande vulto, todos aceitos. E agora mais uma, com a escolha do representante da Famesp, o que segura os gastos da Saúde municipal, como o cara que vai nos representar nessas questões. Ou seja, tudo é escolhido para travar os avanços sociais, algo muito parecido com a história do relógio atrasado. Vivemos essa sina", conclui.

LEMBRA DA HISTÓRIA DOS "RELÓGIOS ADIANTADOS" QUE MUDARAM A HISTÓRIA DE BAURU?
Uma turma de jovens querendo fazer cinema estreiam hoje dentro da Mostra Filma Brasil, algo que muito nos interessa, o curta-metragem dirigido por Paulo Eduardo Tonon, produção da MUV Films, o "1896 - Relógios Adiantados - O fim de Espírito Santo da Fortaleza". Isso faz parte da história engambelatória envolvendo os primórdios desta cidade, quando bauruenses foram até a vizinha localidade, adiantaram o relógio daquela Câmara de Vereadores, deram início a sessão de transferência de poder para Bauru e com essa maracutaia transferiram tudo para as hostes da hoje capital da terra-branca, terra também onde viceja o conceito de quem faz algo de salutar para enobrecer a aldeia é proveniente de uma tal de "forças vivas". A mesma prática foi sendo repetida década após década em muitos dos atos dos "donos do poder" local. O mesmo "agá" de ontem, serve como luva para ir traçando passos fundamentais na vida desta cidade ad eternum. Em forma de ficção, com atores bauruenses, vejo como imperdível ir prestigiar esse trabalho e participar do debate que ocorrerá na sequência. São tão poucas as oportunidades de se fazer uma boa e necessária discussão sobre como se deu de fato a história desta cidade e hoje algo mais do que alvissareiro. Vai ser no Teatro Municipal, 20h e com entrada franca. Bauru na telinha, ao vivo e a cores. No final se aparecer a legenda, "Qualquer semelhança com a realidade atual é obra de sua imaginação", não dê bola, pois é a mais pura verdade. Leiam isso para complementar o conhecimento sobre o assunto antes de assitir ao filme: http://muvfilms.com.br/curta-metragem-relogios-adiantados/.

Nenhum comentário: